You are on page 1of 12

HARRISON MIRANDA ROSA

A FALTA DE TICA NA INDSTRIA BRASILEIRA UTILIZADA COMO VANTAGEM COMPETITIVA

CURITIBA/PR

Introduo:
Apresentar a importncia do conhecimento do que a TICA nas empresas brasileiras, como sendo a base de sustentao de qualquer organizao.

Analisar o comportamento das organizaes antiticas e de seus funcionrios que, agem de forma corporativa ou individual desrespeitando as leis e os cdigos de tica praticados em sua categoria de negcios.
Mostrar como esse padro atico utiliza-se da ocultao e da alterao das informaes obtidas nos processos de medies e controles, como sendo a principal ferramenta estratgica para manter a sua vantagem competitiva sobre os seus concorrentes. Informar aos clientes dessas empresas que procuram o servio de SAC ou a garantia legal para o produto adquirido, so ludibriados e recebem falsas informaes sobre a principal causa do defeito apresentado.

Desenvolvimento:
Veremos aqui os conceitos prticos da tica contempornea, sem citarmos os seus criadores Scrates, Aristteles, Jesus Cristo ou a filosofia moderna. A moral representa um conjunto de regras de conduta para o certo ou errado, para as atitudes permitidas e aceitas como normais e saudveis, e para o bom relacionamento entre os indivduos. toda a cultura e sabedoria de um determinado grupo humano, que interage com outros grupos de mesmo interesse, procurando satisfazer as suas necessidades com atitudes que beneficiem a todas as partes, proporcionando relaes saudveis e sustentveis. A tica distingue-se da moral, por tratar-se de uma cincia de estudo, e que se utiliza da moral para definir os seus conceitos. Alencastro (2010, p.52) apresenta um simples teste de tica que pode ser utilizado para avaliao das nossas aes cotidianas. Para ser tica, a ao deve ser admitida por trs perguntas: legal? imparcial? Sinto-me bem em realiza-la?

As leis so essenciais vida em sociedade definindo direitos e deveres entre as pessoas, e resolvendo os conflitos de interesses. Sua ao sobre as relaes cotidianas das pessoas, visando a punio de crimes contra essas regras. Sem a fora punitiva do direito, a discusso da moral e da tica ficaria restrita apenas a conceitos filosficos sem a utilidade prtica e cotidiana que necessria para a sua funo social. Empresa uma organizao de pessoas associadas para a explorao de atividades comerciais, industriais ou de prestao de servios, com fins lucrativos ou no. uma comunidade humana e possui uma cultura corporativa prpria das pessoas que a compe. As boas prticas comerciais de uma empresa so: o respeito s leis; garantir a qualidade dos seus produtos; assegurar que seus produtos no ofeream perigos de segurana, sade e ao meio ambiente; oferecer um bom atendimento (cortesia e boa vontade), ao cliente; respeitar a liberdade de escolha do cliente.

As empresas ticas trabalham para:


Gerenciar as competncias de seus gestores e de seus funcionrios; Incentivar e promover o desenvolvimento de seus talentos humanos; Desburocratizar seus processos; Respeitar e fidelizar os seus clientes; Ter uma filosofia de melhoria contnua; Desenvolver uma conscincia de gesto e um cdigo de tica, com sua misso, sua viso, seus objetivos e metas focados no desenvolvimento sustentvel de todos os envolvidos e afetados por suas atividades.

Segundo Laura Nash (2001, p.10-11), os problemas mais recorrentes nas empresas antiticas so a justificativa enganosa sobre o produto ou servio; a m qualidade dos produtos; o desrespeito aos direitos dos trabalhadores com a usurpao de direitos e benefcios; os assdios moral e sexual.

As fraudes industriais bastante comuns atualmente so:

Falsificao de documentaes e relatrios de medies das caractersticas tidas como crticas dos produtos e processos de fabricao, obrigatoriamente submetidas a um controle e monitoramento, conforme critrio de medio e de amostragem prdeterminado pela empresa ou pelo cliente.

Falsificao de registros e outros documentos relacionados aos planos de aes, aes corretivas e preventivas assumidos nas auditorias externas e ou internas, de certificao de sistema e ou de produtos. Falsificao de justificativas e evidncias para reclamaes registradas e respondidas pelos SACs das empresas.

Falsificao das informaes dadas aos consumidores pelo departamento Comercial, nas tentativas desesperadas de realizar as vendas a qualquer custo.

Aqui esto as situaes mais comuns de prticas antiticas: Sonegao fiscal. Danos ao meio ambiente. Espionagem industrial econmica. Contrabando de bens e produtos. Contratao de gestores por empresas concorrentes sequiosas por informaes confidenciais. Lavagem de dinheiro proveniente de operaes ilegais. Contratao exclusivamente de trabalhadores sem experincia e com salrios abaixo da mdia do mercado (para economizar os encargos trabalhistas, mas gerando muitos erros operacionais). Produtos com preos muito abaixo da mdia praticada pelo mercado (fornecendo produtos com qualidade inaceitvel). Marca dos produtos ou nome da empresa desconhecidos e trocados constantemente (tentativas de fugir da responsabilidade dos problemas ocasionados por seu negcio).

Explorao do trabalho infantil. Falsificao de documentos. Alto nvel de turnover e de acidentes de trabalho (significa que a organizao no respeita os direitos bsicos e fundamentais dos seus funcionrios). Calote de dvidas. Adulterao de pesos e medidas. Subornos e propinas para obter contratos. Grande nmero de registros de reclamaes nos SACs e nos rgos de defesas do consumidor. (evidencia falta de qualidade nos produtos e servios e de respeito pelo consumidor). Grande nmero de aes trabalhistas por parte dos ex-funcionrios, e de condenaes a pagamentos de multas e sanses judiciais. Produtos obsoletos que utilizam componentes j proibidos nos pases desenvolvidos, por causarem danos e oferecerem perigo sade dos consumidores e ao meio ambiente.

Consideraes Finais:

Muitas empresas utilizam subterfgios aticos como vantagem competitiva, para continuarem atuando em seu ramo de negcios e obtendo a mxima lucratividade possvel para os seus negcios e produtos.
A falta de uma cultura moral e tica para as indstrias acostumadas com o jeitinho brasileiro, sem dvida a principal barreira a ser transposta para o melhoramento da produo nacional. A cultura do ganho rpido e imediato a qualquer custo, justificando os meios ilcitos utilizados para atingir tal finalidade, no sobreviver muito tempo ao novo mercado das modernas e bem planejadas estratgias industriais voltadas para o desenvolvimento sustentvel de todas as suas atividades, estruturadas e projetadas para obteno de resultados positivos garantidos para mdio e longo prazo.

A fiscalizao praticada pela sociedade, pelas ONGs e pelo governo, das atividades empresariais no que diz respeito responsabilidade social, a tendncia para o futuro dessas relaes. As empresas no conseguiro mais esconder a sua cultura organizacional e nem manipular os dados apresentados em seus indicadores de resultados, sofrendo com o poder de dissuaso social, com suas sanes e boicotes, transformando o seu lucro ilcito rpido em prejuzo perene para a sua marca. O Balano Social do Ibase, criado pelo socilogo Herbert de Souza (Betinho), uma ferramenta importante para acompanhar o histrico das atividades sociais, econmicas e ambientais das empresas. As certificaes nas normas ISO, para empresas que atendam as exigncias mnimas de Qualidade, Sade e Segurana, cuidados com o Meio Ambiente e Responsabilidade Social, as certificaes de produtos realizadas pelo INMETRO e os registros dos rgos nacionais, no garantem que as empresas realmente cumprem as suas obrigaes, quando no esto sendo fiscalizadas. preciso que a confiana e a fidelidade do consumidor sejam conquistadas com prticas honestas e constantes.

Principais Referncias:
ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. tica empresarial na prtica: liderana, gesto e responsabilidade corporativa. Curitiba: IBPEX, 2010. BOBBIO, Norberto. Direito e estado no pensamento de Emanuel Kant. Trad. Alfredo Fait. 3 ed. Braslia: Editora Universidade de Braslia. 1995. p. 394 BRABANDERE, Luc. IN: COSTA, C. T. tica, jornalismo e nova mdia. Rio de Janeiro, Ed. Jorge Zahar, 2009.

COELHO, Fbio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. So Paulo: Saraiva, 2010.


DRUKER, Peter. Concept of the corporations. New Jersey: Transaction PUB, 2004. ETTINGER, Karl. Glossrio de direo, organizao e administrao. So Paulo: Ibrasa, 1998. LEISINGER, Klaus M; SCHMITT Karin. tica Empresarial: Responsabilidade global e gerenciamento moderno; traduo de Carlos Almeida Pereira. Petrpolis: Vozes, 2001. LIMA, Jos Erigutemberg Meneses de. Sociologia Jurdica. Disponvel em < http://www.sociologiajuridica.net.br/antigo/taerigutafinal.htm>. Acesso em: 27 set. 2012.

MATOS, Francisco Gomes de. tica na gesto empresarial: da conscientizao ao. So Paulo: Saraiva, 2008. MICHAELIS, Dicionrio. Disponvel em <http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index. php?lingua=portugues-portugues&palavra=lei>. Acesso em: 27 set. 2012. MORGENSZTERN, Vitor. Administrao antroposfica. So Paulo: Gente, 1999. PADILHA, Enio. Diferencial competitivo e vantagem competitiva. Disponvel em <http://www.eniopadilha.com.br/artigo/1221/diferencial- competitivoe-vantagem-competitiva>. Acesso em: 27 set. 2012. SILVA, Elizeu. tica e legislao conceitos. Disponvel em <http://www.slideshare.net/elizeusilva/aula-01-tica-e-legislaoconceitos>. Acesso em: 27 set. 2012. SROUR, Robert Henry. tica empresarial: A gesto da reputao. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2003

You might also like