You are on page 1of 8

A Itlia no Renascimento

O Renascimento
Renascena Italiana foi como ficou conhecida a fase de abertura da Renascimento (ou Renascena), um perodo de grandes mudanas e conquistas culturais que ocorreram na Europa, entre o sculo XV e o sculo XVI. Este perodo marca a transio entre a Idade Mdia e a Idade Moderna. Surgem novos conceitos ligados ao Humanismo, Naturalismo e Classicismo.

Quais as razes para ser em Itlia?


Itlia reunia, no sculo XV, condies que favoreciam o desenvolvimento cultural: - Era constituda por Estados autnomos. Entre eles estabeleceu-se uma verdadeira rivalidade: todos pretendiam ter os mais belos palcios e igrejas, os artistas e os pensadores mais clebres. - Abundam na Itlia os vestgios da arte grecoromana que viria a inspirar numerosos artistas. Por sua vez, as bibliotecas dos mosteiros guardavam cpias de muitas obras da Antiguidade, que os intelectuais estudavam. - Muitas cidades italianas tinham-se tornado centros de comrcio. Graas a essa Estados italianos no Renascimento prosperidade, os grandes senhores nobres e eclesisticos e os ricos burgueses apoiavam os escritores e os artistas.

Centro do Renascimento
A referncia inicial centrada na zona da Toscana, nas cidades de Florena e Siena. Espalhou-se depois para o sul, tendo um impacto muito significativo sobre Roma, que foi praticamente reconstruda. Espalhou-se depois para o resto da Europa.

Vista de Florena, dita de la Catena, Museu de Florena, 1470-1490

Florena era umas das mais prsperas cidades italianas. Os negociantes e financeiros, apreciadores das belas artes, criaram sua volta um ambiente favorvel aos artistas. Entre as famlias mais ricas de Florena contavam-se os Mdicis, que acabaram por controlar o governo da cidade e tornar-se mecenas generosos. Sob o seu governo, Florena transformou-se na capital das artes: ali trabalharam inmeros arquitectos, escultores e pintores famosos.

Florena, o bero do Renascimento

Os mais destacados
Surgiram os nomes mais destacados do Renascimento e que influenciaram toda a obra ocidental posterior: Leonardo da Vinci (1452-1519) e Miguel ngelo (1475-1564). Pintor, escultor, arquitecto, engenheiro e cientista, Leonardo da Vinci foi importante, principalmente, na pintura onde introduziu o conceito de perspectiva atmosfrica. Miguel ngelo, pintor, escultor, arquitecto e poeta, transformou-se em um dos maiores criadores que o mundo j conheceu.

Arquitectura renascentista
A arquitectura do Renascimento est bastante comprometida com uma viso de ver o mundo assente em dois pilares essenciais: o Classicismo e o Humanismo. Basicamente utiliza formas regulares e simtricas e est assente na geometria, proporcionalidade e na perspectiva. Neste campo destacam-se: Brunelleschi, Donnato Bramante, Leon Battista Alberti, Miguel ngelo e Andre Palladio.
Igreja de Santa Maria Novella, Alberti, Florena, 1458-1470 (em cima) Igreja de Santo Spirito, Brunelleschi, Florena, 1458-1470 (em baixo)

Brunelleschi estabeleceu um sistema racional de razes matemticas e geomtricas. Deus manifesta-se nessas razes. Segundo este arquitecto, o quadrado e o crculo so as figuras geomtricas perfeitas que reflectem a superior perfeio de Deus. A descoberta da perspectiva por Brunelleschi foi a grande novidade da arquitectura renascentista.
Capella Pazzi, Brunelleschi, Florena

You might also like