You are on page 1of 41

MLTIPLOS OLHARES SOBRE AS RELIGIES AFRO-BRASILEIRAS EM PERSPECTIVA DE GNERO

Ariany Maria Farias de Souza Cidianna Emanuelly Melo do Nascimento

Ariany Maria Farias de Souza Cidianna Emanuelly Melo do Nascimento

UFPI/Graduada em Histria (UESPI)/ Especialista em Estgio, Movimentos Sociais e Cultura (UESPI)/ Mestranda em Antropologia (UFPI)/ Bolsista CAPES-FAPEPI.
UFPI/ Graduada em Enfermagem (FACID)/ Professora do Projeto de Extenso da Terceira Idade (UFPI)/ Mestranda em Antropologia (UFPI). (cidy_mello@hotmail.com).

CONSIDERAES INICIAIS
Nos ltimos anos, os estudos de gnero tm contribudo de maneira significativa para a introduo de novas abordagens da realidade em todos os campos de conhecimento. Os estudos de religio tambm tm sido influenciados por essa perspectiva de anlise. A incluso do estudo de gnero nas pesquisas sobre as religies vem construindo uma importante rea de reflexo. Abrem-se novas possibilidades tericometodolgicas de abordagem das questes culturais, dos discursos e prticas religiosas.

CONCEITUANDO GNERO

O que Gnero ?
uma dada maneira de olhar a realidade da vida (das mulheres e dos homens) para compreender:
As relaes sociais entre mulheres e homens;

As relaes de poder entre mulheres e homens, mulheres e mulheres, homens e homens.

Sexo # Gnero
SEXO:
Diferenas antomo-fisiolgicas existentes entre os homens e as mulheres

GNERO:

Maneira que as diferenas entre mulheres e homens assumem nas diferentes sociedades, no transcorrer da histria.

Gnero
o conjunto de caractersticas sociais, culturais, polticas, psicolgicas, jurdicas e econmicas atribudas s pessoas de forma diferenciada de acordo com o sexo.
As caractersticas de gnero so construes scio-culturais que variam atravs da histria e se referem aos papis psicolgicos e culturais que a sociedade atribui a cada um do que considera masculino ou feminino.

Certa vez Marx perguntou: O que um escravo negro? Um homem de raa negra. Esta explicao to boa quanto a outra: um negro um negro. Ele se torna um escravo somente em certas relaes. Poderamos ento parafrasear: O que uma mulher subordinada? Uma fmea da espcie humana. Esta explicao to boa quanto a outra: a mulher uma mulher. Ela se torna uma domstica, uma esposa, um objeto, uma coelhinha, uma prostituta, ou um ditafone humano somente em certas relaes
(Gayle Rubin americana) antroploga feminista norte-

Simone Beauvoir (1949): Ningum nasce mulher, torna-se mulher

Simone de Beauvoir com Sartre e Che Guevara

STATUS DA MULHER E RELAES DE GNERO


O conceito de relaes sociais de gnero representa um avano terico na medida em que busca desbiologizar os sexos, abandonando a analise dos papis desempenhados pelos mesmos em troca da anlise do interrelacionamento entre homens e mulheres.

Primeira onda do feminismo: sufragismo, visibilidade estudos de mulher


Segunda onda do feminismo (a partir dos anos de 1960): surgimento do conceito de Relaes de Gnero no bojo dos movimentos sociais, econmicos, polticos, direitos sexuais e reprodutivos e empoderamento das mulheres. uma categoria analtica relacional, envolvendo uma construo sciocultural, sendo um fenmeno multidimensional que se preocupa com as relaes de dependncia, poder e prestgio entre os sexos e que determinado historicamente.

CONCEITO DE RELAES DE GNERO


Categoria relacional: o gnero no existe no absoluto e fora do contexto das desigualdades entre homens e mulheres. Construo scio-cultural: os mecanismos sociais, econmicos e culturais que so os responsveis pela estratificao por gnero e no as caracters-ticas biolgicas. O gnero um elemento constitutivo das relaes socais. Relaes de dependncia, poder e prestgio: a desigualdade de gnero se d em vrias dimenses, pois existem assimetrias e hierarquias nas relaes entre homens e mulheres, com diferentes graus de acesso e controle sobre os recursos, com desigualdade no processo de tomada de decises e com a presena de relaes de dominao/subordinao entre os sexos. Categoria historicamente varivel: as relaes entre os sexo so assimtricas mas no estticas, isto , so relaes dinmicas, mutveis e que sofrem variaes tanto estruturais, quanto conjunturais e precisam ser contextualizadas historicamente.

CONCEITO Binrio DE RELAES DE GNERO

Joan Scott (1988): Gnero a organizao social da diferena sexual Bila Sorj (1992): O equipamento biolgico sexual inato no d conta da explicao do comportamento masculino e feminino observado na sociedade

Bandeira/Oliveira (1990): A introduo da questo de gnero nos estudos feministas um avano de carter epistemolgico, que marcou uma ruptura de ordem terico-metodolgica com conceitos pouco elaborados e com tendncias empiricistas

CONCEITO Binrio DE RELAES DE GNERO


Gnero se refere ao conjunto de relaes, atributos, papis, crenas e atitudes que definem o que significa ser mulher ou homem na vida social. Na maioria das sociedades as relaes de gnero so desiguais e desequilibradas no que se refere ao poder atribudo a mulheres e homens. As relaes de gnero, quando desiguais, tendem a aprofundar outras desigualdades sociais e a discriminao de classe, raa, casta, idade, orientao sexual, etnia, deficincia, lngua ou religio, dentre outras. Os desequilbrios de gnero se refletem nas leis, polticas e prticas sociais, assim como nas identidades, atitudes e comportamentos das pessoas. Os atributos e papis relacionados ao gnero no so determinados pelo sexo biolgico. Eles so construdos histrica e socialmente e podem ser transformados. (HERA, Idias para Ao, 1998)

CONCEITO No-Binrio de RELAES DE GNERO


Butler: o corpo biolgico tanto produz sexo e gnero, quanto
ele mesmo produzido pela saturao dessas categorias Como tratar a sexualidade difere da norma heterossexual e reprodutiva - especialmente travestis, transexuais, transgneros e intersexuais?
Dificuldade para lidar com o conceito no-binrio, mas com os

dados binrios.

Sociedade Ps-patriarcal
A histria do patriarcado no sculo XX basicamente a de um declnio gradual, comeando em diferentes pontos no tempo pelo mundo. A primeira ruptura ocorreu nos anos 1910, mediante ampla reforma consensual na Escandinvia e violenta revoluo na Rssia. O final dos anos 1940 e o incio dos anos 1950 proporcionaram outro importante degrau para baixo, nessa poca centrado no Leste Asitico no Japo, sob ocupao americana, e na China por meio da Revoluo Comunista. A tomada comunista da Europa Oriental significou que os sinos l tambm dobraram pelo patriarcado institucionalizado. Sem ser implementada em curto prazo, a Declarao Universal dos Direitos Humanos da ONU assinalou importante vitria global e constitucional contra o patriarcado. Finalmente, os anos que se seguiram a 1968, em particular os anos por volta de 1975 (Ano Internacional da Mulher), provocaram uma onda mundial contra os poderes e privilgios especiais de pais e maridos, com as primeiras rupturas vindas da Europa Ocidental e da Amrica do Norte, mas sem deixar nenhuma parte do planeta intocada (Goran Therborn, 2006, p. 430).

PATRIARCADO
Patriarcado uma palavra derivada do grego e se refere a um territrio ou jurisdio governado por um homem/patriarca => Ptria.

Pai, Ptria, Padre, Padrinho, Patrono e Patro Patrimnio = bens; Matrimnio = casamento Patriarcado = domnio do pai/marido (sobre as mulheres e os filhos) => Diviso sexual e social do trabalho => Desigualdades e Segregao

Como gnero relacional, quer enquanto categoria analtica, quer enquanto processo social o conceito deve ser capaz de captar a trama das relaes sociais, bem como as transformaes historicamente por elas sofridas atravs dos mais distintos processos sociais, trama essa na qual as relaes de gnero tm lugar. (Saffioti, 1992)

Gnero deve ser visto como elemento constitutivo das relaes sociais, baseadas em diferenas percebidas entre os sexos, e como sendo um modo bsico de significar relaes de poder (Scott, 1990).

GNERO NAS RELIGIES AFRO-BRASILEIRAS

20

A viso do feminino nas afro-religies


Nas religies afro-brasileiras, particularmente, o gnero parece ocupar uma posio de maior destaque em comparao s outras religies. Podemos perceber que na religio catlica, no permitido s mulheres dirigir a cerimnia de maior destaque, que a missa.

Nos templos evanglicos e pentecostais a situao se repete, pois a grande maioria de bispos do sexo masculino.

RELIGIO X GNERO
Quando h o cruzamento de religio e gnero, muito pode ser discutido. Quando a se inserem questes tnicas e de classe, mais questes surgem e, no universo das religies afrobrasileiras, todos esses pontos esto entrelaados.

RELIGIO X GNERO
A religio , antes de tudo, uma construo scio-cultural. Portanto, discutir religio discutir transformaes sociais, relaes de poder, de classe, de gnero, de raa/etnia; adentrar num complexo sistema de trocas simblicas, de jogos de interesse, na dinmica da oferta e da procura; deparar-se com um sistema scio-cultural permanentemente redesenhado que permanentemente redesenha as sociedades (SOUZA, 2004, p. 122-123).

RELIGIO X GNERO
Teixeira afirma que a religio predominantemente feminina: Os terreiros de candombl tm sido percebidos por estudiosos, literatos e pblico de maneira geral como espaos primordialmente femininos (TEIXEIRA, 2000, p. 197). Fenmeno curioso que acontece, como se pode perceber com certa naturalidade, esse da predominncia numrica feminina tambm em outras religies. Ao adentrarmos uma das muitas igrejas ou templos que se espraiam nesse Brasil de religiosidade plural e foradamente ecumnico, notamos de imediato a forte presena feminina. As mulheres compem, de fato, a maioria da populao de fiis (ROSADONUNES, 2005, p. 364).

Fiis Prtica Religiosa

RELIGIO X GNERO
A nossa religio, na frica comandada por homens, no Brasil se deu o inverso, porque aqui as mulheres foram as primeiras a conseguir as alforrias. Quando elas conseguiam as alforrias, elas j se tornavam comerciantes, elas vendiam jias, vendiam mugunz, elas vendiam acaraj, (...) ento, com essas vendas, elas comearam a comprar os seus pares e tambm a comprar seus companheiros tanto maritalmente como companheiros da escravido (...). A partir da, elas conseguiam a alforria e a independncia econmica primeiro do que os homens (...) talvez tenha sido Iemanj que deu essa fora pra elas e Oxum, as Iabs certo, porque eu acredito que, como vieram pelo oceano, Iemanj que deixou elas chegarem aqui, ento eu acho que Iemanj olhou assim e disse Na frica quem comanda so os homens, mas quem vai comandar no Brasil somos ns as mes, as mulheres.

RELIGIO X GNERO
Com isto, um dos produtos sociais da escravido foi, provavelmente, no s a mudana dos padres de comportamento, mas, sobretudo, no que se refere s concepes do que homens e mulheres representam culturalmente e do que se espera que faam socialmente. Esta situao foi prolongada depois do fim da escravido como consequncia da marginalidade econmica a que ficaram condenados os homens de cor.

DIVERSIDADE RELIGIOSA

27

Principais religies do mundo


REGIO DE ORIGEM
Oriente Mdio judasmo cristianismo islamismo f bah'

RELIGIO

N DE ADEPTOS
15 a 18 milhes 2,1 bilhes 1,3 bilhes 7 milhes

sia

Hindusmo
confucionismo budismo jainismo sikhismo xintosmo Religio tradicional chinesa Cristos independentes

900 milhes
6, 5 milhes 376 milhes 4,2 milhes 25 milhes 400 milhes 430 milhes 220 milhes 100 milhes
Fontehttp://www.google.com.br

Europa Oriental frica Negra Amrica Oceania Europa e Amrica do Norte Europa Vrias partes Ateus/Agnsticos/

Igreja Ortodoxa religies dos povos negro-africanos. religies das sociedades indgenas religies dos povos das ilhas do Pacfico, da Austrlia e da Nova Zelndia Igrejas Protestantes Espiritismo Novas religies

375 milhes 15 milhes 108 milhes de 780 milhes a 1,1 bilhes

28

Conceito e Caractersticas
http://www.pastoresdrascabral.com/

29

A palavra Religio
do latim re-ligare: voltar a ligar, ligar novamente, religar os seres humanos com Deus;

Outros significados
Ccero: do latim relegere, reler, reativo releitura das escrituras; Santo Agostinho (sc.IV): religere, reeleger , religao do ser humano novamente a Deus; Macrbio (sc. V): religio, de relinquere, o significado daquilo deixado pelos antepassados;
31

Caractersticas das religies:


a) Um sistema de princpios ou crenas no sobrenatural: concepes sobre o Universo, a Terra, o Homem, o Criador, a vida aps a morte; b) Divindade(s) ou ser(es) superior(es): com poder sobre o destino humano: deuses, anjos, demnios, elementais, semideuses, etc. ou em outras - valores morais e cdigos de conduta; c) Rituais (do latim ritualis) ou cerimnias: procedimentos ou atos que os seres humanos praticam, de religao ou contacto com a(s) divindade(s) (individuais ou coletivos);
32

Religio, intolerncia e conflitos

http://www.fatima.com.br/

33

Convivncia ao longo da Histria:


intolerncia diante de vrias diversidades: de gnero; de etnia; de gerao; de orientao sexual; de padro fsico-esttico; de religio; intolerncia religiosa: conflitos e guerras violentas foram (ainda so) travados em nome de determinada crena;
34

problema extremamente complexo: motivaes no exclusivamente religiosas, somam razes de ordem econmica/ social/ poltica/ cultural, variveis;

Exemplos histricos / atuais de conflitos:


entre judeus e cristos; entre cristos e islmicos; pela Inquisio contra os considerados hereges; guerras entre catlicos e protestantes (sc. XVI - XVII); imposio do cristianismo ou catolicismo sobre os indgenas da Amrica e os negros escravos; entre islmicos e cristos; entre catlicos e protestantes (Irlanda do Norte);

35

http://farm3.static.flickr.com/

Diante da intolerncia religiosa, o filsofo francs Voltaire, dizia no sculo XVIII: verdade que esses horrores absurdos no mancham todos os dias a face da terra; mas foram freqentes, e com eles facilmente se faria um volume bem mais grosso do que os Evangelhos que os reprovam.

36

http://sirismm.si.edu/

Mas a intolerncia religiosa tambm se expressa em pequenos conflitos cotidianos, quando se desqualifica pessoas por no pensarem religiosamente do mesmo modo de quem as desqualifica; ou quando se destri templos e smbolos de religies que se consideram adversrias; ainda, quando algum arroga para a sua crena o estatuto de religio e qualifica a crena alheia como seita.
37

O direito diversidade religiosa no Brasil e uma Educao para a tolerncia

38

http://www.infobrasil.org/

39

40

http://www.vertente.blog.br

http://www.tozco.com.br

41

You might also like