You are on page 1of 15

SEMINRIO METODOLOGIA CIENTFICA

SNTESE RETIRADA DO LIVRO METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTFICO

AUTOR: ANTNIO JOAQUIM SEVERINO

ELABORADO POR: CRISTIANO SILVA ISRAEL GOMES JSSICA THAIS KEILA PAULINO LUCIANE DE SOUZA LUIZ CODOGNOTTO

ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL DA ESCOLA DE ENGENHARIA KENNEDY

QUEM ANTNIO JOAQUIM SEVERINO?

Professor aposentado de Filosofia da Educao na USP, atuando como docente colaborador. Licenciou-se em Filosofia na Universidade Catlica de Louvain, Blgica, em 1964. Dentre suas publicaes, destacam-se Metodologia do trabalho cientfico (Cortez, 1975; 21. ed. 2000); Educao, ideologia e contraideologia. (EPU, 1986); Mtodos de estudo para o 2o. Grau (Cortez, 1987; 5. ed. 1996); A filosofia no Brasil (ANPOF, 1990); Filosofia (Cortez, 1992; 5. ed. 1999); Filosofia da Educao (FTD, 1995; 2. ed. 1998); A filosofia contempornea no Brasil: conhecimento, poltica e educao (Vozes, 1999), Educao, sujeito e histria (Olho dgua, 2002) e vrios artigos sobre temas de filosofia da educao.

FONTES DE PESQUISA

LIVRO METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTFICO - CAPTULO II O TRABALHO ACADMICO: ORIENTAOES GERAIS PARA ESTUDO PGINAS 38 62

Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico "National Counsel of Technological and Scientific Development" Fonte: http://lattes.cnpq.br/

Uma das diferenas da passagem do colgio para faculdade a forma de estudar.

Quando ainda estamos no colgio, somos obrigados a ir as aulas e fazer trabalhos dados pelos professores.

J na faculdade, temos que dispor de material para pesquisa e estudo, formando assim a nossa biblioteca pessoal com textos e materiais bsicos.

O aproveitamento das aulas

Os estudos extra-classe ou complementares iro ajudar no aprendizado.

Fazer o fichamento das aulas anotando palavras, frases, etc. sem se preocupar com estruturao. Ao proceder assim o aluno estar trabalhando de maneira inteligente e racional, realizando simultaneamente todas as dimenses da aprendizagem, no se preocupando assim em decorar.

A disciplina do estudo
Ter disciplina no estudo mesmo sendo eficaz, muito difcil de conseguir.

O mtodo proposto de estudo, ir ajudar at mesmo pessoas que se dispe de pouco tempo, pois ele visa um melhor aproveitamento do aprendizado. Com esse mtodo, o estudante ter um aproveitamento mais inteligente do curso, dedicando um mnimo de tempo para os estudos, ordenando as prioridades, mantendo um ritmo constante. Aps duas horas seguidas, uma pausa de meia hora se faz necessria. Dividir o tempo entre as matrias conforme o grau de dificuldade ou o nmero de contedo a ser visto.

Leitura e documentao
Mesmo tendo obstculos, a leitura pode ser compreendida sem grandes problemas.

Textos relacionados filosofia e artigos cientficos, a compreenso vai exigir mais do que se for um texto de literatura, por isso o leitor dever fazer uma anlise para entend-lo. Deve-se aplicar recursos e regras de forma que torna-se mais fcil interpretar o texto , para ocorrer o envio de idias de quem esta passando para quem esta recebendo.

Delimitao da unidade de Leitura

Para uma melhor compreenso do texto, ele dever ser dividido em unidades, estas unidades sero lidas individualmente e feita sua anlise. No final, teremos a condio de sintetizar o trabalho todo ficando melhor a retomada do raciocnio.

A anlise textual

Devemos fazer uma leitura geral, marcando os pontos que tenhamos dvidas, apenas sentindo o que o autor nos quer passar. A primeira anlise a ser feita, sobre a vida e obra do autor, a fim de facilitar a compreenso do texto estudado. Buscar compreender o significado de palavras que sejam desconhecidas, pesquisando-as no ato, evitando assim uma confuso na leitura . Nesta anlise, temos como vantagem tornar o estudo mais rico e menos montono deixando ele mais agradvel. Finalizar com uma viso geral de tudo que se viu na unidade trabalhada.

A anlise temtica

Consiste em saber de que se trata a unidade lida, fazendo perguntas sobre o tema, a resposta vai mostrar informaes sem intervir ou tentar mudar sua mensagem. O autor nunca esta falando de apenas uma coisa ou objeto, mais um conjunto de opes. com a anlise temtica que se constri um organograma de uma unidade e assim uma representao de um raciocnio, tambm serve de base para roteiros e seminrios.

A anlise Interpretativa

o entendimento do texto alm do que mostrado pelo autor, a compreenso aprofundada da obra, entender o que ele quer passar, confrontar suas idias. Pesquisar em outros autores que influenciaram ou foram influenciados pelo autor da obra estudada, a fim de elucidar a idia muitas das vezes no explicita em seu texto. Confrontar as idias expostas pelo autor por outras idias de autores diferentes que no foram influenciados por ele, mas de mesmo tema. Devemos fazer uma crtica, visando uma opinio sobre a sua posio em relao obra. Devemos avaliar se o autor foi conciso e se suas idias conseguiram transmitir com clareza e boas argumentaes o que foi proposto pelo tema.

A problematizao

Levantar questes sobre o tema com as idias visveis ou implcitas no texto abordado, debatendo problemas de difcil compreenso. Isso faz com que o leitor verifique se realmente compreendeu a obra.

A sntese pessoal

Aps a problemtizao o leitor deve fazer uma sntese, uma anlise sobre o texto lido, englobando toda a obra. uma retomada de idias, indicando com suas palavras um apanhado geral. Acrescentando o entendimento do leitor trabalhando o seu raciocnio.

You might also like