You are on page 1of 7

A doena de Crohn uma enfermidade inflamatria crnica que pode afetar todo o sistema digestivo, mas acomete especialmente

e o leo terminal (parte inferior do intestino delgado) e o clon. Esse processo inflamatrio extremamente invasivo e compromete todas as camadas da parede intestinal: mucosa, submucosa, muscular e serosa. A causa da enfermidade desconhecida, mas no esto descartadas as hipteses de que seja provocada pela desregulao do sistema imunolgico, ou seja, do sistema de defesa do organismo. Fatores genticos, ambientais, dietticos ou infecciosos tambm podem estar envolvidos. A doena de Crohn se manifesta igualmente em homens e mulheres e, em grande parte dos casos, em parentes prximos. A incidncia maior entre os 20 e os 40 anos e mais alta nos fumantes. Doena de Crohn um fator de risco para o cncer de intestino.

Sintomas
Os sintomas mais comuns da doena de Crohn so dor abdominal (geralmente no quadrante inferior direito) associada diarreia (com ou sem sinais de muco e sangue), febre, perda de peso e enfraquecimento por causa da dificuldade para absorver os nutrientes. Podem ocorrer, ainda, sintomas provocados por complicaes distncia, como dores articulares, aftas, leses de pele do tipo pioderma gangrenoso (ferida com a aparncia de um vulco) e do eritema nodoso (ndulos dolorosos e avermelhados na subepiderme), alm de inflamao dos olhos (uvete), pedras nos rins e na vescula. As complicaes mais graves, porm, so a obstruo intestinal e, em 30% dos casos, a presena de fissuras e fstulas, ou seja, de perfuraes no intestino que podem drenar para a regio perineal, para a vagina e para a bexiga.

Diagnstico
O exame clnico e o levantamento da histria do paciente, assim como alguns exames de sangue, so instrumentos importantes para o diagnstico da doena de Crohn. No entanto, como a enfermidade pode comprometer todo o aparelho digestivo e desenvolver sintomas semelhantes aos de outras molstias gastrintestinais, necessrio localizar as reas afetadas, por meio de exames de imagem, como endoscopia digestiva, colonoscopia, raios X do trnsito intestinal (enema opaco), tomografia e ressonncia magntica, a fim de estabelecer o diagnstico diferencial.

Tratamento
Ainda no se conhece a cura para a doena de Crohn. Mesmo quando ocorrem perodos de remisso espontnea, as crises podem recidivar. O tratamento institudo de acordo com a fase de evoluo da doena, que pode ser classificada em leve, moderada e grave. Basicamente, ele se volta para conter o processo inflamatrio, aliviar os sintomas, prevenir as recidivas e corrigir as deficincias nutricionais. Nas fases agudas, pode ser necessrio administrar corticosteroides por via oral. Se o paciente no responder a esse tratamento, existem drogas imunossupressoras que induzem perodos de remisso clnica, mas podem ter efeitos colaterais adversos. Na maioria dos casos, a interveno cirrgica fica reservada para os quadros graves de obstruo intestinal, doena perineal, hemorragias e fistulas.

Recomendaes
A maioria dos doentes, quando entra em remisso, leva vida praticamente normal. Algumas medidas simples podem ajudar a prevenir as crises. * No fume; * Pratique atividade fsica moderada; * Procure identificar os alimentos que lhe fazem mal e evite os que podem agravar os sintomas; * Controle o peso; * Evite, na medida do possvel, as situaes de estresse; * Reduza a ingesta de alimentos gordurosos de origem animal e de alimentos ricos em fibra; * Pea a orientao de um nutricionista para selecionar uma dieta balanceada; * Verifique o aspecto das fezes sempre que utilizar o vaso sanitrio. Se notar sinais de sangue e alteraes sem justificativa aparente nos hbitos intestinais, consulte um mdico.

You might also like