You are on page 1of 14

HONRA E SUBMISSO

Pr. Samuel Alves Silva Julho/2013

HONRA E SUBMISSO: dois lados de uma mesma moeda


Ambas procedem da humildade daquele que

reconhece ao outro. O que honra? Sentimento de dignidade moral, Glria, distino, considerao. valorizar, respeitar, ter em alta estima, dar altssima importncia, se importar. O que submisso? Significa "colocar-se em baixo". a presena de reconhecimento voluntrio e prazeroso de autoridade.

A Honra tem o poder de intensificar sua vida


A maneira como valorizamos, respeitamos e

tratamos as pessoas determina a nossa recompensa. Jesus disse: Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta na qualidade de profeta, receber a recompensa de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receber a recompensa de justo. E aquele que der at mesmo um copo de gua fresca a um destes pequeninos, na qualidade de discpulo, em verdade vos digo que de modo algum perder a sua recompensa. (Mt 10.4042)

O plano de Deus claro


Honra a teu pai e a tua me, como o senhor

teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te v bem na terra que o Senhor teu Deus te d. O que Honra 5 mandamento, e primeiro na relao horizontal (Dt 5.16). Isto implica em submisso e obedincia aos pais, enquanto no deix-los pelo casamento.

O Plano de Deus claro II: A misso


Amai-vos cordialmente uns aos outros com

amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros (Rm 12.10) Dai a cada um o que lhe devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra (Rm 13.7). Ao Rei dos sculos, imortal, invisvel, ao nico Deus, seja honra e glria para todo o sempre. Amm (1 Tm 1.17)

Do reconhecimento que honra, procede a submisso


Sujeitai-vos a toda autoridade humana por

amor do Senhor, quer ao rei, como soberano, (1 Pe 2.13) Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo. (Ef 5.21) Vs, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos vossos senhores, no somente aos bons e moderados, mas tambm aos maus (1 Pe 2.18). Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugir de vs (Tg 4.7).

Quem no honra soberbo e insubmisso


Desonrar tratar como algo sem valor, sem

importncia. Honramos ou desonramos atravs de aes, palavras e pensamentos. A soberba a perda da realidade acerca se sua pessoa, fazendo-o crer que muito maior do que na realidade (Ob 3) Ao mesmo tempo em que o soberbo se v demasiadamente grande, v o seu prximo demasiadamente pequeno. Assim, por que honrar? Por que se submeter?

A soberba do homem o abater; mas o humilde de esprito obter honra (Pv 29.23)
Se no ouvirdes, e se no propuserdes

no vosso corao dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos exrcitos, enviarei a maldio contra vs, e amaldioarei as vossas bnos; e j as tenho amaldioado, porque no aplicais a isso o vosso corao (Ml 2.2) Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltar. (Tg 4.10)

O mundo estimula a soberba, a rebeldia e a independncia


A cultura popular luta contra a prtica de honrar pais,

lderes e filhos. As esposas so incentivadas a uma igualdade sem submisso (irresponsvel) A sociedade resiste autoridade, s leis, ... O governo dos homens (democracia) se esqueceu de honrar o maior dos Reis. A cada gerao a deteriorao moral e espiritual ultrapassada (Rm 1.18-32) Lembrando: os mundo e os seus esto ao nosso redor, procurando nos seduzir.

Mas aos santos devido honrar a Deus e a sua vontade


Qualquer coisa que no tenha sido originada numa

ordem de DEUS, num mover de DEUS, iniqidade, por maior aparncia de santidade que possa ter (Mt 7.21-23) JESUS CRISTO dir quelas pessoas Nunca vos conheci. Isso mostra claramente que qualquer coisa palavras, pensamentos e aes, sem submisso a Deus (nexo com sua vontade, como motivao) no aceito por Deus. No vos enganeis; Deus no se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso tambm ceifar (Gl 6.7).

HONRAR A DEUS, SE SUBMETER A DEUS, SER PASTOREADO (GUIADO) POR CRISTO


As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu

as conheo, e elas me seguem (Jo 10.27); Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo submisso, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo no venha a ficar reprovado (1 Co 9.27) Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem h de prestar contas delas; para que o faam com alegria e no gemendo, porque isso no vos seria til (Hb 13.17).

SER GUIADO um princpio da humildade.


Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e guia-

me por uma vereda plana, por causa dos que me espreitam (Sl 27.11). Lmpada para os meus ps a tua palavra, e luz para o meu caminho (Sl 119.105). Quando no h sbia direo, o povo cai; mas na multido de conselheiros h segurana (Pv 11.14). Onde no h conselho, frustram-se os projetos; mas com a multido de conselheiros se estabelecem (Pv 15.22).

Que tipo de recompensa esperamos ou merecemos?


Quando colocamos em primeiro lugar Deus e seu

reino seremos honrados por Ele e isso inclui o cuidado Dele por ns em tudo, na famlia, no trabalho, no ministrio. Mt. 6.33 A recompensa vem de Deus por meio de quem honramos. Se honramos o pai a recompensa vem por meio do pai. Se honramos os lderes receberemos atravs dos lderes, se honramos os irmos e amigos receberemos atravs dos irmos e amigos. Se no honrarmos, no receberemos recompensa. aos que me honram, honrarei, porem os que me desprezam sero desmerecidos 1 Sm 2.30b.

Faa o possvel para agradar ao Senhor.

Se alguma coisa AGRADA a Deus, no importa a quem ela desagrada. Se alguma coisa DESAGRADA a Deus, no importa a quem ela agrada. - Tommy Tenney (escritor do livro Os caadores de Deus)
Oremos sobre o que recebemos de Deus.

You might also like