You are on page 1of 25

OBJETIVO:

Longe de levarem uma existncia inerte, os seres vegetais parecem capazes de perceber e reagir ao que acontece em seu ambiente a um nvel de sofisticao que ultrapassa em muito o dos homens.

INTRODUO: O fascinante relato das relaes fsicas, eletromagnticas, extra sensoriais, harmnicas, metamrficas, alqumicas entre as plantas e o homem. A grande revoluo comeou por acaso, em 1960, Cleve Basckter, cientista americano especialista em detector de mentiras (policial) apaixonado por plantas, fixou os eletrodos de uma de suas maquinas folha de dracena e ficou estarrecido. A oscilao da agulha do galvanmetro desenhava curvas semelhantes ao do ser humano. Backster mergulhou uma de suas folhas numa xcara de caf que tinha mo. A agulha no indicou nada. Partiu para uma ameaa maior: queimar a folha.

No instante exato em que teve este pensamento, antes mesmo de apanhar a caixa de fsforo, a agulha se ps a oscilar. Por mais absurdo que parea a planta havia lido o pensamento de Backster.
Entusiasmado com esta experincia convidou um grupo de seis alunos de biologia, sorteou um, para destruir um dos dois filodendros plantados numa sala. Apenas o sorteado sabia que iria destruir a planta.

noite ele entrou na sala agarrou-a pela raiz, cortou em vrios pedaos. No dia seguinte um detector foi ligado nica testemunha do crime outra planta que era vizinha daquela que foi danificada. Foram entrando um a um e o aparelho no registrou nenhuma reao. No final entrou o assassino, e o aparelho acusou intensa agitao. A planta registrara na memria a morte da companheira. Na presena de um jornalista, ligou o eletrodo a uma planta e dirigiu-se a ele como se fosse objeto de pesquisa e submeteu-o a um interrogatrio sobre o ano de seu nascimento. Este foi instrudo para responder sempre no, aos sete anos entre 1925 a 1931, seguidamente mencionado por Backster. Este obteve ento no grfico a data correta a qual indicado pela planta num momento de vigor mais intenso que a mdia.

Sempre que Backster viajava para palestras e mostrava em slaides suas plantas, deixadas no escritrio, acusava uma reao no grfico no exato momento em que a imagem era projetada.

Observou certo tipo de plantas ameaadas por um perigo eminente ou um dano grave, se apagavam ou desmaiavam numa morte fingida reagindo assim por auto defesa.. O fenmeno foi dramaticamente demonstrado quando um fisiologista canadense visitou o laboratrio de Backster para presenciar a reao de suas plantas. A 1 delas no deu resposta alguma. Backster experimentou a 2 , a 3 e nada. Verificou seus instrumentos poligrficos e ainda em vo. Testou mais duas plantas. S a 6 reagiu de modo suficiente claro para demonstrar o fenmeno.

Interessado em saber o que havia acontecido perguntou ao visitante: - Por acaso seu trabalho o fora a fazer mal s plantas? - Sim! Respondei o fisiologista Eu liquido as plantas com as quais eu trabalho, torro-as num forno para obter seu peso para minhas anlises. Quarenta e cinco minutos depois , quando o fisiologista se encontrava a caminho do aeroporto, todas as plantas voltaram a dar respostas fluentes. Elas no reagem s, aos medos ou choques, mas em momentos alegres e prazerosos.
O cientista (dono das plantas) sempre que viajava, deixava os eletrodos ligados s suas plantas. Ficou surpreso quando o galvanmetro registrou uma frequncia mxima noite em que ele se encontrava no hotel. Verificou o horrio, foi no momento em que ele teve relao sexual. Ele estava 130 km de distancia. Conclui que: Certamente vibraram com a possvel perpetuao da espcie.

Planta detecta mentira. O pesquisador chamou uma aluna da escola de biologia, chama Tanya e sugeriu que pensasse num n de 1 a 10 e que se negasse a revela-los mesmo quando fosse citado. Assim o pesquisador sempre ouvia um no decidido toda vez que, contando de vagar de 1 a 10, este no conseguiu perceber a diferena quando ela citou o n escolhido. Mas a planta demonstrou uma reao clara e especfica em seu estado interno quando o n 5 foi mencionado, e era este escolhido por ela em segredo.

Metamorfose das Plantas: Johan Wolfgang Von Goethe, (grande escritor, poeta, pintor e filsofo alemo), ao passar pelo jardim botnico de Pdua, onde o filsofo Paracelso o precedera, se impressionou muito com uma palmeira sendo capaz de discernir em sua aparncia em leque um desenvolvimento completo de suas folhas atravs de separaes sucessivas, Goethe obteve a inspirao para o que viria a ser a doutrina da metamorfose das plantas.

Reconheceu tambm que, nas plantas o processo de desenvolvimento e refinamento da forma estava sujeito a um ciclo Trplice de Expanso e Contrao . A expanso da folhagem era seguida por uma contrao em clices e brcteas, uma esplndida expanso, depois levava as ptalas da corola, enquanto de uma contrao resultava o ponto de encontro entre o estame e o estigma , uma ultima expanso conduzida ao fruto, seguida por uma ultima contrao em semente. Completando esse ciclo de seis fazes.

Prosseguindo, Goethe fala tambm do Princpio da Renncia : Ao progredir da folha para a planta sofre um declnio decisivo em sua vitalidade a fim de que ocorra uma manifestao superior de esprito. Nos insetos visto como metamorfose. No ser humano, o processo orgnico que ocorre no metabolismo para o sistema nervoso, condio prvia para o aparecimento da conscincia. Encontramos assim, o Princpio Espiritual da planta s voltas com uma espcie de ritmo respiratrio, ora aparecendo, ora desaparecendo, ora assumindo poder sobre a matria ora se retraindo novamente dela, significando os Movimentos de Pulsao do Universo.

As Plantas e a Msica. A crena de que os sons musicais jazem no ncleo dos tomos, sustentado por Donald Hatch Andrews, um professor de qumica da Universidade Jonhs, mostrou que um tomo de clcio tirado de seu dedo indicador e ampliado, foi constatado que em seu interior h tons estridentes, dezenas de oitavas , acima de tons mais altos de um tomo. Hans Kaiser, autor do livro Harmonia Plantarum , fala da correspondncia oitavadas entre as formas vegetais e as notas musicais . Se projetarmos todos os tons no espao de uma oitavada, obteremos o prottipo de forma foliar. O intervalo de oitava, contm em si o mesmo formato foliar. Segundo Kaiser, a flor de maracuj contem duas razes a organizao de estames e ptalas em cinco partes e do pistilo em trs, teras e quintas, oitavadas, tal qual em msicas para modelar como intervalos as formas florais.

Em 1950 o bilogo prof. Julian Huxley, confirmou que a fisiologia das plantas pode ser afetadas por sons atravs de aceleramento do protoplasma, Atravs de um microscpio observando e emitindo notas musicais. Para sua surpresa , verificou que o protoplasma se moveu. Sentindose estimulado a dar seguimento, realizou varias experincias com um vasto n de espcies, como o ster, amariles, lrios e plantas comestveis como milho, mandioca, e batata.
Assim, achou que poderia favorecer o plantio de lavouras, obtendo um maior rendimento sem uso de agrotxicos. Instalando alto falantes, em produo de arroz em regies diferentes, obteve um rendimento de 25% a 60% mais que a tradicional. Outras experincias foram feitas com as danas, obtendo um resultado surpreendente. O fato foi atribudo a transmisso pela terra de seus passos e compassos da dana. Os sons musicais de batidas rtmicas aceleram e estimulam o aumento de at 200% em comparao com as espcies normais transpirao e assimilao do carbono. Um engenheiro muito ctico Eugene Canby, transmitiu para plantao de trigo, musicas de Bach e para sua surpresa, obteve um resultado de 66% superiores mdia, com gros maiores e mais pesados e em um solo mais pobre. Canby concluiu que a musica o melhor nutriente j encontrado.

A pesquisadora Dorothy Retablack, ligou uma fita com sons de si e r em horrios intercalados a um grupo de plantas variadas. Num perodo de trs semanas, as violetas se mostraram viosas e cheias de botes, porem em gernios e begnias, se aniquilaram. Mesmo assim ela prosseguiu com notas e plantas diferentes. O resultado foi o mesmo: umas se harmonizavam e outras morriam. Novos experimentos e desta vez com musicas clssicas. O resultado foi surpreendente. Todas cresceram viosas e com flores, 50% mais em relao s referenciais. O p de abbora cresceu em direo ao alto falante como que o abraando. Experimentos com msicas de rock , as plantas se afastaram do alto falante, com folhas bem menores, aniquiladas e razes atrofiadas e consumiram mais gua em relao s outras. Musicas do velho oeste e do folclore norte americano, as plantas se mostraram apticas, impassveis, tanto quanto as sem musicas. O pesquisador canadense Peter Belton, do departamento de agricultura, instalou instrumentos musicais na cultura de milho que era atacada pelos insetos que causavam a broca no milho agindo sempre de madrugada. A plantao que ficou em silencio, foi atingida em 50% com espigas estragadas. Na rea com msica, reduziu em apenas 5% . Os insetos suspeitavam a presena oculta de morcegos na rea com msica. Nesta poca, houve muitas controvercias e criticas por parte das empresas de agrotxicos e adubos qumicos, temendo seu espao.

Plantas e Eletromagnetismo.

Assim como respondem aos comprimentos de ondas da msica, as plantas so continuamente afetadas pelos comprimentos de onda espectro eletromagnticos, vindas da terra, da lua, dos planetas, do cosmo e de cem nmero de engenhos concebidos pelo homem: resta saber apenas com exatido, quais os benficos ou prejudiciais. O Dr. George Starr White descobriu que o crescimento de frutferas podiam ser ativados pendurando-se nelas fragmentos de metais como ferro e ou estanho. E mais ainda, pendurando bolas de metal em ps de tomate. Estes frutificavam mais cedo em relao aos que no participaram da experincia. Prosseguindo, ligou um vaso de alumnio a uma tomada eltrica comum. Entre os eletrodos espalhou uma mistura metlica mida, composta por milhes de partculas de cobre e zinco. Aps secar permitiu que a eletricidade se filtrasse, um p de feijo manteiga plantado num vaso chegou surpreendente altura de 6,50m. e 2 L de feijo, enquanto os outros , apenas 0,07cm.
No Canad, numa Estao de Pesquisa Agrcola observavam que por todo o continente norte americano as razes de vrios cereais cultivados ou silvestres bem como de numerosas espcies de ervas alinhavam-se numa direo norte sul paralela fora horizontal do campo magntico terrestre. Descobriram ainda que o magnetismo terrestre acelerava a germinao do trigo, cevada, linho, e centeio, se os eixos longitudinais das sementes e os apndices dos embries fossem orientados para o polo magntico do norte.

Nossos avs estavam super certos quando insistiam que as sementes de morango fossem

Os Alquimistas vegetais

Um pesquisador alemo Vogel plantou sementes de agrio num recipiente coberto por uma campnula de vidro, alimentando-o apenas com gua destilada. Alguns meses depois ao queimar as plantas adultas, Vogel verificou que continham o dobro da quantidade de enxofre presente nas sementes, continuando despertou ateno, os hbitos da barba de velhos (bromlia do gnero Tillandsia) que cresce em redes de fios eltricos (de cobre) examinando-as , s contm xidos de ferro e outros elementos s existentes na terra, mas fornecidos pela atmosfera.
Mergulhando ainda mais no mistrio Albrecht Von Herzeele, analisando sementes germinadas em gua destilada, aumentava o teor original de potssio, fsforo, magnsio, clcio e enxofre contrariando a teoria da conservao de teor da matria germinadas em gua destilada que sempre o mesmo. Em 1963, Baranger j provou que na germinao de sementes leguminosas numa soluo de sal de mangans, esse elemento desapareceria e em seu lugar surgia o ferro. Constatou que h uma trama complexa de fatores entrando em causa como o tempo de germinao das sementes, o tipo de luz e mesmo a fase da lua. O cientista Kereran escreveu que a matria tem uma profundidade que ainda no se enquadra no mbito atual de qumica e fsica nuclear.

H autores que tentam encaixar suas teorias, como no conseguem, ficam discordando e desacreditando dos experimentos. A vida no pode ser avaliada em termos qumicos, pois ela algo que os precede. A matria o precipitado da vida. No podemos negar a existncia de algo, apenas por nada sabermos o que seja a matria, nem de que feito um prton ou um eltron, Neles deve existir foras e energias totalmente inesperadas. Sabemos que uma energia poderosa entra logo no processo de germinao das sementes que sintetizam enzimas, transmutando a matria em seu interior. Concluem que o prprio campo magntico da terra possa desempenhar um importante papel na transmutao biolgica e que os elementos, talvez sejam afetadas na dependncia das formas seguirem a direo norte-sul. As plantas revelam perspectivas , mesmo quanto ao futuro. No vale do Mississipi h a plantabssola (silphium laciniatum) da mesma famlia do girassol, indicam os pontos cardeais. O Alcauz indiano usado como planta barmetro, indicando ciclones, furaces, tornados, terremotos e erupes vulcnicas.

No inicio do sc. xx, um talentoso bilogo, vienense com o nome de Raoul Franc, lanou a ideia, chocante para os cientistas de que as plantas movem seus corpos com uma liberdade, um desembarao e uma graa to grandes quanto os do homem ou do bicho mais capacitado e que s no apreciamos isso pelo fato de se moverem a um passo bem mais lento que o nosso. Na natureza, tudo tem um significado, em relao s suas formas, tamanhos, cores das flores, e locais de seu habitat. No uma coincidncia. Por ex. a orqudea Trichocerus parviflorus desenvolve suas ptalas de modo a imitar a fmea de uma espcie de mosca, fazendo-a, com tal perfeio que o macho tenta acasalar-se a ela e nesse exato momento a poliniza.

Cada planta pertence a um signo, como ns seres humanos. Por ex. o girassol pertence ao signo leo, cuja flor tem o formato do rosto do leo. E o comportamento tambm. Backsther , para se certificar de seus experimentos, fingia pr fogo s plantas, mas, nenhuma reao se notava. Evidenciava-se que a planta era capaz de distinguir entre a inteno real e a simulada. Concluiu que os cincos sentidos dos humanos possam ser um fator de limitao, encobrindo uma percepo primria possivelmente comum toda a natureza . Talvez as plantas, sem olhos presumiu Backsther consigam enxergar melhor do que ns . Podem ser cegas, surdas, e mudas do ponto de vista humano, mas , estou absolutamente convencido de que as plantas so instrumentos de alta sensibilidade para medir as emoes do homem. Vogel , aps ter vendido sua empresa, e passou a ser funcionrio da IBM, onde teve acesso aparelhagem sofisticada para adentrar nos mistrios da comunicao vegetal , fez descobertas surpreendentes. Concluiu que h uma Fora Vital, ou Energia Csmica, circundando todas as coisas vivas, que partilhada pelas plantas, os bichos e os seres humanos . Atravs dessa partilha, uma pessoa e uma planta se convertem num s. Essa unicidade que torna possvel uma mtua sensitividade, permitindo no apenas que o homem e a planta se comuniquem, mas tambm que se registre num grfico, atravs da planta , essa comunicao.

Hermes Trismegisto que foi o originador da arte, cincia, magia, alquimia e religio egpcia, declarou que as plantas tem vida, mente e alma, tal como os bichos e homens. No laboratrio de cincias agrcolas da Rssia, o reprter Chertkov presenciou em Moscou, a cena de um p de cevada que gritou literalmente quando suas razes foram mergulhadas em gua quente. De fato a voz da planta foi registrada por um aparelho extremamente sensvel que revelava um infinito vale de lgrimas numa larga faixa de papel, pelo grfico, que se mexia incessante e velozmente, captando a agonia da planta.

Concluso: Enquanto os cientistas acadmicos tropeam no segredo das plantas, os filsofos vo longe, propondo solues e dando um sentido Vida.

Bibliografia: A vida Secreta das Plantas. Autores: Peter Tompkins e Chistopher Bird Editora: Expresso e Cultura.- 6 edio RJ 1979.

You might also like