You are on page 1of 108

Curso Bsico de Redao Oficial

O que Redao Oficial?


o conjunto de normas que regem as comunicaes escritas oficiais.

INTERNAS

EXTERNAS

Redao Oficial: Sua origem Pblica


Quando realizado por particulares: Redao Comercial
Ambos orientam a elaborao e tramitao de documentos

Caractersticas dos Documentos Oficiais


Impessoalidade; Formalidade; Conciso; Clareza; Preciso; Uso padro da norma culta; Harmonia.

Impessoalidade
O tratamento impessoal refere-se: ausncia de impresses individuais de quem comunica; impessoalidade de quem recebe a comunicao; ao carter impessoal do prprio assunto tratado.

Formalidade
Uso adequado de certas regras formais. Consiste na observncia das normas de tratamento usuais nas correspondncias oficiais e no prprio enfoque dado ao assunto da comunicao.

Conciso
Texto conciso aquele que transmite o mximo de informaes com o mnimo de palavras.

Clareza
Uso de expresses simples, objetivas, de fcil entendimento e uso de frases bem construdas que evitem interpretao dbia.

Preciso
Emprego de termos prprios e adequados correta compreenso de uma ideia.

Padro da Norma Culta


Emprego de termos de acordo com as normas gramaticais; Em complemento ao padro culto tradicional.

Harmonia
Diz-se que uma mensagem harmnica quando ela elegante, ou seja, quando ela soa bem aos ouvidos.

Polidez
Quer dizer delicadeza. Na comunicao oficial a polidez consiste no emprego de expresses respeitosas e tratamento apropriado queles com os quais nos relacionamos no trato administrativo.

Pronomes de Tratamento
Deve-se observar o emprego adequado dos pronomes em consonncia com a rea de atuao da autoridade (civil, militar etc.) e a posio hierrquica do cargo que ocupa ou da funo que exerce. A concordncia relativa s formas de tratamento constitui aspecto importante a ser ressaltado. Exemplo: Vossa Excelncia distribuiu os papis.

Emissor
Emissor da mensagem: 1 pessoa do singular ou plural. Exemplos: Envio a Vossa Excelncia, em anexo, a pauta da reunio. Restitumos os documentos a Vossa Senhoria.

Dignssimo? Ilustrssimo? Doutor?


Fica dispensado o emprego do superlativo. suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor.

Errado. 2 motivos

Correto

Do Fecho
O fecho respeitosamente usado para as autoridades de hierarquia superior.

Do Fecho
O fecho atenciosamente usado para as demais autoridades, de mesma hierarquia ou hierarquia inferior.

Errado

Comunicao Oficial = Informao


a base de conhecimento fixada materialmente e disposta de forma que se possa utiliz-la para consulta, estudo, prova, destinada comprovao de um fato ou determinada situao.

Documento
o ttulo ou diploma que serve de PROVA; , dessa forma, qualquer suporte que contenha informao registrada atravs de algum meio, seja este grfico, papel, magntico, sonoro, vdeo, fotografia, planta, entre outros, revestida de forma padronizada, sobre aes ou acontecimentos de qualquer natureza.

Correto

Correto

Errado

Habitualidade
Dos documentos mais comuns no servio pblico, a saber:
Ata; Atestado; Aviso; Carta; Carta Eletrnica; Circular;

Declarao; Memorando; Ofcio; Relatrio; Requerimento; Telegrama.

Ata
o documento por meio do qual se registram, de forma exata, precisa e fiel, as deliberaes e a sequncia de acontecimentos havidas em reunies, sesses ou assembleias realizadas por comisses, conselhos, congregaes, corporaes ou outras entidades semelhantes. documento de valor jurdico, portanto deve ser redigida de tal maneira que no se possa modific-la posteriormente. (Narrao)

Estrutura
1. Cabealho; 2. Denominao do documento; 3. Exposio do assunto; 4. Identificao dos signatrios; 5. Fecho.

Modelo de Ata

Atestado
o documento pelo qual um servidor afirma a veracidade de um fato ou a existncia de uma situao de direito da qual tem conhecimento em razo do cargo que ocupa ou da funo que exerce.

Estrutura
1. Cabealho; 2. Denominao do documento; 3. Exposio do assunto; 4. Local e data; 5. Nome do signatrio; 6. Rodap.

Modelo de Atestado

Aviso
o meio de comunicao externa e formal de que unidades administrativas e presidentes de comisses ou grupos de trabalho utilizam para comunicar ao pblico em geral assuntos oficiais que lhe possam interessar e solicitar-lhe a participao.

Estrutura
1. Cabealho; 2. Denominao do documento; 3. Objeto; 4. Exposio do assunto; 5. Local e data; 6. Identificao do signatrio; 7. Rodap.

Modelo de Aviso

Carta
o meio de comunicao externa e formal de que uma unidade administrativa se utiliza para tratar de assuntos oficiais com pessoas fsicas.

Estrutura
1. Cabealho; 2. Denominao do documento; 3. Local e data; 4. Destinatrio; 5. Vocativo; 6. Exposio do assunto; 7. Fecho; 8. Identificao do signatrio; 9. Rodap.

Modelo de Carta

Carta Eletrnica
o meio de comunicao expedido pela rede virtual de computadores adequado ao envio de arquivos digitais e aos assuntos oficiais que requeiram difuso clere ou tratamento urgente.

Carta Eletrnica
A carta eletrnica no possui uma estrutura rgida. No entanto, deve conter, sempre que possvel: 1. vocativo, composto por pronome de tratamento e pelo nome do destinatrio, seguido de vrgula;

2. fecho, que seguir as mesmas configuraes do fecho do ofcio; 3. identificao do signatrio, composto pelo nome completo do signatrio seguido do nome do cargo (ou funo) que exerce, da unidade administrativa em que se encontra lotado e o endereo completo com nmero telefnico.

Circular
o meio de comunicao formal de que uma unidade administrativa se utiliza para tratar de assuntos oficiais com vrios destinatrios, de modo simultneo e uniforme.

Estrutura
1. Cabealho; 2. Denominao do documento; 3. Local e data; 4. Destinatrio; 5. Assunto; 6. Vocativo; 7. Exposio do assunto; 8. Fecho; 9. Identificao do signatrio; 10. Rodap.

Modelo de Circular

Declarao
o documento pelo qual se afirma, sob responsabilidade legal, algo sobre pessoa, situao ou acontecimento.

Estrutura
1. Cabealho; 2. Denominao do documento; 3. Exposio do assunto; 4. Local e data; 5. Identificao do signatrio; 6. Rodap.

Modelo de Declarao

Memorando
o meio de comunicao formal entre unidades administrativas de um mesmo rgo ou de uma mesma entidade.

Estrutura
1. Cabealho; 2. Denominao do documento; 3. Data; 4. Destinatrio; 5. Assunto; 6. Exposio do assunto; 7. Fecho; 8. Identificao do signatrio; 9. Rodap.

Modelo de Memorando

Ofcio
o meio de comunicao externa e formal de que uma unidade administrativa se utiliza para tratar de assuntos oficiais com unidades pertencentes a outro rgo (ou outra entidade) da Administrao Pblica ou a pessoa jurdica de direito privado.

Estrutura
1. Cabealho; 2. Denominao do documento; 3. Local e data; 4. Vocativo; 5. Exposio do assunto; 6. Fecho; 7. Identificao do signatrio; 8. Endereamento.

Relatrio
o documento por meio do qual se prestam contas, se expem os resultados obtidos, mediante pesquisa ou investigao, e se historia o desenvolvimento dos programas, projetos ou atividades especficas realizadas durante um perodo. De um modo geral, podemos dizer que os relatrios so escritos com os objetivos de divulgar os dados tcnicos obtidos e analisados e registr-los em carter permanente.

Tipos
1. Tcnico-cientfico; 2. De viagem; 3. De estgio; 4. De visita; 5. De inspeo; 6. Administrativos; 7. Financeiro; 8. E fins especiais.

Modelo de Relatrio

Modelo de Relatrio

Requerimento
o meio de comunicao formal de que um interessado se utiliza para requerer a uma autoridade administrativa competente um direito de que se julgue detentor.

Estrutura
1. Denominao do documento; 2. Vocativo; 3. Exposio do assunto; 4. Fecho (pedido de deferimento); 5. Local e data; 6. Identificao do signatrio.

Modelo de Requerimento

Telegrama
o meio de comunicao formal, expedido por telegrafia, telex ou similar, adequado a assuntos oficiais que necessitem de tratamento urgente ou de confirmao identificada de recebimento.

Estrutura
1. Vocativo; 2. Exposio do assunto; 3. Identificao do remetente.

Modelo de Telegrama

Correto

Errado

Errado. No tem fecho e ...

Correto

Errado

Correto

Correto

Correto

Resposta: a

Querem que vos ensine o modo de chegar cincia verdadeira? Aquilo que se sabe, saber que se sabe; aquilo que no se sabe, saber que no se sabe; na verdade este o saber. Confcio

Referncia
Manual de Normas e Procedimentos Administrativos do GDF. Manual de Redao da Presidncia da Repblica. http://www.planalto.gov.br/leg.asp Redao Oficial: a linguagem da redao oficial. Luciane Sartori

Sua presena foi de grande importncia para esse aprendizado em conjunto. Obrigada!

Contato:
Sofia Borges Educadora Social Celular: 8240 1303 sofiaborges7@gmail.com

You might also like