You are on page 1of 32

Principais doenas respiratrias

Silicose Pneumotrax Pneumonia Asma, Bronquite Asmtica Sinusite

Silicose
A silicose a formao permanente de tecido cicatricial nos pulmes causada pela inalao de p de slica (quartzo) que o elemento principal que constitui a areia. A silicose, desenvolve-se em pessoas que inalaram p de slica durante um perodo de 20 a 30 anos.

O que acontece nos pulmes?


Quando se inala, o p de slica entra nos pulmes e as clulas depuradoras, engolem-no. As enzimas libertados pelas clulas depuradoras causam a formao de tecido cicatricial nos pulmes. Estas reas cicatrizadas no permitem a passagem do oxignio para o sangue de forma normal. Assim os pulmes perdem elasticidade e requer-se mais esforo para respirar.

A silicose causa tosse, produo de expectorao e dispnia. A silicose diagnostica-se com uma radiografia ao trax que mostra o padro tpico de cicatrizes e ndulos. Cura A silicose incurvel. No entanto, pode deter-se a evoluo da doena, interrompendo a exposio slica desde os primeiros sintomas.

O tratamento dado com o uso de medicamentos que dilatam os brnquios e expelem as secrees das vias areas. Dado que os indivduos que sofrem de silicose tm um alto risco de contrair tuberculose, devem submeter-se periodicamente a revises mdicas.

Pneumotrax
o acmulo anormal de ar entre o pulmo e a pleura que reveste internamente a parede do trax. Este espao que normalmente virtual se chama espao pleural.

O que acontece?
O ar, ao entrar entre o pulmo e a parede torcica pode comprimir o pulmo e causar dificuldade para respirar. Alm disso, quando o pneumotrax grande ele pode fazer com que o corao se desloque, levando a alteraes nos batimentos do corao e at a morte.

O que se sente?

Dor torcica Tosse Falta de ar agitao; cansao fcil; acelerao dos batimentos cardacos pode ocorrer; colorao azulada da pele (cianose) devido falta de ar.

A dor aguda, tipo pontada, persistente, no lado afetado do trax. J a tosse seca e irritativa, podendo piorar a falta de ar.

Pneumotrax classifica-se como: espontneo, traumtico ou iatrognico


Pneumotrax espontneo :
Pode ser dividido em primrio e secundrio, sendo: Primrio: aquele onde no se identifica uma doena pulmonar concomitante; Secundrio: quando existe uma doena pulmonar associada, como o enfisema pulmonar, por exemplo.

O pneumotrax traumtico: aquele que resulta de um traumatismo na regio do trax ferimentos por faca, tiro de arma de fogo, pancadas por atropelamentos etc. O pneumotrax iatrognico: Acontece como resultado de algum procedimento mdico que tinha o intuito de auxiliar no diagnstico ou no tratamento do paciente.

Alm disso, pode-se classificar o pneumotrax como aberto ou fechado quando existir ou no comunicao do espao pleural com o ambiente. Quanto a sua magnitude, ele pode ser classificado como grande distncia entre o pulmo e a parede torcica maior que 3 cm ou pequeno quando esta distncia for menor que 3 cm.

O diagnstico: Baseado no exame fsico e na conversa com o paciente o mdico poder fazer o diagnstico. Mas a radiografia do trax que confirmar a situao ou at mesmo uma tomografia computadorizada do trax.

Tratamento:
A meta do tratamento remover o ar do espao pleural e prevenir sua recorrncia. O tratamento ser definido baseando-se no tamanho do pneumotrax (visto na radiografia). O mdico poder optar pela colocao de um dreno no trax um tubo de ltex entre as costelas fica conectado a um frasco coletor que retira o ar do local anormal. Outra alternativa seria uma cirurgia para correo ou a conduta expectante (esperar).

Pneumonia
A pneumonia uma infeco ou inflamao nos pulmes ( podem acometer a regio dos alvolos pulmonares onde desembocam as ramificaes terminais dos brnquios e, s vezes, os interstcios (espao entre um alvolo e outro). Ela pode ser causada por vrios microorganismos diferentes, incluindo vrus, parasitas ou fungos e principalmente bactrias (pneumococo). Esta doena muito freqente e afeta pessoas de todas as idades, podendo levar a morte .

Se desenvolve quando, por algum motivo, h uma falha nos mecanismos de defesa do organismo.
A pneumonia pode desenvolver-se por trs mecanismos diferentes: - quando a pessoa inala um microorganismo, atravs da respirao, e este chega at um ou ambos pulmes, onde causa a doena. - quando bactrias, que normalmente vivem na boca, se proliferam e acabam sendo aspiradas para um local do pulmo. - atravs da circulao sangnea. Uma infeco por um microorganismo em outro local do corpo se alastra e, atravs do sangue que circula, chega aos pulmes, onde causa a infeco.

Sintomas:
A pneumonia bacteriana clssica inicia com febre, calafrios, dor no trax e tosse com expectorao (catarro) amarelada ou esverdeada que pode ter um pouco de sangue misturado secreo. A tosse pode ser seca no incio. A respirao pode ficar mais curta e dolorosa, a pessoa pode ter falta de ar e em torno dos lbios a colorao da pele pode ficar azulada, nos casos mais graves.

Em idosos, confuso mental pode ser um sintoma freqente, alm da piora do estado geral (fraqueza, perda do apetite e desnimo, por exemplo). Nas crianas, os sintomas podem ser vagos (diminuio do apetite, choro, febre). Outra alterao que pode ocorrer o surgimento de leses de herpes nos lbios, por estar o sistema imune debilitado.Em alguns casos, pode ocorrer dor abdominal, vmitos, nuseas e sintomas do trato respiratrio superior como dor de garganta, espirros, coriza e dor de cabea.

Asma, Bronquite Asmtica


A asma brnquica uma doena pulmonar freqente que se caracteriza pela inflamao crnica das vias areas, o que determina o seu estreitamento, causando dificuldade respiratria. Este estreitamento reversvel e pode ocorrer em decorrncia da exposio a diferentes fatores desencadeantes ("gatilhos").

As pessoas asmticas reagem e facilmente ao contato com qualquer estmulo. Dentre esses, os mais comuns so: Alteraes climticas Contato com poeira domstica Mofo Plen Cheiros fortes Plos de animais Gripes ou resfriados Fumaa Ingesto de alguns alimentos Medicamentos

As vias areas so tubos que do passagem ao ar. Elas iniciam no nariz, continuam como nasofaringe e laringe (cordas vocais) e, no pescoo, tornam-se um tubo largo e nico chamado traquia.
J no trax, a traquia divide-se em dois tubos (brnquios), direito e esquerdo, levando o ar para os respectivos pulmes.

Dentro dos pulmes, os brnquios vo se ramificando e tornam-se cada vez menores, espalhando o ar.

A mucosa brnquica, que o revestimento interno das vias areas, est constantemente inflamada por causa da hiper-reatividade brnquica (sensibilidade aumentada dos brnquios). Nas crises de asma, esta hiper-reatividade brnquica aumenta ainda mais e determina o estreitamento das vias areas. Este fenmeno leva tosse, chiado e dor no peito e falta de ar. A asma a principal causa de tosse crnica em criana e est entre as principais causas de tosse crnica em adultos.

O Diagnstico: O diagnstico feito baseado nos sinais e sintomas que surgem de maneira repetida e que so referidos pelo paciente. No exame fsico, o mdico poder constatar a sibilncia nos pulmes se o paciente estiver em crise. O asmtico tambm poder ter em casa um aparelho que mede o pico de fluxo de ar, importante para monitorar o curso da doena. Nas exacerbaes da asma, o pico de fluxo se reduz.

O tratamento:
No tratamento so usados medicamentos como broncodilatadores, mucolticos, antibiticos, corticides e sedativos. Broncodilatador um medicamento, como o prprio nome diz, que dilata os brnquios quando o asmtico est com falta de ar, chiado no peito ou crises de tosse. Os corticides inalatrios so, atualmente, a melhor conduta para combater a inflamao, sendo utilizados em quase todos os asmticos. Tanto os broncodilatadores quanto os antiinflamatrios podem ser usados de vrias formas: Por nebulizao Nebulmetro (spray ou bombinha) Inaladores de p seco Comprimidos Xaropes

A melhor conduta evitar os fatores desencadeantes por meio do controle ambiental, principalmente evitando a poeira do ambiente domiciliar pela presena dos caros. A imunoterapia, ou hipo-sensibilizao, realizada com vacinas compostas por antgenos inalveis , quimicamente modificados, purificados e padronizados aps identificao do alrgeno relevante. Esta imunoterapia especfica deve ser indicada e supervisionada por um alergista experiente com estrutura para atender as eventuais reaes colaterais.

Sinusite
Sinusite uma doena com base inflamatria e/ou infecciosa que acomete as atividades existentes ao redor do nariz. Estas deveriam comunicar-se com as fossas nasais sem impedimentos. So cavidades revestidas por uma mucosa que necessita ventilao para a manuteno da normalidade na regio.

A doena pode gerar sensao de peso na face, corrimento nasal, dores de cabea, sensao de mau cheiro oriunda do nariz ou da boca e obstruo nasal com eventuais espirros. Seu diagnstico feito atravs da histria que o paciente relata, exame fsico da regio e de exames radiolgicos eventualmente necessrios.

O tratamento feito com analgsicos e medicamentos antifngicos as infeces fngicas sinusais. Pode se evitado infeces virais e a manuteno da permeabilidade nasal durante essas viroses; o correto problema dos tratamentos alrgicos. Quem vive em regies frias ou com grandes variaes climticas, deve tomar cuidados mais intensos pela propenso maior da doena.

Equipe:

Carolina Campos Carolina Brizon Daniela Flvia Renato Dias

You might also like