You are on page 1of 12

TREINAMENTO DE SEGURANA SADE OCUPACIONAL

O Trabalho e a Esfera Psquica

O trabalho se desenvolve dentro de condies de higiene e segurana determinadas: Pelo ambiente fsico (temperatura, presso barulho, vibrao, irradiao, altitude); Pela presena de substncias txicas no ambiente (vapores, gases, poeiras, fumaas); Pela presena de agente biolgicos (microorganismos, parasitas); Pelas caractersticas antropomtricas do ambiente de trabalho; Por caractersticas da organizao do trabalho que determinam a diviso do trabalho, o contedo da tarefa, as relaes de poder, a responsabilidade, os salrios, os prmios por

dentro dessas condies, num contexto de agresses sade fsica, mental e emocional, que cada indivduo deve realizar suas tarefas.
Segundo a OMS (Organizao Mundial da Sade): sade um estado de completo bem-estar fsico, mental e social, e no apenas a ausncia de doenas.

A sade a resultante das condies de alimentao, habitao, educao, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a servios de sade. (8a Conferncia Nacional de Sade 1988)

compreendida como um conjunto de aes de vigilncia e assistncia, visando a promoo, a proteo, a recuperao e a reabilitao da sade dos trabalhadores submetidos a riscos e agravos advindos dos processos de trabalho.

As trs formas universais de preveno dos acidentes de trabalho so oriundos da anlise e investigao dos acidentes de trabalho: 1) Engenharia 2) Treinamento e educao 3) Medidas disciplinares

Os fatores nocivos ou de risco para a sade do trabalhador so classificados em:


1. 2. 3. 4. 5.

Agentes Fsicos; Agentes Qumicos; Agentes Biolgicos; Agentes Mecnicos e Agentes Ergonmicos

Cada indivduo traz consigo desejos, esperanas e capacidades quase sempre ignorados pela organizao do trabalho. Quando esta ignora as particularidades do ser humano, pode gerar no indivduo ou no grupo insatisfao, ansiedade, medo, sendo sentimentos que levam ao sofrimento psicolgico, resultado do conflito entre as presses sofridas no trabalho e a histria do indivduo ou mesmo do grupo.

Tais sentimentos so uma carga psquica que, alm de se traduzir em sofrimento emocional, pode ocasionar a doena do corpo, chamada, psicossomtica.
A doena psicossomtica tem origem em desordens psicolgicas que interferem no adequado desenvolvimento endcrinometablico do organismo, gerando desconforto fsico.

Estamos, portanto, diante de uma situao de conflito, na qual o trabalho, por um lado, fonte de realizao de satisfaes concretas (proteo da vida, bem-estar fsico, biolgico e nervoso) e de satisfaes simblicas (satisfao que o trabalho confere de acordo com o que o indivduo traz em si como desejo, expectativa de realizao por meio de trabalho) X e, por outro lado, fonte de sofrimento, quando no realiza as aspiraes do sujeito, de medo, quando um risco real se faz presente, e de ansiedade, quando h o risco de no

Uma telefonista ansiosa pode atender o cliente de forma mais rpida e conseguir atender um maior nmero de chamadas num determinado perodo de tempo.

Na construo civil, indivduos que tm medo da altura na qual as tarefas so desenvolvidas no passam seleo natural imposta pelos prprios colegas de trabalho e se afastam espontaneamente, permanecendo ai aqueles que ignoram o risco e conseguem no falar sobre ele dentro do grupo, j que falar sobre ele lembrar de sua existncia.

Ambas tarefas tem o alto preo do desgaste desses indivduos, acarretando sofrimento, envelhecimento precoce, incapacidade precoce para o trabalho. Neste caso, o trabalho no causa o sofrimento, o sofrimento que produz o trabalho. Dessa forma precisamos estabelecer uma relao entre os esforos exigidos para a execuo das tarefas, que podem ser predominantemente fsicos, cognitivos ou

You might also like