You are on page 1of 47

AULA DIGITAL E PLANO DE AULA

Equipe responsvel pela produo Equipe responsvel pela produo


Produtor: Jos Ricardo da P. Vieira Revisor: Luciana Alves de Jesus Disciplina Ano Coordenador: Maria Poyares Coordenador Pedaggico: Anderson Souto

Aula nmero

Lngua Portuguesa

8 ano

06

Tema da Aula Digital


Construir personagens e recriar a variedade social da lngua na crnica

Atividade 1: Relembrando
Assista ao vdeo da H20H! e relembre a aula anterior sobre os traos da oralidade nos textos publicitrios.

Atividade 2: Apresentao inicial


Nesta aula voc vai aprender sobre o gnero crnica e uso da variao lingustica da categoria sociocultural para construo de personagens. Ao final da aula, voc estar pronto para: Compreender que a variao lingustica da categoria sociocultural pode ser uma grande estratgia de construo de personagens nas crnicas, observando que a linguagem deste pode se diferenciar da do narrador, por influncia de fatores como escolaridade, profisso, sexo, idade, etc. Bons estudos!

http://www.livrariascuritiba.com.br/para-gostar-de-ler-vol-01-cronicas-01,product,LV281013,3390.aspx

Atividade 3: Pergunta-desafio
Posso escrever uma histria sobre um fato do cotidiano utilizando a lngua das personagens que viveram esse fato? Uma histria pode ter mais de uma forma de expressar algo?
http://masfg.wordpress.com/2010/04/16/gestar-iitp1-linguagem-e-cultura/

Ao final das atividades, voc ser capaz de responder a esta perguntadesafio!

Atividade 4: Por que isso importante?


A leitura e produo de crnicas pode ser um importante mecanismo para a assimilao das variaes lingusticas, especialmente, a social. Logo, possvel conhecer, por meio da fala das personagens, sua situao sociocultural, representativa dos diferentes papis que podem assumir.

http://www.clickideia.com.br/portal/mostrarConteudo.php?idPagina=26902

Atividade 5: Educoquiz 1 O que voc j sabe?


Texto 1: Lisetta Quando Lisetta subiu no bonde (o condutor ajudou) viu logo o urso. Felpudo, felpudo. E amarelo. To engraadinho. Dona Mariana sentou-se, colocou a filha em p diante dela. Lisetta comeou a namorar o bicho. Ps o pirulito de abacaxi na boca. Ps, mas no chupou. Olhava o urso. Seus olhinhos de vidro no diziam absolutamente nada. No colo da menina de pulseira de ouro e meias de seda parecia um urso importante e feliz. Olha o ursinho que lindo, mame! Stai zitta! A menina rica viu o enlevo e a inveja de Lisetta. E deu de brincar com o urso. Mexeu-lhe com o toquinho do rabo: e a cabea do bicho virou para a esquerda, depois para a direita, olhou para cima, depois para baixo. Lisetta acompanhava a manobra. Sorrindo fascinada. E com um ardor nos olhos! O pirulito perdeu definitivamente toda a importncia. Agora so as pernas que sobem e descem, cumprimentam, se cruzam, batem uma nas outras. As patas tambm mexem, mame! Olha l!

Atividade 5: Educoquiz 1 O que voc j sabe?


Stai ferma! Lisetta sentia um desejo louco de tocar no ursinho. Jeitosamente procurou alcan-lo. A menina rica percebeu, encarou a coitada com raiva, fez uma careta horrvel e apertou contra o peito o bichinho que custara cinqenta mil ris na Casa So Nicolau. (MACHADO, Antnio Alcntara. Brs, Bexiga e Barra Funda. So Paulo: Matin Claret, 2004, p. 45.) Traduo do italiano para o portugus: Stai zitta! Cale a boca!; fique calada. Stai ferma! Fique quieta!Fique parada!
http://www.acafe.org.br/new/concursos/furb06_1/provas_furb/prova_1.pdf

Atividade 5: Educoquiz 1 O que voc j sabe?


1. Com base no texto 1, pode-se afirmar que
a) o urso, percebendo o desejo de Lisetta, cumprimentou-a. b) a menina Lisetta pobre, descendente de imigrantes italianos.

c) a me da menina rica colocou sua filha em p diante dela.


d) a me de Lisetta ficou indiferente s atitudes da filha.

Justificativas: Questo 1 - Educoquiz 1 O que voc j sabe?


a) Resposta incorreta. A menina rica, dona do urso quem mexe as pernas dele. b) Resposta correta. Sim, no tem meios de adquirir um brinquedo como o urso e pela fala de sua me, percebe-se que ela descendente de imigrantes italianos (a me utiliza expresses em italiano). c) Resposta incorreta. Quem ps a filha em p diante de si foi a me de Lisetta. d) Resposta incorreta. No, a me mandou que ela ficasse quieta e parada.

Atividade 5: Educoquiz 1 O que voc j sabe?


2. Em relao ao texto 1, a ao realizada por Lisetta a) Agora so as pernas que sobem e descem [...] b) E deu de brincar com o urso. c) [...] olhou para cima, depois para baixo. d) Jeitosamente procurou alcan-lo.

Justificativas: Questo 2 - Educoquiz 1 O que voc aprendeu at aqui?


a) Resposta incorreta. A ao descrita realizada pela dona do urso, a menina rica. b) Resposta incorreta. A ao descrita realizada pela dona do urso, a menina rica. c) Resposta incorreta. O urso, por meio de manobras feitas por sua dona. d) Resposta correta. De acordo com o ltimo pargrafo, Lisetta procurou tocar no urso de pelcia.

Atividade 5: Educoquiz 1 O que voc j sabe?


3. A menina rica, percebendo o interesse de Lisetta,
a) colocou o urso de p diante de si. b) ps o pirulito de abacaxi na boca do urso.

c) resolveu brincar com o urso.


d) entregou o urso para Lisetta brincar com ele.

Justificativas: Questo 3 - Educoquiz 2 O que voc aprendeu at aqui?


a) Resposta incorreta. Foi a me de Lisetta que colocou sua filha em p. b) Resposta incorreta. Foi Lisetta que ps o pirulito em sua prpria boca. c) Resposta correta. No stimo pargrafo, percebendo o interesse de Lisetta pelo bicho de pelcia, sua dona, a menina rica, resolveu brincar com ele. d) Resposta incorreta. Em momento algum ocorreu isso na histria.

Atividade 6: Momento de reflexo


No texto A, galera, o autor gacho Lus Fernando Verssimo rompe com o modo estereotipado de falar do jogador. Clique na imagem, leia o texto e reflita como um falar diferente pode modificar o conceito que temos de um tipo de personagem.

http://cultholic.blogspot.com.br/2010/07/luis-fernando-verissimo.html

Atividade 7: Caractersticas da crnica


Clique no cone abaixo e saiba mais sobre o gnero textual crnica - origem da palavra, uso e caractersticas desse texto. Depois assista ao vdeo produzido pela MultiRio sobre o assunto.

Atividade 8: Muito barulho por nada


Clique na imagem e leia a crnica Muito barulho por nada, escrita por um aluno de escola municipal, assim como voc..Observe como foram construdas as personagens. Ateno para as variantes da lngua utilizadas nas falas de Seu Joo, dona Ana e Fernanda, personagens do texto.

http://bargiomba.altervista.org/il_pettegolezzo____vita___1918470-shtml/1238

Atividade 9: Conversa na fila


Clique na imagem do poeta Carlos Drummond de Andrade e leia a crnica Conversa na fila. Que aspectos da variao lingustica social podemos encontrar na crnica? Registre-os em seu caderno e converse sobre isso com seu professor.

http://www.idadecerta.com.br/blog/?cat=11&paged=3

Atividade 10: Educoquiz 2 O que voc aprendeu at aqui?


Flor-de-maio Entre tantas notcias do jornal o crime de Sacop, o disco voador em Bag, a nova droga antituberculosa, o andaime que caiu, o homem que matou outro com machado e com foice, o possvel aumento do po, a angstiados Barnabs h uma pequenina nota de trs linhas, que nem todos os jornais publicaram. No vem do gabinete do prefeito para explicar a falta dgua, nem do Ministrio da Guerra para insinuar que o pas est em paz. No conta incidentes de fronteira nem desastre de avio. assinada pelo senhor diretor do Jardim Botnico, e que a partir do dia 27 vale a pena visitar o Jardim, porque a planta chamada flor-de-maio est, efetivamente, em flor. Meu primeiro movimento, ao ler esse delicado convite, foi deixar a mesa da redao e me dirigir ao Jardim Botnico, contemplar a flor e cumprimentar a administrao do horto pelo feliz evento. Mas havia ainda muita coisa para ler e escrever, telefonemas a dar, providncias a tomar. Agora, j desce a noite, e as plantas devem ser vistas pela manh ou tarde, quando h sol ou mesmo quando a chuva as despenca e elas soluam no vento, e choram gotas e flores no cho. Suspiro e digo comigo mesmo que amanh acordarei cedo e irei. Digo, mas no acredito, ou pelo menos desconfio que esse impulso que tive ao ler a notcia ficar no que foi um impulso de fazer uma coisa boa e simples, que se perde no meio da pressa e da

Atividade 10: Educoquiz 2 O que voc aprendeu at aqui?


inquietao dos minutos que voam. Qualquer uma dessas tardes possvel que me d vontade real, imperiosa, de ir ao Jardim Botnico, mas ento ser tarde, no haver mais flor-de-maio, e ento pensarei que preciso esperar a vinda de outro outono, e no outro outono posso estar em outra cidade em que no haja outono em maio, e sem outono em maio, no sei se em alguma cidade haver essa flor-de-maio. No fundo, a minha secreta esperana de que estas linhas sejam lidas por algum uma pessoa melhor do que eu, alguma criatura correta e simples que tire dessa crnica a sua substncia, a informao precisa e preciosa: no dia 27 em diante as flores-de-maio do Jardim Botnico esto gloriosamente em flor. E que utilize essa informao saindo de casa e indo diretamente ao Jardim Botnico ver a flor-demaio talvez com a mulher e as crianas, talvez com a namorada, talvez s. Ir s, no fim da tarde, ver a flor-de-maio; aproveitar a nica notcia boa de um dia inteiro de jornal, fazer a coisa mais bela e emocionante de um dia inteiro da cidade imensa. Se entre vs houver essa criatura, e ela souber por mim a notcia, e for, ento eu vos direi que nem tudo est perdido, e que vale a pena viver entre tantos sacops de paixes desgraadas e tantas COFAPs de preos irritantes; que a humanidade possivelmente ainda poder ser salva, e que s vezes ainda vale a pena escrever uma crnica.
[Extrado de: Rubem Braga, Para gostar de ler, Ed. tica, 1982] Colgio SOTER - Caderno de Atividades - 7 Ano - Lngua Portuguesa - 1 Bimestre)

http://www.colegiosoter.com.br/pdf/caderno_atividades/7_ano/linguaportuguesa_1.pdf

Atividade 10: Questo 1 - Educoquiz 2 O que voc aprendeu at aqui?


1. A notcia de que a flor-de-maio floresceu , para o narrador-personagem da histria, a) um fato tolo pois nem a personagem acredita que tenha realmente florescido. b) mais uma notcia sem importncia e que ningum notar. c) uma notcia que s atrairia pessoas muito simples e romnticas. d) uma chance de mostrar que a vida no to ruim como os jornais preferem publicar.

Justificativas: Questo 1 - Educoquiz 2 O que voc aprendeu at aqui?

a) Resposta incorreta. Ao contrrio, o cronista sente-se impelido a ir ver a flor. b) Resposta incorreta. Tanto foi notada a flor que mereceu do cronista um texto sobre ela. c) Resposta incorreta. O cronista no menciona a que atrairia tal notcia. d) Resposta correta. A notcia de uma flor rompe com a rotina de notcias trgicas impressas nos jornais.

Atividade 10: Educoquiz 2 O que voc aprendeu at aqui?


2 Qual a alternativa possui um contedo que poderia ser colocado no espao (antes) do trecho abaixo, mantendo o sentido do texto? _________ nos informa gravemente que a partir do dia 27 vale a pena visitar o Jardim a) a pequenina nota de trs linhas. b) o gabinete do prefeito. c) o jornalista que escreve a crnica. d) o Ministrio da Guerra.

Justificativas: Questo 2 - Educoquiz 2 O que voc aprendeu at aqui?


a) Resposta correta. Encontra-se a resposta no final do primeiro e no segundo pargrafo do texto. b) Resposta incorreta. O texto cita o gabinete do prefeito no texto, mas a notcia no veio de l. c) Resposta incorreta. Tal notcia no foi produzida pelo jornalista, autor da crnica.

d) Resposta incorreta. O autor cita o Ministrio da Guerra mas no para mencionar a notcia da flor.

Atividade 10: Educoquiz 2 O que voc aprendeu at aqui?


3. A partir da leitura do texto, que considerado uma crnica, assinale a alternativa que contm a melhor explicao do que pode ser uma crnica.
a) Texto que analisa o lado psicolgico de uma personagem. b) Texto que consiste na observao pessoal dos fatos da vida cotidiana. c) Texto que descreve fenmenos naturais de forma cientfica. d) Texto em que as personagens so avaliadas pelas atitudes que apresentam.

Justificativas: Questo 3 - Educoquiz 2 O que voc aprendeu at aqui?


a) Resposta incorreta. O texto no faz referncia a isso. b) Resposta correta. A crnica tem por objetivo a observao de fatos do cotidiano. c) Resposta incorreta. A crnica no apresenta essas caractersticas.

d) Resposta incorreta. A crnica no apresenta essas caractersticas.

Atividade 10: Educoquiz 2 O que voc aprendeu at aqui?


4. A expresso j desce a noite, d uma ideia visual e temporal para o leitor de um acontecimento. Esse acontecimento seria igualmente dado ao leitor se estivesse escrito a) a noite longa. b) anoitece. c) amanhece. d) o dia no tem fim.

Justificativas: Questo 4 - Educoquiz 2 O que voc aprendeu at aqui?


a) Resposta incorreta. A expresso destacada no enunciado no se refere extenso da noite. b) Resposta correta. A expresso equivale ao verbo anoitece. c) Resposta incorreta. O autor diz justamente o contrrio.

d) Resposta incorreta. A expresso destacada no enunciado no corresponde frase o dia no tem fim.

Atividade 11:Na escurido miservel

Registre as respostas em seu caderno digital.

http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2008/04/04/os-barracos-do-leblon-95630.asp

Voc pode realizar uma macroanlise em uma crnica, isto , extrair dela informaes sobre fatores extralingusticos sobre as personagens (nvel sociocultural, sexo, faixa etria, escolaridade, grupo social. ..). Clique na imagem da favela Praia do Pinto, no Leblon e leia a crnica de Fernando Sabino. Retire do texto essas informaes e responda s questes.

Atividade 12: O homem do telhado


Leia a crnica de Stanislaw Ponte Preta: O homem do telhado. Observe, no dilogo entre as personagens, como o cronista aborda as variantes da lngua nas falas do antenista e do cliente. Retire do texto exemplos que comprovem ser o antenista uma pessoa com baixa escolaridade.

http://www.sinopsedolivro.net/livro/o-melhor-de-stanislaw-ponte-preta.html

Atividade 13: Como feita uma crnica


Um importante cronista brasileiro Luiz Fernando Verssimo. Que tal assistir a uma entrevista com esse grande escritor? Dentre muitas coisas, ele fala de seu processo de criao e d uma definio de crnica.

Atividade 14: Educoquiz 3 O que mais voc aprendeu?


Santos nomes em vo

Drama verdico e gerado por virgulazinhas mal postas, cmplices de tantas reticncias.
Praxedes gramtico. Aristarco tambm. Com esses nomes no poderiam ser cantores de rock. Os dois trabalham num jornal. Praxedes despacha as questinculas tarde. Aristarco, noite. Um jamais concordou com uma vrgula sequer do outro, e lgico que seja assim. Seguem correntes diversas. A gramtica tem isso: democrtica. Permitindo mil verses, d a quem sustenta uma delas o prazer de vencer. Praxedes um santo homem. Aristarco tambm. Assinam listas, compram rifas, ajudam quem precisa. E so educados. A voz dos dois mansa, quase um sussurro. Mas que ningum se atreva a discordar de um pronome colocado por Praxedes. Ou de uma crase posta por Aristarco. Se a conversa ameaa escorregar para os verbos defectivos ou para as partculas apassivadoras, melhor escapar enquanto d. Porque a cada um deles desanda a bramir como um leo. [...] Para que os dois no se matem, o chefe ps cada um num horrio. Praxedes, mais liberal (vendilho, segundo Aristarco), trabalha nos suplementos do jornal, que admitem uma linguagem mais solta. Aristarco, ortodoxo (quadrado, segundo Praxedes) assume as vrgulas dos editoriais e das pginas de poltica e economia. [...] Sempre estiveram a um passo do quebra-pau. Hoje, para festa dos ignorantes e dos mutiladores do idioma, parece que finalmente vo dar esse passo. dia de pagamento e eles se encontram na fila do banco. Um intrigante vem pondo fogo nos dois h j um ms e

Atividade 14: Educoquiz 3 O que mais voc aprendeu?


agora ningum duvida: nunca saberemos quem o melhor gramtico, mas hoje vamos descobrir quem o mais eficiente no brao. Aristarco toma a iniciativa. Avana e despeja: - Seu patife, biltre, poltro, pusilnime. Praxedes responde altura: - Seu panaca, almofadinha, calhorda, caguincha. Aristarco mete o dedo no nariz de Praxedes: - a vossa progenitora! Praxedes toca o dedo no nariz de Aristarco: - a sua me! Engalfinham-se, rolam pelo cho, esmurram-se. Quando o segurana do banco chega para apartar, tarde, Praxedes e Aristarco esto desmaiados um sobre o outro, abraados, como amigos depois de uma bebedeira. O guarda pergunta torcida o que aconteceu. Um boy que viu tudo desde o incio explica: - Pra mim, esses caras no bom de bola. Eles comearam a fal em estrangeiro, um estranh o outro, os dois foram se esquentando, esquentando, e a aquele ali, , que tambm fala brasileiro, ps a me no meio. Lev uma bolacha e fic doido: enfi o brao no focinho do outro. A os dois rol no cho. Para a sorte do boy, Aristarco e Praxedes continuavam desacordados.
(DREWNICK, Raul.O Estado de So Paulo,Caderno 2, p. 2, 1998)

Atividade 14 - Educoquiz 3 O que voc aprendeu at aqui?


1. Pela compreenso global do Texto 1, pode-se perceber que a pretenso do autor foi a) destacar o papel social dos jornalistas na divulgao de um portugus claro, lgico e correto. b) mostrar a relevncia de se usar corretamente a lngua, sobretudo em situaes pblicas e mais formais.

c) ressaltar a importncia de se ajustar o uso dos pronomes e dos verbos, por exemplo, s regras gramaticais.
d) criticar a perspectiva fechada e purista com que, em geral, se costuma proceder frente s regras da gramtica.

Justificativas: Questo 1 - Educoquiz 3 O que voc aprendeu at aqui?


a) Resposta incorreta. O texto, conforme o terceiro pargrafo, apresenta como cada uma das personagens difere do outra quanto ao uso da lngua, mas ambos utilizam a lngua padro. O autor critica isso. b) Resposta incorreta. A graa do texto justamente criticar com humor isso. c) Resposta incorreta. No existe preocupao do autor com ajustes dessas classes gramaticais. d) Resposta correta. Para o autor, ela admite vrias correntes, sendo Praxedes ligado a uma forma de pensar e lngua e Aristarco outra.

Atividade 14 : Educoquiz 3 O que mais voc aprendeu?


2. Quando o autor declara que: A gramtica tem isso: democrtica. Permitindo mil verses, fica implcita a afirmao de que a gramtica

a) tem diferentes origens.


b) pertence ao povo: popular. c) so sistemas plurais e flexveis.

d) restringe-se aos falantes letrados.

Justificativas: Questo 2 - Educoquiz 3 O que voc aprendeu at aqui?


a) Resposta incorreta. O texto no trata da origem da gramtica. b) Resposta incorreta. O texto no diz a quem pertence a gramtica. c) Resposta correta. As personagens Praxedes e Aristarco simbolizam as pessoas que s veem na variedade padro a forma correta de uso da lngua. O texto faz com humor uma crtica a isso. d) Resposta incorreta. Apesar das duas personagens demonstrarem isso, no o que diz o termo democrtica.

Atividade 14: Educoquiz 3 O que mais voc aprendeu?


3. Analise o trecho do dilogo entre os dois personagens:
Aristarco toma a iniciativa. Avana e despeja: - Seu patife, biltre, poltro, pusilnime. Praxedes responde altura: - Seu panaca, almofadinha, calhorda, caguincha. Aristarco mete o dedo no nariz de Praxedes: - a vossa progenitora! Praxedes toca o dedo no nariz de Aristarco: - a sua me. Pelos termos usados por um e outro interlocutor, podemos inferir que, linguisticamente a) Aristarco menos liberal que Praxedes. b) Praxedes mais rgido que Aristarco. c) Aristarco admite uma linguagem mais solta. d) Aristarco usa um vocabulrio mais usual.

Justificativas: Questo 3 - Educoquiz 3 O que voc aprendeu at aqui?


a) Resposta correta. Leia com ateno o terceiro pargrafo, isso dito nele. b) Resposta incorreta. Justamente o oposto, conforme leitura do texto. c) Resposta incorreta. Pelo contrrio, como dito no terceiro pargrafo. d) Resposta incorreta. Pelo contrrio, como dito no terceiro pargrafo. .

Atividade 14: Educoquiz 3 O que mais voc aprendeu?


4. Ortodoxo 1. adj. Que se refere ou est em conformidade com a ortodoxia. Que adota, desempenha, pratica ou segue as regras e/ou dogmas considerados tradicionais. P.ext. Que concorda ou aceita as normas estabelecidas e consideradas verdadeiras por uma Igreja.2. Informal. Pej. Que no se adapta ou admite o novo.3. s.m. Aquele que acompanha de maneira rigorosa quaisquer normas e/ou regras j estabelecidas.Indivduo cristo que segue a f de ritualizao bizantina, geralmente, se refere s Igrejas Catlicas Ortodoxas. (Etm. ort(o) + doxo)
http://www.dicio.com.br/ortodoxo/

No contexto do Texto 1, quando o autor refere que Aristarco ortodoxo, est querendo dizer que Aristarco a) segue risca as orientaes religiosas. b) um cumpridor fiel das normas gramaticais. c) respeita a tica da convivncia social de agora. d) conhece as palavras mais raras do dicionrio.

Justificativas: Questo 4 - Educoquiz 3 O que voc aprendeu at aqui?


a) Resposta incorreta. O texto no trata de questes religiosas. b) Resposta correta. Aristarco no admite outro uso da lngua que no seja a variante padro, portanto cumpre fielmente as normas gramaticais. c) Resposta incorreta. O texto no aborda o tema, mas pelo modo de agir dele em relao ao colega de trabalho, Praxedes, ele no de concordar com as ideias dos outros. d) Resposta incorreta. O termo ortodoxo no est relacionado ao fato de conhecer palavras raras.

Atividade 14: Educoquiz 3 O que mais voc aprendeu?


5. No final do texto, depois da descrio do boy acerca do que aconteceu entre Aristarco e Praxedes, aparece o trecho: Para a sorte do boy, Aristarco e Praxedes continuavam desacordados. Com essa observao, o autor quis dizer que, naquele contexto, era previsvel que
a) o boy fosse defender a variante lingustica usada por Aristarco. b) Aristarco e Praxedes fossem, no mnimo, discutir sobre a linguagem usada pelo boy. c) Aristarco e Praxedes comeassem a usar uma lngua estrangeira. d) Aristarco e Praxedes fossem acusados de mutiladores do idioma.

Justificativas: Questo 5 - Educoquiz 3 O que voc aprendeu at aqui?


a) Resposta incorreta. Pelo contrrio, para o boy, Aristarco o de fala mais incompreensvel. b) Resposta correta. Os dois, com certeza, notariam o vocabulrio utilizado pelo boy e entrariam em nova discusso sobre isso. c) Resposta incorreta. O que leva a essa resposta a fala do boy: Eles comearam a fal em estrangeiro.

d) Resposta incorreta. Na verdade, os dois que acusariam o boy de mutilador (aquele que destri) do idioma.

Atividade 15: Voc est sendo desafiado


http://cultura.culturamix.com/literatura/as-cem-melhores-cronicas-brasileiras

Como desafio, propomos que voc produza uma crnica. Mas h caminhos a serem seguidos, veja: Selecione um fato do cotidiano do noticirio que tenha lhe chamado a ateno. Pesquise detalhes sobre esse fato. Identifique aspectos do episdio que podem ser explorados. Escreva sua crnica, utilizando o material da sua pesquisa. Leve em conta o que aprendeu sobre as variaes lingusticas para a construo das personagens da sua crnica. Leia para sua turma. Exercite sua criatividade!

Atividade 16: Construindo um resumo


Agora que voc aprendeu a estrutura e funo do gnero textual Crnica. Escreva at 10 pontos principais estudados aqui. Para isso, utilize o seu caderno!

http://interney.net/blogs/lll/2008/08/08/a_cronica_brasileira/

Atividade 17: Educosntese


Confira se voc mencionou em sua sntese ao menos 5 dos 10 pontos presentes no plano de aula abaixo. Caso algum ponto seja diferente, que tal dividir isso com os seus colegas? Crie um post-it e com a turma:
A crnica um texto narrativo em prosa que aborda questes da vida ocorridas em nosso cotidiano; Por ter como objeto o nosso cotidiano a crnica possui carter efmero; A crnica habitualmente publicada em jornais dado o carter efmero do seu contedo; O autor da crnica imprime marcas pessoais em seu texto, dessa forma a crnica um gnero que transita entre o texto narrativo e o literrio; H muitos cronistas famosos na nossa literatura, dentre eles Luiz Fernando Verssimo, autor vivo e com intensa produo literria; Como o autor imprime suas marcas textuais na sua crnica, esse gnero possui muitas linguagens; A escolha da linguagem muito importante, pois dessa forma o autor afasta e aproxima o leitor da sua obra; Os autores utilizam a crnica como uma ferramenta muito eficaz para criticarem situaes do nosso dia a dia. No existe nico modo de dizer: existem a norma culta e as outras variaes da lngua. O texto o produto de escolhas entre variedades que levam em considerao fatores como o sexo, idade, classe social dos interlocutores.

Atividade 18: Na prxima aula...


Na prxima aula, estudaremos o gnero textual Conto (com nfase no enredo e nos tipos de discurso. Que tal?

http://papelearte1.webstorelw.com.br/products/contos-de-todos-nos

Ate l!

PARA IR ALM

Atividade 21: Na prxima aula...

Sugestes de jogos ou de outras atividades que extrapolem o contedo digital


Leve os a conhecer as crnicas produzidas por alunos:: http://barata9ano2011.criarumblog.com./ Apresente um dos maiores cronistas, Stanislaw Ponte Preta: http://keylapinheiro.blogspot.com.br/2010/08/cronicas-de-stanslaw-pontepreta.html

PARA CASA Sugestes de exerccios ou atividades prticas que complementem o entendimento do tema
Questes sobre crnica no Caderno Pedaggico do primeiro bimestre, pginas 17-23: http://200.141.78.79/dlstatic/10112/3556307/DLFE265331.pdf/LP8._1.BIM_ALUNO_2.0.1.3..pdf

You might also like