You are on page 1of 147

Riscos Elctricos

A electricidade a forma de energia mais discreta que existe: no tem cheiro, no se v e no se ouve. S se pode reconhecer pelos seus efeitos imediatos, o que contribui para alguns comportamentos perigosos.
Pgina Intemet da EDP (Consulta em 24/12/02)

Enquadramento Legal
Portaria 37/70 de 1 7 de Janeiro, que aprova as instrues para os primeiros socorros em acidentes produzidos por correntes elctricas. Decreto-Lei 740/74 de 26 de Dezembro que estabelece o Regulamento de Segurana de Instalaes de Utilizao de Energia Elctrica (RSIUEE) e o Regulamento de Segurana de Instalaes Colectivas de Edifcios e Entradas

Decreto Regulamentar 90/84 de 26 de Dezembro, que estabelece o Regulamento de Segurana de Redes de Distribuio de Energia em Baixa Tenso.
3

Enquadramento Legal
Decreto-Lei 110/91 de 18 de Marco que estabelece o Regulamento de Segurana de Elevadores. Decreto Regulamentar 1/92 de 1 8 de Fevereiro que estabelece o Regulamento de Segurana de Linhas de Alta Tenso. Regulamento de Segurana de Subestaes e Postos de Transformao tratado nos diplomas: DL42 895 de 31 de Maro de 1960, DR 14/77 de 18 de Fevereiro, DR 56/85 de 06 de Setembro, Port 37/70 de 17 de Janeiro.
4

Outros Documentos
Guia Tcnico das Instalaes Elctricas Estabelecidas em Locais Residenciais ou de Uso Profissional, editado pela Direco Geral de Energia (Out92); Guia Tcnico de Redes Areas de Baixa Tenso em Condutores Isolados Agrupados em Feixe (Torada), editado pela Direco Geral Energia (Mai91)
5

Conceitos Bsicos de Electricidade

CIRCUITO ELCTRICO
Circuito elctrico um caminho fechado percorrido por uma corrente de electres que constitui a corrente elctrica.
Um circuito elctrico sempre constitudo por:
um gerador; cablagem (fios, ligaes, etc.); consumidores de corrente (lmpadas, motores, irradiadores, etc.)
7

No estudo de um circuito elctrico recorre-se por vezes sua analogia com um circuito de gua, como por exemplo o representado na figura:

No circuito hidrulico da figura, os dois depsitos tm gua a nveis diferentes e esta diferena do potencial hidrulico provoca um deslocamento de gua do deposito mais cheio para o mais vazio. Esta corrente de gua pra quando os dois depsitos tiverem o mesmo nvel.

A partir daqui, para manter a corrente de gua necessrio que haja uma fonte que fornea gua ao deposito da esquerda ou uma bomba que eleve a gua da direita para a esquerda como a seta indica.

10

Considerando o caso de um circuito elctrico constitudo por dois condutores A e B ligados por um fio.

11

Se houver uma diferena de potencial elctrico entre A e B, vamos ter movimento de cargas elctricas entre A e B. Este movimento termina quando os dois condutores atingirem o mesmo potencial elctrico isto , quando a sua diferena de potencial for nula.
12

Tal como no circuito hidrulico, para manter a corrente elctrica, necessitamos de uma fonte que garanta uma permanente diferena de potencial elctrico entre os dois condutores. Esta fonte chama-se gerador elctrico.

13

Se no circuito hidrulico a corrente de gua capaz de realizar (e realiza) algum trabalho porque produz energia (mecnica);
Tambm no circuito elctrico a corrente pode ser utilizada para realizar trabalho pelo que se produz energia elctrica.

14

Circuito corrente que constitudo por trs tipos de componentes:

15

16

Um sistema elctrico ter sempre de ser constitudo ainda por Equipamentos de Proteco e Controlo.
Os equipamentos de proteco e controlo servem, como o prprio nome indica, para controlar o sistema, e evitar funcionamentos anormais. So por exemplo os interruptores, os sensores, os disjuntores, etc.
17

O sistema elctrico mais comum nas infraestruturas de utilizao de energia elctrica em Portugal tem as seguintes caractersticas:
Sistema trifsico (3 fases e 1 neutro). Frequncia 50 Hz. Tenso fase-neutro 230V. Tenso fase-fase 400V. Neutro ligado terra.
18

TENSAO ELCTRICA (U)


A primeira grandeza elctrica fundamental a diferena de potencial ou tenso, que se representa pela letra U e se exprime na unidade chamada volt (V). Esta unidade mede-se com um aparelho chamado voltmetro.

19

20

O potencial de um ponto ou de um condutor a diferena de potencial entre esse ponto ou esse condutor e o potencial que se tome para referncia ou nvel zero. Todos os aparelhos elctricos tm algumas caractersticas que convm respeitar numa utilizando correcta. Uma dessas caractersticas a sua tenso nominal que o valor normal da tenso de utilizao, valor este que vem indicado nos prprios aparelhos na designada chapa de caractersticas.
21

A nossa rede elctrica trabalha com uma tenso de 220 V altemados (~) e uma frequncia de 50 Hz.
Estes valores esto longe de ser universais, muito em especial o valor da tenso, j que quanto frequncia o mundo divide-se mais ou menos ao meio, entre os 50 e os 60 Hz. Quanto s tenses, estas podem ter valores diferentes (por vezes dentro de um mesmo pas): 110 V~ (Brasil, Cuba, Coreia, etc.), 115 V~ (El Salvador, Trinidad), 120 V~ (Canada, Costa Rica, Venezuela), 127 V~ (Arglia, Equador, Itlia, Mxico, etc.), 220 V~ (Portugal, Espanha, etc.), 230 V~ (ustria, Blgica, Alemanha, etc.) 240 V~ (Austrlia, Qunia, Nova Zelndia, Chipre, etc.).
22

CORRENTE ELCTRICA (I)


Quando se fecha um circuito elctrico isto , quando se estabelece um caminho fechado, aparece nos condutores e nos restantes componentes do circuito uma corrente elctrica desde que haja uma diferena de potencial entre as extremidades do circuito.

23

Antigamente explicava-se a corrente elctrica como sendo um movimento de cargas elctricas atravs dos condutores, do plo positivo, o de maior potencial elctrico, para o plo negativo, o de menor potencial. Mais tarde, a teoria electrnica explicou que a corrente elctrica um movimento de cargas negativas que esto associadas aos electres livres dos tomos dos condutores. Assim, e de acordo com este conceito, o sentido da corrente elctrica o sentido do deslocamento dos electres; a este sentido designa-se sentido real da corrente. O sentido real contrario ao sentido adoptado anteriormente e que se passou a designar sentido convencional da corrente.
24

25

Os electres como lgico podem deslocar-se em maior ou menor quantidade. Esta quantidade de electres ou de corrente elctrica designa-se por intensidade de corrente, e representa-se simbolicamente pela letra I.

Intensidade de corrente a quantidade de electricidade que passa num ponto de um circuito, na unidade de tempo.
26

27

Os condutores que nos circuitos elctricos transportam a corrente elctrica tm uma capacidade mxima de transporte sem perigo de aquecimento excessivo, que depende da sua seco.

28

RESISTENCIA ELCTRICA (R)


Por experincia sabemos que nem todos os materiais se comportam do mesmo modo perante a corrente elctrica. Uns permitem com muita facilidade a passagem da corrente de electres livres que constitui essa corrente, como por exemplo o cobre, a prata e o alumnio e designam-se bons condutores ou simplesmente condutores. Outros oferecem grande dificuldade a passagem da mesma corrente e so maus condutores, como por exemplo o cromo e o nquel. Outros, ainda, impedem a passagem da corrente elctrica e dizem-se isoladores, como e o caso do vidro 29 e da cermica.

Em electricidade chama-se resistncia oposio ao deslocamento da corrente elctrica.


Resistncia elctrica de um condutor ou de outro corpo qualquer, a maior ou menor dificuldade que ele apresenta passagem da corrente elctrica

30

31

que ter a noo de que no existem condutores perfeitos; todos os materiais tm uma resistncia elctrica maior que 0 Ohm. A resistncia de um condutor depende essencialmente da natureza do material de que feito, atravs de uma sua caracterstica chamada resistividade do material que se identifica com o smbolo p.
32

Outros factores que determinam a resistncia elctrica de um condutor so as suas dimenses fsicas, comprimento e seco. As dependncias referidas so expressas numa frmula que nos permite calcular a resistncia de um condutor.

33

R a resistncia do condutor em a resistividade do material em mm2/m o comprimento do condutor em m S a seco do condutor em mm2

34

Lei de OHM
A Lei de Ohm uma das leis fundamentais da electrotecnia. Um condutor submetido a uma diferena de potencial (U) entre dois pontos percorrido por uma corrente elctrica (I) de acordo com a seguinte relao: U=RxI
35

A Lei de OHM a 1. equao do risco elctrico onde:


U = a Tenso ou Diferena de Potencial entre os dois pontos (medida: Volt); R = a resistncia do corpo condutor (medida: Ohm); I = a intensidade da corrente (medida: Ampere).
36

Desta forma, se dois pontos do corpo humano ficarem submetidos a uma diferena de potencial, verificar-se- uma passagem de corrente que, em funo da intensidade e do tempo de passagem, pode provocar leses graves ou at a morte da pessoa.

37

Tendo em conta a lei de ohm podem ser feitos raciocnios que ajudam a compreender um sistema elctrico:
Se a resistncia tiver um valor muito elevado, a tender para o infinito, a intensidade de corrente vai tender para zero. Esta situao o equivalente a um sistema elctrico com um interruptor aberto. Se a resistncia for muito pequena (aproximadamente igual a zero), e considerando que a tenso do sistema fixa, a intensidade de corrente pode atingir valores muito elevados. Esta situao o equivalente a um curto-circuito.

Se a tenso aumentar muito repentinamente, tendo em conta que a resistncia se mantm constante, a intensidade de corrente aumenta em valor proporcional ao da tenso. Esta situao o equivalente a uma sobretenso

38

A resistncia colocada passagem da corrente elctrica pelo corpo humano depende:


principalmente, da resistncia da pele. Se esta est hmida ou molhada, a resistncia diminui e a corrente elctrica passa mais facilmente (a intensidade ser maior).

Devemos ter em ateno que a electricidade constitui um risco para o homem na medida em que a gua um bom condutor elctrico e o corpo humano constitudo por 60 a 70% de gua.
39

Efeito de JOULE
Ao percorrer um condutor, a corrente elctrica provoca o seu aquecimento. o chamado efeito de Joule. A quantidade de energia libertada sob a forma de calor indicada pela seguinte relao: W = R x I x t
40

A lei de JOULE a 2. equao do risco elctrico

W a energia libertada em Joule (J) R a resistncia do condutor em Ohm I a intensidade da corrente em Ampere (A) t o tempo de passagem em segundos (s).
(1 cal =4.18 J)

41

o efeito de Joule que explica as queimaduras provocadas pela passagem da corrente elctrica no corpo humano. Pela mesma razo, os circuitos elctricos defeituosos ou mal utilizados podem provocar incndios nas instalaes onde esto inseridos. Daquela equao conclui-se que a quantidade de energia libertada (W) aumentar com o incremento da resistncia (R) e do tempo de passagem da corrente elctrica e, muito especialmente, com o acrscimo da intensidade (I), de forma proporcional ao quadrado desta.
42

FREQUNCIA (f)
Nos primrdios da utilizao da energia elctrica, esta apenas era utilizada sob a forma de corrente continua (cc). Ou seja, a corrente elctrica tinha sempre a mesma intensidade e circulava nos circuitos sempre no mesmo sentido.

43

Corrente Contnua

44

medida que o consumo de energia elctrica aumentava, e os meios da sua produo se tornavam mais distantes, tornou-se necessrio proceder ao seu transporte.

Por razes tcnicas, esta necessidade tornavase muito cara utilizando corrente continua. Passou ento a utilizar-se energia elctrica com tenso muito elevada e sob a forma de corrente alternada, mais simples de gerar que a corrente continua.
45

Na corrente alternada, o sentido da corrente muda alternada e ciclicamente e o valor da corrente tambm varia de instante para instante, na gama de variaes possvel em cada caso.

46

Pode-se sintetizar, dizendo que a corrente alternada sinusoidal aquela que quotidianamente utilizamos. Tem as seguintes caractersticas:
muda de sentido em intervalos de tempo regulares e por isso se diz peridica; o valor mdio da sua intensidade nulo, pois num sentido e no outro as correntes passam sucessivamente pelos mesmos valores seguindo uma curva que se chama sinuside e que d o nome corrente.
47

Corrente alternada Sinusoidal

48

No instante 1 a corrente nula, depois o seu valor vai aumentando at atingir um mximo no instante 2; De seguida decresce at novamente se anular no instante 3; A partir deste instante a corrente muda de sentido (de sinal como se diz) at atingir o seu valor mximo (negativo) no instante 4 e a anular-se no instante 5; A partir daqui tudo se repete.
49

Entre os instantes 1 e 5 descrevemos o que se chama um ciclo completo da corrente. Ciclo da corrente Ciclo so os sucessivos valores que a corrente tem entre dois valores iguais consecutivos. ou Ciclo o conjunto de uma alternncia positiva e de uma negativa da corrente.
50

Perodo da Corrente
Ao tempo que leva a corrente a tomar todos os valores correspondentes a um ciclo chama-se Perodo.

51

Frequncia da Corrente
A corrente alternada (e tambm podemos falar em tenso alternada) repete-se ao longo do tempo, descrevendo ciclos sucessivos. Sempre que um fenmeno ou acontecimento se repete no tempo podemos definir uma caracterstica que se designa por frequncia. Se a corrente elctrica percorrer um nico ciclo completo num segundo dizemos que a sua frequncia de 1 ciclo por segundo (c/s) ou de 1 Hertz (Hz), 1 Hertz = 1 ciclo/segundo

52

A corrente elctrica (alternada) domstica e industrial utilizada em Portugal tem a frequncia de 50 Hz, o que significa que o ciclo completo da corrente se repete 50 vezes em cada segundo.
O smbolo do perodo T sendo:

F = 1/T

ou

T = 1/f

Outros pases como por exemplo, os Estados Unidos da Amrica e o Brasil, adoptaram para a sua energia elctrica a frequncia de 60 Hz.
53

Riscos de Origem Elctrica

54

De uma maneira geral poderemos considerar a existncia de dois tipos de riscos de origem elctrica: Riscos pessoais Os que se relacionam com os efeitos da passagem da corrente elctrica pelo corpo humano e que afectam directamente as pessoas; Riscos materiais Os que se encontram associados destruio de bens, normalmente em resultado de incndios e/ou exploses produzidas por instalaes deficientes ou mal utilizadas e que podem afectar, indirectamente, as pessoas.

55

Os principais riscos associados a sistemas elctricos so:


Electrocusso Queimaduras Incndio Exploso Inutilizao de Equipamentos

56

Riscos Pessoais
Efeitos da Corrente Elctrica no Corpo Humano
57

A gravidade dos efeitos do contacto do corpo humano com a electricidade depende de:
intensidade da corrente elctrica; durao do contacto com a fonte, resistncia do corpo humano;
Constituio fsica. Sexo. Humidade da pele

trajecto percorrido pela corrente; frequncia e variao brusca da corrente.


58

Desta forma, duas pessoas sobre o efeito de uma diferena de potencial igual, tero um valor diferente de intensidade da corrente elctrica que passar pelo seu corpo.

59

Consequncias da passagem da corrente elctrica pelo corpo humano


As consequncias da passagem elctrica atravs do corpo humano so:
Percepo; Convulso; Fibrilhao ventricular; Paragem respiratria; Queimaduras;
60

Percepo
A percepo a reaco provocada pelo efeito da passagem da corrente elctrica que apenas produz um pequeno formigueiro.

De acordo com os resultados das experincias levadas a cabo por P. Osypka e Thomson, o limiar de percepo da corrente elctrica em mdia de 0,7 mA para as mulheres e 1,1 mA para os homens.
61

Limiar de percepo da corrente elctrica.

62

Convulso
A convulso devido existncia de contraces musculares involuntrias, que podem ser de dois tipos:
Estico Tetanizao

63

Estico
Os msculos reagem provocando de imediato a interrupo do contacto. As vitimas apresentam um estado de comoo que se dissipa com maior ou menor rapidez.

64

Tetanizao
Na passagem da corrente elctrica pelo corpo humano (sobretudo as mos), os msculos tendem a contrair-se para depois voltar ao estado normal. Se estes estmulos se repetirem, a fora da contraco do msculo aumenta de maneira progressiva, originando uma contraco que se designa por tetanizao. Este acidente, conhecido por ficar agarrado, baseiase no facto de a contraco dos msculos das mos acontecer ao contacto com determinados valores de intensidades de corrente. Os valores dessa intensidade so cerca de 10mA para corrente alternada e 300mA para corrente contnua.
65

Paragem Respiratria e asfixia


Corrente elctricas de intensidades superiores a 10 mA podem provocar paragem respiratria nas vtimas dos contactos elctricos, devido contraco dos msculos ligados ao sistema respiratrio e aos centros nervosos que os comandam. Esta situao pode provocar a asfixia das vtimas e em ltimo caso a morte por sufocamento se a passagem da corrente pelo corpo for superior a 3-4 minutos.
66

Queimaduras
As queimaduras tendo como causa a electricidade devem-se a dois mecanismos distintos:
intenso calor gerado pelo arco elctrico resultante de um curtocircuito; queimaduras devidas ao desenvolvimento de calor por efeito Joule.

A passagem da corrente elctrica em qualquer condutor provoca calor e o corpo humano no excepo.

Na realidade quando o corpo humano atravessado por uma corrente elctrica, h desenvolvimento de calor que pode provocar queimaduras, mais intensas e graves nas zonas de entrada e de sada da corrente, por diversas razoes.
67

Nos acidentes elctricos com altas tenses, as queimaduras podem ser to graves que provocam a morte por insuficincia renal.
Por outro lado as queimaduras podem ainda aquecer as peas de roupa, o que ir causar mais queimaduras noutras zonas do corpo, agravando-se assim as consequncias.
68

Fibrilao Ventricular
No corao existe a chamada corrente fisiolgica, que tem um certo valor de intensidade.

Quando o corpo humano atravessado por uma intensidade de corrente superior corrente fisiolgica, d-se um desequilbrio elctrico que provoca a fibrilao ventricular.
69

A fibrilao ventricular deve-se a contraces anrquicas do musculo cardaco, que tem como consequncias o crebro e o prprio corao deixarem de ser irrigados. Ao fim de alguns minutos h paragem do corao.

70

At h pouco tempo a fibrilao era irreversvel; hoje, com um aparelho chamado desfibrilador por vezes possvel fazer o corao retomar o ritmo cardaco normal. H possibilidades de fibrilao com correntes a partir dos 25-80 mA.

71

Parmetros que afectam as consequncias do contacto com a Corrente Elctrica

72

As consequncias do contacto de qualquer parte do corpo humano com a corrente elctrica dependem de alguns parmetros dessa mesma corrente e de algumas caractersticas do prprio corpo. Intensidade da corrente Frequncia da corrente Tenso elctrica Percurso da corrente elctrica no corpo Resistncia (elctrica) do corpo humano Tempo de actuao da corrente
73

INTENSIDADE DA CORRENTE
Podemos considerar que intensidades menores ou iguais 25 mA no causam transtornos graves no organismo. Segundo Koeppen-Tolazzi, os efeitos da corrente de 50/60 Hz, em funo da intensidade-tempo de contacto atravs do corpo humano, apresentam trs zonas
74

75

76

FREQUNCIA DA CORRENTE
A frequncia da corrente de contacto tambm tem influencia nas consequncias ou na gravidade desse mesmo contacto. O corpo humano tem uma sensibilidade mxima para frequncias compreendidas na gama dos 10 aos 500 Hz, onde se situa portanto a frequncia da corrente domestica e industrial, que em Portugal e de 50 Hz, como sabemos. A 10 000 Hz o organismo tolera intensidades 100 vezes maiores que a 1 000 Hz.
77

TENSAO ELCTRICA
Como regra podemos dizer que o risco diminui com a tenso e que tenses at 25 V so seguras.

A resistncia do corpo humano varia com a tenso.

78

PERCURSO DA CORRENTE ELCTRICA NO CORPO


O percurso da corrente no corpo humano em caso de acidente muito importante, na medida em que o corao pode ser afectado por essa mesma corrente. Na maioria dos casos, a corrente entra por uma mo e sai pela outra mo, por um p ou pelos dois. O percurso da corrente tem importncia decisiva porque influencia a resistncia elctrica de maneira determinante, tornando-se assim ele prprio um parmetro para a intensidade de corrente que se origina.
79

PERCURSO DA CORRENTE ELCTRICA NO CORPO


Segundo estudos de Koeppen e Tolazzi, um dos mais perigosos percursos da corrente parece ser o da mo esquerda para o peito, porque neste caso o corao encontra-se directamente no caminho da corrente. Segundo outros especialistas, os maiores riscos de fibrilao do-se no percurso da corrente mo direita - p esquerdo
80

PERCURSO DA CORRENTE ELCTRICA NO CORPO

81

PERCURSO DA CORRENTE ELCTRICA NO CORPO

82

RESISTENCIA (ELCTRICA) DO CORPO HUMANO


A passagem da corrente elctrica no corpo humano inversamente proporcional resistncia deste A pele constitui o principal meio de interposio passagem da corrente elctrica.

83

Variao da resistncia da pele humana, consoante o grau de humidade em que esta se encontra.

84

85

A resistncia Elctrica do corpo a soma das resistncias: no ponto de contacto - peles finas e hmidas tero menor resistncia; dos tecidos internos percorridos; da zona de sada - como normalmente sai pelos ps, vai depender do tipo de calado e do revestimento do pavimento. Daqui se v a importncia que ter o uso de luvas, de sapatos de borracha ou de placas isolantes de madeira ou borracha no cho, em caso de acidente elctrico.
86

TEMPO DE ACTUAO DA CORRENTE


As investigaes sobre este assunto demonstraram que o tempo de contacto com a corrente elctrica de importncia capital na gravidade desse contacto.

87

88

Riscos Elctricos em Materiais

89

A nvel das instalaes, os efeitos da corrente elctrica, com origem em sobrecarga, curto circuito, electricidade esttica ou fascas pode ter os seguintes efeitos:
incndio; exploso; ou esforos dinmicos.

90

Incndios de origem elctrica


Estudos franceses e americanos estabeleceram a seguinte estatstica das causas dos incndios de origem elctrica, por ordem decrescente:
1. Elevao da temperatura devido a uma sobreintensidade numa parte da canalizao elctrica; 2. Localizao anormal de calor nos isolantes; 3. Concentrao localizada de calor nos contactos defeituosos (maus contactos) de aparelhos de corte ou de aparelhos de utilizao;
91

Incndios de origem elctrica (Cont)


4. Correntes de defeito entre os condutores e circuitos de terra; 5. Arcos e fascas nos aparelhos;

6. Defeitos nos aparelhos de utilizao devido a uma localizao anormal de calor ou a uma falta de dissipao do calor produzido.

* Corrente de Defeito Diferena entre a intensidade de corrente


que entra e a intensidade de corrente que sai dentro de um sistema elctrico.
92

PROTECO DOS CIRCUITOS ELCTRICOS


Por vezes o valor da intensidade da corrente elctrica que percorre um circuito pode ultrapassar o valor normal e permanente de servio. Esta situao denomina -se sobreintensidade e pode provocar o sobreaquecimento dos condutores.
93

As sobreintensidades podem dever-se a:


sobrecargas dos circuitos, quando a potencia absorvida por um ou vrios aparelhos ligados a mesma tomada, superior ao valor permitido pela seco dos condutores; curto-circuitos, quando existe uma ligao acidental entre dois pontos do sistema elctrico com tenses diferentes e uma resistncia muito pequena ou nula, provocando uma intensidade de corrente muito elevada. Com a passagem instantnea de correntes elevadas possvel ocorrer a fuso dos condutores e, at, pequenas exploses.

defeitos de isolamento, situao em que diminui o nvel de isolamento quer por deficincia ou alterao do material isolante, quer por deficiente utilizao dos aparelhos.
94

DISPOSITIVOS DE PROTECO ELCTRICA


Para proteger as instalaes contra as situaes descritas, devem utilizar-se dispositivos (aparelhos) de proteco contra sobreintensidades que so fundamentalmente os corta-circuitos fusveis e os disjuntores.

95

CORTA-CIRCUITOS FUSVEIS
Os corta-circuitos fusveis so aparelhos elctricos de proteco que fazem parte das Instalaes Elctricas.
Os corta-circuitos fusveis so constitudos por um fio condutor dentro de um invlucro. O fio condutor, normalmente de prata, cobre, chumbo, estanho, cdmio, alumnio, zinco, nquel ou de ligas destes materiais, calibrado de forma a suportar a intensidade de corrente para a qual est calibrado sem fundir. Este fio deve fundir por efeito Joule quando a intensidade de corrente atinge um dado numero de vezes (normalmente 2X) o valor da intensidade nominal. Por exemplo, um fusvel de Inominal= 4 A deve fundir quando I = 8 A.

96

97

Classificao dos fusveis.

Quanto velocidade de fuso, os fusveis classificam-se em:


Rpidos; Lentos;

Quanto ao seu poder de corte em fusveis:


de alto poder de corte, utilizados nas instalaes industriais; de baixo poder de corte, utilizados nas habitaes.
98

Actualmente proibida a utilizao de fusveis nas habitaes novas, embora a maioria das habitaes mais antigas ainda os utilizem.
Sempre que um corta-circuitos fusvel actue cortando a alimentao do circuito que protege, ele deve ser substitudo por um novo com as mesmas caractersticas.

99

DISJUNTORES
Em termos tcnicos e de acordo com o RSIUEE define-se disjuntor como um aparelho de corte, comando e proteco, dotado de conveniente poder de corte para correntes de curto-circuito e cuja actuao se pode produzir automaticamente em condies prdeterminadas.

RSIUEE -Regulamento de Segurana de Instalaes de utilizao de Energia Elctrica


100

Estes aparelhos dispem de um detector do defeito no circuito e de um disparador que actua no interruptor. A deteco de avarias em quadros com disjuntores mais simples, rpida e segura do que com fusveis; Basta ver qual o disjuntor que tem a patilha na posio off ou na posio diferente dos restantes. Depois de reparada a avaria ou o defeito, para restabelecer a ligao basta accionar a patilha para a posio on.
101

DISJUNTOR DIFERENCIAL
Este o tipo de disjuntor especialmente indicado para a proteco de pessoas. Genericamente um aparelho diferencial um aparelho que corta a corrente quando uma massa metlica (por exemplo, a caixa ou carcaa de um frigorfico ou de outro electrodomstico) que est ligada a Terra, posta acidentalmente sob tenso (elctrica).

De acordo com o j citado RSIUEE, o valor desta tenso no poder ser superior a 25 ou 50 volts.

102

Funcionamento do aparelho diferencial


As carcaas, invlucros ou caixas metlicas dos aparelhos so ligadas ao circuito de Terra de proteco, atravs de um condutor com as cores verde/amarelo.

Quando em caso de defeito do isolamento a carcaa metlica de um aparelho fica sob tenso, o condutor verde/amarelo escoa para a Terra uma corrente chamada corrente de defeito.
103

O aparelho diferencial consegue detectar essa corrente de defeito (fuga) e corta imediatamente o circuito ao qual est ligado o aparelho com defeito, protegendo assim os utilizadores.

104

O dispositivo diferencial composto por dois elementos ligados electricamente entre si:
um toro de deteco que mede permanentemente as correntes que entram e saem; um rel diferencial, que compara o valor da corrente de fuga, quando existir, com um valor imposto e que se chama sensibilidade do diferencial e que ordena a colocao fora de tenso do circuito, desde que o valor da sensibilidade seja atingido.
105

106

Para que a proteco seja eficaz necessrio ligar Terra todos os aparelhos com carcaas metlicas (foges, aquecedores, maquinas de lavar e secar, etc.),especialmente quando instaladas em locais hmidos,

107

A utilizao de dispositivos diferenciais no isenta de problemas.


Como qualquer outro aparelho ou dispositivo tambm estes colocam problemas de fiabilidade; necessrio e prudente, admitir a possibilidade de falhas.

H causas exteriores que podem alterar as caractersticas mecnicas do rgo de corte:


a poeira um dos elementos perturbadores do funcionamento, razo pela qual a montagem destes aparelhos deve ser feita num local fechado; as vibraes exteriores tambm podem dar origem a actuaes indevidas. 108

Por estes motivos, periodicamente devese testar o estado de funcionamento dos dispositivos diferenciais, accionando o boto de teste existente nos aparelhos.
Este teste deve ser feito pelo menos mensalmente.

109

Inquritos realizados em Frana indicaram que cerca de 94% dos aparelhos de mdia sensibilidade funcionaram perfeitamente nos testes;
Nos aparelhos de alta sensibilidade, a percentagem detectada foi ligeiramente mais baixa (91,8%).

110

ARCO ELCTRICO
O arco elctrico, na origem de muitos incndios em oficinas, normalmente provocado por:
Tarefas de soldadura; Fascas produzidas pelo funcionamento anormal de equipamento elctrico; Fascas originadas pela electricidade esttica e por descargas atmosfricas.

111

Quanto preveno da ocorrncia de arcos elctricos e dos seus efeitos (na origem de muitos incndios) necessrio:
afastar os equipamentos produtores de fascas de todos os materiais inflamveis; instalar barreiras projeco de fascas distncia (armrios, blindagens, etc.); utilizar aparelhagens antideflagrantes em ambientes explosivos; efectuar a ligao terra e a desionizao do ar (o ar ionizado aumenta a condutibilidade) nas situaes de fascas produzidas por electricidade esttica; utilizar pra-raios de elctrodos e em gaiola de Faraday contra as descargas atmosfricas.
112

Medidas de Proteco

113

Existem vrios factores desencadeadores de acidentes:


trabalhos sob tenso ou na vizinhana de partes sob tenso; falta de formao profissional suficiente; materiais no adequados; instalaes mal conservadas; utilizao de aparelhos e instalaes defeituosas; utilizao de aparelhagem elctrica porttil; contacto com condutores em tenso (enterrados ou areos) quando do trabalho com escavadoras ou gruas, entre outros.
114

MEDIDAS DE SEGURANCA
usual classificar as medidas de Segurana elctrica em trs tipos:
medidas informativas; medidas formativas; medidas de proteco:

115

Medidas informativas
As medidas informativas so as que de algum modo avisam e fazem conhecer a existncia dos riscos de electricidade.

So exemplos deste tipo de medidas:


sinais de informao, ou proibio; divulgao junto do pessoal; normas de utilizao e de segurana de actuao.
116

Medidas formativas
As medidas formativas constaro de cursos, palestras, seminrios ou simples sesses de formao sobre assuntos e/ou materiais de segurana e proteco elctrica, incluindo aces de formao sobre a sua instalao e manuteno.

117

Medidas de proteco
As medidas de proteco so aquelas cujo objectivo proteger o indivduo dos riscos da energia elctrica. Podem-se dividir em:
medidas de proteco de pessoas; medidas de proteco das Instalaes.

118

Medidas de Proteco de Pessoas

119

Os acidentes mais frequentes resultam de contactos com partes das instalaes ou de equipamentos
Os contactos elctricos podem ser de dois tipos:
Contactos directos Contactos indirectos

120

Contacto Directo Contacto com as partes activas do sistema elctrico. o caso dos contactos com um condutor activo e a terra ou com dois condutores activos. Parte Activa Partes do sistema elctrico susceptveis de estarem em tenso no funcionamento normal.

121

Contacto Indirecto Contacto com massas ou elementos condutores postos acidentalmente sob tenso. O contacto com carcaas de motores ou outras mquinas movidas electricamente ou com invlucros de aparelhos e ferramentas elctricas, so caractersticos deste tipo de contactos. Massa Todo o elemento condutor de um sistema elctrico, normalmente isolados das partes activas.
122

Contacto directo unipolar

123

Contacto directo bipolar

124

Contactos Indirectos

125

Tipos de contactos com a corrente elctrica.

126

PROTECO CONTRA CONTACTOS DIRECTOS


Para evitar a possibilidade de contactos directos adoptam-se algumas medidas de preveno, como sejam:

inacessibilidade das partes activas, recorrendo a proteces, gradeamentos, etc.; isolamento das partes activas para evitar contactos involuntrios;
127

PROTECO CONTRA CONTACTOS DIRECTOS


utilizao de aparelhos diferenciais (interruptores ou disjuntores) de alta sensibilidade; utilizao de tomadas com encravamento, recomendveis em locais acessveis a crianas; estabelecimento de ligaes equipotenciais atravs de elctrodos de terra e de outras ligaes suplementares.
128

PROTECO CONTRA CONTACTOS DIRECTOS


emprego de transformadores de isolamento da classe II, que consiste em isolar fisicamente os condutores activos da Terra atravs de um transformador 220/220 V de enrolamentos separados;

utilizao da tenso reduzida de segurana, tenso no superior a 50 V em corrente alternada e 75 V em corrente continua; utilizao de suportes de lmpadas de baioneta especialmente em locais com pavimento condutor tais como cozinhas, garagens, oficinas, caves, etc.
129

Proteco contra contactos indirectos


Esta proteco feita com recurso a:
medidas passivas medidas activas

130

MEDIDAS PASSIVAS
Isolamento das partes sob tenso; Separao de segurana de circuitos, normalmente com a utilizao de transformadores de isolamento; Uso de tenso reduzida de segurana, tenso de valor tal que em caso de defeito, o potencial das massas metlicas no possa ser superior tenso limite convencional definida para cada situao particular (25 ou 50 V segundo a legislao portuguesa);
131

MEDIDAS PASSIVAS
Uso de material com isolamento de classe II;
Uso de ferramentas isolantes; Uso de luvas e tapetes isolantes;

Inacessibilidade simultnea, por isolamento, por afastamento ou ainda por interposio de obstculos eficazes, de massas e condutores;
132

MEDIDAS ACTIVAS
As medidas activas contra contactos indirectos so as que actuam cortando automaticamente a alimentao, quando qualquer massa metlica apresenta tenso superior definida pelas curvas de Segurana. As medidas activas assentam nas curvas de segurana dos aparelhos de proteco, consistindo ou no corte por disjuntor ou no corte da alimentao pela proteco de intensidades.
133

A regulamentao portuguesa refere alguns sistemas activos contra contactos indirectos, que pelo seu carcter mais tcnico no ser abordada. Iremos abordar s as medidas mais correntes e divulgadas que o emprego de aparelhos de proteco de corte automtico, sensveis corrente residual-diferencial, ou seja os Disjuntores ou Interruptores Diferenciais

134

Os aparelhos diferenciais podem apresentar-se como disjuntores diferenciais, interruptores diferenciais ou ainda em conjuntos modulares. Utilizam-se na proteco de pessoas contra contactos directos e sobretudo, contra contactos indirectos, sendo de utilizar na:
alimentao de tomadas expostas, em estaleiros, nas escolas e residncias, caravanas e barcos, aparelhos de uso mdico, locais hmidos ou molhados etc.
135

O que distingue o disjuntor diferencial do interruptor diferencial a capacidade de proteco do disjuntor contra sobrecargas e curto-circuitos

136

Com a utilizao destes aparelhos pretende-se simultaneamente :


proteger as pessoas contra riscos de electrizao ou electrocusso, resultantes de contactos com massas que, por defeitos de isolamento, so colocadas acidentalmente a potenciais perigosos.
proteger de forma complementar e sob certas condies, contra o risco de contactos directos; proteger, sob certas condies, objectos e bens contra os riscos de incndio e /ou destruio causados pelas correntes de defeito Terra.

137

Para uma perfeita proteco contra contactos indirectos, so necessrias trs condies:
utilizar um diferencial de media ou alta sensibilidade (10 a 30 mA );
ter uma resistncia de terra de valor correcto (baixo, inferior a 100 ); ligar ao elctrodo de terra todas as massas metlicas da instalao.
138

CLASSES ISOLAMENTO
Para a proteco contra os contactos indirectos, o material elctrico repartido em cinco classes: Classe O - apenas isolamento principal Classe I - equipamento com ligao terra Classe II A - equipamento totalmente isolado Classe II B - isolamento duplo Classe III - alimentao a tenso reduzida
139

Os 10 mandamentos da Direco de Servios de Preveno de Riscos Profissionais


1 No toque em elementos nus - fios, terminais, etc. de uma instalao Elctrica.
2 Verifique se os isolamentos esto em bom estado e;
no danifique o isolamento dos condutores; no crie pontos nus; no puxe pelos cabos para desligar os aparelhos.

140

Os 10 mandamentos da Direco de Servios de Preveno de Riscos Profissionais


3 Mantenha os fios, cabos e outras peas condutoras bem ligadas e apertadas nos terminais, evitando assim fascas e sobreaquecimentos. 4 Verifique se so respeitadas as distancias de Segurana:
entre fios condutores, nas tubagens; entre disjuntores e diferenciais, nos quadros elctricos.
141

Os 10 mandamentos da Direco de Servios de Preveno de Riscos Profissionais


5 Verifique se todos os circuitos tem no quadro elctrico de onde saem os seus prprios rgos de proteco. 6 Verifique se os circuitos possuem um condutor de proteco - fio de Terra - e se as tomadas possuem plo de Terra.
7 Os rgos de proteco e comando devem interromper os condutores de fase. Nunca devem cortar somente o neutro,
142

Os 10 mandamentos da Direco de Servios de Preveno de Riscos Profissionais


8 Em ambientes de riscos especiais deve trabalhar sempre com:
tenses reduzidas, inferiores a 25 V ; transformadores de isolamento de segurana; equipamentos de trabalho de dupla proteco elctrica.

9 Nunca reparar um aparelho elctrico sem antes o desligar da energia e comprovar com um busca-plos. Reparaes e montagens s devem ser feitas por electricistas profissionais.

143

Os 10 mandamentos da Direco de Servios de Preveno de Riscos Profissionais


10 Utilize sempre um aparelho elctrico em condies de Segurana:
com aparelho e pavimento bem secos; utilizador com os ps e mos secas; com vesturio e calcado secos.

144

Princpios da Consignao
Para realizar trabalhos na rede, na condio fora de tenso, necessrio cumprir cinco regras de ouro.

145

Princpios da Consignao

146

FIM

147

You might also like