You are on page 1of 54

ENEAGRAMA

CAMINHO DE CRESCIMENTO INTEGRAO E DESINTEGRAO

PARBOLA DA CHAVE

Um homem estava procurando algo, cuidadosamente,

debaixo de um poste iluminado, altas horas da noite... quando passou um amigo e lhe perguntou o que estava procurando. Perdi a chave da casa e estou procurando-a respondeu aquele homem preocupado. O amigo, solitrio, comeou a procurar tambm. O tempo passou e mais de uma hora depois, o amigo perguntou por perguntar: Voc tem a certeza que foi aqui mesmo que voc perdeu a chave? E aquele homem, tranquilamente, respondeu lamentando-se: No! Eu perdi mesmo foi perto daquele outro poste... mas l est sem luz e no d para eu procurar!

PARBOLA DA CHAVE

Sempre andamos procurando a chave de casa! A chave da nossa felicidade, da nossa harmonia, do nosso crescimento, da nossa realizao pessoal... Perdemos, talvez, essa chave, nos mltiplos caminhos por onde a vida nos fez andar ou por onde inclinamos nossos passos. E vivemos procurando a chave, pois, mais cedo ou mais tarde, sentimos a necessidade de voltar para casa... Mas, a, corremos o risco de andar procurando a chave no lugar errado! E gastamos nossas energias apontando e atirando na direo errada, sem acertar o alvo! Acabamos procurando a chave no lugar onde a luz est acesa, isto , onde nos parece cmodo, mais fcil... at porque incomoda procurar no escuro...

O ENEAGRAMA um mapa para procurarmos

a chave! Alguns o chamaram de o segredo, outros disseram que ele o mapa do tesouro... certamente que ele pode ser um grande caminho de crescimento, clareando a direo a seguir e apontando o lugar onde podemos e devemos procurar a chave de casa!.

O processo de integrao x desintegrao,

proposto pelo ENEAGRAMA como um dos caminhos de crescimento, um termmetro, uma bssola... eu pode ser de grande ajuda no dia a dia do autoconhecimento e do crescimento pessoal. Podemos consider-lo como um dos instrumentos mais prticos, dentro do Universo do ENEAGRAMA.

Fundamentao da Integrao e Desintegrao


medida que a pessoa amadurece, ou quando est numa fase

boa, ou quando est num ambiente onde se sente acolhida, segura e vontade... a tendncia assumir, manifestar as caractersticas mais positivas de um outro tipo do ENEAGRAMA, a que chamamos ponto de integrao.
Na ordem inversa, medida que a pessoa ou est imatura,

encontra-se numa fase difcil, em situao de crise ou de estresse, ou quando est num ambiente onde no se sente segura, acolhida e vontade... a tendncia assumir-manifestar as caractersticas mais negativas de um outro tipo do ENEAGRAMA, a que chamamos ponto de desintegrao.

H uma tendncia inconsciente, instintiva...

para o ponto de desintegrao. Quando a pessoa se sente insegura, ela se sente atrada pelo seu prprio ponto de desintegrao, isto , a pessoa sente que ficar mais segura assumindo as atitudes prprias da sua desintegrao. por isso que alguns autores chamam a esse ponto de falso consolo ou falsa segurana.

Acontece que, quando a pessoa deixa-se levar pela

tendncia instintiva para a desintegrao, embora isso lhe parea bom, gostoso... ela acaba percebendo que isso a destri por dentro, desgastando sua energia...
Pelo contrrio, quando a pessoa faz o movimento no

sentido de sua integrao (embora isso lhe parea difcil, num momento de tenso, crise ou conflito... e por isso exija um esforo pessoal consciente), ela acaba percebendo a diferena, reencontrando a tranqilidade e a harmonia interior, por meio de resultados bastante prticos e relativamente rpidos.

Essa tendncia natural-inconsciente-instintiva

pode manifestar-se at numa certa rejeioantipatia gratuita-ojeriza... pelas pessoas que pertencem ao Tipo correspondente ao ponto de integrao e, na ordem inversa, pode acontecer tambm uma simpatia naturalatrao-admirao espontnea... pelas pessoas que pertencem ao Tipo que corresponde ao ponto de desintegrao (inconscientemente, isto pode interferir no relacionamento interpessoal).

Caractersticas Principais da Integrao e Desintegrao

TIPO 1

O Ponto de desintegrao o Tipo 4 O tipo 1 desintegrado quer ter

razo a todo custo e condena o outros. zeloso demais, impessoal e cheio de raiva reprimida. Quando est esgotado, dirige a agresso contra ele mesmo e assume os traos mais subjetivos, melanclico-depressivos e destrutivos do Tipo 4 no redimido. Nessa situao, a pessoa pode comear a incensar-se. No pior dos casos, a pessoa termina em completa resignao e j no capaz de fazer nada para melhorar a sua situao (ou do mundo).
Desintegrando-se, torna-se melanclico, isola-se, fica remexendo no seu

sofrimento e ressentimento, evita o contato com as pessoas, torna-se decadente e pode at sentir vontade de sumir ou de morrer.

Desintegrando-se, torna-se melanclico, isola-

se, fica remexendo no seu sofrimento e ressentimento, evita o contato com as pessoas, torna-se decadente e pode at sentir vontade de sumir ou de morrer.

O ponto de integrao o Tipo 7 O Tipo

1 integrado aprendeu a se soltar, ser alegre, festeja e no fazer tanto caso das coisas. Continua trabalhando duro, mas encontrou a felicidade e a paz interior. capaz de aceitar que est a caminho e que ainda no atingiu o objetivo. Lutero, integrado, dizia: Aqui estou, tomando minha cerveja de Wittenberg, enquanto o Reino de Deus avana sozinho e cresce sem que ns o percebamos.

Integrando-se, torna-se mais relaxado e

tranquilo, diverte-se e curte a vida e seus momentos, mais alegre e compreensivo, enxergando mais facilmente o lado bom das coisas e no levando a vida demasiadamente a srio. Isso equilibra sua ansiedade e sua cobrana exagerada em relao a si mesmo e aos outros, que normalmente o faz levar a vida exageradamente a serio.

TIPO 2

O ponto de desintegrao o Tipo 8 O Tipo 2 desintegrado se acha

insubstituvel e quer que os outros tenha a culpa por isso. Nele ferve uma raiva desconhecida pelo fato de seus companheiros (e Deus) serem to ingratos. Quando se sente humilhado e rejeitado por muito tempo, parte para o ataque e se assemelha ao Tipo 8 no redimido (Sou poderoso). Nessa situao, regido por uma escurido que apaga sua capacidade amorosa. Seu dio e sua amargura para com as pessoas que no correspondem de modo adequado podem ser ilimitados. Normalmente a manifestao se d atravs de comportamento passivo-agressivo, mas s vezes pode ser atravs de aes violentas. (So Joo pedindo que desa fogo do cu...)

Desintegrando-se, torna-se agressivo,

venenoso, obsecado por controlar e dominar os outros, ciumento e possessivo. A agressividade geralmente passiva... como um veneno discreto que se vai destilando e consegue contaminar as pessoas e os ambientes com um mal-estar pesado.

O ponto de integrao o Tipo 4 O Tipo 2 integrado abandona a idia de fazer justia

a todos e de salvar o mundo. Sua auto-imagem (sou o amor em pessoa) pode ser relativizada. Assim, a pessoa assume o lado escuro da prpria personalidade em vez de culpar os outros por isso. Constata sua fragilidade e pecaminosidade, quebrando o orgulho e abrindo os olhos para ver que tambm precisa de redeno e de viver da graa de Deus. A experincia do amor de Deus leva aceitao de si mesmo, dando-lhe capacidade de aceitar a solido, descobrir suas prprias necessidade e desenvolver seu lado criativo. A pessoa integrada capaz de ser agradecida e se alegrar pela vida que tem. Seu amor j no pegajoso e interesseiro, mas permite a autonomia do amado. Quando faz o bem, visa sobretudo pessoa a quem ajuda, e no tanto o reconhecimento.

TIPO 3

O Ponto de desintegrao o Tipo 9 O Tipo 3 desintegrado se

perde nos mltiplos papis que representa e no consegue perceber seus sentimentos. Entra no sorvedouro do desespero, perde o interesse de si mesmo e j no consegue manter sua imagem. Isso acontece, sobretudo, quando falta o reconhecimento. No h motivao nem fora para tentar procurar o verdadeiro eu. Sua vida parece vazia e sem sentido. Dirige toda a raiva e animosidade contra si mesmo. Em situao extrema, corre perigo de suicdio. Pode tambm ficar desmazelado e se entrega a um vcio. Fica na fossa. Sem engajamento e subordinao, corre o perigo de se tornar vtima da prpria ambio.

Desintegrando-se, fica desorientado e

disperso, confuso com o turbilho de sentimentos que afloram e aos quais no est habituado, deixa de perceber as prioridades e perde-se nas mltiplas atividades que passa a empurrar com a barriga. Torna-se teimoso e arbitrrio e sente tendncia a desenvolver algum vcio, como forma de anestesiar-se.

O ponto de integrao o Tipo 6 O Tipo 3 integrado conseguiu

resolver a questo da fidelidade, dependncia e confiana. Sua fidelidade leva-o a ter uma camaradagem incondicional. Os papis e as mscaras foram postos a nu e perderam sua eficcia. A unio a nica possibilidade de superar a fixao em papis e crescer internamente. A ele mostra seu lado interno, subdesenvolvido e necessitado. A pessoa integrada coloca seus dons a servio de uma causa que maior do que ela, em vez de us-los para fins carreiristas. Desenvolve sua conscincia, reconhecendo valores que esto acima dele. Reconhece seus prprios limites e os limites daquilo que pode esperar dos outros, de si mesmo e da vida.

Integrando-se, torna-se mais discreto e

humilde, sereno e reflexivo, mais honesto e fiel verdade, aprofundando mais as coisas. Equilibra assim o exibicionismo e a mentira, a superficialidade e a preocupao com a imagem.

TIPO 4


O ponto de desintegrao o Tipo 2 - O Tipo 4 desintegrado

melanclico, atrapalhado, alheado e duvida de si mesmo. Quando se sente derrotado, procura recobrar o contato com a realidade apresentando-se como indispensvel aos outros (eu ajudo). Como caricatura do Tipo 2, procura alcanar sua identidade atravs do amor e dedicao aos outros. Sempre que fica desolado, aumenta sua dificuldade com relacionamento vinculantes. Desintegrado, totalmente incapaz de se voltar realmente para outra pessoa, e quer apenas receber compaixo e apoio. Ao mesmo tempo comea a odiar essa pessoa da qual depende, o que acaba destruindo a relao.

Desintegrando-se, torna-se manipulador e

pegajoso, interesseiro, ciumento e possessivo, com agressividade passiva e at venenoso e sarcstico.

O ponto de integrao o Tipo 1 O Tipo 4 integrado assume o mundo dos valores,

da confiana e da conscincia do Tipo 1 o que um equilbrio salutar para o caos sentimental, a autodesconfiana e o subjetivismo do Quatro. A idealizao do Tipo 1 (tenho razo), ajuda o Quatro a conseguir uma sada a auto-aceitao. Os valores passam a ser mais importantes do que os sentimentos, o trabalho mais do que a genialidade, a razo mais do que a inspirao. A sobriedade do Tipo 1 ajuda-o a tomar distncia de si mesmo e a adquirir a capacidade de examinar criticamente suas prprias fantasias. Ele precisa do trabalho e do perfeccionismo do Um para transformar suas intuies geniais em realidade. Integrao, para o Quatro, significa aceitar a crtica objetiva sem se deixar diminuir como pessoa. O relacionamento que o Um tem com a natureza ajuda o Quatro a entrar em contato com sua prpria naturalidade e originalidade.

Integrando-se, torna-se mais objetivo e

organizado, disciplinado e constante, pautando suas atitudes pelos padres ticos e no apenas pelo sentimento do momento. Equilibra assim sua tendncia a vivem ao sabor dos sentimentos, instvel e imprevisvel.

TIPO 5

O ponto de desintegrao o Tipo 7 O Tipo 5 desintegrado

assume traos niilistas, esquizides e autistas. Ameaa perder o contato com a realidade e viver em jogos ilusrios de pensamentos.
Torna-se egosta, procura diverses e se recolhe para dentre de um dos

seus muitos segmentos do pensar que diz: Estou muito bem. Em vez de se tornar objetivamente ativo, perde-se num ativismo sem objetivo ou cultiva caprichos tolos. Procura, s vezes, o consolo nos prazeres sensuais. Com isso, comete traio contra a sua verdadeira fora: profundidade de reflexo, contemplao e lcida sabedoria. Alm disso, permanece no mbito da cabea, em vez de perceber aos prprias emoes e ousar o passo do pensar para o fazer.

Desintegrando-se, torna-se disperso, no

consegue concentrar-se no que faz, comea muita coisa e nada termina, fica pulando de uma coisa para outra, torna-se teimoso e convencido, arrogante e egosta, com tendncia para desenvolver algum vcio ou para cair em excessos de prazeres.

O ponto de integrao o Tipo 8 O Tipo 5 integrado est

disposto a converter e seu conhecimento, por mais imperfeito e provisrio que parea, em prtica. Isso manifestao da autntica ousadia. Acredita que nem sempre precisa tomar, mas que tem algo original e irrenuncivel a dar, que pode enriquecer ou mudar o mundo. O desafio de agir consiste em trocar os conhecimentos provisrios e confiar em que, a partir da experincia, novos conhecimentos, que no nascem numa escrivaninha, podem ser adquiridos. O passo para a ao significa entrar em contato corporal com a realidade e que cabea e barriga se encontram.

Integrando-se, torna-se engajado e realista,

mais ligado ao e envolvido com as pessoas, assumindo a iniciativa e at a liderana, arriscando e enfrentando a vida, com os ps no cho. Isso equilibra sua tendncia para refugiar-se no mundo abstrato das teorias, desligando-se das pessoas e das situaes.

TIPO 6

O ponto de desintegrao o Tipo 3 O Tipo 6 desintegrado

autoritrio e doentiamente desconfiado. Pelo fato de no possuir qualquer sentimento de valor prprio, entrega-se dependncia de alguma fora maior. O seis no atinge a competncia e eficincia no Tipo 3, mas sucumbe hostilidade escondida do Trs: de masoquista passa a sdico, que dirige seu dio acumulado contra os outros e quer compensar seu sentimento de inferioridade por um complexo de superioridade; de vtima do medo, passa a causador do medo. No presta ateno aos seus sinais internos de alerta; capaz de mentir, trair e ser infiel, para salvar a prpria pele e ao final acabar perdendo.

Desintegrando-se, torna-se arrogante e

prepotente, teimoso, com necessidade de chamar ateno e se exibir, tentando fazer muita coisas sem dar conta, num ativismo que o vai desgastando.

O ponto de integrao o Tipo 9 o Tipo

6 integrado assume a calma e serenidade do Tipo 9, que so os melhores remdios para o seu medo. Alcana segurana e capaz tambm de confiar nos outros. Assumindo o lado redimido do Nove, torna-se receptivo, pacfico, conseqente, puro, amvel e forte.

Integrando-se, torna-se tranqilo e sereno,

confiante e autoconfiante, no dando tanta importncia s suas preocupaes e medos, experimentando uma paz interior harmoniosa, que lhe permite assumir uma postura corajosa. Isso equilibra seus medos exagerados e sua insegurana.

TIPO 7

O ponto de desintegrao o Tipo 1 O tipo 7 desintegrado deixa de funcionar

seu mecanismo de represso, por isso cresce o medo de entrar em contato com a dor e com a escurido. A simples idia de aconselhamento espiritual ou terapia mobiliza pressentimentos terrveis. Tudo isso fortalece o ativismo febril do Sete e /ou seu pendor para prazeres excessivos. O aproximar-se do Tipo 1 pode ser uma tentativa de recuperar o controle sobre o mundo de seus sentimentos. Pode assumir um sistema ideolgico impermevel que defende com unhas e dentes. Pode maldizer tudo o que, de acordo com sua necessidade, impede o caminho para uma cosmoviso positiva. Mistura-se alegria e intolerncia. Sempre sorrindo e em nome do bem, essas pessoas so capazes, em casos extremos, de prejudicar profundamente os outros e, no final das contas, a si mesmo.

Desintegrando-se, torna-se rabugento e

ranzinza, implicando com tudo e com todos, nunca estando satisfeito com nada, de cara amarrada e de mau humor, crtico e ressentido.

O ponto de integrao o Tipo 5 o Tipo 7

integrado viaja para seu interior, renunciando s falsas consolaes do mundo externo. (Francisco de Assis retirava-se para a solido e rezava sem cessar: Senhor, quem sois vs e quem sou eu?) Indo ao Cinco, pra de reprimir o sofrimento e confia em que sua alegria e gratido pela vida so fortes o suficiente para suportar um confronto profundo com a vida toda. Torna-se mais recolhido e sbrio. J no explora o mundo, mas aprende a ter responsabilidade pela sua conservao.

Integrando-se, torna-se mais sereno e

profundo, refletindo mais nas coisas e aprofundando as situaes e os relacionamentos, olhando mais para seu interior e entrando em contato com o mundo de seus medos cerebrais, concentrando-se, parando mais. Isso equilibra sua disperso e sua busca insacivel de coisas prazerosas, bem como sua fuga da interioridade.

TIPO 8

ponto de desintegrao o Tipo 5 O Tipo 8 desintegrado hostil e violento. Aproximandose da idealizao do Tipo 5 (sou sbio), comea a maturar, duvidar e repensar. Os temores crescem, sobretudo o medo de perder o poder. So poucos os que se retiraram livremente para lugares tranqilos. Muitas vezes isso ocorre como conseqncia de doenas ou fraqueza corporal. Nessa situao, experimenta, pela vez primeira, profunda impotncia cuja presena nunca havia permitido at agora. Toma conta dele o temor de que os outros se aproveitem de sua fraqueza e se vinguem das humilhaes que dele sofreram. Surgem sentimentos de culpa. Seu senso de justia faz com que tome conscincia, de repente, da sua prpria injustia, que exige punio e retribuio. Finalmente volta sua agressividade contra si mesmo. O Oito desintegrado, sem poder, sem raio de ao, sem metas de agresso e sem sditos, est em grande perigo de cometer suicdio.

Desintegrando-se, retrai-se, isola-se, evita o

contato com as pessoas e fida inseguro e desconfiado, arquitetando vingana e se alimentando do prprio veneno que destila, dirigindo a agressividade contra ele prprio (ou explodindo com quem se aproximar).

O ponto de integrao o Tipo 2 O Tipo 8

integrado desativa o instinto de poder e incentiva o lado macio que deseja ajudar, nutrir e proteger. J no quer apenas dominar, mas tambm curar; abandona seu isolamento voluntrio, torna-se mais socivel, terno e vulnervel. Coloca seus dons de liderana a servio da justia e do amor. capaz de iniciar uma revoluo do amor. Ser fraco, vulnervel e meigo, o maior feito herico que o Oito pode realizar.

Integrando-se, torna-se compreensivo e

amigo, bondoso e magnnimo, generoso e com uma liderana suave, usando sua fora a servio dos outros, protegendo-os e incentivando-os a acreditarem neles mesmos e desenvolverem suas potencialidades. Isso equilibra sua agressividade destrutiva, reorientando sua fora que tende a ser utilizada contra os outros.

TIPO 9

O ponto de desintegrao o Tipo 6 O Tipo 9 desintegrado

pode perder qualquer contato com a vida. Esteve a vida toda ocupado em reprimir impulsos fortssimos de ordem positiva e negativa. Seu nico mecanismo de defesa cai por terra a retirada. Todos os temores do mundo assaltam e afogam. A falta de orientao tornou-se insuportvel.pode entrar em ao a tendncia do Seis de se punir. Pode acontecer que seu pendor narcotizao tome conta dele ou mesmo que a morte como sono eterno se torne atraente. Pode tambm tornar-se dependente dos outros (autoridades) de forma masoquista e achar que eles devem vive, decidir e devolver a paz da alma por ele.

Desintegrando-se, entra em pnico, fica

angustiado e confuso, inseguro e dependente, como se o cho lhe sumisse debaixo dos ps ou como se tudo de repente escurecesse sua volta. Comea a sentir que todos esto contra ele e que tudo vai dar errado, desconfiando de tudo e de todos e ficando desorientado.

O ponto de integrao o Tipo 3 O Tipo 9 integrado

aprende a agir com objetividade e construtivamente. Supera a sndrome de Jonas. Pra de se vender abaixo do preo e comea a descobrir e empregar os seus dons. Torna-se autnomo, consciente e no mais se define a partir das expectativas e impulsos dos outros. Toma iniciativas e constata admirado que os outros se sintam enriquecidos com isso. Integrado, pode mudar o mundo. Pode-se confiar num Tipo 9 integrado, porque coloca seus dons a servio do amor e no a servio de seus interesses pessoais. No empreende muitas coisas, mas o que faz sempre tem xito. Transparece grande calma e serenidade.

Integrando-se, torna-se mais ativo e

engajado, conseqente e empreendedor, tomando a iniciativa e envolvendo-se com os projetos e as pessoas, acreditando mais nele mesmo e em suas capacidades, colocando seus dons a render, com uma liderana serena e segura. Isso equilibra sua tendncia para a baixa auto-estima, para o comodismo e para a moleza.

You might also like