You are on page 1of 13

O nascimento da Sociologia enquanto cincia

O nascimento da Sociologia enquanto cincia sc. XIX

Sociologia como saber cientfico s emerge em meados do sculo XIX na Europa. Mudanas econmicas, polticas e sociais que ocorreram a partir do sc. XVIII estabeleceram os alicerces da modernidade europia e ocidental. A marca do surgimento da modernidade na Europa foi a instabilidade, expressa na forma de crises nos diversos mbitos da vida material, cultural e moral. Foi no meio dessa crise que nasce a sociologia enquanto um modo de interpretao que pretendia explicar o caos em que a sociedade havia se tornado.

Mudanas resultantes da Revoluo Industrial (1760 1820)

A Revoluo Industrial criou novas formas de organizao e desencadeou inmeras transformaes culturais. A humanidade presenciou uma das maiores transformaes em sua histria: em cerca de cem anos, a Europa de stios, rendeiros e artesos tornou-se uma Europa de cidades abertamente industriais. Os utenslios manuais foram substitudos por mquinas. O vapor e a eletricidade suplantaram as fontes tradicionais de energia como a gua, o vento e os msculos. Produo em larga escala e generalizao do uso da mquina para reduzir tempo e custos de produo. Os indivduos passam a emigrar para as minas e cidades fabris.

Mudanas resultantes da Revoluo Industrial (1760 1820)

Nascimento do proletariado e construo de grandes fbricas Capitalizao e modernizao da agricultura xodo rural Urbanizao desenfreada cidades crescem desordenadamente A cidade passa a ser considerada como possibilidade de maior liberdade, ocupao e melhores ganhos

Conseqncias

Substituio progressivo do trabalho humana por mquinas: - Desemprego e pssimas condies de vida: fome, pobreza, violncia, doenas, alcoolismo, prostituio... - Pssimas condies sanitrias - Proliferao de diversas doenas e altas taxas de mortalidade expectativa de vida em torno de 38 anos j no incio do sc. XIX.

Conseqncias

Precrias condies de trabalho - Trabalhava-se em turnos de 12 16 h por dia - Trabalhava-se nas indstrias txteis e em carvoarias, sem as condies trabalhistas mnimas - Crianas tambm trabalhavam em jornadas de at 9 h por dia - Intensa diviso do trabalho. Especializa-se em reas cada vez mais limitadas sofrendo um empobrecimento na sua qualificao em comparao com o arteso que realizava todo o processo produtivo.

Conseqncias

Modificaes scio-culturais - Modificaes na instituio familiar - As mulheres passam a poder assumir o controle da propriedade - Idia de amor romntico - Aparecimento das casas burguesas na Inglaterra, dos espaos privados claramente diferenciados do lugar de trabalho. - Modificaes na percepo do tempo: O tempo se converte em moeda, no se passa... se gasta THOMPSON A disciplina trabalhista passa a ser um elemento para a dominao. Os trabalhadores perdem o controle do seu ritmo produtivo.

Antecedentes Intelectuais da Sociologia

At o sc. XVIII a maioria dos conhecimentos pertencia aos grandes sistemas filosficos; Reforma Protestante vida contemplativa vida ativa; Revoluo Industrial (meados do sc. XVIII) e Revoluo Francesa (final dos sc. XVIII) havia o desejo de abolir a antiga forma de sociedade e suas instituies; Frana Crises oriundas do novo tipo de sociedade; Trabalhadores passam a contestar o sistema capitalista; Diante do profundo impacto causada pela Revoluo Francesa, vrios pensadores como Frederic Le Play, Saint-Simon e Augusto Comte passaram a procurar solues para a desorganizao social.

Primeiras Sociologias: ordem, caos, contradies, evoluo

Frederic Le Play Instituir uma cincia da sociedade Embrio do Positivismo: Sociologia como uma cincia dura, tendo como referncia as cincias j desenvolvidas e legitimadas. Sociologia Conflito entre o legado da tradio e as foras da modernidade Conservador, queria resgatar instituies como autoridade, famlia e hierarquia Enxergava a sociedade moderna em decadncia, no considerava nenhum progresso no urbanismo, na industrializao e na tecnologia. Era pessimista e conservador.

Saint-Simon

Impossibilidade de restaurar as instituies medievais orientao progressista. Idia de que o progresso era uma lei inevitvel que governa as sociedades. A cincia social positiva revelaria as leis do desenvolvimento da histria, permitindo uma organizao racional da sociedade. O Positivismo uma corrente filosfica que admite como fonte nica de conhecimento e critrio de verdade a experincia, os fatos e dados sensveis. A industrializao poderia trazer progresso econmico e prosperidade. Destaca a inutilidade da Aristocracia e o surgimento das sociedades de classes. A Fisiologia Social sociedade como organismo vivo coeso social Substituio do poder teolgico pela capacidade cientfica

Augusto Comte

Pai da Sociologia e grande divulgador do mtodo positivo. Fsica Social descobrir as leis que regem o progresso. Para Comte a crise na Frana se deu pelo fim da sociedade teolgica-militar e no estabelecimento da sociedade cientfica-industrial. Lei dos trs estados: Fase Teolgica; Fase Metafsica; Fase Positiva. Hierarquizao das disciplinas cientficas: Matemtica, Fsica, Qumica, Biologia e Sociologia. Sociologia mtodos prprios para descoberta de leis, a partir da observao e da experincia concreta.

Augusto Comte

Cincia, da previdncia, previdncia, da ao. Explicar para antever, combinando ordem e progresso: O amor por princpio, a ordem por base e o progresso por fim. Positivismo no Brasil : Repblica e na dcada de 30 no perodo de industrializao Proposio da religio positiva para superao da crise moral da sociedade. A religio teria uma funo regeneradora da sociedade. Acelerao da industrializao para estabelecimento da nova sociedade criando um novo sistema de idias e valores.

Augusto Comte
"Quando a ltima cincia chega ao ltimo estado, isso no significa apenas o aparecimento de uma nova cincia. O nascimento da sociologia tem uma importncia que no podia ter o da biologia ou o da fsica: ele representa o fato de que no mais existe no universo qualquer refgio para os deuses e suas imagens metafsicas. Como cada cincia depende da precedente sem a ela se reduzir, o socilogo deve conhecer o essencial de todas as disciplinas que precedem a sua. Sua especializao prpria se confunde, pois - diferentemente do que se passa para os outros sbios - com a totalidade do saber. Significa dizer que o socilogo idntico ao prprio filsofo, "especialista em generalidades", que envolve com um olhar enciclopdico toda a evoluo da inteligncia, desde o estado teolgico ao estado positivo, em todas as disciplinas do conhecimento. (Augusto Comte)

You might also like