You are on page 1of 59

Instrumentos de Avaliao Geritrica

Tatiana Quarti Irigaray Psicloga (UFRGS) Mestre em Gerontologia Biomdica (PUCRS)

Porto Alegre, Maro de 2007

Avaliao Geritrica
A avaliao geritrica associa informaes obtidas na histria clnica e no exame fsico tradicionais com dados produzidos por um conjunto de instrumentos especficos. Os instrumentos de avaliao permitem detectar incapacidades, planejar cuidados prolongados, avaliar a gravidade da doena e avaliar o progresso do paciente. A condio funcional do paciente idoso um dos itens mais importantes.

Rev Sade Pblica 2006;40(4):712-9

Instrumentos de Avaliao Geritrica


Os instrumentos facilitam a avaliao geritrica. So capazes de detectar sinais de demncia, delirium, depresso, efeitos colaterais de medicamentos, etc.

A identificao das condies funcionais do paciente leva ao desenvolvimento de um plano adequado de interveno que visa o tratamento das doenas diagnosticadas.
O uso de instrumentos indispensvel na avaliao do comprometimento do paciente geritrico.

Freitas e Miranda (2006)

Avaliao Geritrica
Vrios fatores se relacionam com a sade do idoso (mdicos, sociais, psicolgicos, fatores ambientais, entre outros). O conhecimento das alteraes prprias do processo envelhecimento fundamental nessa complexa avaliao. de

Existem teste especficos para avaliar as alteraes que acometem as pessoas idosas.

Anamnese e Exame Fsico.

Freitas e Miranda (2006)

Avaliao Geritrica
Objetivo Principal Identificar as limitaes da paciente geritrico, quantific-las e estabelecer a conduta teraputico adequada. Principais reas: deteco de doenas crnicas, da funo fsica e mentas, as condies sociais e familiares.

Freitas e Miranda (2006)

Avaliao Geritrica
Avaliao Clnica Exige grande perspiccia por parte do examinador. Frequentemente, a apresentao clnica do idoso atpica. necessria ateno para os sintomas inespecficos.

O uso de escala de auto-avaliao de sade til. Estudos j demonstraram que o idoso que avalia seu estado de sade como ruim realmente tem pior diagnstico.

Freitas e Miranda (2006)

Auto-avaliao de Sade
Existe uma estreita relao entre qualidade de vida e intensidade de sintomas depressivos no idoso. O indivduo que avalia a sua qualidade de vida como negativa apresenta significativamente mais sintomas depressivos comparativamente aos que tem esperana. As variveis sintomatologia depressiva e nvel de independncia so importantes para a percepo saudvel ou doente. Quanto maior o nvel de depresso, maior a associao com percepo doente. Por outro lado, quanto maior o nvel de independncia, maior a percepo saudvel.

Trentini (2004)

Avaliao Cognitiva
Importncia da Avaliao Cognitiva
Para a autonomia e capacidade de auto-cuidado. Influencia decises a respeito da possibilidade de o idoso continuar a viver com independncia (dirigir, cuidar de suas finanas e manejar suas medicaes).

Estudos apontam declnios cognitivos mesmo em idosos no acometidos por doenas (memria, ateno e funo executiva).
Yassuda e Abreu (2006)

Avaliao Cognitiva
O declnio cognitivo tambm pode ser causado por: tumores traumas infeces anxia uso de lcool ou de outras substncias doena vascular desordens psiquitricas (esquizofrenia, depresso crnica) condies neurolgicas (DP, esclerose mltipla, doenas neurodegenerativas)
Yassuda e Abreu (2006)

Avaliao Cognitiva no Idoso


Diferenciar o envelhecimento normal do patolgico. Determinar se o desempenho observado em tarefas cognitivas est dentro da normalidade, para a idade e para a escolaridade, ou se este indica declnio alm do esperado. Presena ou ausncia de dficits cognitivos para as principais funes. Estabelece o perfil do declnio em cada funo. A magnitude do dficit para o indivduo na vida real.
Yassuda e Abreu (2006)

Principais Funes Cognitivas


Ateno Funo executiva (habilidades necessrias para o desempenho de comportamentos complexos) Memria Habilidades visuo-espaciais Linguagem

Avaliao Cognitiva
Principais instrumentos utilizados no Brasil Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) Teste do relgio (TR) Prova de Fluncia Verbal (categoria animais) Lista de palavras do CERAD (Consortium to Establish a Registry for Alzheimers Disease)

Nitrini, Caramelli, Bottino et al. (2005) Arq Neuropsiquiatr;2005, 63 (3-A):720-727

Mini-Exame do Estado Mental


O Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) foi elaborado por Folstein et al (1975). a escala mais utilizada para avaliar a funo cognitiva de idosos (Almeida, 2000). Pode ser usado isoladamente ou incorporado a instrumentos mais amplos. Permite a avaliao da funo cognitiva e rastreamento de quadros demenciais.
Brucki,Nitrini, Caramelli, Bertolucci e Okamoto (2003) Arq Neuropsiquiatr;61(3-B):777-781

Mini-Exame do Estado Mental


Na clnica, tem sido utilizado na deteco de perdas cognitivas, no seguimento evolutivo de doenas e no monitoramento de resposta ao tratamento ministrado. Em pesquisa, utilizado em estudos epidemiolgicos populacionais, fazendo parte integrante de vrias baterias neuropsicolgicas. Tambm tem sido utilizado na avaliao de resposta a drogas de experimentao.

Faz parte de vrias baterias de testes neuropsicolgicos, tais como o The Consortium to Establish a Registry for Alzheimers Disease (CERAD), o Cambridge Examination for Mental Disorders of the Elderly (CAMDEX-R) e o A Structured Interview fo r the Diagnosis of Dementia (SIDAM).

Rev Sade Pblica 2006;40(4):712-9

Mini-Exame do Estado Mental


Forte influncia da escolaridade sobre os escores totais do MEM. Foram feitas algumas adaptaes para o uso em nosso meio.

Fcil e rpida aplicao (5-10 minutos).


Composto por diversas questes agrupadas em 7 categorias: orientao para o tempo, orientao para local, registro de trs palavras, ateno e clculo, lembranas das trs palavras, linguagem e capacidade construtiva visual (Almeida, 2000).

Brucki,Nitrini, Caramelli, Bertolucci e Okamoto (2003) Arq Neuropsiquiatr;61(3-B):777-781

Mini-Exame do Estado Mental


1. Orientao temporal (0-5): ANO ESTAO - MS DIA - DIA DA SEMANA 2. Orientao espacial (0-5): ESTADO RUA - CIDADE - LOCAL - ANDAR 3. Registro (0-3): nomear: PENTE - RUA CANETA 4. Clculo- tirar 7 (0-5): 100-93-86-79-65 5. Evocao (0-3): trs palavras anteriores: PENTE RUA - CANETA 6. Linguagem 1 (0-2): nomear um RELGIO e uma CANETA 7. Linguagem 2 (0-1): repetir: NEM AQUI, NEM ALI, NEM L 8. Linguagem 3 (0-3): siga o comando: Pegue o papel com a mo direita, dobre-o ao meio, coloque-o em cima da mesa. 9. Linguagem 4 (0-1): ler e obedecer: FECHE OS OLHOS 10. Linguagem 5 (0-1): escreva uma frase completa 11. Linguagem 6 (0-1): copiar o desenho.

Minimental State Examination MMSE (Folstein et al., 1975) Traduo de Bertolucci et al. (1994)

Mini-Exame do Estado Mental


Escores
Escore total depende do nvel educacional. Escores diferenciados para idosos com e sem escolaridade. Pontos de corte - 13 para analfabetos, 18 para escolaridade baixa/mdia e 26 para alta escolaridade (Bertolucci et al., 1994).

Pontos de corte 19/20 para idosos sem escolaridade e 23/24 para idosos com educao escolar (Almeida, 1998).

Mini-Exame do Estado Mental


Pontos de corte Podem ser diferentes dependendo da doena do paciente. Indivduos parkinsonianos tero possivelmente maiores dificuldades no sete seriado, no desenho ou na repetio. Pacientes com doena de Alzheimer inicial podero apresentar somente queda mais evidente na recordao das palavras. Diferentes perfis, dependendo do quadro. Sujeitos com escores inferiores aos das medianas descritas devem ser submetidos a uma avaliao mais detalhada.
Brucki,Nitrini, Caramelli, Bertolucci e Okamoto (2003) Arq Neuropsiquiatr;61(3-B):777-781

Teste do Relgio
Avalia a funo cognitiva (funo visuo-espacial e funo executiva).
um teste simples que pode ser facilmente incorporado prtica clnica, melhorando a deteco de quadros de dficit cognitivo. Menor influncia do grau de escolaridade na realizao do teste. um teste totalmente qualitativo. Tempo de aplicao = 2 minutos

Teste do Relgio
O TR possui boa confiabilidade entre observadores e teste-reteste.
Boa correlao com o MEM. Estudos mostram pior desempenho no TR com o aumento da idade, com a reduo da escolaridade e no sexo feminino.

Fuzikawa, Ucha, Lima-Costa (2003)

Teste do Relgio
Aplicao Solicitar ao paciente que desenhe os nmeros do relgio, marcando determinada hora, sem mencionar a necessidade de ponteiros. O crculo pode ou no ser oferecido previamente. O teste considerado completo quando o paciente desenha todos os nmeros do relgio, espacialmente bem distribudos, e os ponteiros marcando a hora solicitada. O teste no cronometrado e pode ser repetido quantas vezes forem necessrias.

Teste do Relgio
"Este crculo um relgio. Desenhe todos os nmeros marcando 9 horas e 20 minutos."

Teste do Relgio
Interpretao
0 = Inabilidade absoluta de representar o relgio. 1 = O desenho tem algo a ver com o relgio, mas com desorganizao visuo-espacial grave. 2 = Desorganizao visuo-espacial moderada que leva a uma marcao de hora incorreta, perseverao, confuso esquerdadireita, nmeros faltando, nmeros repetidos, sem ponteiros, com ponteiros em excesso. 3 = Distribuio visuo-espacial correta com marcao errada da hora. 4 = Pequenos erros espaciais com dgitos e hora corretos. 5 = Relgio perfeito
Shulman (2000)

Teste do Relgio

O paciente foi solicitado a desenhar um relgio marcando 2h 45.

Teste do Relgio

Figura 1. Imagem espelhada dos nmeros e insucesso ao marcar a hora (10h30). Figura 2. Faltam os nmeros do lado esquerdo do relgio.

Teste do Relgio

Figura 1. Omisso do nmero 5 e preserverao do nmero 3. Figura 2. Disposio simtrica dos nmeros nos dois lados do relgio.

Fluncia Verbal
Categoria Animais Avalia a funo executiva Instruo Pede-se ao paciente para dizer o maior nmero de animais possveis em 1 minuto. Fale todos os animais que conseguir lembrar. Vale qualquer bicho. Quando so lembrados animais cuja denominao de gnero semelhante (gato e gata), um deles no pontuado. Quando a denominao diferente de gnero diferente (cavalo e gua), ambos so pontuados

Isaacs e Kennie (1973)

Fluncia Verbal
Categoria Animais

pontuada a denominao genrica de subcategorias de animais (peixe ou pssaros), mas apenas quando no seguidas por exemplos de classe. A seqncia gato, cavalo, peixe, vaca receberia 4 pontos.
A seqncia gato, gata, peixe, tubaro, baleia receberia 3 pontos.

Isaacs e Kennie (1973)

Fluncia Verbal
Escores

Indivduos normais com escolaridade de 8 anos ou mais so capazes de evocar pelo menos 13 animais.
Indivduos normais com menos de 8 anos de estudo so capazes de evocar pelo menos 9 animais.

Isaacs e Kennie (1973)

Fluncia Verbal

Grupo controle (mdia de 75,9 anos) = 15 pontos

Grupo DA (mdia de 69,0 anos) = 7 pontos Estgio 1 (Escala de Pontuao Clnica de Demncia CDR). Essas pessoas pareciam normais a um exame causal. Ponto de corte = 12

Bertolucci, Okamoto, Neto, Ramos e Brucki, 1998

Lista de Palavras
So apresentadas, uma a uma, dez palavras no relacionadas para serem lidas em voz alta pelo examinando (ou examinador, caso a leitura esteja prejudicada) a um ritmo de uma palavra a cada 2 segundos.
Aps feita a evocao, por um perodo mximo de 90 segundos. O procedimento repetido, com as palavras em outra ordem, mais duas vezes.

Pontuao obtida pela soma das palavras evocadas nas trs tentativas, com um escore mximo de 30 pontos.

Atkinson e Shiffrin (1971)

Lista de Palavras

Grupo controle (mdia de 75,9 anos) = 18 pontos

Grupo DA (mdia de 69,0 anos) = 9 pontos Estgio 1 (Escala de Pontuao Clnica de Demncia CDR). Essas pessoas pareciam normais a um exame causal. Ponto de Corte = 14

Bertolucci, Okamoto, Neto, Ramos e Brucki, 1998

Lista de Palavras
Lista de palavras: MANTEIGA BRAO PRAIA CARTA RAINHA CABANA POSTE BILHETE ERVA MOTOR
Atkinson e Shiffrin (1971)

Capacidade Funcional
Medida do nvel de preservao do indivduo para realizar atividades de
vida diria (AVDs) e atividades instrumentais de vida diria (AIVDs). AVDs - autocuidado (alimentar-se, locomover-se, tomar banho, vestirse, usar o banheiro, entre outras). AIVDs permitem a vida independente na comunidade (fazer compras, cozinhar, arrumar a casa, telefonar, lavar roupa, entre outras. AAVDs no fundamentais para a vida independente, sua presena indicativa de maior capacidade funcional e melhor sade fsica e mental (dirigir, danar, viajar, andar de bicicleta, entre outras).
Aykawa e Neri (2005)

Escala de Katz (AVDs)


Atividade 1. Banho 2. Vestir-se 3. Higiene Pessoal 4. Transferncia 5. Continncia 6. Alimentao Independente
No recebe ajuda ou somente recebe ajuda para uma parte do corpo

Sim

No

Pega as roupas e se veste sem qualquer ajuda, exceto para arrumar os sapatos Vai ao banheiro, usa o banheiro, veste-se e retorna sem qualquer ajuda (pode usar andador ou bengala) Consegue deitar na cama, sentar na cadeira e levantar sem ajuda (pode usar andador ou bengala) Controla completamente urina e fezes Come sem ajuda (exceto para cortar carne ou passar manteiga no po)

Adaptado de Katz, Downs, Cash et al. Gerontologist, 1970; 10:20-30

Escala de Katz (AVDs)


Escore Total = somatrio de respostas tipo sim. 6 pontos = independncia para AVDs

4 pontos = dependncia parcial


2 pontos = dependncia importante. Tempo aplicao = 2 a 4 minutos

ndice de Barthel (AVDs)


Avalia o potencial funcional e os resultados do tratamento de reabilitao dos pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral e mede o grau de assistncia exigido pelo indivduo em 10 itens de AVDs envolvendo mobilidade e cuidados pessoais (alimentao, banho, higiene pessoal, vestir-se, controle de bexiga, do intestino, transferncia, deambulao e subir escada). Cada item avaliado por uma escala ordinal de 0 a 100. Abaixo de 50 significa dependncia nas AVDs.

Mahoney (1965)

Escala de Lawton (AIVDs)


1. Consegue usar o telefone?
sem ajuda com ajuda parcial no consegue sem ajuda com ajuda parcial no consegue sem ajuda com ajuda parcial no consegue sem ajuda com ajuda parcial no consegue sem ajuda com ajuda parcial no consegue sem ajuda com ajuda parcial no consegue sem ajuda com ajuda parcial no consegue sem ajuda com ajuda parcial no consegue sem ajuda com ajuda parcial no consegue

2. Consegue ir a locais distantes, usando algum transporte,s em necessidade de planejamento especiais? 3. Consegue fazer compras?

4. Consegue preparar suas prprias refeies?

5. Consegue arrumar a casa?

6. Consegue fazer trabalhos manuais domsticos, como pequenos reparos? 7. Consegue lavar e passar sua roupa?

8. Consegue tomar seus remdios na dose certa e no horrio correto? 9. Consegue administrar suas finanas?

3 2 1 3 2 1 3 2 1 3 2 1 3 2 1 3 2 1 3 2 1 3 2 1 3 2 1

Adaptado de Lawton, Moss, Fulcomer et al. J Gerontol, 1982; 37:91-99

Escala de Lawton (AIVDs)


Escores
Sem ajuda (3) = independncia Com ajuda parcial (2) = capacidade com ajuda No consegue (1) = dependncia Pontuao mxima = 27 pontos Escore tem significado apenas para o paciente individual, servindo como base para comparao.

Questes 4 e 7 podem ser adaptadas, conforme o sexo (ex.: subir escadas, cuidar do jardim).
Tempo de aplicao = 3 a 5 minutos

Depresso
Distrbio da rea afetiva ou do humor, que exerce forte impacto funcional em qualquer faixa etria. Natureza multifatorial, que envolve inmeros aspectos de ordem biolgica, psicolgica e social (Gordilho, 2002). Principais sintomas: humor deprimido e prazer em quase todas as atividades. perda de interesse ou

Depresso
Entre idosos, manifesta-se de forma heterognea (Batistoni, 2005).

Estudos mostram uma prevalncia que varia de 6,4 a 59,3% (Frank & Rodrigues, 2006).
20, 9% = distrito com melhor nvel socioeconmico. 36,8% no de pior nvel socioeconmico (Veras e Coutinho, 1991).

Depresso em Idosos
Fatores de risco
Falta ou perda de contatos sociais Histria de depresso pregressa Viuvez Eventos de vida estressantes Institucionalizao em casas asilares Baixa renda Insatisfao com o suporte social Isolamento social Ansiedade Falta de atividades sociais Nvel educacional baixo Uso de medicao antidepressiva

Depresso em Idosos
Estudos tm mostrado uma associao entre estado de sade fsica mais precrio e incio e persistncia de depresso.
Alteraes na sade so mais freqentes entre as pessoas de muita idade. Maior risco de apresentarem sintomas depressivos, no em decorrncia da idade mais avanada, mas por causa do estado de sade mais precrio.

Argimon & Stein, 2005

Depresso
A Escala de Depresso Geritrica (GDS) uma medida utilizada para o rastreamento de depresso em idosos. um dos instrumentos mais freqentes utilizados para este fim. composta por 30 itens na verso original e por 15 itens na verso curta. Foi desenvolvida especialmente para o rastreamento dos transtornos de humor em idosos, com perguntas que evitam a esfera das queixas somticas. composta por perguntas fechadas, apresentando respostas tipo sim ou no. Pode ser auto-aplicada ou aplicada por um entrevistador treinado.

Escala de Depresso Geritrica (GDS 15)


1. Em geral, voc est satisfeito(a) com sua vida? 2. Voc abandonou vrias de suas atividades ou interesses? 3. Voc sente que sua vida est vazia? 4. Voc se sente aborrecido(a) com freqncia? 5. Voc est de bom humor durante a maior parte do tempo? 6. Voc teme que algo de ruim acontea com voc? 7. Voc se sente feliz durante a maior parte do tempo? 8. Voc se sente desamparado(a) com freqncia? 9. Voc prefere ficar em casa a sair e fazer coisas novas? 10. Voc acha que apresenta mais problemas de memria do que antes? 11. Atualmente, voc acha maravilhoso estar vivo(a)? 12. Voc considera intil a forma em que se encontra agora? 13. Voc se sente cheio(a) de energia? 14. Voc considera sem esperana a situao em que se encontra? 15. Voc considera que a maioria das pessoas est melhor do que voc? Total sim/no sim/no sim/no sim/no sim/no sim/no sim/no sim/no sim/no sim/no sim/no sim/no sim/no sim/no sim/no

Adaptado de Yesavage et al. J Psychiat Res, 1983; 17 (1): 37-49

Escala de Depresso Geritrica (GDS 15)


Escores
As seguintes respostas valem 1 ponto: (1) no, (4) sim, (7) no, (10) sim, (13) no, (2) sim, (5) no, (8) sim, (11) no, (14) sim, (3) sim, (6) sim, (9) sim, (12) sim e (15) sim. Escores inferiores a 5 so normais 5-10 indicam depresso leve a moderada Escores acima de 10 indicam depresso grave.

GDS - 30
1. Voc est satisfeito com sua vida? 2. Abandonou muitos de seus interesses e atividades? 3. Sente que a sua vida est vazia? 4. Sente-se freqentemente aborrecido (a)? 5. Voc tem esperana quanto ao futuro? 6. Tem pensamentos negativos com freqncia? 7. Est de bom humor na maior parte do tempo? 8. Teme que algo ruim lhe acontea? 9. Sente-se feliz na maioria do tempo? 10. Sente-se desamparado (a) freqentemente? 11. Sente-se inquieto (a) freqentemente? 12. Prefere ficar em casa a sair e fazer coisas novas? 13. Preocupa-se muito com o futuro? 14. Tem mais problema de memria do que os outros? 15. Acha bom estar vivo? 16. Fica triste freqentemente? 17. Sente-se intil? 18. Preocupa-se muito com o passado? 19. Acha a vida interessante? 20. Para voc difcil comear novos projetos? 21. Sente-se cheio de energia? 22. Sente-se sem esperana? 23. Acha que os outros tm mais sorte que voc? 24. Preocupa-se com coisas sem importncia? 25. Sente vontade de chorar freqentemente? 26. difcil para voc se concentrar? 27. Sente-se bem ao acordar? 28. Prefere evitar reunies sociais? 29. fcil para voc tomar decises? 30. O seu raciocnio est to claro como antes? ( ) Sim (X) Sim (X) Sim (X) Sim ( ) Sim (X) Sim ( ) Sim (X) Sim ( ) Sim (X) Sim (X) Sim (X) Sim (X) Sim (X) Sim ( ) Sim (X) Sim (X) Sim (X) Sim ( ) Sim (X) Sim ( ) Sim (X) Sim (X) Sim (X) Sim (X) Sim (X) Sim ( ) Sim (X) Sim ( ) Sim ( ) Sim (X) No ( ) No ( ) No ( ) No (X) No ( ) No (X) No ( ) No (X) No ( ) No ( ) No ( ) No ( ) No ( ) No (X) No ( ) No ( ) No ( ) No (X) No ( ) No (X) No ( ) No ( ) No ( ) No ( ) No ( ) No (X) No ( ) No (X) No (X) No

Adaptado de Yesavage et al. J Psychiat Res, 1983; 17 (1): 37-49

GDS - 30
Escores 1 ponto para cada resposta depressiva

0 - 10 normal
11- 20 depresso mdia 21 - 30 depresso severa

Qualidade de Vida
Definio
A qualidade de vida definida como a percepo que o indivduo tem sobre a sua posio na vida no contexto de sua cultura e de acordo com os sistemas de valores da sociedade em que vive e em relao aos seus objetivos, expectativas, padres e preocupaes.

Grupo WHOQOL, 1998

Qualidade de Vida na Velhice

Bem-estar Psicolgico

Qualidade de vida percebida

Competncia comportamental

Condies ambientais

Lawton, 1991

Qualidade de Vida em Idosos


Estudos tm descrito uma relao entre qualidade de vida e intensidade de sintomas depressivos.

O indivduo que avalia a sua qualidade de vida como negativa apresenta significativamente mais sintomas depressivos em relao aos que tm esperana (Trentini, 2004).

WHOQOL
Instrumento desenvolvido pelo grupo de qualidade de vida da Organizao Mundial da Sade.
WHOQOL 100 (6 domnios: fsico, psicolgico, nvel de independncia, relaes sociais, meio-ambiente e espiritualidade). WHOQOL bref (4 domnios: fsico, psicolgico, relaes sociais e meio-ambiente). Composto por 26 questes.

Fleck et al. (1999)

Por favor, leia cada questo, veja o que voc acha e circule no nmero e lhe parece a melhor resposta.

muito ruim
1 Como voc avaliaria sua qualidade de vida? 1

ruim

nem ruim nem boa


3

boa

muito boa
5

muito insatisfeito 2 Quo satisfeito(a) voc est com a sua sade? 1

insatisfeito

nem satisfeito nem insatisfeito 3

satisfeito

muito satisfeito 5

As questes seguintes so sobre o quanto voc tem sentido algumas coisas nas ltimas duas semanas. nada 3 4 5 6 7 8 9 Em que medida voc acha que sua dor (fsica) impede voc de fazer o que voc precisa? O quanto voc precisa de algum tratamento mdico para levar sua vida diria? O quanto voc aproveita a vida? Em que medida voc acha que a sua vida tem sentido? O quanto voc consegue se concentrar? Quo seguro(a) voc se sente em sua vida diria? Quo saudvel o seu ambiente fsico (clima, barulho, poluio, atrativos)? 1 1 1 1 1 1 1 muito pouco 2 2 2 2 2 2 2 mais ou menos 3 3 3 3 3 3 3 bastante 4 4 4 4 4 4 4 extremamente 5 5 5 5 5 5 5

As questes seguintes perguntam sobre quo completamente voc tem sentido ou capaz de fazer certas coisas nestas ltimas duas semanas. nada 10 11 12 13 14 Voc tem energia suficiente para seu dia-a-dia? Voc capaz de aceitar sua aparncia fsica? Voc tem dinheiro suficiente para satisfazer suas necessidades? Quo disponveis para voc esto as informaes que precisa no seu dia-a-dia? Em que medida voc tem oportunidades de atividade de lazer? 1 1 1 1 1 muito pouco 2 2 2 2 2 mdio 3 3 3 3 3 muito 4 4 4 4 4 completamente 5 5 5 5 5

WHOQOL - bref

As questes seguintes perguntam sobre quo bem ou satisfeito voc se sentiu a respeito de vrios aspectos de sua vida nas ltimas duas semanas. muito ruim 15 Quo bem voc capaz de se locomover? 1 ruim nem ruim nem bom 3 bom muito bom 5

muito insatisfeito

insatisfeito

nem satisfeito nem insatisfeito

satisfeito

muito satisfeito

16 17

Quo satisfeito(a) voc est com o seu sono? Quo satisfeito(a) voc est com sua capacidade de desempenhar as atividades do seu dia-a-dia? Quo satisfeito(a) voc est com sua capacidade para o trabalho? Quo satisfeito(a) voc est consigo mesmo? Quo satisfeito(a) voc est com suas relaes pessoais (amigos, parentes, conhecidos, colegas)? Quo satisfeito(a) voc est com sua vida sexual? Quo satisfeito(a) voc est com o apoio que voc recebe de seus amigos? Quo satisfeito(a) voc est com as condies do local onde mora? Quo satisfeito(a) voc est com o seu acesso aos servios de sade? Quo satisfeito(a) voc est com o seu meio de transporte?

1 1

2 2

3 3

4 4

5 5

18 19 20

1 1 1

2 2 2

3 3 3

4 4 4

5 5 5

21 22 23 24 25

1 1 1 1 1

2 2 2 2 2

3 3 3 3 3

4 4 4 4 4

5 5 5 5 5

As questes seguintes referem-se a com que freqncia voc sentiu ou experimentou certas coisas nas ltimas duas semanas. nunca algumas vezes 2
freqentemente

muito
freqentemente

sempre

26

Com que freqncia voc tem sentimentos negativos tais como mau humor, desespero, ansiedade, depresso?

Algum lhe ajudou a preencher este questionrio?.................................................................. Quanto tempo voc levou para preencher este questionrio?.................................................. Voc tem algum comentrio sobre o questionrio? OBRIGADO PELA SUA COLABORAO

WHOQOL - bref

WHOQOL-OLD
Objetivo geral: adaptar a utilizao com adultos idosos e testar seu uso numa srie de testes de campo transculturais. Tal adaptao consistiu no desenvolvimento de um mdulo complementar que pode ser adicionado aos instrumentos do WHOQOL existentes. O objetivo final do trabalho foi a construo de um mdulo WHOQOL para adultos idosos (WHOQOL-OLD).

WHOQOL-OLD
24 itens da escala de Likert atribudos a seis facetas: Funcionamento do Sensrio (FS) Autonomia (AUT) Atividades Passadas, Presentes e Futuras (PPF) Participao Social (PSO)

Morte e Morrer (MEM)


Intimidade (INT)

WHOQOL-OLD
Cada uma das facetas possui 4 itens.
O escore pode oscilar de 4 a 20. Os escores destas seis facetas ou os valores dos 24 itens do mdulo WHOQOLOLD podem produzir um escore geral (global) para a qualidade de vida de idosos.

You might also like