You are on page 1of 1

LINHA DE PESQUISA: ENSINO DE BIOLOGIA

ALTERNATIVA DIDTICA LDICA PARA O ENSINO DE MAMFEROS


Leilane Pereira da SILVA, Gisele Holanda S, Francisca Carla de OLIVEIRA Granduanda em Licenciatura em Cincias Biolgicas, Campus Teresina- UFPI, Professora, Campus Teresina- UFPI

INTRODUO
Os mamferos surgiram a partir de rpteis, na Era Mesozoica, , apresentando uma grande diversidade, com cerca de 4800 espcies. Possuem caractersticas diversas, sendo a mais representativa a presena de glndulas mamrias (POUGH et al, 2008). Esto classificados em trs grupos: Prototheria (fig. 01), Metatheria (fig. 02) e Eutheria (fig. 03). O estudo dos mamferos de grande relevncia, uma vez que uma Classe bastante diversificada e que nem todos os seus representantes so amplamente conhecidos. Dessa forma, acredita-se que a aprendizagem da Classe Mammalia poder ser auxiliada pelo uso de atividades educativas ldicas. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo propor um jogo ldico que auxilie a construo do conhecimento acerca deste grupo, possibilitando uma melhor compreenso sobre o mesmo.

RESULTADOS
O trabalho aqui proposto foi desenvolvido e aplicado na disciplina Metodologia do Ensino de Cincias e Biologia para alunos do curso de Licenciatura em Cincias Biolgicas, no Campus Universitrio Ministro Petrnio Portela (Fig. 06 e 07)). Procurou-se mostrar aos discentes uma alternativa didtica para auxlio no trabalho em sala de aula. Posterior aplicao desta ferramenta didtica, os alunos envolvidos fizeram a anlise da proposta de atividade e procederam com sugestes.

Figura 06: Jogo pronto para ser aplicado.

Figura 07: Alunos no momento da aplicao do jogo.

CONCLUSO
Figura 01: Mamfero Prototheria: Equidna (Tachyglossus aculeatus) Figura 02: Mamfero Metatheria: Canguru Figura 03: Mamfero Eutheria: Gato (Felis silvestris catus ) (Macropus giganteus)

METODOLOGIA
Para concretizao deste trabalho, realizou-se uma pesquisa bibliogrfica acerca do tema e, posteriormente, foi desenvolvido um jogo didtico com o propsito de facilitar a aprendizagem do contedo Mamferos, para alunos do Ensino Fundamental e Mdio. Para elaborao do jogo (Fig. 04), foram utilizadas garrafas pets (Fig. 05), um painel de isopor, envelopes, cartas de perguntas e respostas, dado e uma bola.

Os jogos ldicos so importantes facilitadores do processo de ensino, atuando como coadjuvantes, que somado ao trabalho docente e s demais estratgias didtico-metodolgicas, promovero uma aprendizagem mais prazerosa e integral. Destarte, acredita-se que no processo de ensino a inventividade/criatividade docente emerge como um forte aliado e o uso do ldico como ferramenta didtica dinamiza o ensino e, indubitavelmente, implicar em melhores resultados, medida que contribuem para construo do conhecimento de maneira divertida e interativa.

REFERNCIAS
KISHIMOTO, T.M. et al. Jogo, brinquedo, brinquedo, brincadeira e a educao. 11 ed. So Paulo: Cortez, 2008. KRAEMER, M.L. Lendo, brincando e aprendendo. Campinas-SP. Autores associados, 2007. LOPES, S. G. B. C. Introduo ao estudo dos seres vivos: os vrus, os moneras, os protistas, os fungos as plantas e os animais. 1. ed. So Paulo: Saraiva, 1997, p. 398- 401 ORR, R. T. Biologia dos vertebrados. 5.ed. So Paulo: Roca, 1986 POUGH, F. H; JANIS, C. M; HEISER, J.B. A vida dos vertebrados. 4.ed. So Paulo: Atheneu, 2008.

Figura 04: Jogo Completo

Figura 05: Garrafas pets (pinos do jogo)

You might also like