You are on page 1of 32

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA

GERAL DE SADE 3 POLICLNICA - NITERI

PROGRAMA DE PLANEJAMENTO FAMILIAR

O principal objetivo da orientao em planejamento familiar facilitar o exerccio de um dos direitos sexuais e reprodutivos, que o direito de decidir quantos filhos quer ter e quando t-los.

A anticoncepo teve seu reconhecimento mundial como Direito Humano Bsico a partir da I Conferncia Internacional sobre Direitos Humanos, realizada em 1968, em Teer. Foi caracterizada como ao bsica de sade pblica na Declarao de Alma-Ata em Setembro de 1978, fruto das mudanas comportamentais da populao frente ao exerccio da sexualidade, legitimando a realizao de seus desejos sexuais.

Emanam das Conferncias Mundiais sobre Populao de Budapeste,1974; do Mxico,1984 e do Cairo em 1994, os princpios bsicos do Planejamento Familiar.

Princpios Bsicos do Planejamento Familiar


1-A poltica demogrfica de soberania de cada pas. 2-A deciso sobre o nmero e espaamento dos filhos direito inalienvel do indivduo e/ou casal. 3-A funo do Estado restringe-se garantia do exerccio deste direito(informao e acesso). 4-O Planejamento Familiar deve ser implementado em um conjunto de aes que visam assistncia integral sade. 5-Nenhum procedimento na rea de Planejamento Familiar totalmente incuo, exigindo, como responsabilidade coletiva, contnua avaliao dos usurios por pessoal capacitado, com qualidade e resoluo.

Etapas do Programa
1

Etapa: Divulgao 2 Etapa: Inscrio 3 Etapa: Formao dos Grupos 4 Etapa: Metodologia

Divulgao
Sala

de espera; Publicao na pgina eletrnica da 3 Policlnica; Ampla distribuio de folder no mbito da SUBSEDEC/CBMERJ; Publicao no Boletim Ostensivo.

Inscrio
Faixa etria: Prioritariamente de 15 a 45 anos; Grupos de no mximo 20 pessoas; de ambos os sexos; Estar cadastrada(o) na DGS.

Formao dos Grupos


A(o)

cliente ser entrevistada(o) pelo ginecologista, realizar os exames necessrios, ser encaminhada(o) para o especialista caso necessrio, e posteriormente encaminhada(o) ao Programa de Planejamento Familiar.

Metodologia

Reunies quinzenais de 40(quarenta) minutos, com equipe multidisciplinar; Participao dos Servios de Ginecologia e Urologia do HCAP; Abordar os diversos mtodos contraceptivos existentes; Comunicar de forma clara,aspectos mdicos e scio-psicolgicos dos mtodos contraceptivos; Abordar com naturalidade os assuntos relacionados sexualidade humana; Utilizar vasto material visual, ilustrativo e manequins; Utilizar comunicao interpessoal e permitir que as pessoas exponham seus pontos de vista; Reconhecer nossos limites e referir a(o) usuria(o) a outro servio quando considerar necessrio; Avaliar o grau de satisfao com o mtodo escolhido.

Consideraes Finais
O

Planejamento familiar, embasado em atitudes ticas, configura uma das mais importantes aes na reverso dos indicadores de sade e estatsticas vitais, mormente na morbidade e na mortalidade materno-infantil. Ainda a parceria e a responsabilidade coletiva devem ser o objetivo, que em ltima instncia visam melhoria da qualidade de vida e da organizao social.

DIU

A verdadeira questo a sobrevivncia das crianas e no sua gerao, ou seja, pratica-se a anticoncepo, no para que as crianas no nasam, mas para que as crianas que nascerem possam viver, uma vez nascidas. Michel Foucault.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SADE 3 POLICLNICA - NITERI

www.3apoliclinica.cbmerj.rj.gov.br

polniteroi@cbmerj.rj.gov.br
ouvidoria_3pol@cbmerj.rj.gov.br Tel: 3399-4690

3399-4692

You might also like