You are on page 1of 2

o controle transforma-se na prpria razo de ser do funcionrio; o Estado voltase para si mesmo.

Administrao Pblica burocrtica Surge na segunda metade do sculo XIX, concomitantemente com o estado liberal, (no Brasil, 1930) como forma de combater a corrupo e o nepotismo patrimonialista. Princpios: profissionalizao, carreira, hierarquia funcional, impessoalidade, formalismo, poder racionallegal. Parte-se de uma desconfiana prvia nos administradores pblicos e nos cidados demandantes, por isso o controle rgido.

Administrao gerencial
Emerge na segunda metade do sculo XX, como resposta expanso das funes econmicas e sociais do Estado e ao desenvolvimento tecnolgico e globalizao da economia mundial. Foco: aumentar a eficincia (reduzir custos e aumentar a qualidade dos servios), tendo o cidado como beneficirio. Desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizaes. No nega totalmente a burocracia, pelo contrrio, est apoiada nela. A diferena que deixa de concentrar-se nos processos para focar nos resultados. Porm, mantm, embora FLEXIBILIZANDO, os critrios de mrito, sistema estruturado e universal de remunerao, carreiras, avaliao constante de desempenho, treinamento sistemtico.

Capitalismo e democracia se tornam dominantes; Mercado e sociedade civil passam a se distinguir do Estado Administrao Pblica Patrimonialista O aparelho do Estado uma extenso do poder do soberano. Seus auxiliares so nobreza real; cargos so prebendas; corrupo e nepotismo

1936 Criao do DASP Tentativa de formao da burocracia nos moldes weberianos, baseada no princpio de mrito profissional. Porm, no se chegou a adotar uma poltica eficiente de RH. Coronelismo d lugar ao clientelismo e o fisiologismo. Vrias tentativas de reforma...

1967 Decreto Lei n 200. Segundo Chiavenato, 1 momento da adm gerencial no Brasil. Transferncia de atividades para autarquias, fundaes, empresas pblicas e sociedades de economia mista, a fim de obter-se maior dinamismo. Princpios de racionalidade administrativa, planejamento, oramento, desconcentrao/descentra lizao, tentativa d reunir competncia e informao no processo decisrio.

1970 criao da SEMOR Secretaria de modernizao; 1980 criao do Ministrio da desburocratizao e do Programa Nacional de Desburocratizao PRND

1988 CF retrocesso (resposta ao clientelismo da poca): perda da autonomia do executivo para tratar da estruturao dos rgos pblicos; instituio do RJU, retirou da adm indireta sua flexibilizao.
1990 governo Collor 1994 campanha eleitoral de FHC introduz a perspectiva da mudana organizacional e cultural da administrao pblica no sentido de uma adm gerencial.

1930 Getlio Vargas - emerge o modelo de adm. Burocrtica no Brasil. Acelerao da industrializao brasileira; Estado intervm pesadamente no setor produtivo e de servios; 1s carreiras burocrticas; tentativa de implantar o concurso como forma de admisso no servio pblico.

You might also like