You are on page 1of 10

Coordenadoria Municipal de Polticas Pblicas para Promoo da Igualdade Racial

Ana Paula Cardozo Silva Coordenadora Prefeitura de Florianpolis

A Coordenadoria Municipal de Polticas Pblicas para Promoo da Igualdade Racial - COPPIR da cidade de Florianpolis criada em 27 de dezembro de 2007 pela Lei Municipal de n 7511, tem a responsabilidade de assessorar, articular, planejar, implementar e executar aes destinadas s Polticas Pblicas de Promoo da Igualdade Racial e, inclusive as Polticas de Aes Afirmativas voltadas ao combate ao racismo e qualquer tipo de discriminao, xenofobismo e intolerncia correlatas conforme conferncias, convenes e protocolos internacionais.

2001 CONFERNCIA MUNDIAL CONTRA RACISMO, DISCRIMINAO RACIAL, XENOFOBIA E INTOLERNCIA CORRELATA OCORRIDA EM DURBAM/AFRICA DO SUL 2003 Criao da SEPPIR Secretaria Especial de Polticas para Promoo da Igualdade Racial e do FIPIR Frum Intergovernamental de Promoo da Igualdade Racial 2005 Relatrio de Desenvolvimento Humano sobre Racismo, Pobreza e Violncia no Brasil, realizado pelo Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento/PNUD 2009 Lei. 12.288 Institui o Estatuto da Igualdade Racial

As polticas de promoo da igualdade racial tm sido fundamentais como um dos pilares para a consolidao da democracia e da justia na sociedade brasileira, pois no se pode crer em um regime de fato democrtico que permita, passados 123 anos da abolio da escravido, a ocorrncia de episdios cotidianos de racismo, discriminao e preconceito nas mais diversas instncias pblicas e privadas do pas.

CONTEXTO HISTRICO A SOCIEDADE BRASILEIRA UMA SOCIEDADE CONSTITUDA SOBRE A IDEOLOGIA DO RACISMO

Plano de Ao Conjunta Brasil / Estados Unidos


-Elaborao de um projeto conjunto para combater a estereotipao e a filtragem raciais, tendo como projeto piloto os trs estados do extremo sul.

-10, 11 e 12 de maio/2010 Seminrio Nacional de Segurana Pblica e Promoo da Igualdade Racial Academias de Polcias do Brasil Movimentos Sociais, Movimento Negro Gestores Pblicos de PIR Portaria Interministerial cria o Grupo de Trabalho para a elaborao da Disciplina Projeto Piloto Regio Sul

EIXOS DE DISCUSSO MULHERES NEGRAS RELIGIES DE MATRIZES AFRICANAS JUVENTUDE NEGRA

JUVENTUDE NEGRA Dados extrados do Mapa da Violncia 2011, Os Jovens do Brasil (Julio Jacobo Waiselfisz, Mapa da Violncia) revelam que, no total da populao, o nmero de vtimas de homicdios de cor ou raa branca diminuiu em 22,3%, entre 2002 e 2008. Entre os negros (pretos e pardos), o percentual de vtimas de homicdio cresceu em 20,2%, no mesmo perodo. Em 2002, foram vtimas de homicdios, proporcionalmente, 45,6% mais negros do que brancos. Em 2005, pelo mesmo motivo, morreram 80,7% mais negros que brancos e, em 2008, morreram 111,2% mais negros que brancos. Entre os jovens (de 15 a 25 anos), os nmeros revelam que a vitimizao negra ainda mais intensa do que no total da populao. Entre 2002 e 2008, os homicdios contra os jovens brancos caiu em 30%. J entre os jovens negros, os homicdios cresceram em 13%. As taxas de homicdios contra brancos caram de 39,3 (2002) para 30,2 (2008), enquanto as taxas de homicdios contra negros cresceram de 13,2%, no mesmo intervalo. Assim, em 2002, morreram, proporcionalmente, 58,8% mais negros do que brancos e, em 2008, esta proporo passou para 134,2%.

Recomendaes do CNJ frente o Mapa da Violncia 2011

Recomendao 003, dirigida ao Ministrio da Justia, Secretaria de Promoo da Igualdade Racial, Secretaria Nacional de Juventude, Secretaria Nacional de Direitos Humanos e Secretaria de Polticas para as Mulheres, deu prazo
de 30 dias, para a instituio da agenda com solues e definio de responsabilidades setoriais, no combate violncia contra a juventude negra e de reduo da letalidade nas operaes realizadas pelos profissionais de segurana pblica e privada, desenvolvidas tradicionalmente nos territrios pobres e de maioria negra.

Outras recomendaes referem-se necessidade de que a polcia desenvolva suas aes de maneira compatvel com os princpios do Estado Democrtico de Direito, primando pela preservao da vida e respeitando o devido processo legal. Referem-se tambm necessidade de combater a impunidade dos homicdios de jovens negros, atravs do fortalecimento da Percia Criminal, e necessidade de realizao de aes de combate ao racismo institucional no mbito das instituies de segurana pblica.

MUITO OBRIGADA ANA PAULA CARDOZO SILVA coppir@gmail.com

You might also like