You are on page 1of 21

Desencarnao

"Em verdade, em verdade vos digo que, se algum guardar a minha palavra, nunca ver a morte." Jesus. (Joo, 8:51.)

A Alma Aps a Morte

No instante da morte a alma volta ao mundo dos Espritos donde se apartara por algum tempo. (LE - Item 149)

Separao da Alma e do Corpo

O corpo quase sempre sofre mais durante a vida do que no momento da morte. (LE.154) A separao da alma e do corpo ocorre quando os laos que a retinham se rompem. (LE.155) Esta separao se d gradualmente. Os laos se desatam pouco a pouco, no se rompem. (LE155)

Separao da Alma e do Corpo

Muitas vezes a alma sente o desprendimento e se esfora para ajudar e goza por antecipao do estado de esprito. (LE.157) A lagarta que se arrasta e depois da morte aparente na crislida renasce, nos d uma idia acanhada do que a morte. (LE.158)

Separao da Alma e do Corpo

A sensao da alma aps a morte varia. Para o justo boa para quem praticou o mal no .(LE.159). Muitas vezes, espritos nossos conhecidos, nos ajudam no desligamento e encontramos muitos que a tempo no vamos. (LE.160).

Separao da Alma e do Corpo

Geralmente em caso de morte violenta a separao da alma e a cessao da vida ocorrem simultaneamente. (LE.161). Aps decapitao o homem conserva por minutos a conscincia de si, mas tambm tem casos de perda da conscincia. (LE.162).

Separao da Alma e do Corpo

A perturbao que o esprito sofre ao encarnar muito maior e mais longa do que ao desencarnar. (LE.339)

O Esprito, visto que o corpo privado de vida , a partir de ento, sem utilidade, deixa-o como se abandona uma casa em runa ou uma vestimenta imprestvel. ( A gnese)

Fenmeno da morte ou desencarnao

A extino da vida orgnica acarreta a separao da alma em conseqncia do rompimento do lao fludico que une ao corpo, mas essa separao nunca brusca. O fluido perispiritual s pouco a pouco se desprende de todos os rgos, de sorte que a separao s completa e absoluta quando no mais reste um tomo do perisprito ligado a uma molcula do corpo. (O cu e o inferno)

Fenmeno da morte ou desencarnao


A morte uma simples mudana de estado, a destruio de uma forma frgil que j no proporciona vida as condies necessrias ao seu funcionamento e a sua evoluo. Para alem da campa, abre-se uma nova fase de existncia. (Leon Denis)

PERANTE A DESENCARNAO

Resignar-se ante a desencarnao inesperada do parente ou do amigo, vendo nisso a manifestao da Sbia Vontade que nos comanda os destinos. Maior resignao, maior prova de confiana e entendimento. Nem todo Esprito se desliga prontamente do corpo. Emitir para os companheiros desencarnados, sem exceo, pensamentos de respeito, paz e carinho, seja qual for a sua condio. Andr Luiz

PERANTE A DESENCARNAO

Desterrar de si quaisquer conversaes ociosas, tratos comerciais ou comentrios imprprios nos enterros a que comparecer. O corpo que morre no se refaz. Aproveitar a oportunidade do sepultamento para orar, ou discorrer sem afetao, quando chamado a isso, sobre a imortalidade da alma e sobre o valor da existncia humana. Andr Luiz

TEMAS DA VIDA E DA MORTE

Compreendendo que o fenmeno da morte faz parte do compromisso da vida, o homem se arma de valores para o momento da prpria como da libertao dos afetos, que voltar a encontrar na grande ptria de onde todos procedemos.

MANOEL P. DE MIRANDA

TEMAS DA VIDA E DA MORTE

Morrer desnudar-se diante da vida, verdadeira bno que traz o Esprito de volta ao convvio da famlia de onde partiu... A experimentao medinica desenvolvida pelo Espiritismo o mais seguro guia destinado a esclarecer o transe da morte e preparar os homens para a inevitvel decorrncia libertadora. A libertao, todavia, depende de cada criatura que experimenta o acidente fisiolgico que lhe interrompe o ciclo, propiciando a tranqilidade ou o demorado sofrimento que carpir. Manoel P. DE MIRANDA

Bibliografia:
Livro dos Espritos Allan Kardec A Gnese Allan Kardec O Cu e o Inferno Allan Kardec Leon Denis Andr Luiz Manoel P. de Miranda.

ETAPAS DA DESENCARNAO E SEU PARALELO COM A FISIOLOGIA DO DESENCARNE

MENSAGEM FINAL

You might also like