You are on page 1of 24

Preservando a unidade no Casamento

Sem. Manoel Cosmo e Sem. Ana Chagas

Portanto, o que Deus ajuntou no o separe o homem. (Mt 19.6b)

Num mundo em que o divrcio algo a que todo casamento est fadado
O casal cristo deve preservar ao mximo o seu relacionamento para que o mundo veja o seu exemplo e para que Deus seja glorificado por meio dele.

Portanto, o que Deus ajuntou no o separe o homem. (Mt 19.6b)

Mas, s vezes ns mesmos causamos esta separao quando dificultamos as coisas para o nosso cnjuge...

Preserve a sua unidade com o seu cnjuge

O individualismo
Este , sem dvida, um dos fatores que mais afastam o casal e, consequentemente, toda a famlia. Filhos que contemplam pais que vivem cada qual em seu mundo e no v neles unidade alguma, tem uma grande probabilidade de se tornarem maridos e pais alheios e ausentes tambm. Precisamos construir um ambiente onde o EU e o MEU sejam palavras estranhas e que o NS e o NOSSO sejam palavras comuns. Lar no casa de tijolos, mas um ambiente onde se vive em unidade e harmonia para a glria de Deus.

Acabe com o distanciamento que est prejudicando o relacionamento de toda a sua Famlia

At que a morte nos separe... Ou...


...At que os filhos nos separem. (quando brigamos por causa deles). ... At que o dinheiro nos separe.(quando no nos submetemos ao governo de Deus sobre todas as reas do nosso casamento e queremos fazer tudo do nosso jeito. E ainda, quando no contamos um com o outro na administrao daquilo que de Deus, do qual somos mordomos).

... At que a Internet nos separe. (Quando somos infiis virtualmente, ou defraudamos o nosso cnjuge lhe negando o tempo e ateno que lhe devido).

No se recusem um ao outro, exceto por mtuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem orao. Depois, unam-se de novo, para que Satans no os tente por no terem domnio prprio.
(1 Co 7.5)

... At que nossos parentes nos separem. (Quando deixamos que terceiros entrem em nosso relacionamento. Pessoas que se divorciaram tm poder de influenciar um dos cnjuges a desistir do outro ao surgimento dos primeiros problemas). ... At que as nossas diferenas socioculturais nos separem. (Quando estas diferenas comeam a terem maior destaque do que o amor. O amor tudo suporta (1 Co 13.7)).

... At que a monotonia da rotina nos separe.

Cultive o romantismo! Conquiste o seu cnjuge a cada dia!

Sempre pea perdo e perdoe sempre. Diga-lhe todos os dias: Eu amo voc!

Compreenda o seu cnjuge nos momentos difceis.

Fale no ouvido enquanto ela faz as tarefas domsticas!

Ah! E a ajude tambm!

A base do relacionamento: DEUS


O cordo de trs dobras no se rebenta com facilidade. (Ec 4. 12b)

O temor do Senhor a base da bno

Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! (Sl 128.1)

O temor ao Senhor e seus resultados na vida do casal e da Famlia como um todo


H reverncia e fidelidade ao Senhor. E em conseqncia desta fidelidade ao Senhor: Somos fiis um ao outro como casal.

Somos fiis aos nossos filhos: 1) Dando exemplo de Pais fiis ao Senhor (Diligncia em dirigir a Famlia devoo pessoal e coletiva- O Pai deve encabear a edificao espiritual no Lar);

2) Mantendo a unidade diante dos filhos.


Deixem que seus filhos percebam o quanto vocs se amam e continuam interessados um pelo outro, at mesmo no hbito de fazer um carinho, dar um beijo, um cheiro no cangote; demonstrar que so de fato um casal; e no apenas duas pessoas que moram sob o mesmo teto com o nico objetivo de criar e educar filhos. Eles devem perceber que entre os pais no h brechas para mais nada e mais ningum no sentido de honra, valor e cumplicidade. No aceitando queixas deles contra o seu cnjuge; mesmo que depois conversem em particular a respeito de algum fato. (At porque depois de cumprirem este papel de cri-los, o ninho ficar vazio. E quando estas coisas no so cultivadas no decorrer da vida a dois desde o incio que neste perodo ocorre a maior percentagem de divrcios).

S alguns lembretes:
Dialoguem sobre TUDO. Muitos sofrem e acabam separados porque simplesmente nunca disseram o que desejavam do cnjuge nem nunca quiseram ouvir o que o cnjuge desejava deles. No se esqueam de que as particularidades do casal so somente do casal. No pode haver terceiros envolvidos nem na vida do casal nem sabendo do que se passa entre o casal na sua intimidade. (Pv. 5.15-21)

S em Deus podemos ter um Lar abenoado!

As sete bem-aventuranas do Matrimnio


1. Bem-aventurados os cnjuges que so corteses um com o outro assim como o so com os amigos. 2. Bem-aventurados os cnjuges que conseguem resolver os seus problemas de adaptao sem a interferncia de terceiros. 3. Bem-aventurados os cnjuges que diariamente perdoam tudo, tudo mesmo. 4. Bem-aventurados os cnjuges que no criticam os familiares um do outro, e no aceitam crticas da parte deles. 5. Bem-aventurados os cnjuges que abominam aquele tringulo amoroso que tem sido a peste dos casamentos. 6. Bem-aventurados os cnjuges que buscam estabelecer aquele outro tringulo amoroso que a salvao do amor e a sua garantia de perpetuidade, ou seja, MARIDO, DEUS e ESPOSA. 7. Bem-aventurados os cnjuges que fazem da Bblia um Livro de estudo dirio.
SETE so os dias da semana, SETE so as cores do arco-ris, SETE so as maravilhas do mundo antigo, SETE so as notas musicais. SETE foram as ltimas frases Jesus na Cruz. SETE indica plenitude! SETE no lembra nada a voc?
Fonte: Rede Maranatha, As sete bem-aventuranas do Matrimnio, disponvel em: http://www.redemaranatha.com.br/?p=1458, acesso em 18/05/2013.

You might also like