You are on page 1of 19

Aula apresentao baseada em: ARANHA, M. L Arruda. MARTINS, M. H. Pires. Filosofando Introduo Filosofia. So Paulo: Moderna, 2006. 3ed.

d. CHAU, Marilena. Convite filosofia. So Paulo: tica, 2000.

Toda e qualquer cincia humana.

Mas, o termo Cincias Humanas refere-se a todas as

cincias que tem no homem o OBJETO DE ESTUDO. Com Coprnico, o homem deixou de estar no centro do Universo. Com Darwin, o homem deixou de ser o centro do reino animal. Com Marx, o homem deixou de ser o centro da histria (que alis, no possui um centro). Com Freud, o homem deixou de ser o centro de si mesmo. Eduardo Prado Coelho
In ARANHA, M. L Arruda. MARTINS, M. H. Pires. Filosofando Introduo Filosofia. So Paulo: Moderna, 2006. 3ed. Pag. 201

Chau (2000) aponta que estas cincias possuem uma

situao especial: 1. Seu objeto (o ser humano) bastante recente, data do sculo XIX. Antes tudo o que se referia ao humano era tratado somente pela Filosofia. 2. Surgem depois das cincias matemticas e naturais. Elas j estavam constitudas e com cientificidade e mtodo, produzindo largo conhecimento cientifico. O que levou as cincias humanas a imit-las. Nas palavras de Chau:
(...) para ganhar respeitabilidade cientfica, as disciplinas conhecidas como cincias humanas procuraram estudar seu objeto empregando conceitos, mtodos e tcnicas propostos pelas cincias da Natureza. (pag.345)

3.

Por surgir no perodo em que prevalecia a concepo empirista e determinista da cincia, as cincias humanas acabaram trabalhando por analogia com as cincias naturais tornando os resultados contestveis e pouco cientficos.

Estas trs caractersticas fizeram alguns cientistas e filsofos acreditarem no ser possvel ter o homem como objeto de estudo. Aprofundemos um pouco mais...

Aranha (2006) aponta que as dificuldades das cincias

humanas so de cunho metodolgico, quanto a iseno do estudo daquilo que diz respeito ao prprio sujeito to diretamente. Ela aponta 4 dificuldades principais: 1. A complexidade humana resiste s tentativas de simplificao. 2. A experimentao 3. A matematizao 4. A subjetividade em oposio ao objetividade das cincias naturais. 5. A liberdade humana versus o determinismo da natureza

1.

A complexidade humana resiste simplificao:

s tentativas de

A complexidade inerente aos fenmenos humanos, sejam eles psquicos, sociais ou econmicos, resiste s tentativas de simplificao. As cincias da natureza conseguem resultados mais simplificados, o que no acontece com o estudo dos seres humanos . Afinal o comportamento humano resulta de mltiplas influncias como a hereditariedade, o meio, os impulsos, os desejos, a memria, a vontade e a conscincia dela.

2.

A experimentao:

No que ela seja impossvel, mas difcil identificar e controlar os diversos aspectos que influenciam os atos humanos. Alm disso, a natureza artificial dos experimentos controlados pode falsear os resultados. (pag. 202) Outros aspectos importante a salientar quanto a experimentao: - A interpretao do pesquisado quanto s instrues da experimentao; - A repetio da experincia altera o efeito do que se quer experimentar; - Restries de carter moral, no sendo licito por em risco a integridade fsica dos indivduos; - As experimentaes partem do comportamento exterior do indivduo ou do seu relato sobre a experincia (a introspeco).

A Matematizao: Diferente das cincias naturais que prezam pelos dados quantitativos, as cincias humanos trabalham com fenmenos essencialmente qualitativos. Assim quando possvel quantificar faz-se pesquisas estatsticas com resultados sempre aproximados e sujeitos a interpretao do pesquisador. 4. A subjetividade em oposio a objetividade das cincias naturais: Para as cincias naturais fundamental a descentralidade do sujeito no processo de conhecer , lanar hipteses que so testveis por todos. J nas cincias humanas fica impossvel separar o sujeito congnoscente do objeto a ser conhecido, principalmente quanto sujeito e objeto so da mesma natureza.
3.

5.

A liberdade humana versus o determinismo da natureza:

Um ultimo aspecto apontado pela autora a liberdade humana. Aranha aponta que o determinismo das cincias da natureza no podem ser deslocados simplesmente para as cincias humanas. Para ela impossvel dizer que as leis naturais podem se aplicar aos seres humanos, pois estes possuem maneiras diferentes de interpretar as coisas, mesmo sendo condicionados de forma parecida. *

Em geral, existem duas tradies metodolgicas das

cincias humanas:
A Positivista A Hermeneutica.

Mas as cincias humanas tem uma relao muito umbilical

com a filosofia tendo sido influenciada principalmente pela fenomenologia, pelo estruturalismo e pelo marxismo. Nas palavras de Chau:
Em resumo, a fenomenologia permitiu a definio e a delimitao dos objetos das cincias humanas; o estruturalismo permitiu uma metodologia que chega s leis dos fatos humanos, sem que seja necessrio imitar ou copiar os procedimentos das cincias naturais; o marxismo permitiu compreender que os fatos humanos so historicamente determinados e que a historicidade, longe de impedir que sejam conhecidos, garante a interpretao racional deles e o conhecimento de suas leis. (pag. 351)

Positivismo Comte e Stuart Mill (sculo XIX)


Monismo metodolgico a possibilidade de todas as cincias

se submeterem a um nico mtodo; A fsica matemtica impe-se como ideal metodolgico; A explicao causal so recusadas as explicaes teleolgicas (finalistas) pois no so cientficas.
Hermenutica (ou interpretao) Dilthey, Simmel e

Weber (final sc. XIX e inicio XX)


No homognea, porque abrange vrios pensadores de

linhas diferentes; Rechaam a o ideal metodolgico; As cincias humanas devem compreender as peculiaridades nicas do objeto; Usam a explicao e a compreenso como mtodo de anlise.

Com essas contribuies, que foram incorporadas de maneiras muito diferenciadas pelas vrias cincias humanas, os obstculos epistemolgicos foram ultrapassados e foi possvel demonstrar que os fenmenos humanos so dotados de sentido e significao, so histricos, possuem leis prprias, so diferentes dos fenmenos naturais e podem ser tratados cientificamente. CHAU (2000, pag. 351)

Psicologia
estudo

das estruturas, do desenvolvimento das operaes da mente humana (conscincia, vontade, percepo, linguagem, memria, imaginao, emoes); estudo das estruturas e do desenvolvimento dos comportamentos humanos e animais; estudo das relaes intersubjetivas dos indivduos em grupo e em sociedade; estudo das perturbaes (patologias) da mente humana e dos comportamentos humanos e animais.

Sociologia estudo das estruturas sociais: origem e forma das sociedades,

tipos de organizaes sociais, econmicas e polticas; estudo das relaes sociais e de suas transformaes; estudo das instituies sociais (origem, forma, sentido). Economia estudo das condies materiais (naturais e sociais) de produo e reproduo da riqueza, de suas formas de distribuio, circulao e consumo; estudo das estruturas produtivas relaes de produo e foras produtivas segundo o critrio da diviso social do trabalho, da forma da propriedade, das regras do mercado e dos ciclos econmicos; estudo da origem, do desenvolvimento, das crises, das transformaes e da reproduo das formas econmicas ou modos de produo.

Antropologia
estudo

das estruturas ou formas culturais em sua singularidade ou particularidade, isto , como diferentes entre si por seus princpios internos de funcionamento e transformao. A cultura entendida como modo de vida global de uma sociedade, incluindo: religio, formas de poder, formas de parentesco, formas de comunicao, organizao da vida econmica, artes, tcnicas, costumes, crenas, formas de pensamento e de comportamento, etc.; estudo das comunidades ditas primitivas, isto , tanto das que desconhecem a diviso social em classes e recusam organizar-se sob a forma do mercado e do poder estatal, quanto daquelas que j iniciaram o processo de diviso social e poltica.

Histria
estudo da gnese e do desenvolvimento das formaes sociais em

seus aspectos econmicos, sociais, polticos e culturais; estudo das transformaes das sociedades e comunidades como resultado e expresso de conflitos, lutas, contradies internas s formaes sociais; estudo das transformaes das sociedades e comunidades sob o impacto de acontecimentos polticos, econmicos, sociais e culturais; estudo dos acontecimentos que, em cada caso, determinaram ou determinam a preservao ou a mudana de uma formao social em seus aspectos econmicos, polticos, sociais e culturais; estudo dos diferentes suportes da memria coletiva (documentos, monumentos, pinturas, fotografias, filmes, moedas, lpides funerrias, testemunhos e relatos orais e escritos, etc.).

Lingustica
estudo das estruturas da linguagem como sistema dotado de

princpios internos de funcionamento e transformao; estudo das relaes entre lngua (a estrutura) e fala ou palavra (o uso da lngua pelos falantes); estudo das relaes entre a linguagem e os outros sistemas de signos e smbolos ou outros sistemas de comunicao.
Psicanlise
estudo da estrutura e do funcionamento do inconsciente e de

suas relaes com o consciente; estudo das patologias ou perturbaes inconscientes e suas expresses conscientes (neuroses e psicoses).

Devemos observar que: cada uma das cincias humanas subdivide-se em vrios ramos, definidos pela especificidade crescente de seus objetos e mtodos. Assim, podemos falar em psicologia social, clnica, do desenvolvimento, da aprendizagem, da criana, do adolescente, etc. Ou em sociologia poltica, do trabalho, rural, urbana, econmica, etc. Tambm podemos falar em histria econmica, poltica, oral, social, etc. Ou levar em considerao que a antropologia depende de investigaes feitas pela etnografia e pela etnologia ou pela arqueologia, assim como a lingustica trabalha com a fonologia, a fontica, a gramtica, a semntica, a sintaxe, etc.; embora com campos e mtodos especficos, as cincias humanas tendem a apresentar resultados mais completos e satisfatrios quando trabalham interdisciplinarmente, de modo a abranger os mltiplos aspectos simultneos e sucessivos dos fenmenos estudados;

os desenvolvimentos da lingustica, da antropologia e da

psicanlise suscitaram o aparecimento de uma nova disciplina ou interdisciplina cientfica: a semiologia, que estuda os diferentes sistemas de signos e smbolos que constituem as mltiplas e diferentes formas de comunicao. O desenvolvimento da semiologia conduziu ideia de que signos e smbolos so aes e prticas scio histricas, isto , esto referidos s relaes sociais e s suas condies histricas, cada sociedade e cada cultura constituindo-se como um sistema que integra e totaliza vrios subsistemas de signos e smbolos (linguagem, arte, religio, instituies sociais e polticas, costumes, etc.). Vrios estudiosos propuseram que o mtodo das cincias humanas fosse capaz de descrever e interpretar esses subsistemas e o sistema geral que os unifica. Esse mtodo a semitica, tomada como metodologia prpria s cincias humanas e capaz de unific-las.

You might also like