You are on page 1of 43

ACIDENTE VASCULAR ENCEFLICO (AVE)

ADRIENE DE FARIA JACKELINE ANGELO NAISA CRISTINA RHAYSSA CRISTINE TALITA SANTOS

Acidente vascular cerebral (AVC); Acidente vascular enceflico (AVE); Derrame cerebral
Doena de incio sbito ;

Caracterizada pela perda rpida de funo neurolgica;


O paciente pode apresentar paralisao ou dificuldade de movimentao dos membros;

Dificuldade na fala ou articulao das palavras;


Dficit visual sbito ; Pode ainda evoluir com um coma e/ou morte.

Trata-se de uma emergncia mdica que pode evoluir com sequelas ou morte; A rpida chegada no hospital e importante para a deciso teraputica; No Brasil, o AVC representando cerca de 1/3 das mortes por doenas vasculares;

Principalmente em camadas sociais mais pobres e entre os mais idosos

Fatores de risco:
Idade avanada;
Hipertenso arterial; Tabagismo e alto consumo de lcool; Diabetes; Colesterol elevado; Acidente isqumico transitrio (AIT) prvio; Malformao arteriovenosa cerebral; Doenas Cardiacas, em especial as arritmias.

Medidas Preventivas:
Deve ser feito acompanhamento regular em casos de pacientes com: Hipertenso, Diabetes, Colesterol elevado Levar uma vida saudvel, cuidar da alimentao e praticar exerccios fsicos regularmente pode reduzir em at 60% a chance de um AVE.

Fisiopatologia: ( Parte da Talita)


Isqumico:
Decorrentes da obstruo de uma artria que irriga o crebro; o tipo de AVC mais comum, cerca de 80% dos casos; Ocorre pela falta de fluxo sanguneo cerebral, no permitindo assim que as clulas nervosas do crebro recebam oxignio e nutrientes.

Pode ser decorrente de:


Uma obstruo arterial: um trombo ou, mais comumente, um mbolo; Queda na presso de perfuso sangunea, como nos estados de choque; Uma obstruo na drenagem do sangue venoso, como na trombose venosa, causando dificuldade de entrada do sangue arterial no crebro.

Hemorrgico:
Ocorre em funo de ruptura de vasos sanguneos que irrigam o crebro; o acidente vascular cerebral menos comum presente em cerca de 20% dos casos, mas no menos grave; O sangue em contato com o parnquima nervoso tem ao irritativa. Alm disso, a inflamao prejudica e degenera o crebro e a funo cerebral. Obs: Cabe ressaltar que o termo "derrame" no apropriado, visto que em apenas uma parte dos AVCs (na verdade a minoria deles) ocorre um derramamento de sangue no parnquima enceflico.

Ataque isqumico transitrio (AIT)


Pode ser considerado um tipo de AVC isqumico; Corresponde a uma isquemia (entupimento) passageira, Se revertem em minutos ou em at 24 horas;

No chega a constituir uma leso neurolgica definitiva,


Em sua maioria no deixa sequela; Constitui um fator de risco muito importante, visto que uma elevada porcentagem dos pacientes com AIT apresentam um AVC nos dias subsequentes; Estudos clnicos mostram que a maioria dos AITs dura menos de 1 hora. Se o AIT durar mais de uma hora, talvez possa provocar uma leso cerebral, mesmo que imperceptvel.

Sinais e Sintomas do AVC (Parte da Adriene)


Dependendo da durao, extenso e localizao desse bloqueio, os sintomas podem ser leves ou graves, temporrios ou permanentes.

a) Acidente Vascular Isqumico


* Perda repentina da fora muscular e/ou da viso; * Dificuldade de comunicao oral; * Tonturas; * Formigamento num dos lados do corpo; * Alteraes da memria. Obs: Algumas vezes, esses sintomas podem ser transitrios ataque isqumico transitrio (AIT). Nem por isso deixam de exigir cuidados mdicos imediatos.

b) Acidente Vascular Hemorrgico


* Dor de cabea; * Edema cerebral; * Aumento da presso intracraniana; * Nuseas e vmitos; Obs: As manifestaes do AVC costumam ser muito variadas, sendo extremamente dependente da regio anatmica acometida.

DIAGNOSTICO RPIDO:

AVALIAO DO PACIENTE (Continua parte da Adriene) I) Anamnese


* Queixa principal * Histria da Molstia Atual * Antecedentes

II) Exame fsico


* Exame fsico geral (acompanha muleta, cadeira de rodas, etc...) * Sinais Vitais

III) Exame neurolgico


* Exame do estado psquico ( emocional) * Motricidade: automtica e voluntria

IV) Reflexos
* Superficiais * Profundo: biciptal, triciptal, patelar, estilo radial e aquileu

V) Coordenao
* Manobras > Index- Index ou Index-Orelha > Calcanhar joelho

VI) Equilbrio
* Esttico: Sinal de Romberg ( leso cerebelar)
* Dinmico: Avaliar marcha: c/ dissociao; s/ dissociao; c/ claudicao.

Objetivos do tratamento (Parte da Naisa)


-Minimizar os efeitos das anormalidades do tnus muscular. -Manter uma amplitude de movimento para impedir deformidades. -Reeducao de mobilidade nas atividades funcionais bsicas (mudanas de decbito, sentar e transferncias). -Promover a conscientizao corporal, estimulando o mximo possvel o lado plgico (paralisado). -Melhora do equilbrio em p e reeducao da marcha. -Independncia fsica. -Interveno da famlia na reabilitao, proporciona uma melhor evoluo e adaptao, tanto em relao aos seus limites, como aceitando a sua nova realidade de vida.

TRATAMENTO: (Naisa)
Estgio agudo: -Avaliar sistemas bsicos (nvel de conscincia, tnus muscular, sistema respiratrio...), -Preservar mobilidades, -Preservar estabilidade clnica, -Dialogo inicial com o paciente e cuidadores, em relao ao AVE, -Avaliao do ambiente e do meio social do paciente, -Posicionamento (escaras de decbito, problemas respiratrios, distrbios circulatrios, contraturas e deformidades).

Estgio intermedirio Nessa fase o paciente deve estar clinicamente estvel. O tratamento visa: -Restabelecer o mximo possvel, uma funo perdida, ou em casos irreversveis, adaptar o paciente em suas novas limitaes. OBS: importante deixar claro, que a recuperao depender no s do tipo e extenso da leso, mas tambm da colaborao e entendimento do indivduo. Casos em que o paciente se apresenta confuso ou agressivo, dificilmente teremos uma boa resposta ao tratamento.

Ps alta Esse ltimo nvel engloba aes voltadas reabilitao do indivduo aps a cura ou o controle da doena. Lida com a recuperao funcional de sequelas, que muitas vezes so irreversveis.

-Reviso regular do estado de sade do paciente, -Sesses de tratamento para tarefas especificas (podem ser prescrita rteses e adaptaes), -Reviso das estratgias de auto-tratamento (realizaes de AVDS).

PARTE DA RHAYSSAFALAR SOBRE O CENTRO COMUNITARIO

CASO CLINICO- JACK

You might also like