You are on page 1of 39

Fratura de difise de mero

Anatomia
Limites: Superior- insero do m. peitoral maior; Inferior- crista supracondiliana. Bordas: o Anterior : grande tuberosidade at fossa o coronide; o Medial: Pequena tuberosidade at crista o supracondiliana medial; o Lateral: Grande tuberosidade at crista o supracondiliana lateral.

Mecanismo de Leso
TRAUMA DIRETO: Queda, impacto direto no brao, acidente automobilstico, FAF. TRAUMA INDIRETO: queda sobre o cotovelo ou com mo espalmada, ou uma sbita contrao muscular.

Sinais Clnicos e Sintomas

o Mobilidade anormal
o Dor o Edema o Crepitao

Diagnstico por imagem


o Radiografias simples o Arteriografia o Tomografia computadorizada o Desvios menores que 30

Tratamento
CONSERVADOR: Fraturas sem desvio tm chance de 90 a 100% de consolidao. Desvios aceitos : de 10 a 20 graus anterior, 10 a 30 graus de varo, e at 2,5 cm de encurtamento.

Tipos de tratamento conservador:


1. Pina de Confeiteiro ou Tala em U: Indicao so fraturas que podem se deslocar com uso de gesso pendente

2. Gesso pendente: Indicado para fraturas da difise do mero com deslocamento e encurtamento e tambm para fraturas oblquas e espirais. Posies da argola: Dorsal corrige varo Ventral corrige valgo Tipia curta corrige angulao ventral Tipia longa corrige angulao dorsal

3. Aparelho gessado toracobraquial: utilizado nos incio do tratamento de uma fratura instvel ou com retardo de consolidao. 4. Velpeau: crianas ou idosos 5. rtese funcional ou Brace: geralmente indicado aps uso de imobilizao rgida por 3 a 4 semanas.

6. Trao esqueltica: em geral em pacientes politraumatizados com necessidade de repouso ou em pacientes com leso exposta que aguardam tratamento cirrgico.

Tratamento Cirrgico
Indicaes:
1. Difcil reduo incruenta 2. Fraturas do tero distal com trao oblquo 3. Fraturas segmentares ou patolgicas 4. Leso vascular associada 5. Fraturas expostas 6. Politraumatizados

Mtodos de tratamento cirrgico:


1. Fixador externo 2. Placas 3. Fixao intramedular

COMPLICAES
1. Leso do nervo radial 2. Leses vasculares 3. Consolidao viciosa 4. Pseudoartrose

Fratura proximal do mero

a fratura mais comum do mero. Sendo que estas envolvem a tero proximal de mero. A maioria destas fraturas so estveis, sem nenhum deslocamento significativo da fratura.

Epidemiologia
5% das fraturas ocorre em adultos; 80% ocorre sem desvio ou desvio mnimo X resultados funcionais; 20% tratamento cirrgico; Mulheres e idosos .

Anatomia

Mecanismo da leso
O mais comum a queda sobre a mo estendida, da prpria altura ou menos. Ou queda sobre o ombro. Outras causas: Crise convulsiva, choque eltrico e metstase

Sinais e Sintomas
Dor; Tumefao; Crepitao; Equimose; Impotncia funcional; Brao mantido em rotao interna e abduo.

Classificao
Kocher: Colo anatmico, regio epifisria e colo cirrgico; Neer (quatro partes): cabea anatmica, tuberosidade maior, tuberosidade menor e difise. Indicada para fraturas deslocadas mais do que 1 cm ou 45 graus.

Avaliao Radiolgica
Srie Trauma: AP, Perfil e Axilar

Tratamento
FRATURAS DE DUAS PARTES:
Fx com deslocamento mnimo: imobilizao por 2 a 3 semanas; Fx do colo anatmico: raras, reduo incruenta; Fx do colo cirrgico: reduo incruenta mais fixao; Fx da tuberosidade maior: cerclagem e/ou amarria; Fx da tuberosidade menor: conservador ou resseco do fragmento.

FRATURAS EM TRS PARTES:

Envolvem colo cirrgico, a grande e a pequena tuberosidade tendo um ou mais fragmentos deslocados mais de 1 cm ou mais de 45 graus; Tratamento de com reduo aberta mais fixao interna; Em idosos: hemiartroplastia.

FRATURAS EM QUATRO PARTES: Resultados com reduo cruenta e fixao interna so insatisfatrios; Melhores resultados com prteses.

Complicaes
Leses Vasculares: Infreqentes, principalmente da artria axilar, prximo sada da artria circunflexa; Leso do Plexo Braquial; Miosite ossificante: aps fraturas-luxao; Ombro congelado: reabilitao inadequada; Necrose avascular: mais comum aps Fx de quatro partes; Falta de consolidao; Consolidao viciosa .

Fratura de clavcula - Anatomia


A Clavcula responsvel por conectar o ombro ao trax e serve como proteo de importantes estruturas como nervos e vasos, que raramente so lesionados nas fraturas de clavcula.

A clavcula um osso em forma de Se normalmente sofre fraturas na regio central.

Causas
Queda sobre o brao e mo estendidos. Queda sobre o ombro.

Pancada direta sobre a clavcula.

Quais so os sintomas ?
Dor e edema na regio da fratura, impossibilidade de mover o brao e o ombro. Alguns pacientes relatam ter ouvido um estalo na hora da leso.

Diagnstico
O diagnstico realizado com exame clnico e exames complementares como uma radiografia simples do ombro ou clavcula.

Como tratar?
Na maioria dos casos, as fraturas da clavcula so tratadas e forma conservadora, mesmo as que apresentam deslocamento dos topo de fratura. Grupo 1: podem ser tratadas de forma conservadora, sejam deslocadas ou no, com a imobilizao usando um sling ou um colete em forma de oito. Grupo 2: tipo I e tipo III, podem ser tratadas com imobilizao. Fraturas do tipo II pode exigir cirurgia com uso de parafusos e placa de fixao. Grupo 3: se no deslocadas a imobilizao o tratamento indicado. Nas fraturas com deslocamento pode ser indicada a cirurgia.

Tratamento
Nas 6-8 semanas (3-4 nas crianas) aps a imobilizao (que dura geralmente 2-4 semanas) deve participar de um plano de tratamento em fisioterapia com o objectivo de restabelecer a mobilidade e fora muscular do ombro: Nas primeiras 2 semanas deve comear por fazer exerccios pendulares, treino de fora de preenso e reforo muscular suave, principalmente do tricpite e coifa dos rotadores.

A aplicao de calor antes dos exerccios para aumentar a irrigao sangunea e de gelo no final para prevenir sinais inflamatrios. Mobilizao articular ativa e ativa resistida abaixo dos 90o de elevao. A partir da 4 semana dever introduzir a elevao resistida acima dos 90o de elevao. Iniciar um plano com exerccios funcionais e de exerccios para realizar no domiclio.

Referncias
DUTTON, M. Fisioterapia Ortopdica. 2 ed. So Paulo. HEBERT, S. et al. Ortopedia e Traumatologia : Princpios e prticas. 4 ed. So Paulo.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_art text&pid=S0102-36162010000100003

http://fisioterapiajoaomaia.blogspot.com.br/20 12/11/fractura-da-clavicula.html http://www.clinicadeckers.com.br/html/orienta coes/ortopedia/041_fratura_clavicula.html http://medfoco.com.br/fratura-da-claviculacausas-fatores-de-risco-diagnosticotratamento/

You might also like