You are on page 1of 26

SADE E DOENA A LUZ DA DOUTRINA ESPRITA

AME Associao Mdico Esprita de Piracicaba Slvia Regina Scarassati

se referem ao estado em que se encontram as pessoas e no ao estado de rgos ou partes do corpo.

Doena e Sade

Certas manifestaes ocorrem com relativa facilidade devido s predisposies que o indivduo trouxe consigo ao reencarnar. O corpo de um encarnado deve funcionamento ao Esprito que o habita. seu

O corpo serve como um sinal de alerta para expressar que o Esprito est em algum nvel de desequilbrio. Para falar em sade integral, precisamos entender a harmonia compreendendo corpo, mente e Esprito. Quando as vrias funes corporais se desenvolvem em conjunto dentro de uma harmonia, o ser humano se encontra num estado que denominamos de sade.

Se uma funo falha, ela compromete a harmonia do todo e ento falamos que o ser humano se encontra num estado de doena.

A doena a perda relativa da harmonia

Qualquer perturbao da harmonia acontece ao nvel da conscincia, que a parte espiritual do ser, enquanto o corpo fsico a forma de apresentao desta desarmonia. Precisamos estar atentos ao menor sinal de desarmonia no nosso corpo fsico, pois a primeira indicao de que algo est ocorrendo na esfera do Esprito, sede dos nossos sentimentos.

O corpo fsico o instrumento manifestao do Esprito encarnado.

de

Afinal, o que a dor? No algo que apenas serve para atrapalhar? Por que ela apareceu?

Geralmente no sabemos, nem temos interesse em saber.


Somente queremos que ela suma o mais rpido possvel, pois com isso poderemos voltar a realizar tudo aquilo que gostamos. O nosso inconsciente envia mensagens ao nosso consciente, sob a forma de tenses ou sofrimentos fsicos e emocionais.

Procurando silenciar esta tentativa de comunicao, utilizamos medicamentos para acabar com os sintomas, sem perceber o que gerou os mesmos. E, se o mdico no acertar o remdio de primeira dizemos que ele no bom. A dor o grande e abenoado remdio. Depois do poder de Deus, a nica fora capaz de alterar o rumo de nossos pensamentos, compelindo-nos a indispensveis modificaes.
Entre a Terra e o Cu Andr Luiz

Para se dar conta de onde est situada a causa inicial, mdicos e pacientes precisam aprender no apenas a perceber o que visvel na luz, mas tambm identificar o que est escondido na sombra.

Quer dizer que nem sempre apenas o que aparece a causa do problema (Sinais e Sintomas). importante pensar no que est por trs desta forma de desequilbrio orgnico. Perceber como estvamos antes, que sentimentos surgiram e como afetou meu equilbrio.

PERISPRITO
preexistente e sobrevivente morte do corpo material, transmitindo suas vontades ao corpo fsico e as impresses do corpo fsico ao Esprito. o intermedirio entre o corpo fsico e o Esprito.

Quando desencarnamos, carregamos conosco, em nosso perisprito, todas as informaes a respeito do equilbrio ou desequilbrio que estamos vivenciando e todas as impresses, positivas ou negativas, que tivemos ao longo da existncia. As qualidades ou defeitos, faltas, abusos e vcios de existncias passadas registrados no perisprito reaparecem no corpo fsico como enfermidades.

Inmeras almas j renascem adoecidas, ou seja, com os componentes psquicos enfermios. Em grande parte dos casos o componente inicial desta enfermidade a falta de auto amor. Como consequncia, alteraes bioqumicas vo surgindo, interferindo na produo de neurotransmissores, alguns deles responsveis pelo nosso estado de nimo.

ENFERMIDADES As enfermidades graves decorrem de faltas passadas e contribuem para o aprendizado, reparao e restaurao dos atos inadequados que acumulamos em nosso corpo perispiritual. Certos acontecimentos e doenas so permitidos pelo plano espiritual para estimular o Esprito a cumprir compromissos na sua jornada evolutiva. Nada ocorre por acaso.

Assim, enfermidades ou acidentes inesperados, carncia afetiva, dificuldades econmicas, so meios utilizados para despertar da anestesia da iluso ou da intoxicao do orgulho, egosmo, clera, etc., a que muitos se submetem. Temos que parar de fazer o papel de crianas que no querem crescer, que no querem deixar de brincar, que desejam simplesmente gozar a vida sem responsabilidades, para comear a dedicar alguma ateno s necessidades do Esprito.

A hereditariedade reflete a aproximao por afinidades vibratrias entre os membros de uma mesma famlia. Os cdigos genticos da hereditariedade, em consonncia com o contedo vibratrio dos registros gravados no perisprito, vo organizando o corpo fsico.

Existem formas de tratamento que interagem com a energia do ser humano como o passe magntico, a prece, a gua fluidificada acupuntura, a homeopatia, a cromoterapia, os florais... No entanto, o tratamento no deve ter como foco apenas o corpo, pois desta forma no se obter a cura, apenas a melhora dos sintomas.

CENTROS VITAIS

Os centros vitais captam as energias do universo e as transmitem para todo o corpo e o tipo de vibrao mental que emitimos pode perturbar a recepo destas energias.

Os conflitos emocionais podem resultar num fluxo energtico anormal para diversos sistemas fisiolgicos. Com o tempo, esses fluxos anormais de energia podem produzir doenas de maior ou menor gravidade em qualquer rgo do corpo.

Cada Centro Vital est ligado a um conjunto de rgos, refletindo nestes rgos a falta ou excesso de energia. Assim, conforme o tipo de sentimento ou atitude que assumimos, interferimos mais diretamente num determinado Centro Vital e, por consequncia, num conjunto de rgos.

O mdico do futuro combinar o conhecimento cientfico e o conhecimento espiritual a fim de promover a cura em todos os nveis.

"Quantas enfermidades pomposamente batizadas pela cincia mdica no passam de estados vibracionais da mente em desequilbrio?" (Emmanuel) No trato com as nossas doenas, alm dos cuidados mdicos indispensveis nossa cura, no nos esqueamos tambm de que, quase sempre, a origem de toda enfermidade principia nos recessos do esprito. A doena, quando se manifesta no corpo fsico, j est em sua fase conclusiva,em seu ciclo derradeiro.

Ela teve incio h muito tempo, provavelmente, naqueles perodos em que nos descontrolamos emocionalmente, contagiados que fomos por diversos vrus potentes e conhecidos como raiva, medo, tristeza, inveja, mgoa, dio e culpa.

Como a doena vem de dentro para fora, isto , do esprito para a matria, o encontro da cura tambm depender da renovao interior do enfermo.
No basta uma simples pintura quando a parede apresenta trincas.

Renovar-se o processo de consertar nossas rachaduras internas, escolher novas respostas para velhas questes at hoje no resolvidas. O momento da doena o momento do enfrentamento de ns prprios, o momento de tirarmos o lixo que jogamos debaixo do tapete, o ensejo de encararmos nossas paredes rachadas.

O Evangelho nos prope tapar as trincas com a argamassa do amor e do perdo.

Nada de martrios e culpas pelo tempo em que deixamos a casa descuidada. O momento pede responsabilidade de no mais se viver de forma to desequilibrada. Quem ama e perdoa vive em paz, vive sem conflitos, vive sem culpa. Quando atingimos esse patamar de harmonia interior, nossa mente vibra nas melhores frequncias do equilbrio e da felicidade, fazendo com que a sade do esprito se derrame por todo o corpo. Vamos comear agora mesmo o nosso tratamento? Texto Emmanuel / Chico Xavier Livro Vinha de Luz

Que a luz do Mestre abenoe a todos.

You might also like