You are on page 1of 26

VIDA E OBRA

ANSIO TEIXEIRA

Ansio Spnola Teixeira nasceu em Caetit (BA), em 12 de julho de 1900;

Numa famlia de fazendeiros, filho de Anna Spnola Teixeira e Deocleciano Pires Teixeira;
Adquiriu slida formao no Instituto So Luiz Gonzaga, em Caetit, e no Colgio Antnio Vieira, em Salvador, ambos colgios catlicos jesutas.

Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro, em 1922;


Casou-se, em 1932, com Emlia Telles Ferreira, com quem teve quatro filhos; Dois anos depois de sua graduao foi nomeado pelo Governador Ges Calmon Inspetor Geral de Ensino da Bahia - cargo equivalente hoje ao de Secretrio da Educao. A partir dai comeou sua vida publica;

Uma morte misteriosa, em 14 de maro de 1971 "Por mais que busquemos aceitar a morte, ela nos chega sempre como algo de imprevisto e terrvel, talvez devido seu carter definitivo: a vida permanente transio, interrompida por estes sobressaltos bruscos de morte". (numa carta a Fernando de Azevedo)

E A EDUCAO

E A INFLUNCIA DE JOHN DEWEY

Nascido em Burlington (1859), no estado norte - americano de Vermont. Professor e filosfo, escreveu sobre religio, politica, moral, educao, e teoria do conhecimento. Objetivo: educar a criana em todos os aspectos: Fsico,emocional e intelectual. Estimulo cooperao. Liberdade intelectual para os alunos. Educar portanto, mais do que reproduzir conhecimento. incentivar o desejo de desenvolvimento contnuo,preparar pessoas para transformar algo. Objetivo da escola deveria ser ensinar as crianas a viver no mundo.

Ento,qual a diferencia entre preparar para a vida e para passar de ano? Como educar alunos que tem realidades to diferentes entre si e que, provavelmente, tero tambm futuros to distintos?

Educao como meta poltica,atravs do Movimento Nova escola em 1930. Segundo Teixeira (2000,p113.) Ansio enfatizou que A escola no pode ficar no seu estagnado destino de perpetuadora da vida social presente. Precisa transformar-se no instrumento consciente, inteligente do aperfeioamento social" .

Projetos como:

educacionais

Formao de Professores; Centro Educacional Carneiro Ribeiro; Instituto Nacional de Estudos Pedaggicos INEP; Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais.

ANSIO TEIXEIRA

Sua reforma do ensino municipal do Rio de Janeiro nos anos 30 projetou Ansio Teixeira nacionalmente. A criao do Centro Popular de Educao Carneiro Ribeiro, na Bahia dos anos 50, levou sua fama para alm de nossas fronteiras. Mais conhecido como Escola Parque, esse centro fornecia s crianas uma educao integral em dois turnos, cuidando de sua alimentao, higiene, socializao, preparao para o trabalho e para a cidadania.

As instituies que eregiu deram o status de curso superior ao magistrio e o status de pesquisador ao educador. S no trouxeram mais frutos porque os ventos se encarregaram de trazer as intempries bem na hora da colheita. Durante o Estado Novo, entre 37 e 45, Ansio interrompeu a carreira para se dedicar ao comrcio. Com o golpe de 64, veio a aposentadoria compulsria

As novas responsabilidades da escola eram, portanto, educar em vez de instruir; formar homens livres em vez de homens dceis; preparar para um futuro incerto em vez de transmitir um passado claro; e ensinar a viver com mais inteligncia, mais tolerncia e mais felicidade. Para isso, seria preciso reformar a escola, comeando por dar a ela uma nova viso da psicologia infantil

O prprio ato de aprender, dizia Ansio, durante muito tempo significou simples memorizao; depois seu sentido passou a incluir a compreenso e a expresso do que fora ensinado; por ltimo, envolveu algo mais: ganhar um modo de agir. S aprendemos quando assimilamos uma coisa de tal jeito que, chegado o momento oportuno, sabemos agir de acordo com o aprendido.

ANSIO TEIXEIRA

Para o pensador, no se aprendem apenas idias ou fatos mas tambm atitudes, ideais e senso crtico desde que a escola disponha de condies para exercit-los. Assim, uma criana s pode praticar a bondade em uma escola onde haja condies reais para desenvolver o sentimento. A nova psicologia da aprendizagem obriga a escola a se transformar num local onde se vive e no em um centro preparatrio para a vida. Como no aprendemos tudo o que praticamos, e sim aquilo que nos d satisfao, o interesse do aluno deve orientar o que ele vai aprender. Portanto, preciso que ele escolha suas atividades.

Por tudo isso, na escola progressiva as matrias escolares Matemtica, Cincias, Artes etc. so trabalhadas dentro de uma atividade escolhida e projetada pelos alunos, fornecendo a eles formas de desenvolver sua personalidade no meio em que vivem.

Nesse tipo de escola, estudo o esforo para resolver um problema ou executar um projeto, e ensinar guiar o aluno em uma atividade.

Idealizava a educao e a escola em pelo menos cinco aspectos:


1. A EDUCAO UM DIREITO

Ansio considerava a educao como um bem que no poderia ser negado, fazendo parte da formao do ser humano, de fato, um direito.

2. A EDUCAO NO UM PRIVILGIO Para Ansio, a educao era dever e baseada numa conscincia fundante: " A conscincia da necessidade da escola, to difcil de criar em outras pocas, chegou-nos, assim, de imprevisto, total e sfrega, a exigir, a impor a ampliao das facilidades escolares. O dever do governo dever democrtico, dever constitucional, dever imprescritvel - o de oferecer ao brasileiro uma escola primria capaz de lhe dar a formao fundamental indispensvel ao seu trabalho comum, uma escola mdia capaz de atender variedade de suas aptides e das ocupaes diversificadas de nvel mdio, e uma escola superior capaz de lhe dar a mais alta cultura e, ao mesmo tempo, a mais delicada especializao. (Teixeira, Ansio. Educao no privilgio. op.cit, p.33).

3. A EDUCAO DE BASE DEVE SER GERAL E HUMANISTA


Em seu livro Educao no Brasil (1969), Ansio afirmava: .... a educao formal parte do contexto cultural da sociedade, atuando como expresso de sua continuidade e desenvolvimento. Quando a sociedade, sempre de algum modo em mudana, ou evoluo, sofre uma intensificao ou aceleramento desse processo, acaba refletindo a mudana, concorrendo para dificultar ou facilitar o processo de readaptao social inerente funo caracterstica da educao dentro do processo cultural.

4. A ESCOLA PBLICA A MQUINA QUE PREPARA A DEMOCRACIA Deixamo-la a cargo dos Estados, o que foi sbio. Mas no a procuramos enraizar na comunidade local. Os municpios ficaram com uma competncia supletiva. Pobres e sem recursos criaram uma escola marginal. E a situao, hoje, a que se v. Escolas estaduais administradas distncia, no de todo ms, alienadas, porm, do esprito local e dependentes em tudo e por tudo do poder central do Estado. Enquanto as escolas eram poucas, o Estado ainda lhes dava a devida ateno. Com o crescimento do sistema escolar e a expanso das demais obrigaes do Estado, vem-se tornando, cada vez mais difcil, ao Estado, administrar a sua escola. (TEIXEIRA, Ansio. O ensino cabe sociedade. Revista Brasileira de Estudos Pedaggicos. Rio de Janeiro, v.31, n.74, 1959. p.290-298).

5. O professor tem de ser capacitado democraticamente


" O magistrio constitui uma das profisses em que a formao nunca se encerra, devendo o professor, terminado o curso regular, continuar pela prtica o seu desenvolvimento... Hoje, alm dessa prtica... procura-se dar ao professor estgios, cursos e seminrios destinados a apressar e sistematizar as conquistas que somente uma muito longa prtica, e aos mais capazes, poderia dar. (TEIXEIRA, Ansio. Curso, estgio e seminrio para formao do professor. Entrevista. Jornal do Comrcio. Rio de Janeiro, 20 abr. 1958).

ANSIO TEIXEIRA

Ansio Teixeira v a necessidade de uma teoria educacional indissocivel de um saber prtico; Pensava em educao como um processo capaz de restaurar e quebrar as diferenas

Idealizou uma universidade que poderia dar educao, de fato, a todas s classes, independente de seu 'status' social;

Ansio foi silenciado em 11 de maro de 1971, mas seus escritos continuam a falar a todos os que mantem o sonho de uma escola pblica, gratuita e de qualidade.

ANSIO TEIXEIRA

You might also like