You are on page 1of 85

ESTADO DO TOCANTINS FACULDADE ITOP CENTRO AVANADO DE ENSINO

SEGURANA DO TRABALHO

COMBATE A INCNDIO FLORESTAL

INSTRUTOR : FERREIRA

TEMPO 40 H/AULAS

ROTEIRO

1. Introduo
2. Incndio Florestal 2.1 Tcnica de combate a incndios florestais

2.2 Fatores que interferem na propagao


2.3 Ferramentas e equipamentos de combate a incndio florestal

2.4 Tipos de incndio florestal


2.5 Partes do incndio 2.6. Avaliao do incndio

2.7 Fatores que interferem na propagao do incndio florestal

INTRODUO
A prtica de realizar queimada promove uma srie de problemas de ordem ambiental, em diferentes pontos do planeta. Os pases subdesenvolvidos so os que mais utilizam esse tipo de recurso. As queimadas so mais freqentes em reas rurais que praticam tcnicas rudimentares de preparo da terra. Do ponto de vista agrcola, o ato de queimar reas para o desenvolvimento da agricultura uma ao totalmente negativa.

As queimadas tem sido responsveis pela diminuio de importantes domnios brasileiros, principalmente a floresta Amaznica e o Cerrado, duas reas intensamente exploradas pela agropecuria.
O cerrado o mais agredido, pois segundo estimativas restam menos de 20% da vegetao original.

OBJETIVOS

A seguinte disciplina tem como objetivos esclarecer o que uma queimada e um incndio florestal, e dicas do que devemos e no fazer.

As queimadas so mais freqentes em reas rurais que praticam tcnicas rudimentares de preparo da terra, quando existe uma rea na qual se pretende cultivar, o pequeno produtor queima a vegetao para limpar o local e preparar o solo, esse recurso no requer investimentos financeiros. Do ponto de vista agrcola, o ato de queimar reas para o desenvolvimento da agricultura uma ao totalmente negativa, uma vez que o solo perde nutriente

alm de exterminar todos os microrganismos presentes no mesmo que garante fertilidade, dessa forma, a fina camada da superfcie fica empobrecida e ao decorrer de consecutivos plantios a situao se agrava gradativamente resultando na infertilidade.

Outra questo que deriva das queimadas o aquecimento global, pois a prtica a segunda causa do processo, ficando atrs somente da emisso de gases provenientes de veculos automotores movidos a combustveis fsseis. Isso acontece porque as queimadas produzem dixido de carbono que atinge a atmosfera agravando o efeito estufa e automaticamente o aquecimento global.

As queimadas praticadas para retirar a cobertura vegetal original para o desenvolvimento agrcola e pecuria provocam uma grande perda de seres vivos da fauna e da flora, promovendo um profundo desequilbrio ambiental, s vezes em nveis sem precedentes. No caso especfico do Brasil, as queimadas tem sido responsveis pela diminuio de importantes domnios brasileiros, principalmente a floresta Amaznica e o Cerrado,

duas reas intensamente exploradas pela agropecuria, o segundo o mais agredido, pois segundo estimativas restam menos de 20% da vegetao original, pois o restante j foi ocupado por lavouras e pastagens e o primeiro nos ltimos anos tem atrado muitos produtores, isso certamente causar grandes impactos em uma das reas mais importantes do mundo e que deve ser conservada para as prximas geraes.

INCNDIO FLORESTAL

o fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetao, podendo tanto ser provocado pelo homem quanto por uma causa natural. Os incndios florestais, tambm conhecidos como incndios rurais, acontecem com freqncia no perodo de estiagem, compreendido entre os meses de julho a outubro.

A destruio das matas por incndios, alm de causar danos fauna e flora, a poluio do ar e reduo da qualidade de vida das pessoas mais prximas s reas queimadas, de difcil localizao e controle. A quase totalidade dos incndios florestais ocorre pela ao do homem, que de forma inadvertida ou mesmo dolosa, provoca a devastao da natureza.

Aliada a ao do homem, as situaes meteorolgicas adversas tambm contribuem para a ocorrncia de incndios, principalmente no perodo j mencionado acima, devido estiagem e calor intenso,. a baixa umidade do ar e a baixa umidade da vegetao

Naturalmente este tipo de ocorrncia se difere em alguns pontos em relao aos incndios urbanos: Dificuldade na solicitao de socorro; Tempo de resposta demorado, devido dificuldade de confirmao da chamada e da distncia a se percorrer; Falta de grupos organizados; Dificuldade no meio de transporte apropriado; Dificuldade de acesso ao local da ocorrncia;

TCNICA DE FLORESTAIS

COMBATE

INCNDIOS

As tcnicas so os mtodos usados para confinar e deste modo controlar os incndios florestais. O conceito bsico estabelecer uma linha de controle ao redor da rea do incndio, confinar o fogo dentro desta rea e retirar o combustvel ainda no consumido, prevenindo a ocorrncia de incndios de manchas fora da linha de controle e extinguindo aqueles que ocorrem. O controle dos incndios florestais feito principalmente visando o lado do triangulo do fogo representado pelo combustvel.

FATORES QUE INTERFEREM NA PROPAGAO

Alguns fatores podem contribuir para esta situao: tipo de vegetao, vento, temperatura, umidade relativa do ar e topografia. Vegetao: Pode variar em variedade, qualidade, disposio e quantidade. Todos estes fatores podem facilitar ou dificultar o combate.

Vento: Quanto mais forte for o vento, mais

rpida ser a propagao do incndio. Isto porque o vento traz consigo um suprimento adicional de oxignio. Podem tambm levar fagulhas alm da linha do fogo e iniciar, com isto, focos secundrios. Ventos mudam a direo do fogo rpida e inadvertidamente. Essas mudanas colocam em risco tanto a segurana no trabalho quanto o prprio controle do incndio.

Umidade Relativa do Ar: A umidade interfere diretamente na quantidade de gua retirada na vegetao, facilitando ou dificultando a combusto. Temperatura: Facilita o praquecimento do material combustvel e proporcionalmente a sua desidratao.

Topografia: A topografia catalisa ou retarda a combusto. O fogo desenvolve-se num morro de forma muito mais energtica com relao a um campo plano. Ainda sobre o relevo, o fogo desce um morro com relativa calmaria.

AVALIAO DO INCNDIO A primeira ao ao se chegar ao local do incndio avaliar as condies do mesmo. Geralmente a avaliao comea quando ainda se est a caminho do fogo, to logo seja possvel observar a fumaa e determinar sua localizao.

Avaliar a situao consiste em fazer uma estimativa de uma condio para chegar a uma opinio. um processo constante que inicia logo que o incndio detectado e comunicado ao responsvel e s termina quando o incndio completamente controlado

A avaliao envolve 3 fases. Primeiro os problemas devem ser analisado levando-se em considerao todos os fatos e condies que podem ser observados ou determinados. Segundo com base na anlise e na expectativa do comportamento do fogo, uma linha de ao deve ser formada para controlar o fogo. Terceiro, devem ser emitidas instrues queles que iro fazer o trabalho de controle. A avaliao consiste na anlise criteriosa dos seguintes pontos:

Comportamento do Fogo:
Deve-se avaliar a direo e velocidade de propagao do fogo, tamanho da rea queimada e as variaes esperadas. Deve-se ter informaes sobre os tipos de combustveis existentes junto rea que esto queimando. Deve-se verificar a topografia do local. Analisar tambm as barreiras naturais que podem ser usadas. importante estimar o provvel permetro do fogo quando estiver sob controle.

Segurana das pessoas: Deve ser analisado o risco de morte que correm as pessoas que habitam reas prximas ao local do incndio. Deve-se verificar a necessidade de evacuar residncias e outras edificaes, deve ser checada toda a redondeza. Alm disso, deve-se avaliar qual o perodo dos combatentes.

Exposio das Propriedades: Verificar quais as propriedades esto ameaadas pelo incndio e qual o valor destas.

Recursos Disponveis: um importante parmetro a ser analisado. As principais informaes que devem ser obtidas so: numero de combatentes disponveis; tipo e quantidade de equipamento de que se pode dispor; verificar a existncia de barreiras naturais e fonte de abastecimento d'gua; disponibilidade de mapas ou fotos areas onde possam ser plotados o fogo e a estratgia de controle; avaliar as implicaes ambientais.

Clculo das Probabilidades: Existem vrios meios que podem ser empregados para controlar os incndios florestais. Para calcular qual ser mais efetivo numa situao especfica, deve-se determinar a velocidade de propagao do fogo, o tipo de material combustvel, a extenso do fogo, e determinar os recursos necessrios para estabelecer a linha de controle. Alm disso, deve-se considerar num plano de controle, o clima, hora do dia e a estao do ano. Com estas informaes bsicas pode-se calcular qual ou quais os meios mais adequados para se controlar o fogo numa determinada situao.

Plano e execuo de controle: Quando forem considerados todos os fatores envolvidos na avaliao da situao, incluindo o clculo das probabilidades de controle, deve-se elaborar um plano e executar-lo imediatamente. Existindo uma fotografia area ou um mapa da rea envolvida, deve-se traar o permetro do fogo o mais precisamente possvel. Em seguida deve-se dividir o permetro em segmentos lgicos de acordo com a extenso do fogo, distribuindo-os, incluindo as barreiras naturais, para as equipes de combate, carros, tanque, tratores, etc. Definidos os locais de atuao, devem-se dar instrues claras ao chefe de cada equipe ou unidade e combinar a comunicao das aes com os mesmos.

As equipes de combate aos incndios florestais devem ter entre 6 e 10 combatentes, sob a liderana de um chefe de equipe. Quando o sistema de preveno e combate funciona satisfatoriamente, muitos dos incndios florestais podem ser combatidos com apenas uma equipe. Neste caso, muitas vezes o prprio chefe da equipe pode comandar a operao de combate ao fogo. Em grandes incndios, quando duas ou mais equipes, alm de equipamentos pesados, so necessrias, imprescindvel a presena do tcnico responsvel pelo setor de preveno e combate para comandar a operao.

TIPOS DE INCNDIO FLORESTAL

Incndios Subterrneos Este tipo de incndio propaga-se atravs das camadas de hmus ou turfa existente sobre o solo mineral e abaixo do piso da floresta. Estes combustveis so de textura fina, relativamente compactados e isolados da atmosfera. Os incndios subterrneos ocorrem geralmente em florestas que apresentam grande acumulao de hmus e em reas alagadias, tais como brejos ou pntanos, que quando secas formam espessas camadas de turfa abaixo da superfcie.

Devido ao pouco oxignio disponvel na zona de combusto, nos incndios subterrneos o fogo se propaga lentamente, sem chamas e com pouca fumaa. Por esta razo so difceis de serem detectados e combatidos. A intensidade de calor e o poder de destruio desses incndios so bastante altos. Alm de causarem a morte das razes e conseqentemente, das rvores, podem danificar seriamente a microbiologia e a fertilidade do solo, favorecendo tambm a ocorrncia de eroso. Dos trs tipos de incndios florestais, este o menos comum e no Brasil ocorrem com mais freqncias em reas de cerrado.

Incndios Superficiais

Incndios superficiais se propagam na superfcie do piso da floresta, queimando desta forma, os restos vegetais no decompostos, tais como folhas e galhos cados, gramneas, arbustos, enfim, todo material combustvel at cerca de 1,80 metros de altura. Esses materiais, principalmente durante perodos de seca, so bastante inflamveis e por isso os incndios superficiais apresentam propagao relativamente rpida, abundncia de chamas e muito calor.

Os incndios superficiais so os mais comuns entre os tipos de incndios e geralmente a forma pela qual comeam todos os incndios. Havendo condies favorveis como o tipo de vegetao, material combustvel e condies atmosfricas, os incndios superficiais podem ser origem tanto a incndios subterrneos como o de copa, quer as condies favoream a um outro tipo. Um incndio superficial pode, e muita vez ocorre queimar rvores inteiras, quando o fogo sobe pelo tronco at as copas.

Incndios Areos ou de Copa Os incndios de copa caracterizam-se pela propagao do fogo atravs das copas das rvores, independentemente do fogo superficial. Geralmente considera-se incndio de copa aqueles que ocorrem em combustveis acima de 1.80 m de altura. Com exceo de casos excepcionais, como alguns incndios causados por raios, todos os incndios de copa originam-se de incndios superficiais.

As condies fundamentais para que ocorram incndios de copa so folhagem inflamvel e presena de chamas para transportar o incndio de copa em copa. Nos incndios de copa a folhagem das rvores totalmente consumida pelo fogo, ocasionando altas taxas de mortalidade na floresta. Este tipo de incndio propagase rapidamente, liberando grande quantidade de calor e tornando o combate extremamente difcil, j que enquanto est se propagando pelas copas, o fogo praticamente incontrolvel. Os incndios de copa so sempre associados, ou so seguidos, por incndios superficiais, pelo material aceso que cai das copas fatalmente ira queimar o material combustvel do piso da floresta.

PARTES DO INCNDIO
Para melhor compreenso e estudo, o incndio florestal dividido em partes. So elas: Permetro: a borda do incndio. o comprimento total das margens da rea queimando ou queimada. O permetro est sempre mudando, at a extino do fogo.
Cabea: a parte do incndio que se propaga com maior rapidez. A cabea caminha no sentido do vento. onde o fogo comea com maior intensidade. Controla-la prevenir a formao de uma nova cabea, geralmente a questo chave para o controle do fogo.

Dedo: Faixa longa e estreita que se propaga rapidamente a partir do foco principal. Quando no controlada, da origem a uma nova cabea. Costa ou retaguarda: Parte do incndio que se situa em posio oposta cabea. Queima com pouca intensidade. Pode se propagar contra o vento ou em declives

Flancos: As duas laterais do fogo que separam a cabea da retaguarda. A partir dos flancos, formam-se os dedos. Se houver mudana do vento, os flancos podem se transformar em uma nova cabea. Flocos secundrios: Provocados por fagulhas que o vento leva alm da cabea ou por materiais incandescentes que rolam em declive. Deve ser extintos rapidamente para no se transformarem em novas cabeas e crescerem em tamanho.

Bolsa: rea no queimada do permetro. Normalmente espao no queimado entre os dedos.

Ilha: Pequena rea, no queimada, dentro do permetro.

FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS DE COMBATE

Para maior eficincia no combate aos incndios recomendvel ter ferramentas e equipamentos de uso exclusivo para este fim. O equipamento do combate deve estar sempre em perfeitas condies, armazenados em locais pr-determinados e prontos para serem usados em qualquer emergncia.

As ferramentas de uso mltiplo poderiam ser usadas em outros trabalhos, para melhor identificao, devem ter os cabos pintados de vermelho, indicando que so de uso exclusivo em combate a incndios.

O tipo e a quantidade de equipamento para combate a incndios florestais em uma instituio florestal dependem de vrios fatores, tais como caractersticas locais, tipo de vegetao, topografia, tamanho da rea e pessoal disponvel. Em geral os equipamentos devem ser os mais eficientes, dentro das possibilidades financeiras da instituio.

Atualmente, existe uma grande variedade de equipamentos motorizados, inclusive alguns bastante sofisticados. Entretanto, as ferramentas manuais no perderam seu lugar, sendo necessrias no combate a qualquer tipo de incndio, continuando por isto a ser o equipamento mais usado no controle de incndios em todo o mundo.

Dentre as ferramentas manuais usadas no combate ao incndio florestal, destacam-se: machados, enxadas, regadores, lanternas e lana-chamas. Em incndios florestais de grande porte, necessrio recorrer aos equipamentos pesados, tais como: Tratores com lamina, caminhestanque, moto niveladora, moto bombas e ate avies e helicpteros espaciais.

FERRAMENTAS MANUAIS

Enxada usada para limpar, at o solo, pequenas faixas ou aceiros, a fim de evitar a passagem do fogo. Machado usado para derrubar rvores e arbustos que estejam queimando e lanando fagulhas que podem originar novos focos de incndio ou para abrir picadas com a finalidade de aceiros.

Foice usada para abrir picadas e construir pequenos aceiros; entre as ferramentas manuais uma das mais versteis no combate a incndio de baixa intensidade em reas de vegetao de pequeno porte.

P usada para jogar terra e enterrar material que esteja queimando; muito til em operao de rescaldo, principalmente onde o solo arenoso. Rastelo usado para fazer rapidamente pequenos aceiros, principalmente onde existe acumulo de folhas e acculas na superfcie do solo.

Abafador
Bomba costal

Pinga fogo

Abafador usado para bater sobre o fogo, apagando-o por abafamento, quando h possibilidade de combate direto. Consiste de um retngulo de borracha flexvel com lonas, de aproximadamente 40 cm de comprimento, 30 cm de largura e 0,6 cm de espessura, preso a uma armao de ferro em forma de T e fixado a um cabo de madeira de no mnimo 1,60 m de comprimento. Bomba Costal so reservatrios transportveis s costas do combatente atravs de alas, podendo ser feitas de plstico rgido ou material malevel, acomodando cerca de 20 litros de gua que ser lanada por meio de uma bomba tipo pisto de curso, com requinte regulvel (jato slido ou chuveiro). considerado o mais importante invento individual entre os equipamentos de combate de incndios. Pinga Fogo muito til e prtico para se fazer um contra-fogo, especialmente quando este precisa ser feito rapidamente. Indispensvel para se fazer queimas controladas.

Abafador

Pinga fogo

Bomba costal

EQUIPAMENTOS MOTORIZADOS Moto-serra usada para derrubar, mais rapidamente, rvores que estejam queimando ou para abrir aceiros; no precisa ser de uso exclusivo para combate a incndios.

Equipamentos pesados Trator com lmina indispensvel no combate a grandes incndios, principalmente quando se precisa abrir aceiros em vegetao pesada. Moto niveladora usada para abrir ou ampliar aceiros; por ser mais rpido que o trator, deve ser preferida para esse trabalho sempre que as condies de vegetao e topografia permitirem.

Equipamento de bombeamento de gua Moto-bomba porttil muito til no combate a incndios quando existe uma boa rede de pontos de captao de gua; podem fazer o lanamento diretamente da fonte de gua para o incndio ou ser usada para reabastecer pipas ou carros tanque. Carro-tanque o caminho de bombeiro muito til, porm somente opera com eficincia em boas estradas. Em muitas situaes, a caminhonete com tanque removvel, transportado ou rebocado mais eficiente, verstil e econmica.

Avio-tanque muito til no lanamento de grandes quantidades de gua ou retardante qumico sobre incndios. O avio tanque mais moderno, especialmente projetado para esta tarefa, o CANADAIR CL-415 (um anfbio que leva 6,0 t de gua em seus tanques e no precisa pousar para se reabastecer; basta haver uma superfcie de gua (lago, rio ou mar) com 1.200 m de comprimento, 2m de profundidade e livre acesso, para que eles, em aproximadamente 10 segundos, apenas tocando a superfcie, se auto-abastea). Helicptero usado para despejar gua sobre incndios, atravs de baldes (bambi burcket) de 400 a 1.500/l de capacidade, ou atravs de tanques fixados na fuselagem, que podem ser reabastecidos em qualquer superfcie de gua.

Equipamento de apoio Lanterna: equipamento necessrio para maior segurana e eficincia no combate a incndios durante a noite.

Cantil: a disponibilidade de gua potvel de boa qualidade essencial nas operaes de combate ao fogo, pois a alta temperatura predispe os combates desidratao.

Caixa de primeiros socorros: Material muito importante para a segurana dos combatentes; deve conter obrigatoriamente, medicamentos para queimaduras e cortes e soro antiofdico. Outros: bssola, GPS, cartas, rdio (HT), binculo. Capacete: indispensvel para a segurana dos combatentes, principalmente quando combatendo incndios no interior de florestas. Alm de luvas, botas, roupa normex, culos e mscara.

TIPOS DE INCNDIO FLORESTAL

Incndios Subterrneos Este tipo de incndio propaga-se atravs das camadas de hmus ou turfa existente sobre o solo mineral e abaixo do piso da floresta. Estes combustveis so de textura fina, relativamente compactados e isolados da atmosfera. Os incndios subterrneos ocorrem geralmente em florestas que apresentam grande acumulao de hmus e em reas alagadias, tais como brejos ou pntanos, que quando secas formam espessas camadas de turfa abaixo da superfcie.

Normalmente os incndios subterrneos so precedidos por incndios superficiais. Devido ao pouco oxignio disponvel na zona de combusto, nos incndios subterrneos o fogo se propaga lentamente, sem chamas e com pouca fumaa. Por esta razo so difceis de serem detectados e combatidos. A intensidade de calor e o poder de destruio desses incndios so bastante altos.

INCNDIOS SUBTERRNEOS

Incndios superficiais

Incndios superficiais se propagam na superfcie do piso da floresta, queimando desta forma, os restos vegetais no decompostos, tais como folhas e galhos cados, gramneas, arbustos, enfim, todo material combustvel at cerca de 1,80 metros de altura. Esses materiais, principalmente durante perodos de seca, so bastante inflamveis e por isso os incndios superficiais apresentam propagao relativamente rpida, abundncia de chamas e muito calor. Um incndio superficial pode, e muita vezes pode queimar rvores inteiras, quando o fogo sobe pelo tronco at as copas.

INCNDIOS SUPERFICIAIS

Incndios Areos ou de Copa


Os incndios de copa caracterizam-se pela propagao do fogo atravs das copas das rvores, independentemente do fogo superficial. Geralmente considera-se incndio de copa aqueles que ocorrem em combustveis acima de 1.80 m de altura. Com exceo de casos excepcionais, como alguns incndios causados por raios, todos os incndios de copa originam-se de incndios superficiais. Nos incndios de copa a folhagem das rvores totalmente consumida pelo fogo, ocasionando altas taxas de mortalidade na floresta. Este tipo de incndio propaga-se rapidamente, liberando grande quantidade de calor e tornando o combate extremamente difcil, j que enquanto est se propagando pelas copas, o fogo praticamente incontrolvel.

INCNDIO AREOS OU DE COPA

Combate aos incndios florestais Mesmo os mais eficientes programas de preveno no conseguem inibir totalmente a ocorrncia de incndios, por este motivo, quando ocorrerem, eles devem ser combatidos de forma eficiente para evitar danos maiores. As tcnicas so os mtodos usados para confinar e deste modo controlar os incndios florestais. O conceito bsico estabelecer uma linha de controle ao redor da rea do incndio, confinar o fogo dentro desta rea e retirar o combustvel ainda no consumido, prevenindo a ocorrncia de incndios de manchas fora da linha de controle e extinguindo aqueles que ocorrem. O controle dos incndios florestais feito principalmente visando o lado do triangulo do fogo representado pelo combustvel.

A operao de combate envolve seis fases que so as seguintes:


Deteco: tempo entre o incio do fogo e o momento em que ele percebido por algum. Comunicao: tempo entre a deteco e o recebimento da informao pelas pessoas responsveis pelo combate. Quanto menor o fogo mais fcil seu combate. Assim, o ideal que este tempo seja o menor possvel e que a comunicao seja o mais exata, para evitar deslocamentos e gastos de energia desnecessrios. Meio de comunicao via rdios so altamente recomendveis neste caso. Mobilizao: tempo entre a comunicao e a sada do pessoal de combate. Para maior eficincia o ideal que o pessoal mobilizado, mesmo voluntrio, esteja previamente treinado e com equipamento adequado para que possam ser definidas atribuies durante o combate.

Chegada ao local: tempo entre a sada do pessoal e a chegada da primeira turma ao combate. Como a locomoo uma das dificuldades inerentes a combates a incndios em montanhas, parte dos equipamentos de combate pode estar descentralizados para poupar esforos no transporte em longas distncias.
Estudo da situao: tempo gasto pelo responsvel pelo combate avaliar o comportamento do fogo e planejar a estratgia de combate. Os minutos gastos neste estudo podem poupar precipitaes e vrias horas de trabalho posterior, evitando aceiros inadequados, combates em reas de pouca importncia ou exposio de combatentes a riscos desnecessrios.

Combate ao incndio: tempo gasto na eliminao do fogo e no rescaldo. No combate a incndios, a disciplina e o comando adequado so essenciais para o sucesso. Uma boa estrutura de combate pode exigir equipes de cerca de 10 pessoas sob a liderana de um chefe de equipe. A comunicao entre estes chefes e o responsvel pelo combate deve ser freqente, da a importncia de meios de comunicao eficientes como o rdio. Obs:. A segurana individual e do grupo deve estar sempre em primeiro lugar! Seja cuidadoso! O conhecimento do tipo de terreno, rotas de fuga e das tcnicas de deslocamento em montanha so importantes para o combate neste terreno.

OS MTODOS DE COMBATE A INCNDIOS Mtodo direto: o combate feito diretamente sobre as chamas jogando terra e gua sobre o material aceso. Utilizam-se normalmente ferramentas e equipamentos manuais nestas atividades. O ataque direto geralmente usado na frente dos incndios pequenos e nos flancos e base dos incndios maiores, onde a intensidade tal que a margem do incndio pode ser trabalhada diretamente. Se o incndio pequeno e se a frente pode ser atacada com segurana, a ao de combate deve ser aplicada primeiramente na frente, seguindo depois para os flancos e a base. Quando a frente do fogo se propaga muito rapidamente ou a intensidade dificulta o trabalho, devese iniciar o trabalho pelos flancos at chegar frente.

Mtodo indireto: quando a intensidade muito grande e no h possibilidade de aproximao do fogo, usa-se o mtodo indireto. Este mtodo consiste em se abrir aceiros de grandes dimenses com equipamento pesado, utilizando ainda um contra-fogo para ampliar a faixa limpa e deter o fogo antes que chegue ao aceiro. o mtodo usado para combater grandes incndios de alta intensidade que se propagam rapidamente.

Mtodo paralelo: intermedirio entre o direto e indireto, usado quando o calor produzido pelo fogo permite certa aproximao, mas no o suficiente para o ataque direto. O mtodo consiste em fazer rapidamente um pequeno aceiro de 0,5 a 1,0 metro de largura, paralelo linha de fogo, para reduzir a intensidade e facilitar o ataque direto, atravs do mtodo anterior. Havendo necessidade de se ampliar o aceiro, pode-se fazer pequenos contra-fogos a partir da linha da faixa limpa. Este mtodo pode ser utilizado no combate a incndios superficiais e de solo.

TIPOS DE ACEIROS: Linha fria: consiste em criar uma faixa molhada, como se fosse um aceiro, frente do fogo, utilizando gua por intermdio de linha de mangueiras, canho monitor ou via area. O problema existe na medida em que com a aproximao da frente do fogo, o seu calor irradiado evapora a prpria linha fria.

Fogo de eliminao: muitas vezes, por falta de meios humanos ou materiais, dados as circunstncias no temos como construir totalmente, ou em partes o aceiro de emergncia, assim poderemos, utilizando-se um pinga-fogo, queimar em partes progressivamente uma faixa de vegetao, sem, contudo perder-se o controle desse fogo, abafando-o em seguida, criando-se pontos queimados e quando a frente do fogo chegar perder a sua intensidade antes de encontrar a faixa raspada.

Fogo contra fogo: esta tcnica consiste em criar, a partir de um aceiro natural (crrego, trilha, faixa cascalhada e etc.) uma nova linha de fogo, que ir encontrar-se com o foco principal, debelando-se mutuamente.

Derrubar as rvores ou arbustos, dentro e fora da rea queimada que estejam queimando; Eliminar, atravs de aplicao de gua ou terra, todos os resduos do fogo dentro da rea queimada; Manter patrulhamento, com numero suficiente de pessoas, at que no haja perigo de reativao do fogo. Voltar no dia seguinte para nova verificao.

De modo geral, ao se combater um incndio, a no ser em casos especiais de incndios superficiais recm comeados, no se usa apenas um dos mtodos separadamente, mas uma combinao de dois a todos os citados. Em todos os combates a incndio florestal so:

Descobrir e suprimir possveis incndios de manchas causados por fagulhas lanadas do incndio principal; Ampliar o aceiro ou a faixa limpa em torno da rea queimada para melhorar o isolamento da mesma; Derrubar as rvores ou arbustos, dentro e fora da rea queimada que estejam queimando;

Eliminar, atravs de aplicao de gua ou terra, todos os resduos do fogo dentro da rea queimada; Manter patrulhamento, com numero suficiente de pessoas, at que no haja perigo de reativao do fogo. Voltar no dia seguinte para nova verificao. Todos os dados sobre os incndios, como causa provvel, tipo vegetao atingida, rea, localizao, numero de combatentes, horas gastas, recursos disponveis e outros, devem ser repassados s autoridades responsveis para fins de melhorar o sistema de proteo florestal.

FIM

You might also like