You are on page 1of 59

Apresentao geral da Disciplina Introduo Geral

Prof. Leonides da Silva Justiniano

Sociologia como cincia: principais correntes tericas e suas influncias na atualidade no contexto organizacional. Conceituao, objeto e relao com outras cincias. Sociologia geral e sociologia aplicada administrao. Sociologia e Administrao. Indivduo e organizao. Processo social e controle. Estudo das organizaes sociais. As organizaes na sociedade. Sociedade tecnolgica e do conhecimento. Problemas e desafios da sociedade ps-industrial. Processos de organizao do trabalho frente aos novos modelos de gesto.

Possibilitar ao aluno a apreenso dos conceitos bsicos discutidos em Sociologia, com nfase em Sociologia aplicada Administrao, buscando a compreenso da relao desses conceitos com a realidade organizacional.

1. 2. 3.

4.

5.

6.

Constatar a especificidade e amplitude da Sociologia aplicada Administrao. Compreender que as relaes sociais interferem diretamente nos processos administrativos. Refletir acerca do processo de mudana organizacional face mutabilidade das relaes sociais na sociedade contempornea. Identificar as implicaes das inovaes tecnolgicas para o trabalho, emprego e organizao dos trabalhadores. Interagir tica e criativamente diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais considerando os mecanismos inclusos no processo social, as relaes sociais de trabalho, e as questes sociais/culturais que influenciam o comportamento humano dentro das organizaes. Articular conceitos, definies e princpios discutidos durante o curso-disciplina com a ao profissional.

Todas as aulas iniciaro com uma sntese da matria da aula anterior ou uma reflexo sobre o tema a ser estudado. Sero usados os livros bsicos, juntamente com textos paralelos, em aulas expositivas nas quais haver participao do aluno atravs de questionamentos diretos e debates. Tambm sero adotados estudo dirigido e dinmica de grupos como recursos para salientar os pontos mais importantes do texto ou temas em debate. Leituras extra classe sero cobradas por escrito em trabalhos de grupos. Estratgias: - Aulas expositivas. - Filmes. - Debates a partir da leitura de artigos. - Seminrios. - Pesquisas de campo, em bibliotecas, na internet. - Explanao em classe e acompanhamento de grupos de estudo.

UNIDADES
I - Sociologia como cincia. II - Sociologia e Administrao. III - Temticas complementares.

I - A Sociologia como cincia: a) Aspectos gerais quanto ao surgimento, formao e desenvolvimento da Sociologia: conceituao, objeto e relao com outras cincias. b) Principais correntes tericas (Marx, Durkheim e Weber) e suas influncias na atualidade no contexto organizacional: apresentao dos conceitos bsicos utilizados pela Sociologia. II - Sociologia e Administrao: Relao existente entre a Sociologia e a Administrao: conceitos bsicos: A Sociologia e as organizaes. b) Administrar tendo em vista os resultados. c) A organizao e suas partes: 1 pilar. d) As culturas das organizaes: 2 pilar. e) Indivduo e Organizao. f) Individualismo X Coletividade. g) Modos de produo. h) Caractersticas da sociedade capitalista: classes sociais, grupos, estratificao, status social e papel social. i) Organizao do trabalho: abordagens sociolgicas clssicas do trabalho. j) Produtividade, motivao e satisfao no trabalho.

O processo social e controle: Estrutura social da empresa. b) Poder e fontes de poder da organizao. c) Cultura e poder organizacional. Estudo das organizaes sociais: a sociedade industrial, grupos sociais formais e informais, conflitos organizacionais, presso social (nos grupos, nas unidades administrativas e nos grupos cooperativos), coeso e cooperao grupal, cultura organizacional. As organizaes na sociedade: organizaes e mudanas. a) Sociedade tecnolgica e do conhecimento. b) Problemas e desafios da sociedade ps-industrial. c) Processos de organizao do trabalho frente aos novos modelos de gesto. III - Temticas complementares: a) O fenmeno da globalizao. b) Trabalho e tecnologia no mundo globalizado. c) Globalizao e excluso. d) Trabalho X Emprego.

O Critrio de Avaliao definido da seguinte maneira: Critrio de Avaliao = ((AC * 0,4) + (PR * 0,6 ))) Onde, AC = Avaliao Contnua PR = Mdia das Provas Regimentais

BERNARDES, Cyro. Sociologia aplicada administrao. So Paulo: Saraiva, 2006. MARTINS, Carlos B. O que sociologia. So Paulo: Brasiliense, 2004.
GIDDENS, Anthony. O que sociologia. In: __________. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005. QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O; OLIVEIRA, M. G. D. Um toque de clssicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Lisboa: Edies 70, 2007. FERREIRA, D. Manual de sociologia: dos clssicos sociedade da informao. So Paulo: Atlas, 2007. KUMAR, K. Da sociedade ps-industrial psmoderna: novas teorias sobre o mundo contemporneo. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

INTRODUO

Em incios do sculo passado, ingleses descobriram, no interior da ndia, crianas que eram criadas em meio a lobos, vivendo como lobos; eram humanas apenas fisicamente: comiam carne crua e putrefata, dormiam de dia e se movimentavam noite, percorriam pequenas distncias apoiadas nos cotovelos e nos joelhos, no falavam... Diante desse quadro, a indagao: o que nos torna humanos??

Desenvolvimento do estudo cientfico dos fenmenos sociais: meados do sculo XIX Cincias Sociais: conhecimento da prpria experincia humana, suas formas de agregao, culturas, estruturas produtivas, desenvolvimento social, estruturas sociais, econmicas, organizacionais e as formas administrativas.

Cincias Sociais: conjunto de disciplinas cientficas que se ocupam do homem, no tanto como parte da natureza, mas como um ser que cria a cultura e a sociedade. Cincias Sociais: Antropologia, Psicologia, Sociologia...

Estuda as formas fundamentais da convivncia humana, tais como contatos sociais, distncia social, isolamento, individualizao, cooperao, competio, controle, diviso do trabalho e integrao social. Formas fundamentais = sociedade!!

A sociologia o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades.


(GIDDENS, 2005, p. 24).

Cincia que estuda a vida social humana. Estudo do social, ou da sociedade, ou de tudo o que se refira a mais pessoas, no a uma s.

Sociologia = Socius: companheiro

= Logos: estudo

Objeto: entendimento da vida social humana Mtodos (as regras de investigao): histrico, estudo de campo (ou de caso), experimentao... Tcnicas: (formas de aplicao dos mtodos): pesquisa, entrevista...

Teoria: conjunto de leis que procuram explicar a realidade, os fatos concretos, singulares. Cincia: conjunto de teorias que tentam explicar a realidade

A sociologia propriamente dita fruto da Revoluo Industrial, e nesse sentido chamada de "cincia da crise" - crise que essa revoluo gerou em toda a sociedade europia, a partir do sculo XV, quando ocorreram significativas transformaes, como:

expanso martima; reformas protestantes; formao dos Estados nacionais; as grandes navegaes e o comrcio ultramarinho; o desenvolvimento cientfico e tecnolgico que desagregaram a sociedade feudal, dando origem sociedade capitalista;

Fruto da Revoluo Industrial, o trabalho antes realizado com as mos ou com ferramentas, passa a ser feito por meio de mquinas, elevando o volume de produo. A mquina a vapor incentivou o surgimento da indstria construtora de mquinas. Essas alteraes no processo produtivo, somadas a herana cultural e intelectual dos Sculos seguintes iro servir de exemplo e parmetro para as revolues polticas posteriores.

Vislumbrando um novo modelo de sociedade que surgia, pensadores da poca, dentre os quais Montesquieu, David Hume, Jean-Jacque Rousseau, Adam Smith e Emmanuel Kant, entre outros, procuraro refletir sobre esta nova realidade, na tentativa de explic-la. No Sc. XIX, a consolidao do sistema capitalista na Europa contribuir para o surgimento da sociologia como cincia particular.

o estudo cientfico das relaes sociais, das formas de associao, destacando-se as caractersticas comuns a todas as classes e fenmenos sociais; Estuda o homem e o meio ambiente em suas interaes recprocas. A Sociologia baseia em estudos objetivos que melhor revele a verdadeira natureza dos fenmenos sociais. A Sociologia tem o papel de estudar e identificar as possveis solues para realidades sociais.

A sociologia, quando voltada para a administrao, tem por foco principal o estudo e a interveno nas organizaes. Logo, a sociologia, enquanto cincia, vai se preocupar em definir os conceitos centrais dessas mesmas organizaes.

Citando Parson, Bernardes e Marcondes assim definem organizao: Unidade social artificialmente criada e estruturada, continuamente alterada para se manter no tempo, e com a funo de atingir resultados especficos que satisfaam as necessidades de clientes existentes na sociedade e, tambm, as de seus participantes.

Organizao, portanto, supe a noo de GRUPO!!

ORGANIZAES SO ELEMENTOS, ORGANISMOS, NECESSRIOS AO CONVIVIO HUMANO. NO IMPORTA QUAL SEJA.

TAL QUAL OS SERES VIVOS SO FORMADOS POR ELEMENTOS AS CLULAS AS ORGANIZAES SO CONJUNTOS DE ELEMENTOS OS SEUS PARTICIPANTES NO IMPORTANDO SER ELAS PRISES, CLUBES RECREATIVOS, FBRICAS, BANCOS OU ASSOCIAES DE CONDOMNIOS.

TAIS PARTICIPANTES, ENQUANTO INDIVDUOS ISOLADOS, SO ESTUDADOS POR UMA CINCIA, A PSICOLOGIA, MAS EM COLETIVIDADE POR OUTRA, A SOCIOLOGIA, POIS AS PESSOAS AGEM DIFERENTEMENTE QUANDO ASSOCIADAS, POIS OS COMPORTAMENTOS DE UMA PESSOA SO INFLUENCIADOS PELAS DEMAIS.

ACERCA DA SOCIOLOGIA APLICADA, CIENTISTAS SOCIAIS TM GRANDE INTERESSE EM PESQUISAR AS ORGANIZAES, PARA PARTICULARIZAR AS TEORIAS QUE ENVOLVEM A CINCIA DO COMPORTAMENTO, DENTRE AS QUAIS A SOCIOLOGIA.

AQUELES QUE TRABALHAM EM ORGANIZAES (GERENTES, DIRETORES E EXECUTIVOS) E SO ESPECIALIZADOS EM ADMINISTR-LAS, QUANDO ESCREVEM SOBRE SUAS EXPERIENCIAS, FAZEM-NO SUGERINDO MEDIDAS PRTICAS PARA OBTER: PRODUTIVIDADE; AUMENTAR CLIENTELA; COORDENAR PESSOAS COM EFICCIA.

Conforme Bernardo e Marcondes: ADMINISTRADORES so especialistas em organizao, cujo sucesso depende de conhecimentos especficos dos processos fsicos que ocorrem nas empresas e, principalmente, das habilidades e experincias em gerenciar PESSOAS.

RARAMENTE, GERENTES, DIRETORES E EXECUTIVOS POSSUEM A ABRANGNCIA DE CONHECIMENTOS CIENTFICOS, SENDO SUAS PROPOSTAS DE CUNHO PRAGMTICO, COM POUCO EMBASAMENTO TERICO E MUITOS VIESES, POIS S VEM UM LADO DO PROBLEMA COMO ADMINISTRAR E OBTER LUCRO.

Pesquisadores sociais e administradores podem construir uma ponte interligando os conhecimentos de ambos.

Um aspecto importante deve ser destacado: os comportamentos das pessoas em grupo so os individuais tornados coletivos, isto , tendendo para conseguir objetivos semelhantes. Assim, a Sociologia tem uma interface com a Psicologia e, por isso, a Sociologia Aplicada Administrao tambm se apia na disciplina Psicologia Aplicada Administrao.

INTRODUO: alguns conceitos fundamentais!!

Apesar de seu status cientfico, como as demais reas da cincia, a sociologia no est isenta de distores, tendncias, usos e manipulaes ideolgicos. Os conceitos e as interpretaes que o sociolgico traa podem estar (e geralmente esto) revestidos de uma determinada convico ou adeso intelectual. Vamos verificar, inicialmente, um desses modelos e, em seguida, discutiremos brevemente os pensadores sociais clssicos.

Para a Sociologia, sociedade o conjunto de pessoas que compartilham propsitos, gostos, preocupaes e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. A sociedade o objeto de estudo das cincias sociais, especialmente da Sociologia

Tambm se chama de sociedade ou associao o agrupamento de pessoas para a realizao de atividades privadas, sendo reservada primeira expresso reunio com fins empresariais e a segunda para o conjunto que visa resultados sociais independentemente de benefcios financeiros.

Sociedade um grupo de indivduos que formam um sistema semi-aberto, no qual a maior parte das interaes feita com outros indivduos, pertencentes ao mesmo grupo.

Sociedade tambm pode ser uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada

A origem da palavra sociedade vem do latim societas, uma "associao amistosa com outros". Societas derivado de socius, que significa "companheiro", e assim o significado de sociedade intimamente relacionado quilo que social. Est implcito no significado de sociedade que seus membros compartilham interesse ou preocupao mtuas sobre um objetivo comum.

Pessoas de vrias naes unidas por tradies, crenas ou valores polticos e culturais comuns, em certas ocasies tambm so chamadas de sociedades (por exemplo, Judaico-Crist, Oriental, Ocidental etc.). Tambm, alguns grupos aplicam o ttulo "sociedade" a eles mesmos, como a "Sociedade Americana de Matemtica".

Breve Introduo: A viso dos Clssicos

Acreditava ser possvel a criao de uma sociedade-modelo, tendo


AMOR como princpio ORDEM como base PROGRESSO como fim

Estado Teolgico FETICHISTA (Culto de objetos materiais, magias, mstico) POLITESTA (Presena de vrios deuses para explicar e justificar as coisas) MONOTESTA (Um nico Deus. Perodo em que se fazem algumas abstraes)

Estado Metafsico Reunio de todas as foras numa s, chamada natureza. Explicao da realidade por abstraes racionais. Autodestrutvel, levando a sociedade ao terceiro estado, que o positivo.

Estado Positivo CIENTFICO (Conhecimento da realidade e das suas explicaes atravs da observao e da experimentao, buscando leis cientficas que regem a natureza das causas. Matemtica, Astronomia, Fsica, Qumica, Biologia, Sociologia. Igreja Positiva

Fundador do Socialismo Cientfico, afirma que o capitalismo d origem s expresses sociais e religiosas. Afirma que a Economia Poltica trata do modo pelo qual os homens procuram os bens dos quais tm necessidade para viver.

Sociedade enquanto Modo de Produo: as sociedades se caracterizam pela forma como se organizam para conseguir as coisas que garantam a sobrevivncia de seus membros. A base principal sobre a qual se organiza a produo: a fora de trabalho

Modo de Produo

Relaes de Produo Foras de Produo


Trabalho Meios de Produo Terras Fbricas Capital

Lucro / Mais-valia

A Sociologia , para Weber, a cincia que pretende entender, interpretando-a, a ao social, para, dessa maneira, explic-la causalmente em seu desenvolvimento e efeitos, observando suas regularidades que se expressam na forma de usos, costumes ou situaes de interesse.

Ao Social: conduta humana (ato, omisso, permisso) dotada de um significado subjetivo dado por quem o executa, o qual orienta seu prprio comportamento, tendo em vista a ao de outro ou de outros.

Tipos puros de ao social:

Ao racional com relao a fins Ao racional com relao a valores Ao afetiva Ao tradicional

Relao Social: conduta plural reciprocamente orientada, dotada de contedos significativos, que descansam na probabilidade de que se agir socialmente de um certo modo.

BUROCRACIA

Atividades normais exigidas para os propsitos da organizao se encontram distribudas de maneira estvel sob a forma de deveres formais Organizao dos cargos nas empresas obedece princpios hierrquicos com relao ao status e aos papis a serem desempenhados

BUROCRACIA (continuao)

O exerccio dos papis ou das atividades so regulamentadas por um coerente sistema de regras administrativas abstratas Os cargos classificam-se nos subsistemas abertos tecnicamente, tendo o funcionrio protegido o de acordo com a legislao trabalhista em vigor, contra as arbitrariedades

QUINTANEIRO, Tnia; BARBOSA, M. L. de O.; OLIVEIRA, M. G. M. Um toque de clssicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte, MG: Ed. UFMG, 2002. Cap. 1: Cap. 2: Cap. 3:

WEBER, Max. Sociologia. So Paulo: tica, 1979. Cap. 4 e 5. MARX, Karl. Sociologia. So Paulo: tica, 1980. Cap. 2, 3 e 4. DURKHEIM, mile. As regras do mtodo sociolgico. Cap. 1. Da diviso poltica do trabalho social. Cap. 2 e 3.

GRUPO / Lder

Tema QUINTANEIRO, cap. 1: Marx MARX, cap. 2, 3 e 4

Data /5 /5

QUINTANEIRO, cap. 2: Durkheim


AVALIAO DURKHEIM, As regras..., cap. 1

/5
/5 /6

DURKHEIM, Da diviso... cap. 2 e 3


QUINTANEIRO, cap. 3: Weber WEBER, Sociologia, cap. 4 e 5

/6
/6 /6

You might also like