You are on page 1of 29

DIDTICA DO ENSINO SUPERIOR

Mestre no quem sempre ensina, mas quem de repente, aprende (Guimares Rosa)

CRONOGRAMA DO DIA: 1. Apresentaes dos painis; 2. Exposio dialogada sobre a identidade do professor e um breve histrico da didtica; 3. Orientaes para o segundo trabalho.

IDENTIDADE DO PROFESSOR:
(...) o professor universitrio aprende a slo mediante um processo de socializao em parte intuitiva, autodidata ou (...) seguindo a rotina dos outros. Isso se explica sem dvida, devido a inexistncia de uma formao especfica como professor universitrio (BENEDITO, p. 131, 1995).

A atual conformao legal (LDB 9394/96) admite uma variedade de tipos de instituies de ensino superior UNIVERSIDADE, se caracteriza pela autonomia didtica, administrativa e financeira, por desenvolver ensino, extenso e pesquisa e, portanto, contar com nmero expressivo de mestres e doutores; CENTRO UNIVERSITRIO: se caracteriza por atuar em uma ou mais reas, com autonomia para abrir e fechar cursos e vagas de graduao e ensino de excelncia.

FACULDADES INTEGRADAS, que renem instituies de diferentes reas do conhecimento e oferecem ensino e, as vezes, extenso e pesquisa; INSTITUTOS OU ESCOLAS SUPERIORES, que atuam em rea especfica do conhecimento e podem ou no fazer pesquisa, alm do ensino, mas dependem do Conselho Nacional de Educao para criao de novos cursos.

UM EXAME DO PARORMA INTERNACIONAL


Constata-se nos pases mais avanados, um crescimento da preocupao com a formao e o desenvolvimento profissional de professores universitrios e com as inovaes no campo da Didtica, existem alguns fatores que tm contribudo com essa preocupao:

a) A expanso quantitativa da educao superior e o conseqente aumento do nmero de docentes. Dados da UNESCO demonstram que o nmero de professores universitrios, no perodo de 1950 a 1992, saltou de 25 mil para um milho, isto , aumentou 40 vezes. No entanto, em sua maioria, so professores improvisados, no preparados para desenvolver a funo de pesquisadores e sem formao pedaggica (UNESCO, Cresalc, 1996)

b) Preocupao com a qualidade dos resultados do ensino superior, sobretudo, do ensino na graduao. As pesquisas demonstram a importncia da preparao no campo especfico e no campo pedaggico dos docentes;

c) Novas demandas de trabalho - O documento da Conferncia Internacional sobre Ensino Superior uma perspectiva docente, Paris, 1997, promovida pela Organizao Sindical Internacional de Educao, expressa preocupaes com temas do campo educacional at ento ausentes na docncia universitria, como: qualidade da educao; educao distncia e novas tecnologias; gesto e controle do ensino superior; financiamento do ensino e da pesquisa; o mercado de trabalho e a sociedade; a autonomia e as responsabilidades das instituies; os direitos e liberdades do professor de ensino superior; as condies de trabalho; entre outras.

d) Influncia das novas configuraes de trabalho na sociedade contempornea da informao e do conhecimento; das tecnologias avanadas e do Estado Mnimo, reduzindo a empregabilidade. Em decorrncia, nota-se um afluxo dos profissionais liberais, ex-empregados, ao exerccio da docncia no ensino superior, cuja oferta de empregos se encontra em expanso.

e) Exigncia de permanente requalificao como condio de trabalho. O resultado disso a expanso da oferta de cursos superiores de graduao e de ps-graduao lato e stricto sensu. A preparao para o exerccio do magistrio superior far-se- em nvel de ps-graduao, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado. Pargrafo nico: O notrio saber, reconhecido por universidade com curso de doutorado em rea afim, poder suprir a exigncia do ttulo acadmico (LDBEN, art. 66)

No que se refere exigncia de titulao, o Decreto 2.207/97 determina que, no segundo ano de sua vigncia, s instituies de ensino superior devero contar com 15% de seus docentes titulados na ps-graduao strictu sensu, dos quais 5% de doutores, pelo menos; no quinto ano de vigncia, com 25% dos quais 10% de doutores, pelo menos; e no oitavo ano de vigncia, com um tero, dos quais 15% de doutores, pelo menos.

DIDTICA BREVE GNESE HISTRICA


Os cursos de licenciatura foram institudos no Brasil em 1934, na Universidade de So Paulo, com a finalidade explicita de oferecer aos bacharis das vrias reas os conhecimentos pedaggicos necessrios s atividades de ensinar. A rea da Pedagogia que tem por objetivo de estudo o ensino a Didtica.

MARCOS HISTRICOS DA DIDTICA


O termo didtica conhecido desde Grcia, representando uma ao de ensinar, presente nas diversas relaes humanas. Sculo XVII, entre 1627 e 1657 Joo Ams Comnio escreve a obra Didtica Magna Tratado da arte universal de ensinar tudo a todos

No sculo XVIII, Rousseau ser o autor da segunda revoluo didtica. Sua obra d origem a um novo conceito de infncia, pondo em relevo sua natureza e transformando o mtodo de ensinar em um procedimento natural, exercido sem pressa e sem livros (CASTRO, p.1990, p. 19). Sculo XIX: Herbart erige as bases da pedagogia cientfica e os passos formais da aprendizagem.

Sculo XX: movimento escolanovista, que enfatiza o aprendiz como agente ativo da aprendizagem e a valorizao dos mtodos que respeitassem a natureza da criana, que a motivassem e estimulassem a aprender.

PROFESSOR REFLEXIVO
Saberes da docncia: saberes conceituais, integradores e pedaggicos; A importncia da reflexo na ao; A formao contnua: como processo de articulao entre o trabalho docente, o conhecimento e o desenvolvimento profissional do professor, enquanto possibilidade de postura reflexiva dinamizada pela prxis (Lima, p. 45, 2001).

ENSINO SUPERIOR: FINALIDADES


1. Propiciar um conjunto de conhecimentos mtodos e tcnicas cientficos, que assegurem o domnio cientfico e profissional do campo especfico e devem ser ensinados criticamente; 2. Conduzir o aluno a uma progressiva autonomia;

3. Considerar o processo de ensinar e aprender como atividade integrada investigao; 4. Desenvolver a capacidade de reflexo; 5. Substituir a simples transmisso de contedos por um processo de investigao do conhecimento; 6. Integrar, vertical e horizontalmente, a atividade de investigao atividade de ensinar do professor, o que supe trabalho em equipe; 7. Criar e recriar situaes de aprendizagem; 8. Valorizar a avaliao diagnstica;

9. Conhecer o universo cultural e de conhecimentos dos alunos e desenvolver, com base nele, processos de ensino e aprendizagem interativos e participativos.

Dcada de 70: universidade funcional; Dcada de 80: universidade dos resultados; Dcada de 90: universidade operacional.

ORIENTAES PARA 2 ATIVIDADE


1. A atividade ser realizada em grupos de 3 integrantes; 2. O grupo ir elaborar um Plano de Disciplina, tomando por base a estrutura curricular no curso de ps-graduao em Marketing Estratgico; 3. A atividade dever ser entregue no dia 01/03/08.

MODELO DE PLANO
BRASO OU LOGOMARCA DA IES Dados de Identificao Curso: Disciplina: Semestre: Carga Horria: Crditos: Docente: Nome e formao

COMO ELABORAR UMA EMENTA


1. Definio Ementa uma descrio discursiva que resume o contedo conceitual ou conceitual / procedimental de uma disciplina. 2. Caractersticas formais Os tpicos essenciais da matria so apresentados sob a forma de frases nominais (frases sem verbo); No necessrio que os tpicos sejam elencados em itens (um embaixo do outro): a redao contnua.

Para a elaborao da ementa, que rene contedos conceituais e procedimentais, podem ser utilizadas, dentre outras, expresses como: "estudo de"..., "caracterizao de"..., "estabelecimentos de relaes entre"..., "busca de compreenso de"..., "reflexo sobre"..., "anlise de"..., "exame de questes sobre"..., "descrio de "..., "pesquisa de"..., "investigao sobre"..., "elaborao de"..., "construo de"..., "introduo a"..., "fundamentao de"..., "desenvolvimento de"..., "aplicao de"..., "explicitao de"..., "crtica de"..., "interpretao de"..., "aprofundamento de"..., "produo de"..., "criao de"..., "organizao de"..., "confeco de"..., "demonstrao de"..., "levantamento de"..., "definio de"..., "processamento de"..., "expresso de"..., "comunicao de"..., "participao em"..., "experimentao de"..., "detalhamento de"..., "discusso de"..., "orientao sobre"..., "comparao entre"..., "confronto com"..., "interface entre, dentre outros.

EXEMPLOS
1) Portugus Histrico: A origem e a formao da lngua portuguesa. O latim clssico e o latim vulgar. A evoluo fonolgica, morfolgica, sinttica e semntica. A constituio do lxico. A expanso da lngua portuguesa. 2) Didtica: Anlise dos efeitos das mudanas culturais, cientficas e tecnolgicas na Educao e na Didtica. Estudo da interdependncia dos elementos constitutivos das situaes de ensino e de aprendizagem. Estudo dos objetivos educacionais como norteadores da ao educativa.

OBJETIVO GERAL o que se quer atingir. o fio condutor da disciplina


OBJETIVOS ESPECFICOS o desdobramento do objetivo geral.

ALGUNS EXEMPLOS DE VERBOS QUE PODEM SER UTILIZADOS NA ESCRITA DOS OBJETIVOS
CONHECER:apontar, citar, conhecer, definir, relatar. COMPREENDER: concluir, deduzir, iluminar, diferenciar, discutir, interpretar. APLICAR: desenvolver, empregar, organizar, praticar traar. ANALISAR: comparar, criticar, debater, diferenciar, examinar. REALIZAR SNTESE: compor, construir, especificar, formular, reunir. AVALIAR: avaliar, contrastar, escolher, medir.

CONTEDO PROGRAMTICO; METODOLOGIA; CRONOGRAMA; AVALIAO; REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
PIMENTA, Selma Garrido & ANASTASIOU, La das Graas Camargos. Docncia no ensino superior. So Paulo: Cortez, 2002. RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docncia da melhor qualidade. So Paulo: Cortez, 2001. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formao profissional. Petrpolis: Vozes, 2002. DELORS, Jacques. Educao: um tesouro a descobrir. So Paulo: Cortez, 2001.

You might also like