You are on page 1of 45

Esquizofrenia

Breve histrico
A esquizofrenia foi inicialmente descrita como doena no final do sculo XIX pelo psiquiatra alemo Emil Kraepelin. Na poca, ele chamoua de Demncia Precoce, pois as pessoas acometidas por ela, na sua maioria jovens, exibiam um comportamento regredido e desorganizado, que lembrava os idosos portadores de demncia, como a Doena de Alzheimer.

Breve histrico cont.


No incio do sculo XX, Eugen Bleuler, psiquiatra suo, cunhou o termo esquizofrenia (esquizo=cindida; frenia=mente), por achar o termo anterior inadequado. Para ele, a principal caracterstica da doena era a ciso entre pensamento e emoo, dando a impresso de uma personalidade fragmentada e desestruturada. Os pacientes no tinham necessariamente uma evoluo deteriorante como na demncia e muitos se recuperavam.

Breve histrico cont.


Contudo, a alcunha de doena degenerativa acompanhou a esquizofrenia por muitas dcadas A doena encheu vrios hospitais em todo o mundo, a ponto de ter o maior ndice de hospitalizao.

Breve histrico cont.


A dificuldade de reintegrao sociedade, motivada por internaes muito prolongadas e pelos poucos recursos de tratamento, aumentou o estigma e o preconceito que cercam a doena at hoje.

Breve histrico cont.


Nos ltimos tempos assistimos a uma revoluo na maneira de tratar os doentes mentais com a revoluo psiquitrica. Tudo isso parece no bastar para derrotar o preconceito e o estigma. O rtulo degenerativo continua perseguindo a esquizofrenia, apesar dos inmeros exemplos contrrios.

O que ?
Esquizofrenia uma doena mental que se caracteriza por uma desorganizao ampla dos processos mentais.

O que ? Cont.
A pessoa perde o sentido de realidade ficando incapaz de distinguir a experincia real da imaginria. Essa doena se manifesta em crises agudas com sintomatologia intensa, intercaladas com perodos do remisso, quando h um abrandamento de sintomas, restando alguns deles em menor intensidade.

O que ? Cont.
O curso desta doena sempre crnico com marcada tendncia deteriorao da personalidade do indivduo.

Estatstica
A esquizofrenia Seu incio ocorre mais acomete cerca de 1% da comumente na populao mundial, adolescncia ou incio independente da da idade adulto jovem cultura, condio scio(na segunda dcada de econmica ou etnia. vida), sendo rara na infncia ou aps os 50 anos.

Estatstica cont.
Nos homens, o incio mais precoce do que nas mulheres, geralmente entre os 15 e 25 anos de idade, enquanto as mulheres adoecem mais tardiamente, entre os 25 e 35 anos.

Estatstica cont.
De acordo com a Organizao Mundial de Sade, a terceira doena que mais afeta a qualidade de vida da populao entre 15 e 44 anos. j tendo sido a causa mais freqente de internao hospitalar.

Estatstica cont.
No Brasil estima-se que haja em torno de 2 milhes de pessoas portadoras de esquizofrenia.

O que se sente.
Alteraes de comportamento: os pacientes podem ser impulsivos, agitados ou retrados, muitas vezes apresentando risco de suicdio ou agresso, alem de exposio moral.

O que se sente.
Delrio; o individuo cr em idias falsas, irracionais ou sem lgica. Em geral so temas de perseguio, grandezas ou msticos. Alucinao: o paciente percebe estmulos que em realidade no existem, como ouvir vozes ou pensamentos, enxergar pessoas ou vultos, podendo ser bem assustador para o paciente.

O que se sente.
Discurso e pensamento desorganizados: o paciente esquizofrnico fala de maneira ilgica e desconexa, demonstrando uma incapacidade de organizar o pensamento em uma seqncia lgica.

O que se sente.
Expresso das emoes: o paciente esquizofrnico tem um afeto inadequado ou embotado ou seja, uma dificuldade de demonstrar a emoo que esta sentindo. No consegue demonstrar se esta alegre ou triste.

Imagine...
Imagine-se com aquela sensao de medo que surge quando paramos no sinal de madrugada, nas ruas do violento e lindo Rio de Janeiro. Agora siga imaginando-se com essa sensao durante todos os minutos do seu dia.

Imagine...
Imagine-se com aquela vergonha que sentimos quando somos flagrados, por exemplo, com o dente sujo naquela importante leitura de texto logo aps o almoo. Agora siga imaginando-se com essa sensao a todo momento, com a certeza de que as pessoas o observam, podem ver tudo o que voc faz e monitoram todos os seus atos.

Imagine...
Imagine-se ouvindo algum chamar o seu nome, olhando em volta e no vendo ningum como acontece conosco de vez em quando. Siga imaginado que voc continuar ouvindo vozes, todo dia, hora e minuto e que voc no sabe de onde elas vm.

Imagine...
Agora imagine-se naquele evento chato pensando no quanto voc gostaria de estar em casa, debaixo das cobertas e no ali aturando o nada inteligente e piadista sem graa do diretor da sua companhia teatral. Agora imagine acreditar que todos os demais, inclusive seu diretor, podem ler seus pensamentos!

Essas sensaes de nosso dia a dia, vividas numa muito maior intensidade, so algumas das sensaes experenciadas pelo sujeito que sofre com a doena mental chamada esquizofrenia.

Sintomas
Sintomas iniciais Sintomas positivos

Sintomas negativos
Sintomas da cognio Sintomas neurolgicos

Comportamento
Suicdio Agressividade Manias Solilquios e risos imotivados Abuso de drogas

Classificao
Paranide - Os doentes com esquizofrenia paranide so desconfiados, reservados, podendo ter comportamentos agressivos.

Desorganizado - As ideias delirantes, embora presentes, no so organizadas. Alguns doentes pode ocorrer uma irritabilidade marcada associada a comportamentos agressivos. Existe um contacto muito pobre com a realidade.

Classificao
Catatnico, caracterizada pelo predomnio de sintomas motores, podem ir desde um estado de cansao e acintico at excitao Indiferenciado - Observa-se nestes doentes uma certa apatia e indiferena relativamente ao mundo exterior

Classificao
Residual - os doentes apresentam um isolamento social marcado por um embotamento afectivo e uma pobreza ao nvel do contedo do pensamento Esquizofrenia Hebefrnica, com incidncia da adolescncia, com o pior dos prognsticos em relao s demais variaes da doena, e com grandes probabilidades de prejuzos cognitivos e scio-comportamentais.

Causa
Gentica Ambiente social

Tratamento
Medicamento Atuao - Eles agem diretamente no neurnio, bloqueando receptores de dopamina e impedindo que o excesso da substncia, alterao qumica mais comum na doena, continue provocando os sintomas positivos e as alteraes de comportamento.

Tratamento
Reabilitao Internao Eletro-choque

Eletro-choque
Abaixo as principais indicaes: 1) Ausncia de resposta aos antipsicticos diante da gravidade do quadro;

2)
3) 4)

Catatonia com riscos sade, por inanio, desidratao e outras complicaes mdicas;
Risco grande de suicdio ou tentativas sucessivas; Gravidez, quando o quadro grave e h restries ao uso de antipsicticos.

O papel da famlia Sentimentos e emoes


O impacto emocional que o adoecimento traz aos familiares muitas vezes to intenso quanto quele que atinge o paciente. Algumas reaes comuns entre os familiares, particularmente no incio da doena, quando tomam conhecimento do diagnstico, so:

Negao ou subestimao: Sentimento de culpa: Sentimento de revolta Superproteo:

Os principais padres emocionais encontrados em familiares de esquizofrnicos so detalhados a seguir. Um mesmo familiar pode apresentar mais de um padro. Hipercrtica Hostilidade Permissividade Superproteo Superenvolvimento afetivo

O papel da famlia Padres emocionais

O modelo de terapia que mais tem se mostrado eficaz na esquizofrenia o da psicoeducao de famlia, que acrescenta terapia informaes sobre a doena. Oferecer conhecimento terico imprescindvel para ajudar o familiar a compreender melhor seu paciente, reavaliando julgamentos e atitudes. Esta importante etapa educativa o prepara para a etapa seguinte, a terapia propriamente.

O papel da famlia Terapia e psicoeducao

Recadas
Por que proteger? Como proteger?

A prpria doena: gravidade das alteraes neuroqumicas (nveis de dopamina), intensidade dos sintomas, disfuno cognitiva e dificuldade de processamento das informaes do ambiente. Personalidade difcil. Ambiente social e familiar estressante ou superestimulante. Eventos de vida traumticos ou estressantes.

Os fatores de risco para a recada so:

Prognstico
A evoluo ou prognstico da esquizofrenia to varivel quanto prpria doena. Existem pacientes que tm apenas uma crise, que retomam suas atividades e que permanecem com sintomas que pouco interferem com sua vida. H outros que perdem mais com a crise e tm maior dificuldade para retomar seus compromissos e so mais dependentes de superviso e apoio. E existem aqueles com um curso mais grave, muitas recadas e menor autonomia.

Prognstico
Atualmente as possibilidades de recuperao so enormes. Os recursos que dispomos para tratamento so muito superiores aos existentes h vinte ou trinta anos atrs. A cincia j mostrou que no ocorre degenerao. Pelo contrrio, possvel recuperar muitas funes adoecidas pela doena.

Prognstico
Ainda que no exista uma cura, possvel trat-la a ponto de estabilizar e preparar a pessoa para uma vida ativa e plena. Tudo depende da esperana e da energia que conseguimos reunir em torno do paciente para ajud-lo a encarar este desafio.

No servio pblico
Medicamentos Lar abrigado

Cuidado de Enfermagem
Permanecer ao lado do paciente durante as alucinaes, tentando traz-lo para a realidade; se ele pedir confirmao do que est apresentando, preciso deixar claro que a experincia s dele.

Estimular a socializao e a participao em atividades teraputicas. Manter vigilncia constante e discreta devido aos momentos de delrios e alucinaes, que podem chegar a um quadro de agitao psicomotora envolvendo uma emergncia psiquitrica.

Cuidado de enfermagem
Atentar para a comunicao verbal e no-verbal. Aproximar-se de maneira calma e amigvel. Quando o paciente estiver deprimido, permanecer ao seu lado o tempo todo. Administrar frmacos, antidepressivos prescritos. Observar efeitos e reaes dos frmacos.

Cuidado de enfermagem
Fazer comentrios positivos sobre suas conquistas. Demonstrar interesse pelo paciente. Estimular alimentao Registrar aceitao hdrica e alimentar. Observar e registrar eliminaes.

Veja

pelo lado bom, com esquizofrenia voc nunca est sozinho."

Bibliografia
Site Abc da Sade Tratado prtico de enfermagem vol. 2 www.saudemental.net/indes.php?article=123&visual= 4# http://gballone.sites.uol.com.br/voce/esq.html http://www.saudemental.net/index.php?article=129&visual=4 http://www.ee.usp.br/reeusp/upload/pdf/251.pdf http://www.webartigos.com/articles/26876/1/ESQUIZ OFRENIA-Uma-abordagem-geral-com-enfoque-naassistencia-de-enfermagem-e-familiar/pagina1.html

You might also like