You are on page 1of 18

Tempo de Concentrao

Aula de Bacias 2

Tempo de concentrao:
Tempo de concentrao (Tc) tido como o tempo gasto para a gota de chuva deslocar-se do ponto mais afastado da bacia at sua sada.

Para pequenas bacias o tempo de concentrao definido como o tempo necessrio para que todos os pontos da bacia contribuam para o escoamento e aps o qual este escoamento permanece constante enquanto a chuva permanecer constante.
O tempo de concentrao no constante para uma bacia, dependendo de fatores como intensidade e distribuio de chuvas na bacia e cobertura vegetal. Numa bacia, quando existirem reas compostas, os tempos de concentrao devem ser calculados atravs da soma dos tempo de concentrao sobre as reas individuais em srie.

Tempo de concentrao:
Os fatores de maior importncia no clculo do tempo de concentrao so: rea e a forma da bacia; Declividade mdia da bacia; Comprimento e declividade do curso principal; Tipo de cobertura vegetal; Comprimento e declividade dos diversos tributrios; Distncia horizontal entre o ponto mais afastado da bacia e sua sada; Rugosidade dos talvegues.
Uma das caractersticas da pequena bacia sua grande sensibilidade chuvas de grande intensidade e curta durao nela ocorridas e ao uso de suas terras enquanto que, nas grandes bacias, tm efeito marcante o armazenamento de gua no leito de seus cursos d'gua.

Equao de Kirpich
apresentada pela maioria dos livros de hidrologia dos Estados Unidos e do Brasil para bacias rurais ou muito pequenas. Foi gerada a partir de informaes de sete pequenas bacias do Tennessee que tinham declividades que variavam de 3 a 10% e uma rea que atingia no mximo 0,5 km.

Em que: Tc - tempo de concentrao em minutos; L comprimento do talvegue em km; H - Diferena de cotas entre o ponto mais afastado da bacia e o ponto considerado em m; Obs:. Recomendada para reas < 50ha, segundo Carvalho, J. A. (2005)

Exerccio (Kirpich)
Calcule o tempo de concentrao para uma bacia com comprimento do talvegue de 2,3 km e diferena de cotas de 45 m.

Equao de Ven Te Chow


Vem Te Chow, ao pesquisar pequenas bacias hidrogrficas de at 24,28 km, em Ilinois, publicou em maro de 1962 o trabalho Hidrologic Design of Culverts e o tempo de concentrao:

Em que: Tc - tempo de concentrao em min; L - extenso em km; S0 - declividade mdia do talvegue, m/km; Obs:. Recomendada para reas < 2500ha, segundo Carvalho, J. A. (2005)

Exerccio (Ven Te Chow)


Determinar o tempo de concentrao para uma bacia de 2119 ha na qual o curso principal apresenta um comprimento de 7,4 km e uma diferena de nvel entre as cotas mais altas e mais baixas de 78 m.

Equao de Giandotti
equao empregada quando o tempo de durao da chuva superior ao tempo de concentrao.

Em que: Tc - tempo de concentrao em horas; A- rea da bacia, km; L comprimento horizontal, desde a sada at o ponto mais afastado da bacia em km; H - Diferena de cotas entre as cotas mdias e mais baixas (sada) da bacia em m;

Exerccio (Giandotti)
Determinar o tempo de concentrao para uma bacia de 3452 ha na qual o curso principal apresenta um comprimento de 13,8 km e uma diferena de nvel entre as cotas mdias e mais baixa de 167 m.

Equao de SCS mtodo cinemtico


A frmula se baseia no fato de que o tempo de concentrao o somatrio dos tempos de trnsito dos diversos trechos que compem o comprimento do talvegue. Na parte superior das bacias, em que predomina o escoamento em superfcies ou em canais mal definidos a velocidade estimada pela tabela 3.2 ou 3.3. Em canais bem definidos e galerias deve-se usar a frmula de Manning.

Em que: Tc - tempo de concentrao em minutos L - distncia percorrida no trecho considerado, km. V- velocidade mdia no trecho considerado, m/s.

Exerccio (SCS mtodo cinemtico)


Determinar o tempo de concentrao para uma bacia na qual o rio principal apresenta 10% de sua extenso em rea de contribuio composta por capoeira densa e declividade mdia de 7%, e ainda 70% em rea de pastagens naturais e declividade mdia de 5,5% , e tambm 20% em culturas anuais com declividade mdia de 3,7%. O comprimento total do curso dgua de 1200m.

Equao de SCS Lag


Utilizada em bacias rurais que tenham rea de drenagem de at 8km. Representam o escoamento superficial do terreno. O Soil Conservation Service (SCS) sugere que essa equao sofra alguns ajustes de acordo com a rea impermevel e a parcela dos canais que sofreram modificaes para que seja utilizada em rea urbana.

Em que: Tc - tempo de concentrao em minutos. L comprimento do talvegue em km. S0 - Declividade do talvegue em m/m. CN Nmero da Curva. Obs:. Recomendada para reas < 800ha, segundo Carvalho, J. A. (2005)

Equao de SCS Lag

Exerccio (SCS Lag)


Determinar o tempo de concentrao para uma bacia na qual o curso d'gua principal apresenta 10% da rea de contribuio composta por capoeira densa e declividade mdia de 7%, e ainda 70% em rea de pastagens naturais e declividade mdia de 5,5% , e tambm 20% em culturas anuais com declividade mdia de 3,7%. O solo da bacia classificado como argilo-arenoso, bem estruturado e com boa taxa de infiltrao. Toda a rea cultivada contm prticas de conservao do solo como plantio em nvel e terraos. O talvegue apresenta um comprimento de 6,4 km e uma diferena de nvel entre as cotas mais altas e mais baixas de 97m.

Obs:. Aula extrada do Livro: Vazo mxima de escoamento para obras hidrulicas de Carvalho, J. A. (2005)

You might also like