You are on page 1of 19

PSORASE

Acadmicas: Cludia Winckler Daiana Sozo

PSORASE
A palavra Psorase deriva do grego (psoriasis = erupo sarnenta); J era conhecida desde 1550 e era confundida com a lepra Hansenase); No sculo XIX, acreditava-se que a psorase era um processo de regulao anormal do crescimento dos queratincitos ou de origem inflamatria, mas isso mudou em 1970, quando desenvolvimentos na imunologia celular indicavam uma participao das clulas sanguneas na psoriase. A partir de 1982, outras investigaes mostraram a presena e importante funo das clulas T nas leses da psorase. Assim, a doena passou a ser vista como uma desordem imune baseado em deteces imuno-histolgicas de anticorpos e complemento depositados na placa crnea da pele psoritica.

COMO SE DESENVOLVE A PSORASE

A pele contm uma variedade de tipos celulares e mediadores que juntos constituem seu sistema imune e desenvolvem a proteo do corpo humano contra agentes externos. Embora a ativao do sistema imune seja um fenmeno de proteo que visa remover antgenos, tantos mecanismos mediados por clulas podem resultar em dano inflamatrio crnico ao tecido e iniciar um estado patolgico como o da psorase.

O QUE PSORASE

Psorase uma doena inflamatria da pele, crnica, no contagiosa, multignica com incidncia gentica em cerca de 30% dos casos. Pode aparecer sob diferentes formas clnicas e diferentes graus da doena.

O QUE PSORASE

Afeta 1 a 2% da populao mundial. Acomete igualmente homens e mulheres. Existem dois picos de idade de prevalncia: antes dos 30 e aps os 50 anos. E, em 15% dos casos, surge antes dos dez anos de idade.

FATORES GENTICOS

Pelo menos 25% dos casos de ocorrncia da doena parecem ser o resultado de uma predisposio gentica. A investigao da doena em gmeos monozigticos demonstrou que quando um dos gmeos sofre de psorase, existe uma probabilidade de 65 a 72% do outro gmeo vir a sofrer da mesma doena. Em gmeos dizigticos, esta probabilidade de 15 a 30%. Sistema HLA (Antignio Leucocitrio Humano), presente no brao curto do cromossoma 6. Cada indivduo possui o seu prprio sistema HLA, mas, em 66% dos doentes parece haver uma variao especfica no gene HLA Cw6.

FATORES IMUNOLGICOS

Associada a um funcionamento anormal do sistema imunitrio. As defesas imunitrias do organismo, reconhecendo as clulas do prprio organismo como estranhas, ataca-as, desencadeando uma reaco inflamatria

O QUE SE SENTE?

As leses so muito tpicas, com perodos de exacerbaes e remisses, localizados principalmente em superfcies de extenso como joelhos e cotovelos, couro cabeludo, palmas das mos, sola dos ps (reas de maior traumatismo).

COMO O MDICO FAZ O DIAGNSTICO?

O diagnstico, em geral, fcil, e baseia-se na histria clnica e achado de leses tpicas com dados caractersticos na raspagem das leses ao exame pelo mdico. Em casos mais graves ou formas no usuais pode-se lanar mo de bipsia de pele (exame de pele com diagnstico caracterstico ou indicativo).

COMO SE TRATA?

Casos leves a moderados podem ser controlados com medicao de uso local na pele, devendo sempre ser indicados e controlados pelo mdico. Os casos mais severos e extensos requerem uma abordagem mais controlada e agressiva, com medicaes de uso oral em esquema rotativo. A exposio moderada ao sol e a hidratao contnua da pele so importantes para a maioria dos pacientes.

COMO SE PREVINE?

No se tem ainda como prevenir a psorase. Cada vez se estuda mais a doena, j com muitos avanos no tratamento, mas ainda um desafio manter o paciente sem leses com segurana por muito tempo.

SINTOMAS

De acordo com a localizao e caractersticas das leses, existem vrios tipos de psorase:

a) Psorase Vulgar leses de tamanhos variados, delimitadas e avermelhadas, com escamas secas, aderentes, prateadas ou acinzentadas que surgem no couro cabeludo, joelhos e cotovelos; b) Psorase Invertida leses mais midas, localizadas em reas de dobras como couro cabeludo, joelhos e cotovelos;

SINTOMAS
c) Psorase Gutata pequenas leses localizadas, em forma de gotas, associadas a processos infecciosos. Geralmente, aparecem no tronco, braos e coxas (bem prximas aos ombros e quadril) e ocorrem com maior frequncia em crianas e adultos jovens; d) Psorase Eritrodrmica leses generalizadas em 75% ou mais do corpo;

SINTOMAS
e) Psorase Ungueal surgem depresses puntiformes ou manchas amareladas principalmente nas unhas da mos; f) Psorase Artroptica em cerca de 8% dos casos, pode estar associada a comprometimento articular. Surge de repente com dor nas pontas dos dedos das mos e dos ps ou nas grandes articulaes como a do joelho.

SINTOMAS
g) Psorase Postulosa aparecem leses com pus nos ps e nas mos (forma localizada) ou espalhadas pelo corpo; h) Psorase Palmo-plantar as leses aparecem como fissuras nas palmas das mos e solas dos ps.

CAUSAS

Alm da gentica, outros fatores esto envolvidos no aparecimento e evoluo da doena.


Fatores psicolgicos, estresse, exposio ao frio, uso de certos medicamentos e ingesto alcolica pioram o quadro.

TRATAMENTO

Psorase no tem cura, tem tratamento. No h como prevenir a doena, embora seja possvel controlar a reincidncia. Casos leves e moderados (cerca de 80%) podem ser controlados com o uso de medicao local, hidratao da pele e exposio ao sol. Para quem no tem tempo para exposies dirias ao sol, so preconizados banhos de ultravioleta A e B em clnicas especializadas e sob rigorosa orientao mdica. Esses banhos no so recomendados para crianas.

RECOMENDAES

Hidrate muito bem a pele, para evitar seu ressecamento excessivo que favorece a possibilidade de desenvolver leses; Exponha-se com cuidado e moderadamente ao sol, mas antes passe um creme hidratante ou teraputico. Voc vai ter de us-lo a vida inteira; Evite a ingesto de bebidas alcolicas;

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
http://www.drcaiorosahumaire.com/dermatologia-clinica/psoriase/ BEZERRA, R. M. Doena crnica auto-imune combatida com informao egrupos de apoio. Disponvel em: <http://www.abeapp.org.br/ noticias/controle.php>. Acesso em: 20 abr 2007. (BEZERRA, 2007).

PIUCCI, C. R. F.; FUGUEIREDO, F.; FOSS, N. T. Imunopatologia da psorase: caracterizao fenotpica das clulas presentes no infiltrado inflamatrio. Anais Brasileiro de Dermatologia. Rio de Janeiro, v.73, p. 191196. 1998.

You might also like