You are on page 1of 41

Handover & Roaming

Realizado por: Fernando Simo n20598 Humberto Bento n20611

Engenharia de Sistemas e Informtica

Conteudo:

Introduo O que o Handover? Celulas e conceitos gerais Etapas do Handover Tipos de Handover (soft e hard) Estratgias de handover Definies e tipos de roaming Funcionamento do roaming Definio de assinante, acordos, servios e cobranas Estrutura do roaming Concluses

O que o Handover? (1)

Handover ou Handoff, o procedimento empregado em redes sem fios para tratar a transio de uma unidade mvel(UM) de uma clula para outra de forma transparente ao utilizador. Por exemplo, se um veculo se desloca de uma clula de rdio para uma clula adjacente, a rede entrega a ligao em curso para a nova clula. Este processo designado por handover (entrega). A controladora da estao base (BSC) administra esta entrega da ligao ativa dentro da BTS (estao base transmissora/receptora) administrada pela BSC ou de uma BSC a outra BSC, que controla uma BTS vizinha.

O que o Handover? (2)


Objectivo: Manter a coneo com uma UM permitindo a continuidade dos servios e aplicaes em execuo.

Desafios:rpido e sem perdas de dados = Melhorar a qualidade de servio

Handover numa rede celular


Rede fixa

BD de localizaes

Estao Base (BS) Clula

Vantagem das clulas


Permite reduzir a potncia de transmisso. Permite descentralizar toda a informao. Os problemas de cada clula so tratados dentro da prpria. Permite ao mesmo tempo com essa diviso, um maior nmero de utilizadores.

Arquitectura GSM

Tipos de handover(1)

Tipos de handover(2)

Conceitos a ter em conta

O tamanho ou forma de cada clula depende da natureza ou tamanho de cada regio; Acontece em muitos casos que uma unidade mvel esteja dentro do alcance de mais do que uma BS, e a rede responsvel de tempo a tempo de decidir por quem se encarrega do sinal; Os utilizadores devem ser abstrados de todo o processo de mudana de clula; Existem regies chamadas mortas (Dead Zones) nas quais no existe sinal, o que deve ser evitado a todo o custo Dweel time: Intervalo de tempo no qual uma chamada pode ser mantida dentro de uma celula sem handoff.

Etapas do Handover (1)

Deteco de Handover: Quando e como a necessidade de handover detectada. Pode ocorrer por exemplo quando detecta o sinal mais forte numa clula vizinha

Deciso/Inicio: Escolha da nova estao Base (BS), gerao da nova conexo, autenticao/autorizao, alocao de canais.
Actualizao de Contexto: notificao da nova localizao, reconfigurao do caminho de roteamento de pacotes.

Etapas do Handover (2)

Alguns problemas

Deteco e incio do handover devem ser feitos antes da perda da conexo. Estado do sinal (Se tem potncia necessaria). Como selecionar a melhor BS. Handover pode no se completar pela falta de recursos na nova BS. Tempo requerido pelo handover pode causar atrasos na entrega de pacotes e afetar o desempenho do TCP e aplicaes de tempo real.

Tipos de Handover

Existem dois grandes tipos de handover: Soft handover: criada uma conexo com a nova BTS antes de ser quebrada a antiga.

- Hard Handover: primeiro quebrada a ligao e s depois conectada nova BTS.

Soft handover (1)

Vantagens: A conexo sempre garantida, sem atrasos; Dificilmente a chamada poder cair; A rea de cobertura consegue ser maior; Devido conjugao de todos estes factores mais fcil garantir a satisfao por parte dos utilizadores;

Desvantagens: - Mais canais so bloqueados; - A interferncia de downlink aumentada;

Soft handover (2)

Hard handover (1)


Vantagens: - Requer um nmero muito menor de recursos.

Desvantagens: - Possivel problemas com a perde momentnea da conectividade; - Essa perda de conectividade tem que ser garantidamente muito breve; - Pode tornar-se bastante caro;

Hard handover (2)

Em vez de permanecer ligado s duas clulas na zona de sobreposio, vai quebrar a conexo previamente.

Deciso no HO(1)

Para efectuar o Hard handoff existe um algoritmo como o que se segue: Sx e Sy so a potncia de sinal em duas estaes base; Se (Sy-Sx) > D Faz o handoff para BY Se (Sx-Sy) > D Faz o handoff para BX Seno no faz handoff O parmetro D chama-se histerese e controlado pelo administrador da rede.

Deciso no HO(2)

Obstculos para a QoS


Existem handovers multiplos e distintos: - Handover Horizontal: entre clulas da mesma tecnologia; - Handover Vertical: entre clulas de tecnologias diferentes;

Os handovers devem ser feitos num curto espao de tempo, sem prejudicar as comunicaes j estabelecidas;

Vertical vs Horizontal

Estratgias (1)

Existem 3 estratgias propostas: Mobile-assisted handoff(MAHO): Cada estao mvel mede a potncia recebida das BS prximas e continuamente reporta os resultados para a BS na qual est localizada. Um handoff inicializado quando a potncia recebida da BS de uma clula vizinha comea a exceder a potncia recebida da BS corrente, por um certo nvel ou por um certo perodo de tempo.

Estratgias (2)
- Network-initiated handoff(NIHO): A BS verifica o sinal com os mveis em andamento atravs de um receptor especial. - Mobile-controlled handoff(MCHO): Um dispositivo mvel verifica continuamente os sinais vizinhos, e verifica a sua qualidade em conjunto com a rede.

Situaes existentes

Handoff entre clulas: O destino e a origem so conectados ao mesmo MSC.

Handoff entre sistemas: ocorre quando um mvel vai para um outro sistema celular controlado por uma outra MSC(Mobile Switching Center). Neste caso diz-se que o mvel est em roaming.

Definio de Roaming

O roaming definido como a capacidade que um cliente mvel tem para automaticamente efectuar e receber chamadas, enviar e receber dados, ou aceder a outros servios quando viaja para fora da rea de cobertura geogrfica da sua operadora, utilizando para o efeito, uma rede visitada.

Em termos mais tecnicos o equivalente a mudar de MSC(Mobile Switching Center).

Tipos de Roaming

Um terminal mvel est em roaming quando opera num sistema mvel de uma localidade diferente daquela em que ele assinante do servio. roaming nacional podemos considerar como roaming todas as chamadas efectuadas em pases diferentes do pas onde o assinante reside roaming internacional

Funcionamento Roaming (1)

Funcionamento Roaming (2)

Num sistema mvel, o terminal mvel comunica com o sistema atravs da Estao Rdio Base (BTS) mais prxima. A BTS que o terminal mvel utiliza para comunicar com o sistema vai mudando conforme o terminal se move. Um terminal mvel registrado numa rea de Registo, que a rea de localizao do terminal mvel por ocasio da sua habilitao no servio mvel. Esta rea serve de referncia para o clculo do valor das chamadas destinadas ao assinante

Definio de Assinante

Quando o terminal est fora da sua rea de Mobilidade ele est em roaming, ou seja, ele um assinante visitante no sistema mvel daquela regio. Esta condio sinalizada no visor do terminal mvel. So visitantes todos os assinantes que no pertencem operadora na qual as chamadas so realizadas. O sistema de tarifao de uma regio no ser capaz de identificar os assinantes que no pertencem sua rede (base de dados de assinantes).

Acordos para Roaming

Para que estes assinantes possam efectuar chamadas em roaming necessrio que existam acordos entre operadoras. Dependendo do acordo estabelecido

as chamadas dos visitantes podero ser tarifadas normalmente e separadas para futuro acerto de contas ou podero ser simplesmente encaminhadas para as suas operadoras de origem para ento serem tarifadas.

Independentemente de serem tarifadas todas as chamadas dos visitantes, estas devero ser classificadas e enviadas para as suas operadoras de origem, pois sero responsveis pela cobrana dos assinantes e pelo acerto de contas entre as operadoras.

Cobrana em Roaming

efectuada a cobrana em servios roaming: Para receber chamadas locais, nacionais e internacionais Para efectuar chamadas Servios de dados

Servios em Roaming

Quando em modo analgico, basicamente, o assinante tem acesso ao servio de voz. Em modo digital, no entanto, o cliente tem acesso a praticamente todos os servios: - Chamada em Espera, - Consulta, - Conferncia, - Identificao de Assinante que telefona, - SMS (Short Message Service) bidireccional, - WAP (Wirelless Application Protocol), - cones de servios como Correio de Voz e SMS, - entre outros.

Estrutura do Roaming (1)

A estrutura de roaming uma estrutura complexa e sujeita a problemas, pois cada operadora pode adoptar os seus prprios padres de comunicao. Para garantir o perfeito funcionamento deste sistema necessrio a definio de padres de layout de troca de dados e a introduo de alguma instituio para garantir a integridade das informaes e dos padres (as clearing houses). As Clearing Houses tambm so centralizadoras de dados o que simplifica o modelo de comunicao e troca de informao. Todas as operadoras enviam e recebem seus dados de um mesmo local.

Estrutura do Roaming (2)

Estrutura do Roaming (3)

com a introduo deste novo cenrio o papel do Mediation torna-se imprescindvel, pois os dados gerados pelas centrais sobre as chamadas dos assinantes locais podem possuir formatao diferente da formatao utilizada no processo de troca de chamadas de roaming. O Mediation ir realizar todas as operaes para traduzir ambos os padres em informaes que o software de tarifao entenda.

Roaming em Portugal(1)

Os Clientes Vodafone podem, em roaming , utilizar os servios GPRS no estrangeiro como se estivessem em Portugal. Tero assim acesso ao WAP sobre GPRS, Internet atravs de computador pessoal ou PDA, ao envio e recepo de e-mail e mensagens multimdia (MMS) e acesso remoto s vrias aplicaes empresariais. No estrangeiro, estes podero ainda, se registados numa rede 3G, utilizar o Vodafone Mobile Connect Card (verso 3G/GPRS) e aceder ao e-mail, Internet e s aplicaes empresariais como se estivessem em Portugal.

Roaming em Portugal(2)

Concluses

rea em constante tentativa de optimizao. Soft handoff, apesar do maior nmero de recursos gastos, continua a oferecer mais garantias que Hard handoff. Falta de existncia de uma rede global, para que os utilizadores possam viajar livremente entre diversas redes. Problema dos contratos nas questes de Redes sem fios.

Links

http://dme.uma.pt/edu/st2/apo/332Sinal.pdf http://www.gsmworld.com/roaming/index.sht ml http://www.eeng.dcu.ie/~arul/4G.html

Handover e Roaming

Obrigado pela Ateno

You might also like