You are on page 1of 51

REFLEXO SOBRE AVALIAO

Ps graduao
PROEJA

Professor Ms. Jos Elias de Almeida

Avaliao e cotidiano

Estamos sempre fazendo apreciaes sobre o que vemos, o que fazemos, o que ouvimos, o que nos interessa e o que nos desagrada. Praticamos avaliao quando estamos:

Em uma fila de banco ou supermercado: para alguns o atendimento rpido, para outros lento;
Fazendo compras: analisamos os preos, comparamos, pechinchamos e decidimos pela compra de algo; Ao assistir um programa de televiso: comentamos a atuao dos atores, sobre suas roupas e temas debatidos.

Avaliao

O que avaliar?
Avaliar a valere : dar valor Verificar verum facere : fazer verdadeiro (QUALITATIVA)

Avaliao na Escola
Avaliao Educacional

Avaliao de currculo

Avaliao Institucional

Avaliao de Programas

Avaliao de Desempenho

Avaliao da Aprendizagem

Finalidade da Avaliao

Para que avaliar?

DIAGNOSTICAR
CONHECER / REFLETIR AGIR / RE AGIR PLANEJAR / RE- PLANEJAR

Avaliar para mudar

mudar os paradigmas

Funes da Avaliao
SELECIONAR

A seleo possibilita a escolha do melhor mtodo a ser utilizado para a aprendizagem dos diferentes contedos ou tarefas requeridas para sua realizao.

DIAGNOSTICAR O diagnstico permite julgar a causa provvel (certa ou hipottica) de um problema de aprendizagem ocorrido e definir o melhor procedimento para superao.

Funes da Avaliao
ANTECIPAR

A avaliao antecipatria possibilita orientar para uma certa direo ou meta buscada. Isto , define as regras de um jogo, d as coordenadas, antecipa problemas, fornece parmetros para a boa realizao de algo que se deseja alcanar. ORIENTAR Orientar significa: direcionar, nortear, ajustar-se ou voltarse para uma certa direo, conduzir. Na avaliao como orientao, avaliar e intervir ocorrem simultaneamente, de modo relacional e no causal.

Funes da Avaliao
CERTIFICAR

Certificao o momento em que se recebe algo (uma confirmao) que indica que se completou minimamente certa exigncia. REGULAR A funo da avaliao como regulao permitir uma avaliao formativa ou contnua. Ela informa e permite corrigir, antecipar e confirmar o que est acontecendo no processo / na direo pretendida.

O papel da Escola
A minha tese a seguinte: nunca se precisou tanto como hoje de uma educao que fosse alm do pragmatismo. Nunca se precisou tanto fazer o que costumo chamar de a unidade dialtica contraditria entre a leitura da palavra e a leitura do mundo
(Paulo Freire in Formao de Professores - Unesp)

Qual a funo da escola?


Insero do educando na sociedade (Domesticao) Transformao / Evoluo do homem e do mundo (Autonomia / Libertao)
X

Diagnstico tem causa e efeito


o desinteresse do aluno pela escola; danos em seu autoconceito; impedir que ele tenha acesso ao conhecimento por julgar-se incapaz; restringir a partir da suas oportunidades de participao social; limitar sua perspectiva de vida.

Atravs da avaliao distinguimos Ensino e Aprendizagem

Finalidades da Avaliao
Nota / Aprovar / Reprovar Autoridade Disciplina Interesse / Ateno DIAGNOSTICAR O que o aluno no sabe? Por que ele no sabe?

Avaliao pode ser:


conceitual ou classificatria: tem status de mensurao, fecha um ciclo, define uma certa situao, seja em termos positivos ou negativos. Avaliao Somativa (o que o aluno no sabe). juzo de valor por intermdio de indicadores: abre possibilidades, cria desafios, sugere hipteses a serem testadas, prope uma melhor observao, requer assumir formas de avaliar o que est bem, o que precisa ser corrigido, o que pode ser antecipado ou pr-corrigido. Avaliao Formativa (Por que o aluno no sabe).

A quem a Avaliao avalia?


Processo de ENSINO / APRENDIZAGEM

EDUCADOR

EDUCANDO

Histria do Rato
Romo disse a um ratinho que ia passando por perto dele: Pare a. Temos j de ir ao juiz. Quero te acusar. Vamos, respondeu o ratinho. A conscincia de nada me acusa e saberei defender-me. Muito bem, disse o gato. Aqui estamos diante do senhor juiz. No o vejo, disse o ratinho. O juiz sou eu, disse o gato. E o jri?, perguntou o ratinho. O jri tambm sou eu, disse o gato. E o promotor?, perguntou o ratinho. O promotor tambm sou eu. Ento voc tudo?, disse o ratinho. Sim, porque sou o gato. Vou acusar voc, julgar voc, e comer voc.
Lewis Carrol

A AVALIAO UM PROCESSO TICO EM BUSCA DO SUCESSO.

AVALIAR CONTEDOS TRANSMITIDOS ?

x
AVALIAR O CONHECIMENTO CONSTRUIDO?

Lieber Kommilitone!

Sie sucher ein Zimmer, wir haben eins! Wir sind drei Studenten und haben zusammen eine Wohnung. Die Wohnung liegt zentral (Nahe U-Bahn). Das Haus ist alt und hat Keinen Lift. . Wir haben auch kein telefon. Aber die Wohnung ist sehr groB: sie hat 5 Zimmer, Kche, Bad, W.C. und einen Balkon. Jeder hat ein Zimmer. Das "Wohn-zimmer" - mit Fernsehen - haben wir gemeinsam. Ein Zimmer ist noch frei. Jeder zahlt 150 Mark Miet, zusammen 600 Mark monatlich. Die Neben-Kosten (Strom, gas, Heizung, usw.) teilen wir. Kommen Sie oder schreiben Sie bald! Mit freundlichen GrBem Martin Sauer

LEITURA EM VOZ ALTA (AS DUAS PRIMEIRAS FRASES) : Vocs entenderam o que leram?

Mostrar que, a princpio, quem l est preocupado em ler bem, em no cometer erros, ler de maneira fluente, falar as palavras corretamente, est preso ao texto para tentar decodificlo.
Quantos Zimmer (cmodos) tm no Wohnung (apartamento)? 5 Que tipo de texto esse? Uma Carta. Como sabemos ser uma carta? Temos uma saudao, uma despedida e assinatura. 2. OUTRAS CAPACIDADES: Carta de quem para quem? De Matin Sauer para Lieber Kommilitone (Caro Companheiro) Com que finalidade ela foi escrita? (Descrever o apartamento para possvel locao) Quem Martin Sauer? Um Estudante Como identificamos tratar-se de um apartamento (Wohnung)? WC (Banheiro), Kche (cozinha),telefon (telefone),etc. Situao financeira (preo) 600 Marks: Strom, gas, Heizung, usw. Convidando algum para morar e dividir despesas. Tipo de Cidade (Grande ou Pequena)? Cidade Grande (Tem Mit Metr) Observar que certos discursos podem, a princpio, parecer grego para os alunos e, certos textos cientficos podem dar a impresso de serem lngua estrangeira.

O aluno tende a simplificar a informao: 1. decodificao 2. repetio 3. localizao

Avaliao Formativa
A avaliao formativa no uma verificao de conhecimentos. antes o interrogar-se sobre um processo; o refazer do caminho percorrido, para refletir sobre o processo de aprendizagem em si mesmo, sendo til, principalmente, para levar o aluno a considerar uma trajetria e no um estado (de conhecimentos), dando sentido sua aprendizagem e alertando-o, ao mesmo tempo, para eventuais lacunas ou falhas de percurso, levando-o a buscar ou, nos casos de menor autonomia, a solicitar os meios para vencer as dificuldades. Abrecht

Avaliao Formativa: Caractersticas


conduzida pelo professor; Destina-se a promover a aprendizagem; Leva em conta o progresso individual; Erros fornecem informaes diagnsticas; Os alunos exercem papel central, atuando ativamente em sua prpria aprendizagem; compreendendo suas possibilidades e fragilidades e aprendendo como se relacionar com elas.

Avaliao Formativa: Vantagens


A orientao formativa constitui-se em uma abordagem qualitativa da avaliao, procurando analisar os processos e perseguir a qualidade destes. Tem funo instrumental e pr-ativa no processo de elaborao de conhecimento e de crtica, produzindo no interior de seu prprio desenvolvimento a tomada de conscincia da necessidade de transformao do processo de avaliao e de seus agentes, bem como projeta o que necessrio para melhorar o ensino e a aprendizagem.

Aula desejvel

Dessa forma...
A avaliao implica um encontro com outros, com pessoas, e se concretiza em um projeto de melhoramento que sirva para potencializar os professores atravs do dilogo e da reflexo de sua prtica. Entendida assim, no uma simples metodologia, mas uma filosofia que define aspectos essenciais que se apiam em uma teoria do sujeito, da escola, da sociedade, dos valores e do conhecimento.
Enrquez & Martinez

Avaliao instrumento que promove aprendizagem


de educando e educador

...o aluno ensina ao aprender e o professor aprende ao ensinar,...


(Freire, 1999)

A gente sempre ensina o que mais

precisa aprender.

A escola seria o espao privilegiado para

saber sobre o passado e relacionar esse saber com o fazer, que o novo.

(Ubiratan DAmbrosio)

REBELDIA CRIATIVA

Faz algum tempo, recebi um telefonema de um amigo que estava a ponto de dar um zero a um estudante pela resposta que tinha dado num problema de fsica, pese que este afirmava com rotundidade que sua resposta era absolutamente acertada. Professores e estudantes lembraram pedir a opinio de algum imparcial e fui eleito.

Li a pergunta do exame que dizia: "Demonstre como possvel determinar a altura de um edifcio com a ajuda de um barmetro".

O estudante tinha respondido: - "Leve o barmetro ao terrao do


edifcio e amarra-lhe uma corda muito longa. Solte-o at a base do edifcio, marque e mea. O tamanho da corda ser o do edifcio".

Realmente, o estudante tinha proposto um srio problema com a resoluo do exerccio, porque tinha respondido pergunta correta e completamente. Por outro lado, se lhe concedia a mxima pontuao, poderia alterar a mdia de seu ano de estudos, obter uma nota mais alta e assim certificar seu alto nvel em fsica; mas a resposta no confirmava que o estudante tivesse esse nvel.

Sugeri que se desse ao aluno outra oportunidade. Concedi-lhe seis minutos para que me respondesse a mesma pergunta mas desta vez com a advertncia de que na resposta devia demonstrar seus conhecimentos de fsica. Tinham passado cinco minutos e o estudante no tinha escrito nada. Perguntei-lhe se desejava espairecer, mas me contestou dizendo que teria muitas respostas ao problema. Sua dificuldade era escolher a melhor de todas. Desculpei-me por interromper-lhe e pedi que continuasse.

No minuto que restava escreveu a seguinte resposta: - "Pegue o barmetro e lana-o ao solo do terrao do edifcio, calcule o tempo da queda com um cronmetro. Depois aplique a formula da altura. Assim obtemos a altura do edifcio. Neste ponto perguntei a meu amigo se o estudante podia retirar-se. Deu-lhe a nota mas alta.

Logo depois, reencontrei-me com o estudante e pedi que me contasse suas outras respostas pergunta. - Bom...- respondeu -...h muitas maneiras. Por exemplo, pegue o barmetro num dia ensolarado e mea a altura do barmetro e a longitude de sua sombra. Se medimos a seguir a longitude da sombra do edifcio e aplicamos uma simples proporo, obteremos tambm a altura do edifcio.

Perfeito, disse-lhe, e de outra maneira? E ele prontamente: - Este um procedimento muito bsico para medir a altura de um prdio, mas tambm serve. Neste mtodo, pegue o barmetro e fique posicionado nas escadas do edifcio no trreo. Ento v subindo as escadas enquanto marca a altura do barmetro e conte o nmero de marcas at o terrao. Multiplique, ao final, a altura do barmetro pelo numero de marcas e ter a altura. Este um mtodo muito simples e direto.

E continuando : - No entanto, se o que quer um procedimento mas sofisticado, pode amarrar o barmetro a uma corda e mov-lo como se fosse um pndulo. Se calculamos que quando o barmetro esta altura do terrao a gravidade zero e se temos em conta a medida da acelerao da gravidade ao descer o barmetro em trajetria circular ao passar pela perpendicular do edifcio, da diferena destes valores, e aplicando uma singela formula trigonomtrica, poderamos calcular, sem dvida, a altura do edifcio.

Mas enfim ... existem muitas outras. Provavelmente, a melhor seja pegar o barmetro e bater na porta do apartamento do zelador e quando ele abrir dizer: Oh meu senhor, tenho aqui este barmetro muito legal e bonito. Se voc me dizer a altura exata do prdio, dou-lhe de presente.

Neste momento da conversa, perguntei-lhe se no conhecia a resposta convencional do problema(a diferena de presso marcada pelo barmetro em dois lugares diferentes nos permite saber a diferena de altura entre estes mesmos dois pontos). - Evidente que sim, mas durante meus estudos, os professores sempre me incitaram a pensar.

O estudante se chamava Nils Bohr, prmio Nobel de fsica em 1922, mas conhecido por ser o primeiro a propor o modelo do tomo como conhecemos hoje em dia, com prtons, neutrons e eltrons nas camadas. Foi fundamentalmente um inovador da teoria quntica. margem da veracidade do divertido e curioso personagem, o essencial da histria que haviam lhe ENSINADO A PENSAR.

Considerandos Diante de todos os aspectos observados durante a explanao do assunto sobre avaliao, podemos resumir alguns pontos relevantes e que devem permanecer em pauta. Dessa forma, avaliar tem se confundido com a possibilidade de medir a quantidade de conhecimentos adquiridos pelos alunos, considerando o que foi ensinado pelo professor. E muito mais que isso.A abrangncia do ato de se avaliar est fortemente relacionada todo um processo de auto-conhecimento primeiro do profissional e posteriormente de seus colegas de trabalho e alunos. O Homem constri seu conhecimento fundamentado em suas relaes com a natureza, com o espao e com a sociedade.O conhecimento, ento, passa a ter significado na vida humana, e o processo avaliativo se torna processual, dinmico e formativo.Fatores Importantes:

Os ERROS devem ser considerados CONSTRUTIVOS, pois so dadas alternativas PARA O ALUNO REFAZER O QUE NO APRENDEU. Promover a AUTO-AVALIAO para que o aluno tenha conscincia de seus erros e acertos e tentar melhorar seus estudos. O importante CONSEGUIR COM QUE OS ALUNOS DESENVOLVAM COMPETNCIAS E HABILIDADES PARA QUE COMPREENDA O MUNDO DE FORMA SIGNIFICATIVA.(Maria Teresa Esteban) A AVALIAO TEM QUE SER COMPREENDIDA COMO UM PROCESSO DE INCLUSO DO ALUNO NA SOCIEDADE.

Reflita: A QUALIDADE DO ENSINO ESTARIA NO QUE FOI APRENDIDO PELO ALUNO? OU NO QUE FOI COMPREENDIDO E TRANSFORMADO PELO ALUNO NO DECORRE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM? O QUE SERIA UMA EDUCAO DE QUALIDADE?
AVALIAR ACIMA DE TUDO PROMOVER O CONHECIMENTO DE MUNDO TANTO DO EDUCADOR QUANTO DO EDUCANDO E MAIS QUE ISSO SERVIR DE PONTE ENTRE ESSA DUAS PARTES PARA QUE SE REALIZE A VERDADEIRA APRENDIZAGEM.

UMA PROPOSTA INOVADORA SOBRE AVALIAO Segundo Madza Ednir e os demais autores do livro: Mestres da Mudana,as mudanas em educao podem enraizar-se e dar bons frutos se a maneira de pensar das pessoas tambm mudar. Mudanas exigem novos conceitos. Por exemplo, todos os professores tm suas prprias idias de como melhor avaliar. As mais comuns so: VOC S DESCOBRE O QUE OS ALUNOS APRENDERAM SE APLICAR UMA PROVA; A AVALIAO PERMITE DIAGNOSTICAR APENAS A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS; A AVALIAO DEVE OBRIGATORIAMENTE SER OBJETIVA; A AVALIAO DEVE SER INDIVIDUAL; A AVALIAO FECHA UMA MATRIA OU CAPTULO;

Voc poderia pensar de uma maneira diferente: POSSVEL DESCOBRIR O QUE OS ALUNOS REALMENTE SABEM OBSERVANDO O QUE FAZEM. SE ALGUM LHE MOSTRAR QUE CONSEGUE REALIZAR UMA TAREFA, NO PRECISA PASSAR POR OUTROS TESTES; A AVALIAO DEVE PERMITIR UM DIAGNSTICO NO S DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, MAS TAMBM DO ENSINO;

A AVALIAO PODE SER INTER-SUBJETIVA; A AVALIAO PODE SER FEITA EM GRUPO; A AVALIAO CONTNUA; O QUE VOC PRECISA REVER PARA MUDAR A SUA METODOLOGIA? FAZER COM QUE D CERTO OS SEUS PLANOS?

Vale lembrar que qualquer processo de avaliao escolhido pelo professor deve ser feito com o objetivo voltado para o desenvolvimento humano, de modo que no procure rotular negativamente o seu aluno ou ao menos inibi-lo aps uma avaliao, mas sim fomentar nesse ser a vontade de reconhecer seus erros e a partir deles construir o seu prprio conhecimento
de mundo.

O ELEFANTE ACORRENTADO Prof. Damsio de Jesus Voc j observou elefante no circo? Durante o espetculo, o enorme animal faz demonstraes de fora descomunais. Mas, antes de entrar em cena, Permanece preso, quieto, contido somente Por uma corrente que aprisiona uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo. A estaca s um pequeno pedao de madeira. E, ainda que a corrente fosse grossa, Parece bvio que ele, capaz de Derrubar uma rvore com sua prpria fora, poderia, com Facilidade, arranc-la do solo e fugir. Que mistrio!!! Por que o elefante no foge? Perguntei a um adestrador e ele

Me explicou que o elefante no escapa porque est adestrado. Fiz ento a pergunta bvia: * Se est adestrado, por que o prendem? No houve resposta! H alguns anos descobri que, Por sorte minha, algum havia Sido bastante sbio para encontrar a resposta: o elefante do circo no escapa, porque foi preso Estaca ainda muito pequeno. Fechei os olhos e imaginei o pequeno recm-nascido preso. Naquele momento, o elefantinho puxou, forou, tentando se soltar. E, apesar de todo o esforo, no pde sair. A estaca era muito pesada para ele. E o elefantinho tentava, tentava e nada. At que um dia, cansado, aceitou o seu destino

: Ficar amarrado na estaca, balanando o corpo de l para c, eternamente, esperando a hora De entrar no espetculo. Ento, aquele elefante enorme no se solta porque acredita que no pode. Jamais, jamais voltou a colocar prova sua fora. Isso muitas vezes acontece conosco! Vivemos acreditando em um monto de coisas "que no podemos ter", que no podemos ser", "que no vamos conseguir", Simplesmente porque, quando ramos crianas e inexperientes, Algo no deu certo Ou ouvimos tantos "nos" Que "a corrente da estaca" Ficou gravada na nossa memria com tanta fora Que perdemos a criatividade e aceitamos o "sempre foi assim".

De vez em quando sentimos As correntes e confirmamos o estigma: "no posso", " muita terra para o meu caminhozinho", "nunca poderei",

" muito grande para mim!"


A nica maneira de tentar de Novo no ter medo de enfrentar As barreiras, colocar muita Coragem no corao e no ter receio de arrebentar as correntes! V em frente!!!

You might also like