You are on page 1of 16

UMA ESCOLA REFLEXIVA

CONSIDERAES ACERCA DA FORMAO DE PROFESSORES

Formadora: Adriana

O professor disserta Sobre ponto difcil do programa. Um aluno dorme, Cansado das canseiras desta vida. O professor vai sacudi-lo? Vai repreend-lo? No. O professor baixa a voz Com medo de acord-lo... (Carlos Drummond de Andrade)

O professor reflexivo aquele profissional capacitado a assumir um tipo de coerncia mesmo em situaes caticas, uma vez que escuta e refaz sua concepo do problema atravs de uma conversao reflexiva com os elementos de uma dada situao. Para o professor reflexivo, a competncia e a conscincia profissionais consistem na disponibilidade para tentar tudo o que for possvel para conjurar o fracasso.

Refletir criticamente significa colocar-se no contexto de uma ao, na histria da situao, participar em uma atividade social e assumir postura clara ante os problemas. Significa, sobretudo, explorar a natureza social e histrica, tanto de nossa relao como atores nas prticas institucionalizadas da educao, como a relao entre nosso pensamento e nossa ao educativa

1. Educao como processo de humanizao


A formao de professores deve considerar a dimenso humana e existencial dos futuros profissionais do ensino, a fim de contemplar discusses que considerem o sentido de ensinar, de educar, de formar, de construir, enfim, de viver.

2. A construo de um projeto educativo


O projeto poltico-pedaggico da escola deve ser construdo para assegurar uma articulao permanente e consistente entre projetos pessoais e projetos coletivos, de modo a possibilitar, ao mesmo tempo, a construo de uma escola reflexiva, com profissionais reflexivos, os quais possam favorecer a construo de uma prtica educativa dotada de maior coerncia entre o que se fala e o que se faz.

3. A valorizao das prticas dos professores em exerccio


Parece importante propugnar a valorizao da prtica reflexiva mobilizada por professores em exerccio, de modo tal a estimular a pesquisa educacional na articulao de teorias pedaggicas no contexto de ao docente.

4. A articulao entre pesquisadores educacionais e professores em exerccio


Considerar as dificuldades didtico-pedaggicas dos professores em sala de aula como sendo fontes valiosas de propostas para investigao cientfica. A pesquisa que se desenvolve efetivamente em parceria (ou co-autoria) com os professores tem, a meu ver, maiores possibilidades de oferecer contribuies para a formao de professores reflexivos, j que estabelece um dilogo frutfero entre as expectativas de ambas as partes, igualmente envolvidas na Educao.

5. A considerao das competncias profissionais mobilizadas por professores em sala de aula


Criar oportunidades para que os professores em exerccio mobilizem saberes tcitos, intuitivos, subjetivos, enfim, saberes de experincia, proporcionando-lhes maior estabilidade e segurana para o exerccio cotidiano de sua funo docente.

6. A necessidade de interferncia externa na e para a formao de professores


A formao de professores reflexivos necessita de interferncia externa ajuda pedaggica de qualquer natureza para que tanto a reflexo-na ao, como a reflexo-sobre-a-ao possam ser viabilizadas quer pelos futuros professores, quer pelos professores em exerccio, ambos em processo de formao permanentemente considerado inacabado (Freire).

7. A necessidade de formao profissional integral


necessrio uma formao de professores que contemple os diferentes aspectos do processo de formao humana, atravs de uma viso articulada, que se evidencie em busca de elementos para uma compreenso global da Educao e, assim, apresentar-se apta a repensar a teoria da educao, em prol de aprimoramento profissional permanente.

8. A articulao entre os saberes da experincia docente e os saberes acadmicos


A chamada para o aperfeioamento profissional uma via de acesso dos professores ao conhecimento cientificamente legitimado no meio educacional, mas resta verificar em que medida as teorias, concepes, abordagens e mtodos de ensino veiculados so apropriados e em que termos estes so construdos e utilizados com sentido pelos professores, no processo de ensino e de aprendizagem.

9. A dissociao e a distncia entre a teoria e a prtica


medida que a formao se aproximar das necessidades reais dos professores, acredito que a tendncia de dicotomizao da teoria com a prtica ir assumindo contornos diferenciados do que estamos habituados a ver.

10. O exerccio da coerncia para efetivao da prtica reflexiva e conquista de autonomia profissional
A busca permanente por coerncia entre o discurso educacional e as prticas dos professores em sala de aula crucial e este exerccio sistemtico e rigoroso viabiliza, a meu ver, a prtica reflexiva dos profissionais do ensino, que se tornam necessariamente professores reflexivos.

A escola reflexiva...
vista como organismo vivo, em desenvolvimento e em aprendizagem, norteada pela finalidade de educar, que se concretiza num grande plano de ao que o projeto educativo. Essa escola precisa se alimentar do saber, da produo e da reflexo dos seus profissionais, de forma tal que venha a tornar-se um espao onde os professores se sintam teis sociedade e onde os alunos apreciem como bom crescer em saber.

A escola reflexiva...
uma escola inteligente que decide o que deve fazer em cada situao especfica, capaz de agir com flexibilidade nos contextos complexos, diferenciados e instveis que caracterizam no presente as situaes das organizaes escolares espao no qual tanto os interesses educativos da escola, quanto os interesses pedaggicos dos professores sejam contemplados, ressalvando-se a ideia de complexidade da condio escolar de forma harmoniosa, articulada, imbricada, coerente.

You might also like