You are on page 1of 33

O Jovem Espirita e a Vida Social

CETA 03-08-2013 Evangelizador: Joo Suarez

Momento Musical
Juventude e Vida TIM e Vanessa

Referncias Bblicas
Nisto conhecero todos que sois meus discpulos, se tiverdes

amor uns aos outros. JESUS (Joo 13,35).

Livro dos Espritos


766. A vida social est em a Natureza? Certamente. Deus fez o homem para viver em sociedade. No lhe deu inutilmente apalavra e todas as outras faculdades necessrias vida de relao.

Livro dos Espritos


767. contrrio lei da Natureza o insulamento absoluto? Sem dvida, pois que por instinto os homens buscam a sociedade e todos devem concorrer para o progresso, auxiliando-se mutuamente.

Livro dos Espritos


768. O homem tem que progredir. Insulado, no lhe isso possvel, por no dispor de todas as faculdades. Falta-lhe o contacto com os outros homens

Livro dos Espritos


768- cont. Homem nenhum possui faculdades completas. Mediante a unio social que elas umas s outras se completam, para lhe assegurarem o bem-estar e o progresso. Por isso que, precisando uns dos outros, os homens foram feitos para viver em sociedade e no insulados.

Vdeo Mrio Srgio Cortella No Nascemos Prontos

Livro dos Espritos


770. Que se deve pensar dos que vivem em absoluta recluso, fugindo ao pernicioso contacto do mundo? Duplo egosmo. a) - Mas, no ser meritrio esse retraimento se tiver por fim uma expiao, impondo-se aquele que o busca uma privao penosa? Fazer maior soma de bem do que de mal constitui a melhor expiao

10

Livro dos Espritos


772. Que pensar do voto de silncio prescrito por algumas seitas, desde a mais remota antigidade? Perguntai, antes, a vs mesmos se a palavra faculdade natural e por que Deus a concedeu ao homem. Deus condena o abuso e no o uso das faculdades que lhe outorgou. Entretanto, o silncio til, pois no silncio pes em prtica o recolhimento; teu esprito se torna mais livre e pode entrar em comunicao conosco.

11

Vdeo meditao
Meditao Antes e Agora

12

Livro dos Espritos


766. Laos de Famlia Diverso do dos animais o destino do homem. H no homem alguma coisa mais, alm das necessidades fsicas: h a necessidade de progredir. Os laos sociais so necessrios ao progresso e os de famlia mais apertados tornam os primeiros. Quis Deus que, por essa forma, os homens aprendessem a amar-se como irmos.

13

Jesus no Lar Neio Lcio


A ESCOLA DAS ALMAS Iniciamos a tarefa entre flores para encontramos depois pesada colheita de espinhos. . No comeo, a promessa de paz e compreenso; entretanto, logo aps, surgem pedras e dissabores...

14

Vdeo para Reflxo

15

Jesus no Lar Neio Lcio


A ESCOLA DAS ALMAS O lar a escola das almas, o templo onde a sabedoria divina nos habilita, pouco a pouco, ao grande entendimento da Humanidade.

16

Livro dos Espritos


926. Criando novas necessidades, a civilizao no constitui uma fonte de novas aflies? Os males deste mundo esto na razo das necessidades factcias que vos criais. A muitos desenganos se poupa nesta vida aquele que sabe restringir seus desejos e olha sem inveja para o que esteja acima de si. O que menos necessidades tem, esse o mais rico.

17

Mensagens Espritas
Na vida social ... cada escolha que fazemos est sujeita s

consequncias que a presidem. Isso vale, tambm, para as questes do Esprito que necessita de manuteno e cuidados.

18

Suicdio Indireto

"O suicdio no consiste somente no ato voluntrio que produz a morte instantnea, mas em tudo quanto se faa conscientemente para apressar a extino das foras vitais." O Cu e o Inferno - Allan Kardec

19

O suicdio de Andr Luiz no Livro Nosso Lar

20

Codificao
913. Dentre os vcios, qual o que se pode considerar radical? Temo-lo dito muitas vezes: o egosmo. Da deriva todo mal. Estudai todos os vcios e vereis que no fundo de todos h egosmo. ... Quem quiser, desde esta vida, ir aproximando-se da perfeio moral, deve expurgar o seu corao de todo sentimento de egosmo....
21

Filosofia
O homem por natureza um ser social. Qualquer um que no consegue viver com outros

ou to autosuficiente para prescindir disso,e portanto,no participa da sociedade: ou um besta,ou um deus. (Aristteles)

22

Revista Esprita do Terceiro Milnio


Vida atribulada nem sempre significa vida bem

vivida.

23

Vdeo A Arte de Ser Leve


Leila Ferreira

24

Revista Esprita do Terceiro Milnio


Somos parte integrante da farmcia do nosso

prximo.

25

O jovem fala - Vida


A integrao do ser consigo

mesmo; A integrao com o prximo; A integrao com Deus.

26

Momento Musical
J Tempo James Marotta

27

J Tempo James Marotta


Sem saber que um sol maior brilhava sobre mim, Quase me perdi... ia sem destino, mas o amor... No, no h lugar pra tristeza em quem sabe amar, uma luz que nos faz sonhar, uma alegria que te faz chorar E sofrer sorrindo sem temor... Olhe. Olhe. Olhe pro cu, j tempo de cair o vu, De sair amando espalhando a paz, a paz..badabau...(bis)

28

Orao do Jovem - Divaldo Franco

29

Bibliografia
A Bblia
Livro dos Espritos Nosso Lar Jesus no Lar Neio Lcio Palestras da internet

30

Vinde a mim, todos vs que estais aflitos e sobrecarregados, que Eu vos aliviarei...
(Matheus, cap. XI, vv.28)

Prece Final

32

Msica da Perece

33

You might also like