You are on page 1of 43

Preveno de Infeco de Corrente Sangunea Associada Cateter

EQUIPE DE ENFERMAGEM DO

Introduo
Infeco relacionada assistncia sade (IRAS)
Tempo de permanncia; Custo hospitalar; Risco de dano neurolgico; Mortalidade.

Clin Perinatol 36, 2009. 1-13

Introduo
Infeco de corrente sangunea 55%
Cateter venoso central
Cocos gram positivos 70% - 80% Bacilos gram negativos 18% Fungos 15%

J Hosp Infect 2008;68(4):293-300

Infeco de corrente sangunea associada cateter


Definio (CDC)
Hemocultura positiva para patgeno reconhecido ou Hemoculturas, pelo menos 2, positivas para patgeno contaminante de pele; Um ou mais sinais clnicos de inflamao; Presena de cateter intravascular quando do diagnstico de ICS; Nenhum outro stio primrio de infeco documentado.

Infeco de corrente sangunea associada cateter


Infeco associada x relacionada
Envio de ponta para cultura; Colonizao com mesmo microrganismo recuperado no sangue.

Patognese
Extraluminal
ICS em adultos com CVC de curta permanncia Momento da insero Primeira semana de manuteno (mobilidade) Microrganismos da pele avanam por capilaridade Liberao dos patgenos a partir do pelcula

Patognese

http://www.hemosonic.com/products/pressurecvc/assets/images/5SourcesCRBSI.jpg

Patognese
Intraluminal
Colonizao e posterior manipulao do hub Permanncia prolongada do dispositivo (UTI neonatal > 7 dias) Contaminao do lquido a infundido

Patognese

http://www.hemosonic.com/products/pressurecvc/assets/images/5SourcesCRBSI.jpg

Preveno
Abordagem multifacetada pela origem varivel da infeco Guidelines (CDC 2002) Bundles (IHI) Vigilncia constante Educao continuada Time de insero e cuidado de cateter treinado Estratgias para prevenir contaminao extra e intraluminal

Preveno
Contaminao extraluminal
Higienizao das mos
Cocos gram positivos

Insero do cateter de forma assptica


Mxima proteo de barreira Clorexidina 0.5%

Curativo adequadamente aplicado e trocado a intervalos regulares

Preveno
Contaminao intraluminal
Manejo criterioso do hub Entrada diria de medicao pelo hub deve ser limitada Sistema fechado de administrao de medicao Desinfeco do injetor lateral por 10 segundos antes de administrar medicaes Via exclusiva para emulses lipdicas e nutrio parenteral Remoo do dispositivo

Campanha das 5 milhes de vidas Preveno de Infeco Relacionada a Cateterismo Vascular Central
Institute for Healthcare Improvement www.ihi.org

Em primeiro lugar: NO CAUSE DANOS!

Objetivo
Prevenir infeces de corrente sangunea relacionadas a cateter central atravs da implantao de 5 componentes chamados BUNDLES DE CATETER CENTRAL.

Definindo o problema I
Infeces de corrente sangunea primrias relacionadas ao uso de cateter so aquelas nas quais o stio especfico ou confirmado laboratorialmente atravs de hemocultura, e cultura de ponta de cateter e clinicamente pelo reconhecimento de sepse.

Definindo o problema II
Linha ou cateter central aquele cuja ponta termina num grande vaso. (NHSN Manual: Patient Safety Component Protocols). Grandes vasos: aorta, artria pulmonar, veia cava superior, veias braquioceflicas, veias jugulares internas, veias subclvias, veias ilacas internas e veias femorais comuns, artria e veia umbilicais.

Por que prevenir as infeces primrias de corrente sangunea I


Linhas centrais rompem a integridade da pele, tornando possveis infeces bacterianas e fngicas; Pode haver disseminao hematognica da infeco, levando a disfuno orgnica e morte; Aproximadamente 90% das ICS ocorrem com linhas centrais.
Mermel La. Ann Intern Med. 2000; 132(5):391-402.

Por que prevenir as infeces primrias de corrente sangunea II


48% dos pacientes de UTI tm linhas centrais, resultando 15 milhes de CVC-dia ao ano;

JAMA. 1994;271:1598-1601. AHRQ evidence report, 43, julho 20, 2001. Crit Care Med. 2004;32:2014-2020.

Por que prevenir as infeces primrias de corrente sangunea III


ICS-C prolongam hospitalizao em uma mdia de 7 dias; Custo atribudo estimado entre $3,700 e $29,000.

Infect Control Hosp Epidemiol. 1999;20(6):396-401.

O BUNDLE de cateter central


um grupo de intervenes baseadas em evidncia para pacientes com cateter central que, quando adotadas JUNTAS, resultam em melhores resultados que quando adotadas INDIVIDUALMENTE; A cincia que embasa cada uma das medidas suficientemente estabelecida para se considerada PADRO DE ASSISTNCIA.

Os componentes CHAVE do BUNDLE de cateter central:

http://www.stanford.edu/class/humbio103/ParaSites2004/Dientamoeba/hand%20washing.jpg

Os componentes CHAVE do BUNDLE de cateter central:

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/virtual%20tour/hipertextos/up1/Imagens_2/higpessoal_paramentacao.jpg http://www.embolution.com.br/img/tratamento/fi_vertebro-05.jpg

Os componentes CHAVE do BUNDLE de cateter central:

http://www.dkimages.com/discover/previews/854/5008230.JPG

Os componentes CHAVE do BUNDLE de cateter central:

http://www.medcenter.com/Medscape/uploadedImages/Content/Article/01.gif

Os componentes CHAVE do BUNDLE de cateter central:

http://www.gte.org.br/images/foto_medico_uti.jpg

Importante!
Os BUNDLES no pretendem esgotar todos os elementos de cuidados para com as linhas centrais; UM TRABALHO EM EQUIPE; Os testes iniciais com o BUNDLE partem de UTIs, mas podem e devem ser disseminados para todas as reas onde cateteres so inseridos.

Aps adoo das medidas, CHECAGEM!


A adeso s medidas do BUNDLE pode ser medidas atravs de simples verificao de cada item.

CHECK LIST DE PROCEDIMENTO DE ACESSO VENOSO OU ARTERIAL


Indicao: Documentar todas as prticas de procedimentos tcnicos de insero de linha arterial e venosa na unidade em questo, referente aos cateteres: cateter venoso central, cateter de dilise, cateter arterial, cateter central de insero perifrica (PICC). Tipo de cateter Cateter arterial Acesso venoso central mono-lmem Acesso venoso central duplo-lmem Cateter de Dilise PICC Acesso para monitorizao hemodinmica invasiva Balo intra-artico um novo acesso venoso/arterial: SIM NO Este um procedimento: Eletivo Urgente Troca de cateter na mesma posio Troca de cateter em outra posio Re-posicionamento de um mesmo cateter Local Localizao: ______________________ Localizao: ______________________ Localizao: ______________________ Localizao: ______________________ Localizao: ______________________ Localizao: ______________________ Localizao: ______________________

Checklist de Procedimento
Prtica de Segurana SIM SIM (APS LEMBRANA) NO

Antes do procedimento, o realizador:


Faa uma pausa antes do procedimento e veja: Identifique o paciente 2x Anuncie ao paciente qual procedimento ser realizado e quando Escolha o local de acesso Posicione o paciente de forma correta

Selecione o material e verifique se tudo est no local Guarde os documentos e formulrios do material para cobrana Lavagem das mos com escovao?(Perguntar se no tiver certeza) Preparao do local de procedimento com soluo a base de clorixidine? *30 sec para locais seco e limpos; **2 min para locais contaminados e umidos (exp. acesso femoral) Use grande campo estril para cobrir ao mximo o paciente

Durante o procedimento, o realizador:


Foram colocadas e mantidas as luvas estreis durante a insero do cateter? Foram colocados gorro, mascara e avental estril para o procedimento? Foi mantido o campo estril? Foi utilizado USG Doppler para acesso arterial de forma estril?

Higienizao das mos: momentos apropriados I


Antes e depois de palpar o stio de insero; Antes e aps insero, reposicionamento, manipulao, reparo, ou troca de curativo; Quando as mos estiverem visivelmente sujas ou sob suspeita de contaminao.

Higienizao das mos: momentos apropriados II


Antes e aps procedimentos invasivos; Entre pacientes; Antes de calar e aps remover luvas; Aps usar toalete.

Recursos para melhoria da higienizao das mos I


Estimular e dar autonomia enfermeira para aplicar lista de checagem para o procedimento relacionado ao cateter central; Incluir a higienizao das mos como item na lista de checagem da passagem de cateter; Manter sabo e preparado alcolico disponveis.

Recursos para melhoria da higienizao das mos II


Instalar memorandos nas entradas e sadas dos leitos; Iniciar campanha usando psteres incluindo fotos de funcionrios do hospital higienizando as mos; Criar ambiente onde relembrar a higienizao das mos seja encorajado.

Precauo mxima de barreira


Mudana chave para a reduo na probabilidade de infeces relacionadas a CVC; Engloba: total adeso do realizador e assistente higiene das mos e paramentao completa e rigorosa e para o paciente campo ampliado.

Recursos para a adeso s precaues mximas


Dar autonomia a enfermeira para o uso da lista de checagem; Incluir barreira mxima como ponto da lista de checagem; Manter material necessrio mo; Se campo grande no for disponvel, utilizar dois campos para cobrir o paciente.

Antissepsia da pele com clorexidina


Clorexidina provou ser superior a outros componentes, como o iodo;
Lancet. 1991 Ago 10;338(8763):339-343.

A tcnica:
Preparar a pele com clorexidina antissptica/degermante 2% e remover; Friccionar a soluo alcolica por, pelo menos, 30 segundos e deixar secar espontaneamente e completamente antes de puncionar (+/- 2 min).

Recursos para a adeso a antissepsia correta


Dar autonomia a enfermeira para o uso da lista de checagem; Incluir antissepsia com clorexidina como ponto da lista de checagem; Assegurar que a soluo seque espontanea e completamente antes da puno.

Adequada seleo do local de passagem do cateter, evitando veia femoral nos adultos
Em situaes onde o controle da passagem e manuteno das linhas centrais cuidadosa, a escolha do local parece menos importante; Nos ambientes menos controlados, entretanto, o stio de insero fator de risco para infeco; O ponto central na seleo pesar RISCO X BENEFCIO sobre qual veia melhor.

Recursos para melhorar o resultado


Dar autonomia a enfermeira para o uso da lista de checagem; Incluir seleo do local como parte da lista de checagem com local prprio para anotar contra-indicaes apropriadas, ex: risco de sangramento.

Reviso diria da necessidade de manuteno do cateter com pronta remoo das linhas desnecessrias
Demoras desnecessrias ocorrem por esquecimento ou comodidade; O risco aumenta com o tempo de permanncia; Troca de cateter de rotina no se justifica para dispositivos bem funcionantes e sem evidncia de complicaes locais ou sistmicas.

Mudanas para melhoria dos resultados


Incluir a reviso diria da necessidade do cateter como parte da visita multidisciplinar; Apontar o dia de cateter durante a visita para relembrar a todos h quanto tempo o cateter est ali: hoje o dia 6. Inclua avaliao para remoo do cateter como parte da sua lista de tarefas.

Barreiras a serem enfrentadas


Medo da mudana
Toda mudana difcil, mas o antdoto do medo o conhecimento das deficincias do presente e otimismo com relao aos novos processos;

Falha de comunicao
Informao dos formadores de opinio sobre a importncia do cuidado com o dispositivo; Multiplicao da informao.

Obrigada!
Palmas para ns ! Ns merecemos !

You might also like