You are on page 1of 44

TABELA PERIODICA

1817 - Trades Dohereiner


Organizou os elementos por propriedades semelhantes em grupos de trs Trades

Cloro, bromo e iodo - A massa atmica do elemento


central da trade era a mdia das massa atmicas dos outros dois elementos 1862 - Parafuso Telrico de De Chancourtois Colocou os elementos qumicos por ordem crescente das suas massas atmicas, numa linha espiralada .
Limitaes: Representao grfica muito complicada; S valido para elementos com nmero atmico inferior a 40

1864 - Lei das Oitavas de Newlands


Agrupou os elementos em sete grupos de sete elementos, por ordem crescente das suas massas atmicas; O oitavo elemento uma espcie de repetio do primeiro, como a oitava nota de uma oitava de uma msica Estabeleceu uma relao entre as propriedades dos elementos e a sua massa atmica. A este tipo de repetio, com propriedades semelhantes chamou-se periodicidade, e esta a origem do nome da tabela peridica.
Limitaes: Em algumas colunas onde se encontram elementos com propriedades semelhantes, h elementos que no deveriam pertencer a essa coluna; O telrio (Te) foi colocado antes do iodo, mas a sua massa atmica relativa maior

1869 - D. F. Mendeleiev:
- ordem

crescente de massa atmica - propriedades qumicas semelhantes -"Ekas" nos espaos vazios Colocou os elementos por ordem crescente das suas massa atmicas,distribuindo-os em 8 colunas verticais e 12 linhas

MOSELEY 1915

: monstrou que a carga do ncleo do tomo caracterstica de um elemento qumico; Reordenou os elementos qumicos por ordem crescente dos seus nmeros atmicos;

Lei peridica de Moseley


Quando os elementos so agrupados em ordem crescente de numero atmico (Z), observa-se a repetio peridica de varias propriedades.

SRIE DOS ACTINDEOS -Glenn Seaborg (1951)


Descobriu todos os elementos transurnicos, do nmero atmico 94 at 102, tendo reconfigurado a tabela peridica e colocado a srie dos actndeos abaixo da srie dos lantandeos

Lei Peridica "As propriedades fsicas e qumicas dos elementos, so funes peridicas de seus nmeros atmicos".
Na tabela, os elementos esto arranjados horizontalmente, em seqncia numrica, de acordo com seus nmeros atmicos, resultando o aparecimento de sete linhas horizontais (ou perodos).

Elementos Qumicos Os elementos qumicos so representados por letras maisculas ou uma letra maiscula seguida de uma letra minscula.
Os Smbolos so de origem latina:

Perodos ou Sries So as filas horizontais da tabela peridica. So em nmero de 7 e indicam o nmero de nveis ou camadas preenchidas com eltrons.

Famlias ou Grupos So as colunas verticais da Tabela Peridica. Em um Grupo ou Famlia, encontram-se elementos com propriedades qumicas semelhantes. Para os Elementos Representativos, o n do Grupo representa o n de eltrons da ltima camada (camada de valncia

Famlias ou grupos

O esquema abaixo mostra o subnvel ocupado pelo eltron mais energtico dos elementos da tabela peridica

Os elementos que constituem essas famlias so denominados elementos representativos, e seus eltrons mais energticos esto situados em subnveis s ou p. Nas famlias A, o nmero da famlia indica a quantidade de eltrons na camada de valncia . Elas recebem ainda nomes caractersticos.

METAIS ALCALINO-TEROSSOS Correspondem a 4,16% da crosta terrestre,sendo clcio e magnsio os mais abundantes; O rdio raro e muito instvel (radioativo); Por serem muito reativos no se encontram isolados,mas combinados,principalmente na forma de silicatos,carbonato
Ex: O magnsio facilmente moldvel e utilizado na fabricao de ligas metlicas;

Localizao dos elementos nas Famlias B


Os elementos dessas famlias so denominados genericamente elementos de transio. Uma parte deles ocupa o bloco central da tabela peridica, de IIIB at IIB (10 colunas), e apresenta seu eltron mais energtico em subnveis d.

Exemplo: Ferro (Fe) / Z = 26

1s2s2p63s3p64s3d6
Perodo: 4 Famlia: 8B

Localizao dos elementos nas Famlias A


A distribuio eletrnica do tomo de um dado elemento qumico permite que determinemos sua localizao na tabela. Localizao dos elementos nas Famlias A Exemplo: Sdio(Na) Z = 11 1s 2s 2p6 3s Perodo: 3 Famlia: 1A Metais Alcalinos

Metais
- Eletropositivos - Slidos; exceto o Hg (25C, 1atm); - Brilho caracterstico; - Dcteis (fios); - Maleveis (lminas); - So bons condutores de calor e eletricidade.

Ametais
-Eletronegativos; -Quebradios; -Opacos; -Formam Compostos Covalentes (moleculares); - So Pssimos Condutores de Calor e Eletricidade(exceo GRAFITE)

NO-METAIS Existem nos estados slidos (iodo, enxofre, fsforo, carbono) e gasoso (nitrognio, oxignio, flor); a exceo o bromo, um no-metal lquido; -no apresentam brilho, so excees o iodo e o Carbono sob a forma de diamante; -no conduzem bem o calor a eletricidade, com exceo do carbono sob a forma de grafite; -geralmente possuem mais de 4 eltrons na ltima camada eletrnica, o que lhes d tendncia a ganhar eltrons, transformando-se em ons negativos (nions)

Gases Nobres
- Foram Molculas Monoatmicas; - So Inertes Mas Podem Fazer Ligaes apesar da estabilidade (em condies especiais); - So Sete: He, Ne, Ar, Xe, Kr, Rn.

GASES NOBRES Elementos qumicos que dificilmente se combinam com outros elementos hlio, nenio, argnio, criptnio, xennio e radnio. Possuem a ltima camada eletrnica completa, ou seja, 8 eltrons. A nica exceo o hlio, que possui uma nica camada, a camada K, que est completa com 2 eltrons.

Metais Ametais Gases nobres

Apresenta propriedades muito particulares e muito diferentes em relao aos outros elementos. Por exemplo, tem apenas 1 eltron na camada K (sua nica camada) quando todos os outros elementos tm 2.

Elementos essenciais vida


Os organismos vivos, como qualquer matria presente na terra ,so formados por tomos de ocorrncia natural.

Dos 90 elementos naturais,apenas 25 so essenciais nos organismos vivos e desses 25,somente 4 (H,C,N e O) perfazem 99,3% de todos os tomos de nosso corpo.

NOTAS 1 - So elementos lquidos: Hg e Br; 2 - So Gases: He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn, Cl, N, O, F, H; 3 - Os demais so slidos; 4 - Chamam-se cisurnicos os elementos artificiais de Z menor que 92 (urnio): Astato (At); Tecncio (Tc); Promcio (Pm) 5 - Chamam-se transurnicos os elementos artificiais de Z maior que 92: so todos artificiais; 6 - Elementos radioativos: Do bismuto (83Bi) em diante,todos os elementos conhecidos so naturalmente radioativos.

Propriedades peridicas
So aquelas que crescem e decrescem com o aumento do nmero atmico.

Raio Atmico
a distncia que vai do ncleo do tomo at o seu eltron mais externo. Inclui os gases nobres.

RAIO INICO Os ctions doam seus eltrons de valncia, isso faz com que o nmero de nveis de energia de sua eletrosfera reduza. Sendo assim distncia entre o ncleo atmico e a camada de valncia do ction fica menor, diminuindo seu raio. 12Mg 1s2 2s 2 2p6 3s2 (3 nveis de energia) 12Mg2+ 1s2 2s 2 2p6 (2 nveis de energia) Os nions recebem eltrons em sua camada de valncia, logo a atrao nuclear sobre os eltrons excedentes menos intensa, isso faz com que exista uma redistribuio da fora de atrao nuclear fazendo com que distncia entre o ncleo e os eltrons de valncia aumente, aumentando o valor do raio. 8O - 1s2 2s2 2p4 (2 nveis de energia) 8O2- - 1s2 2s2 2p6 (2 nveis de energia)

Eletronegatividade - a capacidade que um tomo


tem de atrair eltrons (ametais). Varia da esquerda para a direita e de baixo para cima, excluindo-se os gases nobres. Escala DECRESCENTE de eletronegatividade :

F, O, N, Cl, Br, I, S, C, P, H

Eletropositividade ou Carter Metlico:


a capacidade que um tomo tem de perder eltrons (metais). Varia da direita para a esquerda e de cima para baixo excluindo-se os gases nobres.

Potencial de Ionizao
a energia necessria para arrancar um eltron de um tomo, no estado gasoso, transformando-o em um on gasoso. Varia como a eletronegatividade e inclui os gases nobres.

Quando retiramos um eltron de um tomo eletricamente neutro, transformando-o em on, gasta-se uma certa quantidade de energia, a qual, geralmente, expressa em eltrons-volt (eV). Se formos retirar um segundo eltron (2 energia de ionizao), gastaremos uma quantidade maior de energia, pois, medida que cada eltron retirado, a atrao nuclear sobre os eltrons restantes se intensifica. A segunda ionizao requer maior energia que a primeira e, assim, sucessivamente.

As sucessivas energias de ionizao dos eltrons do oxignio

I.
Energia
1

Nmero de ordem do eltron

1 Energia de ionizao - a energia necessria para remover o eltron com maior energia de um tomo neutro gasoso.

2 Energia de ionizao - a energia necessria para remover o segundo eltron do tomo.

A segunda energia de ionizao em torno de 10 vezes a primeira porque o nmero de eltrons causando repulses foi reduzido 3 Energia de ionizao - a energia necessria para remover o terceiro eltron do tomo.

Eletroafinidade (Afinidade Eletrnica)


Corresponde a energia LIBERADA por um tomo neutro no estado gasoso quando esse absorve um eltron, tornando-se on negativo. ( a energia para formar nion) Quanto menor o tamanho do tomo, maior ser sua afinidade eletrnica. No inclui os Gases Nobres.

REATIVIDADE A reatividade de um elemento qumico est associada sua maior ou menor facilidade em ganhar ou perder eltrons. Assim, os elementos mais reativos sero tanto os metais que perdem eltrons com maior facilidade, quanto os ametais que ganham eltrons com maior facilidade.

Densidade : a razo entre a massa e o volume . - a relao da massa de um mol de tomos do elemento pelo volume ocupado por essa quantidade de matria.

Resumo das propriedades Eletronegatividade; Potencial de ionizao; Eletroafinidade. Eletropositividade; Raio atmico

EXERCICIOS 1- Considere as seguintes afirmaes: I - Quanto menor o raio do on, maior ser sua quantidade de eltrons quando comparado com seu tomo. II - O potencial de ionizao aumenta medida que o raio atmico aumenta em uma famlia. III - A afinidade eletrnica ser maior quando o raio atmico diminuir. Indique a alternativa correta: a) Todas so verdadeiras. b) Somente III verdadeira. c) Somente II e III so verdadeiras. d) Somente I verdadeira. e) Todas so falsas.

2- As espcies O2- , F, Na+ , Mg2+ e Al 3+ possuem todos os mesmos nmeros de eltrons. O que possui o maior raio inico a) Al 3+ b) F c) Mg2+ d) Na+ e) O2-

Considere as afirmaes a seguir, acerca da tabela peridica. I - Na famlia 6A, a eletronegatividade aumenta de cima para baixo. II - Os nmeros atmicos dos elementos qumicos aumentam da esquerda para a direita, nos perodos. III - Na famlia 1A, a energia de ionizao aumenta de baixo para cima. IV - A eletronegatividade aumenta da esquerda para a direita, nos perodos. V - Na famlia 7A, a temperatura de ebulio aumenta de cima para baixo. As afirmaes corretas so em nmero de a) 5 b) 4 c) 3 d) 2 e) 1

4- A respeito dos tomos 12Mg24 , 15P31 , 19K39 , 9F18 , so feitas as afirmaes: I - O raio atmico do magnsio menor do que o seu raio inico. II - O raio atmico do fsforo menor do que o seu raio inico. III - O potssio mais eletropositivo que o flor. IV - O fsforo mais eletronegativo que o flor. So corretas, apenas: a) I e III. b) I e II. c) II e III. d) III e IV. e) II e IV.

You might also like