You are on page 1of 30

CURSO: TCNICO DE ENFERMAGEM

Cistite

Cistite Aguda e Crnica

cistite aguda uma doena muito comum na prtica clnica. Normalmente, o seu diagnstico no apresenta dificuldades. O tratamento inclui a administrao de medicamentos antibacterianos e a observao de um regime que exclua comida picante e cida. A laserterapia associada ao tratamento convencional tem um efeito teraputico importante e regenerativo (no s sintomtico) e pode ser iniciada a partir do momento do diagnstico.

A cistite crnica exige um tratamento mais prolongado que dever compreender, alm da terapia antibacteriana convencional, instilaes de anti-spticos na bexiga e a terapia com laser de baixa intensidade. O tratamento poder ser repetido separadamente (sem associao a outras terapias) 10 dias depois do primeiro tratamento. A eficcia da laserterapia avaliada de acordo com a evoluo, o estado geral do paciente e pelos exames clnicolaboratoriais.

Cistite nos homens x cistite nas mulheres

Causas:
A cistite causada por germes, em geral bactrias que entram pela uretra e chegam at a bexiga. Essas bactrias podem levar a infeces, mais comumente na bexiga. A infeco pode se espalhar para os rins. Na maioria das vezes, o corpo consegue eliminar as bactrias na urina. No entanto, s vezes as bactrias podem ficar presas na parede da uretra ou da bexiga ou crescer to rapidamente que algumas bactrias permanecem na bexiga. "Uma das razes pelas quais as mulheres so mais acometidas do que os homens est nas diferenas anatmicas, principalmente no tamanho e localizao da uretra, que facilita a invaso de bactrias"

Por esse motivo, as mulheres tm maior probabilidade de ter infeces depois da atividade sexual ou ao usar um diafragma como contraceptivo. A menopausa tambm aumenta o risco de infeces no trato urinrio Os itens a seguir tambm aumentam as chances de desenvolver cistite: Um tubo chamado cateter urinrio inserido na bexiga; Bloqueio da bexiga ou da uretra; Diabetes; Prstata aumentada, estreitamento de uretra ou algo que bloqueie o fluxo da urina Perda de controle intestinal (incontinncia intestinal)

Idade avanada (principalmente em pessoas que vivem em asilos); Gravidez; Problemas para esvaziar a bexiga (reteno urinria); Procedimentos que envolvem o trato urinrio; Permanecer imvel por um longo perodo (por exemplo, ao recuperar-se de uma fratura de quadril); A maioria dos casos causada por Escherichia coli (E. coli).

Exames:
Geralmente, coletada uma amostra de urina para realizar os seguintes exames: A urinlise feita para detectar, na urina, glbulos brancos, glbulos vermelhos, bactrias e certos qumicos, como nitritos. Na maior parte do tempo, o mdico ou enfermeiro pode diagnosticar uma infeco usando a urinlise. Urocultura - uma amostra limpa pode ser coletada para identificar a bactria na urina de modo a garantir que o antibitico correto seja usado no tratamento.

Sintomas de Cistite:
Entre os sintomas de infeco na bexiga esto: Urina turva ou com sangue, que pode causar um cheiro forte ou desagradvel Febre baixa (nem todos tm febre) Dor ou ardor ao urinar Presso ou clica no baixo abdome (em geral, no centro) ou nas costas Forte necessidade de urinar com frequncia, mesmo logo depois de esvaziar a bexiga Muitas vezes, alterao ou confuso mental so o nico sinal de infeco no trato urinrio em pessoas idosas.

Tratamento de Cistite:
Os antibiticos orais so recomendados porque h um risco de que a infeco se propague para os rins. Para uma infeco simples de bexiga, recomenda se antibiticos por 3 dias para as mulheres e de 7 a 14 dias para os homens. Para uma infeco de bexiga com complicaes, como gravidez ou diabetes, OU uma infeco renal branda, recomendam se antibiticos de 7 a 14 dias. importante terminar todo o tratamento com antibitico, mesmo que voc se sinta melhor. As pessoas que no tomam os antibiticos at o fim podem desenvolver uma infeco mais difcil de tratar.

Os antibiticos usados normalmente incluem: trimetoprima-sulfametoxazol, amoxicilina, Augmentin, doxiciclina e fluoroquinolonas. O mdico perguntar se existe a possibilidade de voc estar grvida. Ele tambm recomendar drogas para aliviar o ardor e a urgncia de urinar. O cloridrato de fenazopiridina (Pyridium) a droga mais comum desse tipo. Mesmo assim, ser necessrio tomar antibiticos. As pessoas com uma infeco de bexiga ou rins devem tomar muita gua. Algumas mulheres tm infeces de bexiga recorrentes ou repetitivas. O mdico pode sugerir diferentes maneiras de trat-las.

Tomar uma dose nica de um antibitico aps o contato sexual pode prevenir essas infeces, que ocorrem depois da atividade sexual. Algumas mulheres podem precisar tomar antibiticos por trs dias para tratar infeces dependendo dos sintomas. Algumas mulheres tambm podem tentar tomar uma dose nica diria de antibitico para prevenir infeces. Produtos de venda livre que aumentam a acidez da urina, como cido ascrbico ou suco de mirtilo, podem ser recomendados para diminuir a concentrao de bactrias na urina. O acompanhamento pode incluir culturas de urina para ter certeza de que a infeco bacteriana foi embora

Expectativas:
A maioria dos casos de cistite causa desconforto, mas uma infeco que desaparece sem complicaes aps o tratamento.

Complicaes possveis:
Insuficincia renal aguda Infeco crnica ou recorrente no trato urinrio Infeco renal

Preveno:
Mudanas no estilo de vida podem ajudar a evitar algumas infeces do trato urinrio. Depois da menopausa, a mulher pode usar uma pomada de estrognio na regio da vagina para reduzir a probabilidade de novas infeces.

Banhos e higiene Use absorventes externos em vez de internos, pois alguns mdicos acreditam que isso aumente a probabilidade de infeces. Troque de absorvente cada vez que for ao banheiro. No use ducha nem sprays ou p para a higiene feminina. Como regra geral, no utilize nenhum produto que contenha perfumes na rea genital. Use o chuveiro e no a banheira. Evite leos de banho. Mantenha limpa a zona genital. Limpe a zona genital e anal antes e depois da atividade sexual. Urine antes e depois da atividade sexual. Limpe-se de fre

Roupas Evite usar calas muito apertadas. Use calcinha e meia cala de algodo e troque-as, pelo menos, uma vez por dia. Dieta Beba lquidos em abundncia (de 2 a 4 litros por dia). Beba suco de mirtilo ou tome plulas de mirtilo, mas no se voc tiver um histrico pessoal ou familiar de clculos renais. No beba lquidos que irritam a bexiga, como lcool ou cafena. Urinar imediatamente aps a relao sexual pode ajudar a remover bactrias passadas durante a relao sexual.

As cistites infecciosas so tratadas com antibiticos de acordo com o resultado da urocultura. Se uma causa for encontrada, essa dever ser eliminada (por exemplo, um clculo renal). As cistites no infecciosas so mais complexas no que tange ao seu tratamento. Analgsicos, anti-inflamatrios, anti-espasmdicos, anestsicos locais so recursos muito utilizados.

Monitorar sinais vitais.

Realizar balano hdrico rigoroso. Estimular ingesto hdrica. Orientar ao paciente a manter a bexiga vazia, aumentando a freqncia miccional. Registrar aspecto da diurese. Aferir peso corporal diariamente at duas vezes ao dia. Administrar analgsicos conforme prescrio mdica. Registrar debito urinrio horrio.

Controlar irrigao vesical, registrando dbito e aspecto da urina.

Orientar quanto importncia e realizar higienizao intima com gua e sabo neutro, aps cada evacuao. Reorganizar o ambiente de forma a diminuir o nmero de bactrias para o uso da comadre papagaio ou toalete.

Cistite da Lua-de-mel
No tempo em que havia lua-de-mel para quase todos os casais, isto , no tempo em que, pelo menos para a mulher, casar-se virgem era a norma, havia um quadro clnico interessante que os mdicos antigos descreveram como a cistite da lua-de-mel. Isso nada mais era do que uma infeco na bexiga das mulheres no incio de sua vida sexual ativa, s vezes imediatamente aps a primeira relao. O que acontecia? Algumas mulheres iam para sua lua-demel muito bem de sade, radiantes de felicidade e voltavam doentes, urinando com ardncia e, s vezes, at com sangue. Depois tinham que ficar vrios dias sem poder ter relao sexual porque a soma das dores das primeiras relaes com as dores da cistite tornavam o relacionamento sexual insuportvel. Hoje em dia a cistite da lua-de-mel ainda existe, mas tem o nome mais apropriado de cistite ps-coito, isto , cistite que vem depois de uma relao sexual.

Ela aparece em moas bem jovens com freqncia cada vez maior, uma vez que a iniciao sexual tem sido mais precoce nas ltimas dcadas. A infeco da bexiga - a cistite, ocorre em quase todas as mulheres, mais dia, menos dia. Em geral, na mulher que tem atividade sexual, embora possa ocorrer em mulheres que no tm relacionamento sexual. A cistite caracteriza-se por vontade de fazer xixi toda hora, queimao na uretra e dor na bexiga. A infeco no grave, mas judia bastante e precisa de tratamento que, alis, bem simples. Alguns comprimidos e... pronto! A cistite vai embora. Mas pode voltar com a mesma facilidade. As mulheres que tm uma vida sexual mais ativa, as que tm problemas ginecolgicos ou intestino preso, ou as mulheres que usam roupas muito abafadas, como aquelas que tm tecidos sintticos como a lycra, esto mais sujeitas cistite. Tambm as mulheres que j passaram pela menopausa. Toda mulher que tem cistite, especialmente aquela que tem cistite vrias vezes no mesmo ano, precisa ser investigada e tratada. Na maioria dos casos existe tratamento simples e rpido.

O B R I G A D O

Escherichia coli ou E. coli uma bactria comum caracteristicamente encontrado no intestino humano e animal. Fazem parte de bactrias da flora intestinal normal presente no intestino

You might also like