You are on page 1of 20

Margarete Zacarias Tostes de Almeida Maria Amlia Gomes de Souza Reis

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Universidade Iguau- Itaperuna - Brasil Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro- Brasil

O CORPO E A REPRESENTATIVIDADE SOCIAL: REFLEXES SOBRE A TATUAGEM E A LINGUAGEM CORPORAL


GT 26

Sociologa de los Cuerpos y las Emociones


Margarete Zacarias Tostes de Almeida*, Maria Amlia Gomes de Souza Reis**

*Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPG-PMUS/UNIRIO). Universidade Iguau Campus V Itaperuna - Brasil margarete@zartex.com.br ** Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPG-PMUS/UNIRIO - Universidade de Coimbra) CEIS-20 asouzareis@hotmail.com Brasil

TEMA
O estudo acerca do corpo torna-se relevante, por ser um dos pontos nevrlgicos nas relaes sociais, uma vez que os conceitos padronizadores do comportamento e at mesmo da subjetividade humana so permeados pelo certo e o errado, advindos dos determinismos sociais.

OBJETIVO
Investigar aspectos relevantes acerca da representatividade social inscrita no corpo atravs da tatuagem, em jovens do sexo feminino e masculino de diferentes regies brasileiras, na faixa etria de 18 a 31 anos, frente construo da subjetividade humana, buscando desvelar uma linguagem coletiva na contemporaneidade, sob a hiptese de que h um dito no no dito social que est inscrito e denunciado no corpo

JUSTIFICATIFA
O estudo pretendido justifica-se, primeiramente, pela necessidade de compreender desdobramentos e tendncias sobre a representatividade do corpo humano no cenrio social contemporneo, numa viso holstica, bem como do conjunto de valores que permeiam a construo da subjetividade humana na contemporaneidade. Para tanto, busca-se entender o corpo segundo o aparato social e as relaes de poder que o circunscrevem. Sob esse ponto de vista, pensa-se o corpo, a cultura e o social como algo dinmico, cuja ao dos signos contidos na representatividade capaz de suscitar o desejo de escuta das simbologias a que elas o remetem num processo de semiose ilimitada

PRINCIPAIS TERICOS
Paul-Michel Foucault(2010), Pierre Bourdieu(2008), Marilena Chau(2006), Zygmunt Bauman(2011), Charles Sanders Pierce (1990)

METODOLOGIA
Pesquisa de cunho qualitativo, de carter descritivo-analtico; os dados coletados foram devidamente tabulados e sintetizados em grficos e tabelas, e analisados sob a aquiescncia das teorizaes mencionadas, considerando-se a perspectiva de interpretao das pesquisadoras. Verificou-se que a leitura semitica sob a perspectiva de Peirce constituiu um recurso substancial para apontamento de uma provvel intencionalidade pretendida.

LINGUAGEM
atravs da linguagem que o homem se revela a si mesmo e se torna senhor do mundo, como salienta Hegel (1989) ao abordar a onipotncia da linguagem:
na linguagem que pensamos [...] Acredita-se em geral, certo, que o que existe de mais elevado o inefvel (inexprimvel, indizvel). Isso, entretanto, opinio superficial e sem fundamento; porque, em realidade, o inefvel o pensamento, o pensamento obscuro, o pensamento em estado de fermentao, e s o pensamento quando encontra a palavra. Assim pois, a palavra d ao pensamento a sua existncia mais elevada e mais verdadeira.

LINGUAGEM
, A linguagem representa a mais elevada forma de uma faculdade que inerente condio humana: a faculdade de simbolizar. (HUYGHE apud CLARET, 1980, p. 43); autor esse o qual acrescenta que a linguagem, como escrita, saiu da imagem, carregada do mais alto teor de subjetividade e depois serviu para comunicar as ideias, [com efeito] a ideia-palavra se enriquece, carrega-se de sensibilidade valendo-se de seu poder de suscitar imagens; atinge ento a poesia.

LINGUAGEM SIMBLICA a linguagem simblica habilita o ser humano a possuir a faculdade de representar o real por um signo e compreender o signo como representante do real, portanto estabelecer uma relao de significao entre alguma coisa e outra coisa. (HUYGHE, apud CLARET, 1980, p. 43)

TATUAGEM
Neste contexto, o corpo tatuado apresenta-se como um signo que traz ao real, a representao simblica do contexto cultural e social, com todo seu aparato comunicacional, pensamento, cultura e a prpria linguagem em si, na imbricada trama da subjetividade como patrimnio da tica, da esttica, da poltica e da histria.

cultura, espao das interpretaes no qual se d a

relao do Ser Humano versus Real, produz a atribuio de sentidos/significados para o mundo natural e social. (LIMA, 2008, p. 33)

[...] a cultura s existe efetivamente sob forma de smbolos, de um conjunto de significantes/significados, de onde provm sua eficcia prpria, a percepo dessa realidade segunda, propriamente simblica, que a cultura produz e inculca, parece indissocivel da funo poltica. Assim como no existem puras relaes de fora, tambm no h relaes de sentido que no estejam referidas e determinadas por um sistema de dominao. [...] porm, importa identificar as relaes de sentido, modalidade com que as relaes de fora se manifestam [...]. (BOURDIEU, 2011, p. 130).

O CORPO NA CULTURA
Partindo da premissa de que o corpo seja um territrio geogrfico, um patrimnio pessoal, social e cultural, seu principal papel o de ser o mediador entre o sujeito e a realidade social e cultural.

CONE Tatuagem

CATEGORIAS
SMBOLO DO INFINITO AMOR ETERNO PROTEO FALTA (AUSNCIA DE ALGO OU ALGUM) BELEZA SENSUALIDADE NO SOUBE RESPONDE R O QUE SIGNIFICA SUA TATUAGEM
FA FP

FA*

FP** FA

FP FA

FP

FA

FP

FA

FP

FA

FP

50

25

50%

40

80%

05 10%

10%

45 90%

20%

15

30%

*FA = Frequncia Absoluta: refere-se ao nmero total de respostas. **FP= Frequncia Percentual: refere-se porcentagem do total de respostas.

RESULTADOS/DISCUSSES
a linguagem ideolgica, social, histrica e cultural e que est vinculada vida do ser humano; [...] aos vrios contextos onde se constri e se desenvolve [...], entre eles esto os aspectos scio-histrico-culturais. Por isso, entendemos que na linguagem, como uma ao humana, que est inserida toda uma histria adquirida atravs das experincias vivenciadas pelo indivduo. Este aspecto se apresenta como uma rede de significados que revela o indivduo no mundo a partir do contexto scio-histrico-cultural em que vivem. ( FERREIRA; LIMA, 2008, p.2)

SEMITICA
luz da semitica pierciana , ao escolher um signo a tatuagem inicia-se de certo modo, um processo de representao para algum; ao designar o objeto o que ser tatuado confere-se a representatividade a alguma coisa e por fim, o interpretante ocupa o lugar em que alguma coisa funciona como sinal para outrem.

RESULTADO
O resultado da pesquisa demonstra que as interpretaes, embora subjetivas, apontam para uma convergncia cultural no que tange valorizao e ao entendimento do que est exposto. Despontou em nveis percentuais significativos, a valorizao do smbolo do infinito, amor eterno, bem como o da beleza. A hiptese de que h um dito no no dito social que est inscrito e denunciado no corpo, foi corroborada durante a pesquisa por observar que nos relatos os entrevistados procuravam traduzir em palavras, sentimentos que muitas vezes eram melhores representados pelo(s) cone(s) tatuado(s) do que pela linguagem falada.

RESULTADO
Neste sentido, a linguagem inscrita no corpo busca transmitir ao outro, sentimentos profundos, desejos e inquietudes, que enunciam caractersticas identitrias ou scio-culturais que atravessam o sujeito e que o faz pronunciar-se. Ficou evidenciado que no h uma linguagem com um significado nico, mas que mltiplos sero os fatores que iro interferir na constituio do sujeito frente ao(s) grupo(s)tribos- scio-culturais do qual faz parte.

CONSIDERAES FINAIS
O corpo como linguagem, denuncia, expe, explicita e transcreve, atravs do simblico, o que entrecorta o real, ao mesmo tempo em que interioriza as relaes de poder que reproduzem o que possvel retratar da constituio da identidade e da subjetividade. Logo, o corpo tatuado como um lugar de representao da linguagem social evidencia sentimentos e emoes, bem como a teia que tece a trama simblica dos interesses dominantes.

You might also like