You are on page 1of 30

Contabilidade Analtica

Capitulos: I. II. Imtroducao; Os Custos;

III. Sistemas de Custos;


IV. Organizao da Contabilidade Analtica; V. Repartio de gastos; VI. Anlise e clculo dos desvios; VII. Contabilizao de custos e a sua integrao na contabilidade geral

I. Introduo
A questo que se coloca aos que analisam e decidem as medidas a implementar numa empresa : se a informao prestada pela Contabilidade Geral suficiente ? A resposta que mais vezes vamos escutar : No!, a Contabilidade Geral no fornece as informaes suficientes para os gestores de quaisquer organizaes tomarem as suas decises!

I. Introduo

Objectivos da Contabilidade Analtica

I. Introduo
1- Calcular o custo dos bens ou dos servios oferecidos pela empresa:

Orientar os preos de venda;


Valorizar os custos de produo e os produtos acabados;

Controlar os custos e a eficincia da empresa.

I. Introduo
2- Controlar as condies internas de explorao:

Acompanhar as operaes econmicas de transformao das matrias primas em produtos acabados;


Calcular a rentabilidade dos diversos produtos.

I. Introduo
3- Controlo de gesto:

Fornecer dados para o controlo oramental; Repartir por produtos, ou por actividades o resultado global a atingir; Estabelecer objectivos departamentais que orientem as actividades para atingir o resultado final previsto;

I. Introduo
4- Anlise econmica e tomada de deciso:

Fornecer aos rgos de gesto a informao necessria a um controlo eficaz e realizao de operaes alternativas; Preparar programas econmicos e financeiros;

Efectuar clculos de viabilidade comparada.

I. Introduo
Podemos resumir todos estes objectivos da seguinte forma: O grande objectivo prosseguido pela Contabilidade Analtica permitir a anlise de custos e proveitos, isto , de resultados, na unidade de resultado mais pequena que possa existir em cada organizao, seja um produto, uma actividade, uma unidade fabril ou uma seco.

I. Introduo
Comparao entre Contabilidade Geral e Contabilidade Analtica:
CONTABILIDADE GERAL CONTABILIDADE ANALTICA

Externas a nvel de documentos; Externas a nvel de utilizadores; Globais; Rgidas e uniformes; Factos passados.

Interna a nvel de processos; Interna a nvel de utilizadores; Pormenorizada; Malevel e diversa; Factos presentes e para o futuro.

II. Custos
Principais conceitos: Custos: Gastos relativo a bens ou servios utilizado na produo de outros bens e servios. Despesas: Gastos com bens e servios no utilizados nas actividades produtivas e consumidos com a finalidade de obteno de receitas.

Pagamentos: Corresponde ao fluxo de sada de meios monetrios lquidos da organizao.


Proveitos: Corresponde ao beneficio econmico durante um determinado exerccio financeiro, atravs da cedncia de bens ou servios a terceiros. Receitas: Representa a entrada de activos, sob forma de dinheiro ou direitos a receber, correspondentes, normalmente, venda de mercadorias, de produtos ou prestao de servios Recebimentos: Entrada de dinheiro ou bens para a empresa.

II. Custos
Os custos na empresa - podem estar relacionados com as funes que os originam: De aprovisionamento: Quando esto relacionados com a compra, a armazenagem e a distribuio das matriasprimas;

De produo ou industriais: Quando relacionado com a fabricao dos produtos;


De venda ou distribuio: Quando relacionados com a promoo, a venda e a distribuio dos produtos vendidos;

Administrativos: Quando relacionados com a administrao e controlo das actividades da empresa;


Financeiros: Quando relacionados com os custos do dinheiro utilizado.

II. Custos
O Custo Industrial ou custo de producao= Matrias Primas consumidas + Mo de Obra Directa + Gastos Gerais de Fabrico. O Custo Econmico - Tcnico = Custo complexivo + custos figurativos (o valor de venda equivalente ao preo de venda normal) Custo complexivo = custo industrial + encargos comerciais( custos no industriais)

II. Custos
Os Conceitos de Lucro:

1. Lucro Puro = Preo de Venda Custo Econmico - Tcnico 2. Lucro Liquido = Preo de Venda - Custo Complexivo

3. Lucro Bruto = Preo de Venda - Custo Industrial

II. Custos
Custos dos produtos e custos dos perodos: Custos do produto: O custo do produto (ou custo industrial) a soma de todos os custos incorridos para fabricao do produto acabado. Incluem os custos com a aquisio das matrias-primas e outros materiais directos consumidos, da mo-de-obra directa e dos restantes custos gerais necessrios ao processo produtivo, sejam fixos ou variveis. Ex: Aquisio de matrias-primas, salrios dos operrios, amortizaes do equipamento produtivo, energia utilizada no processo produtivo, salrios do supervisor de produo,... Custo do produto = MOD + MP + GGF Custos primos ou directo = MP+MOD Custos de converso ou transformao = MOD+GGF

II. Custos
Mo-de-Obra Directa (MOD): o gasto relativo ao pessoal que trabalha directamente na produo, sendo possvel a averiguao do tempo despendido na elaborao do produto e, portanto, um gasto cujo valor aproprivel a este sem a necessidade de utilizar qualquer critrio de rateio; Mo-de-Obra Indirecta (MOI): Os gastos relativos ao pessoal da produo que necessitam de algum critrio de rateio para a sua apropriao ao produto. Como por exemplo, o salrio do Supervisor da fbrica ou do pessoal da manuteno, da limpeza e etc.

II. Custos
Matrias primas: So todas as matrias ou materiais transformados atravs do processo de fabricao em produtos finais. Por exemplo, a madeira, cola, verniz, so materiais directos que depois de transformados originam mesas de madeira. Matrias subsidirias: So materiais que no incorporam o produto final mas so necessrias sua fabricao. Como por exemplo o leo e combustvel, a electricidade consumida pelas mquinas etc.

II. Custos
Gastos gerais de fabrico: so os restantes custos de fabricao que no respeitam a MD ou MOD. Estes custos j no so fisicamente identificveis nos produtos. Podem ser fixos ou variveis.

Ex: Direco fabril, departamentos tcnicos, electricidade, gua, mo-de-obra indirecta, matrias subsidirias, amortizaes,... A repartio deste tipo de custos pelos objectos de custo (produtos ou departamentos) constituem o principal problema no processo de imputao de custos.

Assim: Os Custos do Produto englobam os custos com MP+MOD+GGF. So todos os custos directa ou indirectamente relacionados com a fabricao dos produtos. Os restantes custos incorridos no perodo contabilstico so os Custos do Perodo. Incluem-se nesta classificao os custos provenientes das outras funes da empresa: vendas, distribuio, financeira, administrativa,...

II. Custos
A evoluo dos custos nas empresas industriais:

Em primeiro lugar temos:


A compra das matrias-primas; Os investimentos efectuados que se reflectem pelas amortizaes; As aquisies diversas de fornecimentos e servios externos;

As despesas com pessoal e outras despesas que so incorporadas na Fabricao directamente ou por via dos Gastos Gerais de Fabrico.

II. Custos
Da Fabricao resulta o custo dos produtos acabados que vai valorizar as entradas desses produtos em armazm.

II. Custos
Classificao dos custos: 1. Pela sua Natureza:

Respeita a classificao do PGC (Plano Geral de Contabilidade), nas suas classes 6- Proveitos e Ganhos e 7- Custos e Perdas;

II. Custos
2. Por centros de responsabilidade: Os custos por centros de responsabilidade so apurados por cada segmento organizacional (centro de responsabilidade). Os custos por centros de custos so apurados por unidades contabilsticas resultantes da decomposio do centro de responsabilidade. Ou seja, o centro de custos parte do centro de responsabilidade.

II. Custos
Em relao aos produtos fabricados os custos classificamse em
:

Os custos directos : So os que se identificam claramente ao produzir um produto.

Exemplo:
Matria-Prima; Material de Embalagem;

Mo-de-Obra Directa;
Depreciao de equipamento fabril; Energia elctrica consumida pelas maquinas .

II. Custos
Os custos indirectos no so passveis de uma visualizao clara nos produtos finais. Exemplos:

Salrios dos chefes de superviso de equipes de produo;


Aluguel da fbrica; Material de limpeza consumido na fbrica ; Energia elctrica da iluminao da fbrica;

II. Custos
Os custos reais so custos determinados a posteriori, e correspondem aos custos dos produtos comprados ou produzidos e aos servios prestados. Os custos bsicos, custos a priori, so custos tericos definidos para valorizao interna dos produtos e servios. Os custos fixos so custos que mantm-se inalterveis, independentemente das quantidades produzidas. Os custos variveis acompanham directamente as variaes ocorridas nas quantidades produzidas, pois variam directamente com essas quantidades.

II. Custos
Os custos variveis podem ser: Progressivos - crescem mais do que o aumento da capacidade instalada;

Proporcionais - aumentam na mesma razo da capacidade instalada;


Degressivos - diminuem com o aumento da capacidade instalada, exemplo das economias de escala. Existem ainda custos semi-variveis que so constitudos por uma parte fixa e outra parte varivel.

II. Custos
Classificacao de Custos por actividades: Definem-se por custos por actividade quando as empresas se organizam em actividades para determinar custos e tomar decises, nomeadamente:

Conjunto de actividades;
Famlia de proveitos; Fase de fabricao. Dependendo do objecto em estudo, existem, em cada caso, custos que no se mostram determinantes para a situao em anlise sendo designados custos irrelevantes.

II. Custos
Os custos de oportunidade representam o valor dos proveitos que se poderiam obter se escolhesse uma aplicao alternativa. Os custos no controlveis so aqueles que o seu responsvel directo no consegue controlar. Um custo controlvel s depende do responsvel do centro de custo. O custo marginal o custo de produzir mais uma unidade. O custo diferencial a diferena de custos entre duas alternativas de produo.

You might also like