You are on page 1of 13

Enquanto na linguagem popular a palavra demncia tem a conotao de loucura, em medicina usada com o significado de declnio adquirido, persistente,

, em mltiplos domnios das funes cognitivas e no cognitivas. O declnio das funes cognitivas caracterizado pela dificuldade progressiva em reter memrias recentes, adquirir novos conhecimentos, fazer clculos numricos e julgamentos de valor, manter-se alerta, expressar-se na linguagem adequada, manter a motivao e outras capacidades superiores

Perder funes no cognitivas significa apresentar distrbios de comportamento que vo da apatia ao isolamento e agressividade. Doena de Alzheimer a forma mais comum de demncia neurodegenerativa em pessoas de idade. A causa da doena desconhecida.

* Idade Embora existam casos espordicos em pessoas de 50 anos e a prevalncia na faixa etria de 60 a 65 anos esteja abaixo de 1%, a partir dos 65 anos ela praticamente duplica a cada cinco anos. Depois dos 85 anos de idade, atinge 30 a 40% da populao. * Histria familiar O risco mais alto em pessoas que tm histria familiar de Alzheimer ou outras demncias. Estudo conduzido na Sucia entre 65 pares de irmos gmeos mostrou que quando um deles apresentava Alzheimer, o irmo gmeo idntico era atingido pela doena em 67% dos casos; o gmeo diferente, em 22%. * Sndrome de Down Em portadores da sndrome de Down a doena surge com frequncia mais alta e as alteraes neuropatolgicas se instalam mais precocemente.

Fatores de risco

* Apolipoprotena E Alm de outras funes, o colesterol necessrio para a integridade da bainha de mielina que envolve as razes nervosas. A apolipoprotena uma protena presente na circulao, importante no transporte de colesterol no sistema nervoso central. Indivduos em que essa protena possui determinadas caractersticas genticas tm probabilidade mais alta de desenvolver Alzheimer. * Sexo Parece haver pequeno predomnio da doena entre as mulheres. Para quem chegou aos 65 anos, o risco futuro de surgir Alzheimer de 12% a 19% no sexo feminino; e de 6% a 10% nos homens. * Trauma craniano Boxeadores e pessoas que sofreram traumas cranianos parecem mais sujeitos enfermidade, embora nem todos os estudos comprovem essa relao.

Fatores protetores
* Escolaridade A aquisio de conhecimentos cria novas conexes entre os neurnios (sinapses) e aumenta a reserva intelectual, fatores que retardam o aparecimento das manifestaes de demncia. O analfabetismo e a baixa escolaridade esto associados maior prevalncia. * Atividade fsica Vrios estudos sugerem que a atividade fsica tenha efeito protetor.

Quadro antomo-patolgico
Os doentes apresentam crebros atrofiados de forma difusa, mas no uniforme; as reas mais atrofiadas so principalmente as que coordenam atividades intelectuais. Ao microscpio notam-se perda de neurnios e degenerao das sinapses. Duas alteraes patolgicas dominam o quadro: as placas senis e os emaranhados neurofibrilares. Placas senis so formadas pelo depsito de uma protena (betaamilide), no espao existente entre os neurnios. J, os emanharados neurofibrilares so formados por uma protena (tau) que se deposita no interior dos neurnios. As alteraes cerebrais precedem as manifestaes clnicas por 20 a 40 anos.

Quadro clnico
A doena se instala de forma insidiosa, com queixas de dificuldade de memorizao e desinteresse pelos acontecimentos dirios, sintomas geralmente menosprezados pelo paciente e familiares. Inicialmente comprometida a memria de trabalho, memria de curta durao que nos permite exercer a rotina diria. Os pacientes esquecem onde deixaram as chaves do carro, a carteira, o talo de cheques, o nome de um conhecido. Com o tempo, a pessoa larga as tarefas pela metade, esquece o que foi fazer no quarto, deixa o fogo aceso, abre o chuveiro e sai do banheiro, perde-se no caminho de volta para casa. Caracteristicamente, esses esquecimentos se agravam quando o paciente obrigado a executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. A perda de memria progressiva e obedece a um gradiente temporal, segundo o qual a incapacidade para lembrar fatos recentes, contrasta com a facilidade para recordar o passado.

As primeiras habilidades perdidas so as mais complexas: manejo das finanas, planejamento de viagens, preparo de refeies. A capacidade de executar atividades mais bsicas como vestir-se, cuidar da higiene ou alimentar-se, perdida mais tardiamente. Com o tempo a dificuldade de aprendizado se acentua. Quando colocamos o paciente diante de uma lista de palavras e pedimos que as evoque ao terminar de memoriz-las, o desempenho medocre. A linguagem, comprometida discretamente no incio do quadro, torna-se vazia, desprovida de significado, embora a fluncia possa ser mantida. A orientao espao-visual se deteriora, criando dificuldade de orientao e de reconhecimento de lugares anteriormente bem conhecidos. O quadro degenerativo se estende s funes motoras. Andar, subir escadas, vestir-se, executar um gesto sob comando, tornam-se atividades de execuo cada vez mais problemtica. A percepo das prprias deficincias, preservada no incio, fica gradualmente comprometida. Na fase avanada, mutismo, desorientao espacial, incapacidade de reconhecer faces, de controlar esfncteres, de realizar as tarefas de rotina, pela alterao do ciclo sono/viglia e pela dependncia total de terceiros so sintomas caractersticos da doena. Dos primeiros sintomas ao bito a sobrevida mdia de 6 a 9 anos.

Estgios
De acordo com a intensidade do quadro degenerativo h trs estgios clnicos: leve, moderado ou grave. Existe grande variabilidade na durao desses estgios. Em alguns casos os sintomas evoluem lentamente possibilitando a manuteno de nveis funcionais razoveis por muitos anos; em outros, a deteriorao mais rpida, mas ocorre em velocidade constante; em outros, ainda, a doena evolui em surtos de piora seguidos de fases de estabilidade que chegam a durar um ano ou mais. Os estudos mostram que a durao de cada estgio tambm extremamente varivel. Em mdia, o primeiro estgio tem durao de 2 a 10 anos; o segundo, de 1 a 3 anos; e o terceiro, de 8 a 12 anos. Esses estgios podem ser subdivididos em sete outros, com as seguintes caractersticas: 1 Pr-clnico: silencioso; sem perda cognitiva observvel; 2 Transtorno cognitivo leve: primeiras evidncias de perda cognitiva; 3 Forma leve: esquecimentos; familiares e amigos notam o problema; 4 Forma moderada: confuso mental; agitao; ansiedade; apatia; 5 Forma moderadamente grave: no consegue lidar com afazeres pessoais; desorientao no tempo e espao; dependncia; 6 Forma grave: necessita de cuidados em tempo integral; incontinncia urinria e fecal; delrios; obsesses; freqentemente requer internao; 7 Forma muito grave: perda da fala; incapacidade de locomoo; perda da conscincia.

Tratamento medicamentoso
O processo degenerativo na doena de Alzheimer leva deficincia de diversos neurotransmissores, molculas que atuam na conduo dos estmulos nervosos transmitidos de um neurnio para outro. Hoje, procuramos corrigir esse dficit com dois grupos de drogas: os inibidores das colinesterases e os antagonistas dos receptores de glutamato. A acetilcolina um neurotransmissor importante nos mecanismos de memria e aprendizagem. Na doena de Alzheimer, como conseqncia da degenerao dos neurnios, ocorre reduo da atividade da acetilcolina por ao de enzimas que a degradam. Essa perda de atividade est associada ao declnio cognitivo. Embora vrias drogas estejam sendo testadas, atualmente, o tratamento mais eficaz se baseia na utilizao das que inibem a ao enzimtica responsvel pela degradao da acetilcolina (inibidores da acetilcolinesterase). Esses medicamentos tm eficcia documentada, e esto indicados no tratamento das formas leve ou moderada, com a finalidade de ajudar os pacientes a manter a habilidade de executar as atividades de rotina por mais tempo e de preservar a capacidade de relacionar-se com os familiares e amigos.

Resposta ao tratamento
A doena incurvel. O objetivo da teraputica retardar a evoluo e preservar por mais tempo possvel as funes intelectuais. Os melhores resultados so obtidos quando o tratamento iniciado nas fases mais precoces. Numa doena que progride inexoravelmente, nem sempre fcil avaliar resultados. Por essa razo, fundamental que os familiares utilizem um dirio para anotar a evoluo dos sintomas. A memria est melhor? Os afazeres dirios so cumpridos com mais facilidade? O quadro est estvel? O declnio ocorre de forma mais lenta do que antes da medicao? Sem essas anotaes fica impossvel avaliar a eficcia do tratamento.

Princpios gerais
* Efeitos colaterais As drogas pertencentes ao grupo dos anticolinestersicos podem provocar sintomas gastrointestinais, circulatrios e alteraes relacionadas com o sistema nervoso central. Na maioria das vezes, esses efeitos indesejveis so passageiros, de curta durao e podem ser controlados ou desaparecer quando o mdico reajusta as doses. Em caso de toxicidade, entre em contato com seu mdico. No suspenda o tratamento por conta prpria. * Durao do tratamento Uma vez iniciado, o tratamento precisa ser reavaliado pelo mdico ao completar um ms, mas deve ser mantido obrigatoriamente por um perodo mnimo de 3 a 6 meses, para que se possa ter idia da eficcia. Enquanto a resposta for favorvel, o medicamento no deve ser suspenso.

* Adeso

fundamental a tomada diria nas doses e observar os intervalos prescritos. A administrao irregular compromete o resultado final. A populao de mulheres e homens com mais de 65 anos a que mais cresce no Brasil e em outros pases. Com o aumento da longevidade, cada vez mais comum o aparecimento de quadros neuropsiquitricos caracterizados pelas seguintes manifestaes: * Falta de memria para acontecimentos recentes; * Repetio da mesma pergunta vrias vezes; * Dificuldade para acompanhar conversaes ou pensamentos complexos; * Incapacidade de elaborar estratgias para resolver problemas; * Dificuldade para dirigir automvel e encontrar caminhos conhecidos; * Dificuldade para encontrar palavras que exprimam idias ou sentimentos pessoais; * Irritabilidade, suspeio injustificada, agressividade, passividade, interpretaes erradas de estmulos visuais ou auditivos, tendncia ao isolamento.

You might also like