You are on page 1of 19

Nesse Advento, a Liturgia apresentou vrios personagens para a primeira vinda de Cristo.

MARIA vai ser hoje a grande companheira na caminhada. Ela modelo de f e de esperana aos que aguardam a manifestao da Salvao.

Jesus veio ao mundo para torn-lo a sua nova casa, habitando em cada ser humano que o acolhe como Maria ao dar o seu SIM ao anjo e se tornar o primeiro templo vivo do Salvador... As Leituras bblicas nos falam dessa realidade...

Na 1 Leitura, Davi prepara uma MORADA para Deus.


(2Sm 7,1-5.8b-12.14.16)

Davi, j idoso, mostra-se insatisfeito em morar numa casa luxuosa e a Arca da Aliana, sinal da presena de Deus no meio do Povo, estar numa simples tenda, debaixo de uma lona.

Por isso, deseja construir um templo. O Profeta Nat lhe diz: "Vai e faz tudo o que tens no corao, porque o Senhor est contigo..." Deus lhe PROMETE uma casa, uma dinastia perene... Essa promessa se realiza plenamente em Jesus.

A 2 Leitura um Hino de louvor a Deus, pelo plano de salvao por Ele preparado e que se manifestou em Jesus a todos os povos.
(Rm 16,25-27)

O Evangelho mostra a realizao da promessa de Deus: MARIA, com o seu SIM, torna-se a MORADA de Jesus, preparada pelo prprio Deus.
(Lc 1,26-38)

- Israel esperava o Messias: um grande rei, forte, rico e poderoso... Por isso olhava para Belm, a cidade natal de Davi.

O olhar de Deus no se voltou para as cidades famosas da Judia, mas para um povoado pobre e insignificante da Galilia (Nazar)... com um DILOGO entre Maria e o Anjo: + A Saudao do Anjo: "Alegra-te, amada de Deus, o Senhor est contigo."

A alegria de Maria no nasce por se tornar a futura me de Jesus, mas porque o "Senhor est com ela...", antes mesmo de conceber... * O Senhor est conosco? O que podemos fazer, para que ele esteja conosco?

A alegria de Natal s pode ser plena, se o Senhor estiver conosco?

+ A Proposta de Deus:
"Concebers um Filho" Deus a convida para ser a Me do Messias, que Israel tanto esperava. Diante da dificuldade apresentada, de ainda no viver com um homem, o Anjo lhe garante: "O Esprito Santo descer sobre ti... e concebers e dars luz um Filho..." E como garantia, o Anjo lhe afirma que at sua prima Isabel conceber um filho na velhice... "porque nada impossvel para Deus..."

A Resposta de Maria:
Diante disso, Maria d o seu SIM: "Eis aqui a "Serva" do Senhor, 'FAA-SE' (Fiat) em mim segundo a tua palavra."

* O "Faa-se" de Deus criou do nada todas as coisas... O "Faa-se" de Maria tornou possvel a Redeno.

O "Faa-se" de Maria foi a sua resposta livre e corajosa ao convite de Deus, que esperava a colaborao dela para realizar o projeto de amor e salvao. Maria torna-se o templo da Nova Aliana, muito mais precioso que o templo desejado por Davi: um templo vivo que encerra no a Arca sagrada, mas o Filho de Deus.

A Histria de Maria o que tem a nos dizer?

1. Deus ama os homens


e tem um projeto de vida plena para lhes oferecer, atravs de Jesus Cristo.

2. Maria mostra como possvel fazer Jesus nascer no mundo:


Atravs de um Sim incondicional aos projetos de Deus. * Ele espera tambm o nosso Sim para continuar vindo ao mundo e oferecer aos irmos a Salvao e a Vida de Deus.

3. Maria torna-se
instrumento de Deus Uma jovem "mulher" de uma aldeia desconhecida, mas disponvel em acolher e testemunhar com amor as propostas de Deus.

4. Qual a nossa resposta aos apelos de Deus? Maria respondeu com um "sim" total e incondicional... A exemplo dela, tambm devemos dar o nosso "Sim" generoso, numa atitude de entrega total a Deus

5. Como possvel essa entrega total a Deus?


Atravs de uma vida de dilogo, de comunho, de intimidade com Deus.

Maria de Nazar foi uma pessoa de orao e de f, que fez a experincia do encontro com Deus e aprendeu a confiar totalmente nEle.

O caminho o mesmo ainda hoje... para todos ns... * No meio da agitao de todos os dias, encontramos tempo e disponibilidade para ouvir Deus, para viver em comunho com Ele, para tentar perceber os seus sinais? A exemplo de Maria, digamos um SIM generoso e total ao Senhor.

E o nosso corao e a nossa famlia sero uma MORADA para o Salvador. S assim o "Senhor estar tambm conosco..." e a nossa alegria nesse Natal ser completa...

Pe. Antnio Geraldo Dalla Costa CS - 18.12.2011

MEU DOMINGO
Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antnio Geraldo Dalla Costa CS Ilustrao: Nelso Geraldo Ferronatto

Msica: NOSSA SENHORA

CD: Santas Misses Populares

Acesse o Endereo: http://www.buscandonovasaguas.com

You might also like