You are on page 1of 43

Histria Natural das Doenas

HISTRIA NATURAL DA DOENA


FASES: Fase inicial (ou de suscetibilidade) Fase patolgica pr-clnica Fase Clnica Fase de incapacidade residual

1- Fase Inicial (ou de suscetibilidade) Nesta fase ainda no h doena propriamente dita, mas existe o risco de adoecer. 2. Fase Patolgica pr-clnica a doena ainda est no estgio de ausncia de sintomas, mas o organismo apresenta alteraes patolgicas 3. Fase Clnica a doena j se encontra em estgio adiantado, com diferentes graus de acometimento. 4. Fase de incapacidade residual a doena pode progredir para a morte, ou as alteraes se estabilizam.

Etiologia e Preveno
So aspectos muito relacionados. O conhecimento da etiologia, indica melhores caminhos para a preveno. Etiologia (pr-patognica) - Para possibilitar melhores oportunidades de preveno dos agravos, importante o conhecimento da causa da doena.

Etiologia (fase patolgica) - O conhecimento permite adotar critrios para diagnstico e tratamento.

FATORES DETERMINANTES DA DOENA Endgenos: Fatores determinantes que, no quadro geral da ecologia da doena, so inerentes ao organismo e estabelecem a receptividade do indivduo.
Herana gentica. Anatomia e fisiologia do organismo humano.

FATORES DETERMINANTES DA DOENA


Exgenos: Fatores determinantes que dizem respeito ao ambiente.
Ambiente biolgico: determinantes biolgicos. Ambiente fsico: determinantes fsico-qumicos. Ambiente social: determinantes scio-culturais.

Classificao dos agentes de doenas


1 Biolgicos bactrias e vrus 2- Genticos translocao de cromossomos (sndrome de Down) 3- Qumicos nutrientes, drogas, gases, fumo, lcool 4- Fsicos radiao, atrito e impacto de veculos a motor 5 Psquicos ou psicossociais estresse do desemprego, trabalho

AGENTE CAUSADOR

SUSCETVEL

RESERVATRIO

PORTA DE ENTRADA

PORTA DE SADA

MODO DE TRANSMISSO

PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAO

-IMUNIZAO = proteger, tornar imune, isento, insensvel, resistente.

-TIPOS DE IMUNIZAO:
-ATIVA: desenvolvimento de resposta humoral -PASSIVA: ausncia de resposta humoral

SISTEMA IMUNOLGICO
IMUNIDADE NOESPECFICA INATA RESPOSTA INDEPENDE DE ANTGENO IMUNIDADE ESPECFICA

DEPENDENTE DE ANTGENO

RESPOSTA IMEDIATA

H PERODO DE LATNCIA ENTRE A EXPOSIO E A RESPOSTA MXIMA


ESPECFICA

NO ESPECFICA

NO RESULTA EM MEMRIA RESULTA EM MEMRIA IMUNOLGICA

IMUNIDADE ESPECFICA
-GRANULCITOS: Neutrfilos(58%) Eosinfilos(2%) Basfilos(1%) -MONCITOS: Macrfagos (4%)

-LINFCITOS T: -Auxiliares (CD4) -Matadores ou citotxicos (CD8) -Supressores -Memria

PNI
-Programa nacional de imunizao do ministrio da sade (1973)

-Objetivo: cobertura vacinal homognea com proteo contra doenas transmissveis abrangidas pelo programa

ATRIBUIES
controle, distribuio e avaliao de imunobiolgicos do setor pblico (rotina, especiais, campanhas), alm de insumos impressos, seringas, agulhas e materiais de campanha;
avaliao e apoio tcnico nas investigaes de notificaes de eventos adversos ps-vacinais; avaliao e conduta nas notificaes de alterao de temperatura de exposio de imunobiolgicos distribudos no setor pblico;

capacitao de recursos humanos com a formao de multiplicadores imprimindo carter homogneo execuo das aes programticas;
assessoria tcnica s regionais, municpios, profissionais de sade, universidades nos assuntos referentes ao Programa Estadual de Imunizao; coordenao de sistemas de informaes prprios (Sistemas de Informaes do Programa Nacional de Imunizaes SI-PNI)

VACINAS
-Substncias que contm microorganismos atenuados ou mortos ou ainda toxinas por ele produzidas

-Provocam no organismo a formao de anticorpos sem causar doena

Aspectos Histricos
-1796: Edward Jenner -Varola

alta mortalidade

Ordenhadores

contaminao por pstulas

baixa letalidade

CONTRA-INDICAES
-VERDADEIRAS: -imunodeficincia -neoplasia maligna -uso de corticides ou terapia imunossupressora -gravidez (excees) -FALSAS: -desnutrio: -doena neurolgica estvel -antecedente familiar de convulso -prematuridade ( 2500g) -dermatites -alergias (exceto as relacionadas aos componentes da vacina)

Cadeia de Frio
-Rede composta por vrios nveis: nacional, estadual, regional, municipal e local

-Armazenamento, transporte e manipulao das vacinas em condies adequadas de refrigerao desde o laboratrio at o local de administrao

SALA DE VACINA

Funcionamento da Sala de Vacinao


incio do trabalho dirio; a triagem; a orientao especfica; a administrao dos imunobiolgicos; e o encerramento do trabalho dirio e do trabalho mensal.

Recomendaes
Aes devem ser desenvolvidas por equipe treinada no manuseio, conservao e administrao de imunobiolgicos

Equipe deve ser composta por 2 tcnicos e 1 enfermeiro (depende da demanda) Trabalho se baseia em 4 atividades: triagem, orientao especfica, administrao e encerramento / registro

Fluxo da Sala de Vacinao

Imunobiolgicos
-Manter temperatura de 2oc a 8oc -Refrigerador domstico (280l) -Manter nivelado, longe de fonte de calor, h 10cm da

parede
-No usar extenso ou benjamin -No recomendado duplex -Uso exclusivo para imunobiolgicos

Recomendaes
-No abrir o refrigerador em caso de falta de energia -Falta de energia acima de 8h, transferir para outro local em caixas trmicas mantendo 2oc a 8oc -Lavar o refrigerador a cada 15 dias -Monitorar funcionamento dos termmetros -Anotar leitura em ficha prpria no incio dos 2 perodos

Organizao do Refrigerador

Organizao da Caixa Trmica


-Capacidade: 7 a 12l

-Colocar 5 bobinas de gelo no fundo e laterais da caixa -Trocar as bobinas a cada jornada

-Manter a temperatura entre 2oc a 8oc -No ocupar todo o espao

Registro
-Mapa de vacinas -Carto de vacina -Data -Local -Lote -Aprazamento -Assinatura

Carto da Criana

Carto do Adulto

CALENDRIO BSICO DE VACINAO DA CRIANA


VACINA
IDADE RECOMENDADA BCG PENTA VIP/VOP ROTAVRUS HEPATITE B MENINGO C
3 meses

PNEUMO 10
2 meses

TRIPLICE VIRAL
12 meses

1 DOSE

Ao nasce r

2 meses

2 meses VIP

2 meses

Ao nascer

4 meses
2DOSE 6 meses 3DOSE DTP 15 meses DTP 4a6 anos

4 meses VIP
6 meses VOP 15 meses VOP

4 meses

5 meses

4 meses

15 meses

15 meses

6 meses

12 meses

1REFORO 2REFORO

Vacinas no oferecidas pelo MS


Para que uma vacina seja includa no calendrio bsico, precisa justificar e compensar os gastos. Exemplos: -Hepatite A --Salk -DTP acelular -HPV -Meningite

Recomendaes
-BCG: At 5 anos de idade -HEPATITE B: Administrar a 1 dose em toda criana at 1 ms de idade no vacinada. Para a criana maior de 1 ms de idade no vacinada, agendar a vacina pentavalente para os 2 meses idade. -PENTAVALENTE: Criana de 2 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) dever iniciar e concluir o esquema bsico com esta vacina. 1 dose aos 2 meses

2 dose aos 4 meses 3 dose aos 6 meses Para situaes onde a criana perdeu a oportunidade da vacinao no momento da introduo da vacina em 2012 iniciar ou completar esquema vacinal com a vacina pentavalente, respeitando os intervalos preconizados pelo PNI.

-VIP / VOP: Criana de 2 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) dever receber o esquema vacinal sequencial da VIP (1 e 2 doses) e VOP (3 dose e reforo). Criana menor de 1 ano que receber doses anteriores (1 e/ou 2 dose) de VIP dever seguir o esquema sequencial.

ROTAVRUS: 1 dose aos 2 meses de idade. 2 dose aos 4 meses de idade. Criana com idade de 1 ms e 15 dias a 3 meses e 15 dias pode receber a 1 dose. Criana com idade de 3 meses e 15 dias a 7 meses e 29 dias pode receber a 2 dose desta vacina.

-PNEUMOCCICA 10 VALENTE:
Criana a partir dos 2 meses de idade, deve receber 3 doses desta vacina com intervalo de 2 meses entre elas, e uma dose de reforo, preferencialmente entre 12 e 15 meses de idade. Criana entre 7 meses e 9 meses de idade no vacinada deve receber 2 doses desta vacina com intervalo de pelo menos 2 meses entre as doses e uma dose de reforo, preferencialmente entre 12 e 15 meses de idade.

Criana entre 10 meses e 11 meses de idade no vacinada deve receber 1 dose desta vacina e uma dose de reforo, preferencialmente entre 12 e 15 meses de idade. Criana entre 1 ano e menor de 2 anos de idade (1 ano, 11 meses e 29 dias) no vacinada deve receber uma nica dose desta vacina.

-MENINGOCCICA C CONJUGADA: Criana a partir dos 3 meses de idade, deve receber 2 doses desta vacina com intervalo de 2 meses entre elas, e uma dose de reforo, preferencialmente entre 12 e 15 meses de idade. Criana entre 10 e 11 meses de idade, deve receber uma dose desta vacina e uma dose de reforo preferencialmente entre 12 e 15 meses de idade Criana entre 1 ano a menor de 2 anos de idade (1 ano, 11 meses e 29 dias) no vacinada deve receber uma nica dose desta vacina. -FEBRE AMARELA: Crianas indgenas devem receber a dose inicial desta vacina a partir dos 9 meses de idade, independente da rea onde residem.

-TRPLICE VIRAL: Criana deve receber a 1 dose da vacina aos 12 meses de idade e agendar a 2 dose para 15 meses de idade. Manter intervalo mnimo de 30 dias entre as doses para as crianas que chegarem aos servios aps 14 meses de idade. Criana maior de 15 meses de idade sem nenhuma dose deve receber a 1 dose e agendar a 2dose obedecendo ao intervalo mnimo de 30 dias entre as doses. -DTP: Criana deve receber o 1 reforo da vacina aos 15 meses de idade e agendar o 2 reforo para 4 anos de idade. Criana maior de 15 meses e menor que quatro anos, sem reforo desta vacina deve receber o 1 reforo, e agendar o 2 reforo para os 4 anos de idade, obedecendo o intervalo mnimo de 30 dias entre as doses. Criana com 4 anos sem nenhum reforo administrar o 1 reforo.

Referncias Bibliogrficas:

http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/index.cfm

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1 448

You might also like