You are on page 1of 11

A degradao dos ecossistemas em geral cada vez mais preocupante, e seus efeitos (malefcios) sobre as formas viventes (incluindo

o o homem) nunca foram to evidentes. Aparentemente imune a esta situao, o ser humano no percebe a calamidade que est provocando frente aos desequilbrios de natureza abitica e bitica em todo o planeta.

O homem tem produzido os mais variados desequilbrios ambientais: poluio atmosfrica, visual, sonora, radiativa, trmica, aqutica; aumento da temperatura global; destruio da camada de oznio; desmatamentos; ocupao inadequada do solo; crescimento populacional desordenado; agrotxicos; desperdcio de recursos hdricos; produo de imensas quantidades de lixo; destruio da biodiversidade, inverso trmica, chuvas cidas e etc.

EXPLORAO EXCESSIVA DOS RECURSOS O crescimento explosivo da populao mundial levou o Homem a explorar de forma intensa e desregrada os recursos (biolgicos, energticos e hdricos) do planeta, o que provoca desequilbrios que podem levar at ao colapso das sociedades humanas.

causada pelos incndios e pelo abate das rvores. Consequncias da desflorestao: Destruio de numerosos habitats; Perca de biodiversidade; Alteraes climticas; Impedimento da renovao do ar; Eroso acelerada dos solos; Aumento dos nveis de CO2 na atmosfera e consequente aumento do efeito de estufa, responsvel pelo aquecimento global.

Degradao de meio ambiente provocada por agentes (agentes poluentes) que perturbam o equilbrio natural dos ecossistemas. Existem diferentes tipos de poluio: Poluio das guas Poluio atmosfrica Poluio do solo Poluio sonora Poluio radioativa

Doenas transmitidas pelas guas poludas: A gua poluda pode causar diversos efeitos nocivos sade humana: Poluio atravs de esgotos pode provocar doenas como a febre tifide, a clera, a diarreia, a meningite, hepatites A e B, determinadas infeces causadas por parasitas guas estagnadas e poludas podem ajudar ao desenvolvimento de mosquitos que podem ser agentes transmissores de doenas como o paludismo, a malria, a doena do sono a febre amarela guas poludas por resduos industriais como por exemplo a contaminao por metais pesados pode dar origem ao aparecimento de tumores hepticos e de tiride, a alteraes neurolgicas, a dermatoses, ar rinites alrgicas, a problemas gastrointestinais, pulmonares e hepticos.

Emisso para a atmosfera de toneladas de substncias poluentes sob a forma de gases, como o CO2, e poeiras. Aquecimento global. Aumento do efeito de estufa. Destruio da camada de ozono. Chuvas cidas, que afectam animais, plantas e monumentos. Doenas respiratrias e cardiovasculares.

Terrenos pouco frteis. Destruio de cadeias alimentares. Quebra do equilbrio biolgico nos ecossistemas. Focos de contaminao e propagao de insectos, roedores e outros animais que favorecem o aparecimento de doenas causadas por bactrias e fungos. Contaminao dos alimentos e das guas subterrneas, o que pode levar a graves intoxicaes. Acelerao da eroso dos solos.

Fadiga auditiva e surdez; Rebentamento do tmpano; Alteraes psquicas Alteraes fisiolgicas do ritmo cardaco, tenso arterial e sistema respiratrio; Stress e distrbios do sono; Falta de concentrao.

Contaminao do meio ambiente; Efeitos genticos em plantas e animais; Diminuio da esperana de vida Contaminao radioactiva do aparelho digestivo; Cancro.

You might also like