You are on page 1of 24

Profa.

Flvia Tavares

IMPORTNCIA DA APRENDIZAGEM
A importncia da aprendizagem varia de uma espcie para outra. Entre os animais inferiores, as respostas inatas so suficientes para satisfazer suas necessidades bsicas, sua capacidade de aprendizagem escassa e esta exerce pouca influncia sobre suas vidas. medida que se ascende na escala animal, tambm aumenta: o perodo da infncia, a capacidade de aprender e a importncia da aprendizagem na vida do organismo. Na espcie humana a capacidade de aprendizagem imensurvel. Sua infncia a mais longa, possui um grande repertrio de aes aprendidas e poucos comportamentos instintivos. O ser humano aprende durante toda a vida.

IMPORTNCIA DA APRENDIZAGEM

A aprendizagem permite o adequado ajustamento ao ambiente fsico e social; Todas as atividades e realizaes humanas so decorrentes da aprendizagem, desde a mais elementar tradio cultural s mais elaboradas expresses artsticas e cientficas; Por meio da aprendizagem, cada gerao aproveita-se das experincias e descobertas das geraes anteriores; A aprendizagem humana to complexa e to importante que foram necessrias a organizao de escolas e sistemas educacionais para torn-la mais eficiente. Portanto, o estudo da aprendizagem suas caractersticas e os fatores que a influenciam constitui um dos problemas mais importantes para a psicologia e para o educador.

APRENDIZAGEM X INSTINTO

Quanto mais evoluda a espcie, maior a importncia da aprendizagem; Quanto mais baixa uma espcie na escala animal, mais fixo e estereotipado o comportamento instintivo, e mais necessrio sua sobrevivncia.

Comportamento instintivo: complexo, universal, uniforme para cada espcie, de aparecimento sbito, no requer treinamento ou aprendizagem prvia, com valor de sobrevivncia. (BRAGHIROLI, ET AL, 2010, p. 127) Ex.: tecer da teia pela aranha, construo dos ninhos pelos pssaros, migrao dos patos, etc.

CONCEPES HISTRICAS SOBRE A APRENDIZAGEM


Scrates: A aprendizagem consiste em despertar os conhecimentos inatos e adormecidos que preexistem no esprito do homem. Plato: A aprendizagem uma reminiscncia de idias trazidas de encarnaes anteriores. Aristteles: Rejeita a preexistncia das idias. Formulou a clebre afirmao de que nada est na inteligncia que no tenha primeiro estado nos sentidos. So Toms de Aquino: Distinguiu as verdades cientficas, baseadas na pesquisa e experimentao, das verdades religiosas, baseadas na autoridade divina. Para ele o principal agente da aprendizagem a atividade de quem aprende. Aprendizagem como um processo dinmico e auto-ativo.

CONCEPES HISTRICAS SOBRE A APRENDIZAGEM


Locke (sc. XVII): Insiste em que o esprito seria uma tbula rasa. Combate tambm a crena de que o esprito se pudesse formar por simples exerccio de suas faculdades. Admitiu a transferncia e a generalizao dos conhecimentos. Suas idias tiveram enorme influncia direta e indireta sobre a compreenso psicolgica da educao, na Inglaterra, na Alemanha e nos EUA.

CONCEPES HISTRICAS SOBRE A APRENDIZAGEM


Herbart (1776-18471): Estabeleceu a doutrina da apercepo e os Passos Formais do ensino (preparao, apresentao, associao, sistematizao e aplicao). Mtodo intuitivo de ensino com coisas ou das lies de coisas. Lloyd Morgan: Teoria do ensaio-e-erro. Ao invs do exerccio intelectual, ou das idias colhidas pela impresso das coisas (sensaes, imagens, generalizaes, idias, raciocnio), comeava-se a admitir a ao , os comportamentos como base da aprendizagem. Rui Barbosa: Influenciado pelo movimento do mtodo intuitivo. Outras contribuies atuais: Vrios autores e teorias (mesmo no relacionadas diretamente aprendizagem) tm trazido diversas contribuies s modernas teorias de aprendizagem. Alguns desses autores so :Binet (pioneiro na medida em psicologia), Dewey (psicologia funcionalista), Thorndike (condicionamento operante), Piaget, Pavlov (condicionamento reflexo), Watson (fundador do Behaviorismo), Koffka, Wertheimer (gestaltistas), Merleau Ponty (fenomenologista), Heidegger e Sartre (exiistencialistas).

CONCEITO DE APRENDIZAGEM Um processo de associao entre uma situao


estimuladora e a resposta, como se verifica na teoria conexionista da aprendizagem. Teoria funcionalista: Ajustamento ou adaptao do indivduo ao ambiente. Gestalt: Um processo perceptivo, em que se d uma mudana na estrutura cognitiva. Hilgard: Processo pelo qual uma atividade tem origem ou modificada pela reao a uma situao encontrada, desde que as caractersticas da mudana de atividade no possam ser explicadas por tendncias inatas de respostas, maturao ou estados temporrios do organismo (fadiga, drogas, etc.).

CONCEITO DE APRENDIZAGEM Campos (2008):Uma modificao sistemtica do


comportamento, por efeito da prtica ou experincia, em funo de condies ambientais e condies orgnicas, com um sentido de progressiva adaptao ou ajustamento. Comportamento neste conceito compreende: reaes explcitas ou de ao direta sobre o ambiente fsico; reaes simblicas observadas em gestos, fala, linguagem grfica; comportamentos implcitos como perceber, compreender, imaginar. A aprendizagem resulta da busca de restabelecer um equilbrio vital, rompido por uma nova situao estimuladora, para a qual o sujeito no disponha de resposta adequada. O nico meio de ajustar-se nova situao agir ou reagir at que a resposta conveniente nova situao venha a fazer parte do seu repertrio de comportamentos adquiridos.

CARACTERSTICAS DA APRENDIZAGEM

Processo dinmico: a aprendizagem s se faz atravs da atividade do aprendiz, atividade fsica e tambm interna, mental e emocional.
Os mtodos de ensino da escola moderna tornaram-se ativos,

suscitando o mximo de atividade do aprendiz.

Processo contnuo: a aprendizagem inicia-se no nascimento e prossegue durante toda a vida em todas as situaes e contextos. Processo global: qualquer comportamento humano global, inclui aspectos motores, emocionais e mentais. Processo pessoal: a aprendizagem intransfervel, o ato de algum ensinar no garante que o outro ir aprender. O ensino deve concentrar-se no aprendiz. A maneira de aprender e o ritmo de aprendizagem variam de indivduo para indivduo.

CARACTERSTICAS DA APRENDIZAGEM
Processo gradativo: realiza-se atravs de operaes crescentemente complexas. Cada nova aprendizagem acresce novos elementos experincia anterior, numa srie gradativa e ascendente. Processo cumulativo: a aprendizagem resulta da atividade anterior, constituindo um processo cumulativo. A acumulao das experincias leva organizao de novos padres de comportamento que so incorporados pelo sujeito.

TIPOS DE APRENDIZAGEM
Condicionamento simples ou clssico: resposta adquirida pela associao entre um estmulo neutro e um estmulo incondicionado. Condicionamento operante: resposta adquirida pela associao entre o comportamento operante e a consequncia que o segue.

TIPOS DE APRENDIZAGEM

Ensaio e erro: aprendizagem pela seleo de respostas bem sucedidas.


Lei do efeito: um ato alterado pelas suas

consequncias; Lei do exerccio: a conexo entre estmulos e respostas fortalecida pela repetio.

Por imitao ou observao: aprender pelo exemplo.


Os modelos mais passveis de serem imitados

so os que tm poder de reforar (pais, professores e amigos).

TIPOS DE APRENDIZAGEM

POR DISCERNIMENTO OU INSIGHT: uma aprendizagem inteligente, interpretativa e integrativa, resultando em uma compreenso das relaes existentes em uma situao problemtica.
Quando o sujeito consegue perceber todas as relaes

existentes em uma situao, formando uma estrutura, integrando os elementos em um todo, ele, subitamente, compreende a situao teve o insight.

POR RACIOCNIO: Processo anlogo ao ensaioe-erro, mas de natureza mental, isto , ensaiamos e erramos mentalmente, para s depois tentarmos resolver, efetivamente os problemas.
A partir da necessidade de resoluo de um problema,

analisamos, formulamos hipteses, analisamos as hipteses, escolhemos as mais provveis e as testamos.

PRODUTOS DA APRENDIZAGEM

Aprendizagem cognitiva ou ideativa: aquela em cujo processamento predominam os elementos de natureza intelectual, tais como a percepo, raciocnio, memria, etc.
A aprendizagem ideativa depende das

condies orgnicas, maturidade, motivao, etc. (como qualquer outro tipo de aprendizagem), e tambm das funes cognitivas como a percepo, a ateno, o raciocnio (formao de conceitos), a memria.

PROCESSOS DE APRENDIZAGEM COGNITIVA

Insight: uma aprendizagem inteligente, interpretativa e integrativa, resultando em uma compreenso das relaes existentes em uma situao problemtica.
Quando o sujeito consegue perceber todas as

relaes existentes em uma situao, formando uma estrutura, integrando os elementos em um todo, ele, subitamente, compreende a situao teve o insight. Esta compreenso das relaes leva organizao de princpios gerais, aplicveis a outras situaes semelhantes e no repetio grosseira de frmulas memorizadas.

PROCESSOS DE APRENDIZAGEM COGNITIVA

Ensaio-e-erro: aprendizagem pela seleo de respostas bem sucedidas.


A aprendizagem por ensaio-e-erro no aleatria, ela obedece a

objetivos e, cada passo no processo, bem sucedido ou no, planejado. Decorre da observao de um problema, formulao de hipteses ou tentativas de soluo, atravs da produo de diferentes respostas, descoberta da resposta certa a partir do teste das hipteses e integrao da resposta certa na conduta do indivduo, modificando seu comportamento. Ocorre quando a situao problemtica difcil para o indivduo, que necessita produzir diferentes respostas at resolver o problema.

Raciocnio: Processo anlogo ao ensaio-e-erro, mas de natureza mental, isto , ensaiamos e erramos mentalmente, para s depois tentarmos resolver, efetivamente os problemas.

PRODUTOS DA APRENDIZAGEM

Automatismos: propicia ao aprendiz meios de adaptao s situaes de vida, sem exigir muito trabalho mental.
So padres fixos de conduta selecionada, que permitem

ao indivduo enfrentar as as situaes rotineiras da vida e da profisso, com agilidade e economia de tempo e esforo. Podem ser mentais, motores ou at sociais: observao, leitura rpida, induo, dirigir, escrever, pentear-se, digitar, cortesia, cooperao, etc. A eficiente realizao de tarefas desta natureza depende de um bom desenvolvimento dos hbitos e das habilidades mentais e motoras. Depende da prtica para ser atingida. necessrio apresentar ao aprendiz as dificuldades de forma gradativa, nos exerccios, para que todos os sinais da situao possam ser percebidos e automatizados.

PROCESSOS DE AQUISIO DE AUTOMATISMOS

Prtica, experincia ou treino: Os automatismos no podem ser aprendidos sem a prtica ou treino, porm a prtica no deve ser puramente mecnica, o aprendiz deve compreender a situao e perceber seus elementos; Demonstrao didtica: na fase inicial da aprendizagem o professor deve dar uma explicao geral e, quando possvel, demonstrar a situao total e posteriormente etapa por etapa. Depois o aluno executa e o professor supervisiona, corrigindo as aes e evitando os erros. Imitao: a imitao pode ser consciente ou inconsciente. A imitao no mera cpia, deve servir como estmulo. Atravs da imitao consciente e inconsciente, os comportamentos habituais, as habilidades especficas e os cdigos morais do meio social so integrados na personalidade da criana.

PROCESSOS DE AQUISIO DE AUTOMATISMOS

Ensaio-e-erro: em alguns aspectos da aprendizagem motora, o processo de ensaio-eerro considerado fundamental, porque o aprendiz no tem uma percepo clara da habilidade a ser aprendida.
O progresso da primeira fase (muitos movimentos

inteis e gasto de energia) at a ltima (repetio e prtica dos movimentos selecionados), realizado pela eliminao de todos os movimentos desnecessrios e pelo aperfeioamento dos movimentos adequados e teis. A demonstrao didtica e a imitao facilitam o processo de ensaio-e-erro.

PRODUTOS DA APRENDIZAGEM

Aprendizagem apreciativa ou afetiva: diante de um novo conhecimento ou habilidade, a atitude do aprendiz pode variar, revelando-se positiva, negativa, ou mesmo indiferente.
A aprendizagem afetiva sempre concomitante com as outras

aprendizagens. A aprendizagem apreciativa compreende atitudes e valores sociais, traduzidos por gostos, preferncias, costumes, crenas e ideais de ao, que constituem os princpios mais gerais da conduta humana. Muitos dos estados afetivos no homem como o amor, o respeito, o sentimento de justia, a moral, so em grande proporo, fruto da experincia e da educao. A escola e a famlia devem exercitar essas respostas afetivas e outras, que desempenham papel da maior relevncia na vida social. A aprendizagem apreciativa pode ser positiva ou negativa quando provoca reao de agressividade, inibio ou averso.

PROCESSOS DE AQUISIO DA APRENDIZAGEM APRECIATIVA No dispe ainda de tcnicas especficas.

Pode ser adquirida indiretamente pela aprendizagem ideativa (aprendizagem da histria, das cincias naturais, da geografia, etc.); Pode ser proporcionada diretamente em atividades como a arte dramtica, poesia, pintura e atividades sociais; No tem lugar ou tempo fixo, mas inerente ao processo de aprendizagem, podendo ser influenciada por: personalidade do educador, mtodo de aprendizagem e a situao que serve de base ao ensino.

PROCESSOS DE AQUISIO DA APRENDIZAGEM APRECIATIVA

Condicionamento de reaes: associar uma resposta afetiva agradvel a uma determinada situao, pelo processo de condicionamento. Imitao: a imitao seletiva. Quando algum imita, age propositadamente para atingir um objetivo que considera desejvel ou para evitar conseqncias desagradveis. A imitao um modo mais eficiente de obter prestgio, aceitao social e segurana emocional.

CONDIES DE APRENDIZAGEM Condies biolgicas:


Maturao: a maturao progride num esquema de tempo

semelhante para todos os indivduos normais de uma mesma espcie, o que torna possvel o estabelecimento de normas para as idades em que cada funo ou estrutura deve aparecer. Integridade dos rgos dos sentidos: a perda ou deficincia de qualquer desses rgaos implicar em dificuldade ou empobrecimento da aprendizagem. Capacidade de produzir reaes mltiplas ou sucessivas face a uma situao. Capacidade de modificar seus padres de comportamento. Plasticidade: capacidade de se adaptar s variaes ambientais. Capacidade de aproveitamento da experincia anterior. Influncia de drogas, doenas e nutrio. Condies ambientais: ventilao, iluminao, temperatura. Os padres de comportamento a serem aprendidos devem ser estrutural e funcionalmente possveis.

You might also like