You are on page 1of 13

Lei dos Semelhantes

Experimentao no Homem So Doses Mnimas e Medicamento Dinamizado

Medicamento nico

HOMEOPATIA Conceito
A homeopatia uma especialidade mdica e

farmacutica que consiste em ministrar ao doente doses mnimas do medicamento para evitar a intoxicao e estimular a reao orgnica. Homeopatia = mios = semelhante, e pthos, doente

1) LEI DOS SEMELHANTES

similia similibus curentur (semelhante cura semelhante) Qualquer substncia capaz de provocar em um homem sadio, determinado sintomas, capaz de curar quadro mrbido semelhante. Exceo das leses irreversveis.

Patogenesia : o conjunto de sinais e sintomas,

objetivos(fsicos) e subjetivos(emocionais e mentais), que um organismo sadio apresenta ao experimentar determinada substncia medicinal. Simillimum o remdio que abrange a totalidade dos sintomas de um homem doente, ou seja, aquele medicamento cuja patogenesia melhor coincidir com os sintomas apresentados pelo doente

Medicamento homeoptico / caractersticas pessoais e

racionais

A enfermidade o resultado da reao insuficiente do

organismo diante da doena. uma alterao no estado de sade

2) EXPERIMENTAO NO HOMEM SADIO

a nica maneira confivel de conhecer os efeitos farmacolgicos de uma substncia medicinal 2.1) - Escolha do indivduo experimentado : - mdico, boa sade, sem preconceito. Mdico porque ele expressaria melhor o que iria sentir, visto que o mdico tinha conhecimento, maior do que a mdia das pessoas sobre anatomia, fisiologia, patologia; - Ambos os sexos - abranger todos seres humanos )

- Todas constituies - O indivduo no deveria ser pago ( para no se sentir na obrigao de sentir alguma coisa, s relatar o que realmente sentiu) 2.2) - Substncia a ser experimentada: - deveria ser pura - deveria ser bem conhecida, dentro dos limites da poca. - deveria ser usada isoladamente, sem misturas.

2.3)Regime de vida do indivduo:

- deveria ser moderado - sem mudanas bruscas, manter mais ou menos o mesmo ritmo de vida - evitar trabalho fatigante do corpo e do esprito, orgias e paixes desenfreadas. ( este tipo de alterao poderia modificar a experimentao e conseqentemente os resultados; ento, se fosse possvel, manter uma relativa estabilidade).

2.4)Descrio dos sintomas :

( o ser humano o nico que tem a faculdade de pensar, a faculdade de adquirir conhecimento atravs do raciocnio, do pensamento; o nico que consegue definir sintomas psquicos e sensaes subjetivas.) - psquicos - sensaes subjetivas - mincias ( modalidades, horrio, durao, agravao, posio, etc.)

3) DOSES MNIMAS: Usado com a finalidade de

diminuir os efeitos negativos da agravao dos sintomas Intensidade das reaes iniciais Diluio Sucusses Diminuio da agravao e aumento da reao orgnica

4)REMDIO NICO: Durante a experimentao

patogentica testa-se apenas uma droga por vez. mais racional Impedir interaes Pelo princpio da similitude, apenas um deve cobrir a totalidade dos sintomas Qual possibilitou a cura?

You might also like