You are on page 1of 15

O que conhecimento?

Bibliografia: ARANHA, M. L Arruda. MARTINS, M. H. Pires. Filosofando Introduo Filosofia. So Paulo: Moderna, 2006. 3ed.

O conhecimento o esforo pelo qual procuramos nos apropriar intelectualmente dos objetos. Mas o que possvel conhecer?

Pedimos somente um pouco de ordem para nos proteger do caos. Nada mais doloroso, mais angustiante do que o pensamento que escapa de si mesmo, ideias que fogem. Que desaparecem apenas esboadas, j corrodas pelo esquecimento ou precipitadas em outras, que tambm no dominamos. (...) Perdemos sem cessar nossas ideias. por isso que queremos tanto agarrar-nos a opinies prontas. Deleuze e Guattari

O ato de conhecer
O que conhecer? Como conhecemos? O que possvel conhecer? O que a verdade do conhecimento?

Qual o critrio de verdade?

Formas possveis de conhecimento


A intuio - Mas o que intuio?

Intuio
Ns apreendemos o real tambm pela intuio, que uma forma de conhecimento imediato, isto , feito sem intermedirios, um pensamento presente ao esprito. Em latim TUERIEM = VER, ou seja, intuio uma viso sbita. inefvel, inexprimvel:

A intuio importante por ser o ponto de partida do conhecimento, a possibilidade da inveno, da descoberta, dos grandes "saltos" do saber humano.

Intuio
Partindo de uma diviso muito simplificada, a intuio pode ser de vrios tipos: intuio sensvel - o conhecimento imediato que nos dado pelos rgos dos sentidos: sentimos que faz calor; vemos que a blusa vermelha; ouvimos o som do violino. intuio inventiva - a do sbio, do artista, do cientista, quando repentinamente descobrem uma nova hiptese, um tema original. Tambm na vida diria, enfrentamos situaes que exigem solues criativas, verdadeiras invenes sbitas. intuio intelectual a que se esfora por captar diretamente a essncia do objeto. Por exemplo, a descoberta de Descartes do cogito (eu pensante) enquanto primeira verdade indubitvel.

Conhecimento Discursivo
Para compreender o mundo, para "organizar o caos", a razo supera as informaes concretas e imediatas que recebe, organizando-as em conceitos ou ideias gerais que, devidamente articulados, podem levar demonstrao e a concluses que se consideram verdadeiras. Diferentemente da intuio, a razo por excelncia a faculdade de julgar. Chamamos conhecimento discursivo ao conhecimento mediato, isto , aquele que se d por meio de conceitos. o pensamento que opera por etapas. por um encadeamento de ideias, juzos e raciocnios que levam a determinada concluso.

Conhecimento Discursivo
Para tanto, a razo precisa realizar abstraes. Abstrair significa "isolar", "separar de". Fazemos uma abstrao quando isolamos, separamos um elemento de uma representao, elemento este que no dado separadamente na realidade (representao significa a imagem, ou a ideia da "coisa" enquanto presente no esprito).

Pequeno exerccio, sair pelo campus e fazer a observao de um objeto, animal ou planta utilizando o que j vimos de intuio e conhecimento discursivo. (20 min)

Conhecimento Discursivo
Separamos um objeto qualquer e iniciamos por uma representao mental de natureza sensvel, concreta e particular Fazendo a abstrao, deixamos de lado caractersticas imediatas e nos focamos no ser o objeto. Assim chegamos ao conceito ou ideia de algo, que a sua representao intelectual, portanto imaterial e geral.

Ou seja, a ideia j no se refere mais a um objeto especifico e particular, mas a qualquer objeto que tenha as mesmas caractersticas gerais.

Conhecimento Discursivo
A apropriao intelectual do objeto supe a regularidade dos acontecimentos do mundo; caso contrrio, a conscincia nunca poderia superar o caos. Quanto mais abstrato um conceito, mais nos distanciamos da realidade concreta. a superao do aqui e agora. a elaborao de hipteses explicativas do real. No entanto, toda vez que a razo se distancia demais da realidade, o conhecimento se empobrece, sob algum aspecto. De outro lado, permanecer no nvel do vivido e da intuio impede o distanciamento fecundo da razo e da critica. O conhecimento se faz portanto, pela relao continua entre intuio e razo, entre vivncia teoria, entre concreto e abstrato.

Senso Comum e bom senso


Faz parte do conhecimento popular Se d muito mais com a intuio do que com o aprofundamento terico

Em alguns casos pode-se comprovar teoricamente, em outros no.


Vamos agora comparar dois textos que falam sobre o assunto.

You might also like