You are on page 1of 56

Lucas 24:13-35

SETE MOTIVOS PARA ABANDONAR SUA IGREJA

A cada ano milhares de brasileiros se convertem e ingressam numa igreja evanglica


Mas, tambm, a cada ano, muitos abandonam suas igrejas, fazendo-as parecer um imenso corredor: muitos entrando pela porta da frente; um bom tanto deles saindo pela porta dos fundos

Lucas 24:13-35

Conversando com os desviados ( assim que ns os chamamos), ouvimos diversas explicaes. Alguns dos motivos apresentados at que so relevantes; outros, porm, so meras desculpas. Mas, no fundo ns sabemos que ... nada pode nos separar do amor de Deus; em outras palavras, nada suficientemente forte para afastar da casa de Deus um verdadeiro filho de Deus.
Romanos 8:35-39

Lucas 24:13-35

Este fenmeno, no entanto, no novo. Se considerarmos que a igreja crist nasceu na manh da Pscoa, no dia da ressurreio de Jesus, ento, tarde daquele mesmo dia ela j tinha dois desviados. Leiamos atentamente o relato bblico:

Lucas 24.13-35

(Lucas 24:13) - E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalm sessenta estdios (+ OU - 12 Km), cujo nome era Emas. (Lucas 24:14) - E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. (Lucas 24:15) - E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles. (Lucas 24:16) - Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o no conhecessem. (Lucas 24:17) - E ele lhes disse: Que palavras so essas que, caminhando, trocais entre vs, e por que estais tristes?

Lucas 24.13-35

(Lucas 24:18) - E, respondendo um, cujo nome era Clopas, disse-lhe: s tu s peregrino em Jerusalm, e no sabes as coisas que nela tm sucedido nestes dias? (Lucas 24:19) - E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; (Lucas 24:20) - E como os principais dos sacerdotes e os nossos prncipes o entregaram condenao de morte, e o crucificaram. (Lucas 24:21) - E ns espervamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, j hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. (Lucas 24:22) - verdade que tambm algumas mulheres dentre ns nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro;

Lucas 24.13-35

(Lucas 24:23) - E, no achando o seu corpo, voltaram, dizendo que tambm tinham visto uma viso de anjos, que dizem que ele vive. (Lucas 24:24) - E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porm, a ele no o viram. (Lucas 24:25) - E ele lhes disse: nscios, e tardos de corao para crer tudo o que os profetas disseram! (Lucas 24:26) - Porventura no convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glria? (Lucas 24:27) - E, comeando por Moiss, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. (Lucas 24:28) - E chegaram aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe.

Lucas 24.13-35

(Lucas 24:29) - E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque j tarde, e j declinou o dia. E entrou para ficar com eles. (Lucas 24:30) - E aconteceu que, estando com eles mesa, tomando o po, o abenoou e partiu-o, e lho deu. (Lucas 24:31) - Abriram-se-lhes ento os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. (Lucas 24:32) - E disseram um para o outro: Porventura no ardia em ns o nosso corao quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? (Lucas 24:33) - E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalm, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles, (Lucas 24:34) - Os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e j apareceu a Simo. (Lucas 24:35) - E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do po.

Aos que abandonaram suas igrejas ou esto pensando em faz-lo, quero dizer-lhes as mesmas palavras de Jesus queles dois discpulos a caminho de Emas: Vocs so LOUCOS E DUROS DE CORAO! Sei que estas palavras so pesadas, mas exatamente isto que significa a frase de Jesus: Nscios e tardos de corao para crer....

Lucas 24.13-35

Lucas 24:13-35

Porque Jesus foi to severo com eles? Porque seus motivos para abandonar a igreja eram banais e fruto de seus coraes endurecidos. Inacreditavelmente, estes mesmos motivos podem ser encontrados nas conversas com os desviados. As palavras de Cleopas e de seu companheiro de viagem revelam-nos toda a verdade de seus coraes. Analisando o texto, veremos quais os motivos que levaram estes dois a fazer tal loucura.

1Motivo: Dar ouvidos conversa fiada

Lucas 24:13,14

Lucas 24:13,14

Pv 11:13; 20:19; 18:8; 16:28; Lv 19:16

Lucas 24:13,14

Para que algum se converta e una-se a uma igreja evanglica, muitas pessoas, de muitas igrejas diferentes, colaboram para isso: Um lhe fala de Jesus pela primeira vez, outro lhe entrega alguma literatura, algum ora por ele e com ele, outro o socorre numa hora de aflio, algum o convida, outro o traz ao templo, e assim por diante.

No entanto, quando algum chega a se afastar do Caminho, geralmente pelas mos de uma nica pessoa. Muitas vezes pelas mos de algum que ele conheceu na prpria igreja e que se fez seu amigo. Algum que conversa muito ele, mas, ao invs de encoraj-lo, como recomendam as Escrituras, leva-o a se desviar

Lucas 24.13

Naquele mesmo dia, dois deles estavam de caminho para uma aldeia chamada Emas, distante de Jerusalm sessenta estdios. E iam conversando a respeito de todas as coisas sucedidas.

O que havia em Emas? Nada! Emas era uma aldeia to pequena e inexpressiva, em termos histricos, que s sabemos que ela existiu por causa deste relato bblico; mas, mesmo que Emas fosse uma grande cidade, o qu poderia haver l que fosse mais importante que a notcia da ressurreio? Nada! Absolutamente, nada!

A verdade que, enquanto a igreja estava reunida l em Jerusalm, tentando assimilar os ltimos acontecimentos e esclarecer o sumio do corpo de Jesus, estes dois discpulos estavam voltando para sua antiga vidinha, l em Emas. Abandonaram a igreja. Por qu? Por vrios motivos e um deles foi por causa de conversa fiada, pois, como o texto bblico relata, eles ... iam conversando pelo caminho.

Lucas 24:13,14

O texto bblico no diz quem desviou quem, mas, como a repreenso de Jesus foi muito severa e somente o nome de um deles citado, no corremos muito risco em afirmar que Cleopas era o conversador e, o outro, aquele que lhe deu ouvidos.

Ter amigos na igreja muito saudvel e recomendvel, mas, cuide-se, h muitos Cleopas em nosso meio; pessoas mal resolvidas em sua f em Nosso Senhor Jesus, pessoas que querem sair da igreja, mas, como seus motivos so meras desculpas, precisam de algum que lhe d ouvidos, algum que concorde com ele e, de preferncia, que saia da igreja junto com ele, para que ele se sinta menos mal e culpado.

Lucas 24:13,14

Lucas 24:15,16

2o Motivo: Cegueira espiritual

O texto fala de uma espcie de cegueira espiritual. Repare. Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o prprio Jesus se aproximou e ia com eles. Os seus olhos, porm, estavam como que impedidos de reconhec-lo. Eles estavam to compenetrados em si mesmos, to envolvidos em suas prprias desculpas e justificativas, to convictos em sua discusso, que nem puderam notar que era o Cristo ressurreto que caminhava com eles.

Lucas 24:15

Lucas 24:18

Imaginem o ridculo da situao. Iremos ver, logo adiante, que eles no aceitaram a notcia da ressurreio. Provavelmente estavam dizendo: Esta coisa de ressurreio coisa de louco! histerismo coletivo! E, ali ao seu lado, estava aquele de quem eles estavam falando. Observe outra coisa muito interessante: eles (que estavam cegos) julgaram-se mais informados que o prprio Cristo: s o nico, porventura, que, tendo estado em Jerusalm, ignora as ocorrncias destes ltimos dias?.

As pessoas que abandonam o Caminho encontram em condies espirituais semelhantes, isto , cegos. Esto to preocupadas consigo mesmos que, literalmente, se tornam incapazes de perceber a realidade. Pior que isso, alm de estarem cegas, acreditam que so as nicas que enxergam. Enchem o peito de razo, mas, fazem papel de ridculos ao discutirem temas sobre os quais no tem o menor conhecimento e ao classificarem como fanticos ou histricos os que ficaram firmes em suas igrejas.

So incapazes de perceber a realidade

Lucas 24:17

3o Motivo:

Tristeza vs. 17

Lucas 24:17

Ento, lhes perguntou Jesus: Que isso que vos preocupa e de que ide tratando medida que caminhais? E eles pararam entristecidos. Porque eles estavam tristes? Pela morte de Jesus, claro! Mas, tambm, pela injustia praticada pelas autoridades (Como puderam colocar Jesus e Barrabs lado a lado?). Pela ingratido do povo de Israel (Como puderam escolher Barrabs?)
Mateus 27:17-21,26

Lucas 24:17

triste, pelos problemas do grupo de Jesus (Como que Pedro, que era to valente, no morreu de vergonha por negar o Mestre trs vezes? E quanto aos demais, no se acovardaram tambm, deixando o Cristo padecer sozinho? E as mulheres, ento, que na hora da crucificao at que foram valentes, mas, agora, vm com esta histria de que viram e conversaram com anjos, parecendo loucas, alucinadas?)

Lucas 24:17

Neemias 8:10

Estavam tristes por muitos motivos. Por isso no puderam suportar a presso. A Bblia diz que ... a alegria do Senhor a nossa fora. Crente triste crente fraco! E, quando estamos fracos, temos a tendncia de nos isolarmos, de fugir, de virar a mesa, de abandonar a carreira da f

Lucas 24:17

No devemos entristecer. Nem com as autoridades, nem com a ingratido do povo e, muito menos ainda, com a igreja, pois todas as igrejas do mundo so iguais: so formadas por seres humanos fracos e frgeis; valentes numa hora, covardes noutra; maravilhosos num instante, desprezveis noutro; inspiradores em certas atitudes, desastrosos em outras.

Lucas 24:17

verdade que nenhuma igreja pode viver em pecado alegando que ... toda igreja tem problemas, que nenhuma perfeita e no fazer nada para mudar esta situao. Se uma igreja admite isso (e a maioria admite) porque est reconhecendo que tem problemas. Logo, tem a obrigao de dar uma parada e fazer um conserto com Deus, seno, certamente falsa e hipcrita

Lucas 24:17

Nenhum crente tem o direito de ficar triste por causa dos problemas de sua igreja, a ponto de abandonla. Deve, sim, orar, jejuar e promover a santidade do seu grupo, com pacincia e amor. Muito amor! Se, depois de agir assim, sua igreja insistir em permanecer no pecado, ento chegou a hora de pedir a Deus licena para sair em busca de um outro lugar para adorar. Porm, jamais ficar sem igreja

Lucas 24:19

4o Motivo:

Saudosismo

Lucas 24:19

s o nico, porventura, que, tendo estado em Jerusalm, ignora as ocorrncias destes ltimos dias? Ele lhes perguntou: Quais? E explicaram: O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que era varo profeta, poderoso em obras e palavras. Jesus falou diversas vezes que iria voltar para o Pai e que seus discpulos iriam fazer obras maiores do que as que ele fez, mas, mesmo assim estes dois abandonaram a Igreja, pois aquele ... que era varo profeta, poderoso em obras e palavras... havia morrido. Jesus j era. Estava morto. Suas obras pertenciam ao passado.

O dicionrio define saudosismo como culto ao passado. Este um dos principais motivos pelos quais muitas abandonam suas igrejas: Eles vivem do passado. Ah! No tempo daquele outro pastor, sim, a gente via o poder de Deus. Ah! Antigamente a Igreja orava mais, buscava mais a presena de Deus. Ah! No tempo dos apstolos que havia poder. Ah! No tempo de Jesus... E, assim vo caminhando e se distanciando, sem entender que o poder de Deus est disposio de todo aquele que se santifica e que Deus se manifesta hoje em dia no meio do seu povo com a mesma graa e misericrdia de outrora.

Lucas 24:19

Lucas 24:19 Exatamente no momento do maior dos milagres de todos os tempos, a ressurreio, que estes dois pensavam que o poder de Deus havia cessado. Voc acha que sua Igreja anda sem poder? Cuidado! Pode ser que voc esteja virando as costas e esteja perdendo de ver as maravilhas de Deus. Mas, se for mesmo verdade que sua igreja anda assim, meio sem poder, no a abandone nesta hora difcil. Seja voc aquele que vai iniciar um incndio espiritual ali. Dedique-se ao estudo da Palavra de Deus, orao e ao jejum, s boas obras e ao amor fraternal. Pague o preo. No use isto como desculpa, pois, pode ser que quem est frio e sem poder seja voc mesmo

Lucas 24:20,21

5oMotivo: Perda da esperana

Lucas 24:20,21 Ora, ns espervamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, j este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam. Naquela poca os defuntos eram colocados em cavernas e no enterrados, como fazemos hoje em dia, e a morte era oficialmente confirmada somente aps trs dias do sepultamento. Tudo isso para evitar que algum fosse enterrado vivo, pois no tinham como diagnosticar os casos de morte aparente. Mas, depois de trs dias, a morte era decretada e acabava-se qualquer raio de esperana dos amigos e parentes.

Cleopas e seu amigo haviam depositado todas as suas esperanas em Jesus, mas ele morreu. E, aps trs dias do seu sepultamento, suas esperanas se foram. Muitas pessoas abandonam suas igrejas porque perderem a esperana. Toda igreja passa por crises e nestas pocas, ao invs de procurar levantar o moral dos membros, muitos se apresentam como profetas, Profetas-S-De-Coisas-Ruins, sempre anunciando que h uma nuvem escura sobre a Igreja, que Deus est pesando . a mo, que "h pecado . na igreja", etc, etc.

Lucas 24:20,21

Lucas 24:20,21

Desconhecem a histria da Igreja Crist, que j passou por verdadeiras crises e superou cada uma delas, pois Maior o que est em ns, que aquele que est no mundo. Esquecem que ... em Cristo, somos mais que vencedores. As coisas andam feias em sua Igreja? Arregace as mangas e ajude aqueles poucos que ainda esto lutando. Se voc parar de reclamar, j est ajudando. Mas, se resolver colocar a mo na massa, a coisa vai! Mesmo que sua Igreja j tenha morrido, Deus a pode ressuscitar, pois, . no dicionrio de Deus no consta . a palavra IMPOSSVEL ..

Lucas 24:20,21

A esperana a ltima que morre, mas, quando morre, mata o homem. Cuide-se para no perder a esperana! Olhe sua Igreja com olhos espirituais; procure ver o que ela ser, pela graa de Deus e no sua situao atual.

Lucas 24:21

6o Motivo:

Decepo

Lucas 24:21

Ora, ns espervamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, j este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam. Quantas vezes Jesus afirmou que seu reino no deste mundo? Ele deixou claro que no veio para formar um exrcito, para ser o governador ou o rei de uma nao, para criar uma dinastia ou qualquer destas coisas que os poderosos tanto apreciam. Apesar disto, os apstolos pensavam que Jesus iria ser coroado e enfrentar os romanos e redimir (libertar) Israel.

Lucas 24:21 Havia, claro, um interesse pessoal em cada um deles, para acreditar nisso. Como amigos ntimos do Mestre, certamente eles seriam nomeados generais, ministros, secretrios. Imagine, um grupo de pescadores analfabetos nomeados para os altos escales do novo governo, o governo de Jesus. Fantstico, no mesmo? Mas, eles estavam confusos. Jesus nunca disse isso, nunca lhes deu qualquer esperana neste sentido. Ora, a Bblia diz que quem cr em Jesus jamais ser confundido. O qu aconteceu com os apstolos, para ficarem to confusos?

Lucas 24:21

Eles deixaram de ouvir as palavras de Jesus e passaram a acreditar em suas prprias ambies e devaneios. Muitas pessoas abandonam suas Igrejas quando se decepcionam com alguma coisa. Mas, como chegam a este ponto? Quando deixam de ouvir as verdades de Deus para ouvir seus prprios coraes. Quando enganam a si mesmos, afirmando e acreditando que Deus lhes prometeu alguma coisa, quando, no fundo, eles esto apenas tentando satisfazer suas ambies pessoais.

Lucas 24:21

A Bblia diz que s h um mediador entre Deus e os homens, Jesus. Porm, infelizmente, muitos se decepcionam porque deixam de procurar em Jesus as respostas para suas vidas e vo atrs de certos homens e mulheres de Deus, mendigando orao e em busca de revelao. Passam a dar ouvidos aos profetas e profetizas de planto. Passam a dar mais valor a sonhos, vises e sinais, que presena de Deus e seus ensinos.

Lucas 24:21

Outros evanglicos organizam suas vidas funo de suas Igrejas e de seus lderes, de tal forma que abandonam a famlia, os amigos, o estudo, o auto-desenvolvimento, o laser, etc. Ento, num belo dia, suas Igrejas e seus lderes traem sua confiana, e a decepo vem cavalo. Da, no d mais para segurar a barra. O nico jeito de enfrentar a realidade ... bem, fugindo dela. Abandonando tudo.

Lucas 24:21

Decepcionado? A culpa sua, se acreditou em suas prprias ambies e se organizou sua vida em funo de pessoas e denominaes. Jesus nunca decepcionou algum que tenha organizado sua vida em favor dele. hora de reconhecer os erros, para no cair mais.

7o Motivo: Falta de f, Descrena

Lucas 24:22-25

Lucas 24:22-25 ... mas, depois de tudo isto, j este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam. verdade tambm que algumas mulheres, das que conosco estavam, nos surpreenderam, tendo ido de madrugada ao tmulo; e, no achando o corpo de Jesus, voltaram dizendo terem tido uma viso de anjos, os quais afirmam que ele vive. De fato, alguns dos nossos foram ao sepulcro e verificaram a exatido do que disseram as mulheres; mas no o viram. Quase que d para ouvir o tom de desprezo deles em relao ao testemunho das mulheres, quando se referiram a elas como "algumas mulheres".

Lucas 24:22-25

No eram apenas algumas mulheres. Eram mulheres bem conhecidas do grupo. Mulheres respeitadas, que tinham nome e sobrenome. Mulheres que apoiaram o ministrio de Jesus todo o tempo, no s financeiramente, mas, principalmente, com o servio de suas prprias vidas. Mas, nada disso tinha qualquer valor para Cleopas e seu companheiro. Imediatamente, eles desqualificaram o testemunho delas, por serem apenas mulheres.

Lucas 8:2,3

Lucas 24:22-25

Mas, sua descrena no parou por a. Descreram, tambm, do testemunho dos homens (De fato, alguns dos nossos foram ao sepulcro e verificaram a exatido do que disseram as mulheres; mas no o viram). primeira vista parece que o testemunho dos homens os deixou propensos a crer, mas, no! Se tivessem crido no testemunho daqueles verdadeiros servos de Deus, JAMAIS TERIAM IDO EMBORA para Emas. Descreram da prpria ressurreio, apesar dela ter sido apregoada por Jesus. Em resumo, descreram das mulheres, dos homens e do poder de Deus. No toa que a repreenso de Jesus foi to severa.

Lucas 24:22-25

verdade que nas igrejas tm muita gente exagerada, doidas para dar um tremendo testemunho, tentando impressionar, para conquistar o respeito do grupo. Por outro lado, no entanto, h os casos verdadeiros. Testemunhos verdicos, comedidos, isentos de exageros. Pessoas que, de fato, tm experimentando uma dose maior da graa de Deus

Como diferenciar o falso do verdadeiro? A Bblia nos ensina a agir com prudncia, sobriedade e discernimento. Algum certa vez disse: Para quem quer crer, nenhuma prova preciso; para quem no quer crer, nenhuma prova basta. Seja crente, de verdade. Seja sbio e prudente, mas crente. Jamais acredite em tudo; jamais duvide de tudo. O crente vive pela f e no por preconceitos

Lucas 24:22-25

Lucas 24:22-25

Pra quem est coxeando, a pergunta que vem a seguir natural: E agora, como voltar? Como sentir de novo a mesma alegria que eu sentia no incio? Eu estaria mentindo, se lhe dissesse que fcil voltar ou recuperar a alegria do primeiro amor. No nada fcil; mas no impossvel.

Lucas 24:22-25,27,32 Uma lista dos eventos que motivaram aqueles dois a voltar correndo para Jerusalm: a) Jesus foi atrs deles; b) Jesus ouviu suas queixas; c) Jesus falou aos seus coraes: E, comeando por Moiss, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras, de tal modo que seus coraes ardiam; d) Eles convidaram Jesus a entrar em sua casa;
g) Eles voltaram correndo para Jerusalm. e) Jesus restaurou a comunho (ao partir o po)

f) Jesus abriu seus olhos (tirou a cegueira espiritual);

Lucas 24:22-25

Note que, dos sete eventos que os culminaram na volta deles, somente dois foram de iniciativa humana; quanto aos demais, foram de iniciativa de Jesus. Em outras palavras: Se Deus no tiver misericrdia de sua vida, voc jamais conseguir voltar sua igreja ou jamais conseguir voltar a sentir a mesma alegria do incio. Meu conselho que voc dobre seu joelho e clame em alta voz: Jesus, por favor, venha me buscar!

Lucas 24:22-25

E, se o seu corao comear a arder, ao ouvir a Palavra de Deus, convide Jesus a entrar em seu corao e ficar com voc nesta noite fria que se instalou em seu esprito. Aceite o perdo de Deus (coma do po que Jesus lhe der) e... VOLTE PARA SUA IGREJA. Se no for possvel nem recomendvel voltar para sua igreja, pea a Deus para lhe mostrar seu novo lugar de adorao. No seja LOUCO E DURO DE CORAO! Seja crente! Cr somente!

You might also like