You are on page 1of 28

Escolher a estratgia competitiva

As empresas que no tiverem uma viso clara de como ser diferentes e nicas sero devoradas pela concorrncia Michael Porter

O Que Estratgia ?
Do grego: strategos
A estratgia o planejamento da gerncia para reforar a posio da organizao no mercado, promover a satisfao dos clientes e atingir os objetivos de desempenho. Conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e os planos para atingir os objetivos, qual situao a organizao se encontra e o que deseja ser. A primeira anlise sobre estratgia que ela tem compromisso com a ao(Decises a serem tomadas).

Efeitos das Decises Estratgicas


Tm efeito abrangente. so significativas na parte da organizao qual a estratgia se refere. Definem a posio da organizao relativamente a seu ambiente. Aproximam a organizao de seus objetivos de longo prazo. Logo, uma estratgia o padro global de decises de aes que posicionam a organizao em seu ambiente e tm o objetivo de faze-la atingir seus objetivos de longo prazo.

Definindo...

A estratgia e os objetivos descrevem um conceito do campo de atuao da empresa. Eles especificam o volume, a rea e as direes do crescimento, os principais pontos fortes e metas de responsabilidade.

Pontos Principais a Serem Analisados :


Clientes: H clientes para o negcio e estes esto dispostos a comprar o seu produto? Produtos substitutos: H produtos que possam substituir o seu? Estes so mais ou menos eficientes? Novos entrantes: Seu produto ou servio pode ser facilmente copiado. Este negcio poder ser viabilizado por um concorrente de outra forma? Concorrentes: Em alguns ramos de negcios, os concorrentes so inimigos perigosos, pois os mesmos j detm uma grande parcela do mercado. H ainda mercado para o seu negcio?

Principais Caractersticas das Estratgias


Devem ser basear no resultado da Anlise do Ambiente. Devem criar vantagem competitiva. Devem ser viveis e compatveis com os recursos. Devem ser coerentes entre si. Devem buscar o compromisso das pessoas envolvidas. Devem ser fundamentadas nos Princpios da empresa.

Devem ser criativas e inovadoras.

Como checar a Consistncia da Estratgia


Esta estratgia est clara para todos que a lerem? Ela vivel?

compatvel com os recursos atuais e potenciais?


Cria vantagem competitiva? Aproveita oportunidades e minimiza ameaas? Ela potencializa as foras e neutraliza as fraquezas? Ela est circunscrita ao risco definido pela Diretoria? Respeita e refora os princpios? Respeita a responsabilidade social da empresa?

Pode promover o compromisso das pessoas envolvidas?


criativa, inovadora e coerente com as demais?

Porque Construir uma Estratgia?


As organizaes precisam de estratgias para orientar-se sobre como atingir os objetivos e como seguir a misso da organizao. A estratgia necessria para a empresa como um todo, para cada negcio em que a empresa est, e para cada parte funcional de cada negcio P&D, compras, produo, vendas e marketing, finanas, recursos humanos. Uma estratgia bem concebida destina-se a captar as melhores oportunidades de crescimento da empresa e promover a defesa do desempenho futuro contra ameaas externas.

Como Elaborar uma Estratgia


Para a elaborao de uma estratgia necessria a realizao de trs tarefas. Desenvolvimento de uma viso estratgica e da misso do negcio. Estabelecimento de objetivos de desempenho. Refinamento da estratgia para produzir os resultados desejados.

Desenvolvimento de uma Misso e Viso Estratgicas


A viso do tipo de empresa que a gerncia est tentando criar e sua inteno de manter uma posio comercial especfica representam a viso estratgica da empresa. O que somos, o que fazemos e para onde vamos - Ela no deixa nenhuma dvida sobre o rumo de longo prazo da organizao e para onde a gerncia pretende conduzir a empresa. Uma viso estratgica bem concebida um pr-requisito para uma liderana estratgica eficaz.

Desenvolvimento de uma Misso e Viso Estratgicas


Um gerente no pode funcionar eficientemente como lder da organizao ou como criador de estratgia sem um slido conceito de negcio, sem saber quais as atividades que deve executar e quais no deve, e que tipo de posio competitiva de longo prazo deve tentar estabelecer em relao aos concorrentes. As expresses viso estratgica e misso estratgica ou misso do negcio sero usadas intercambiavelmente apesar da preferncia por viso estratgica devido sua nfase inerente sobre o que estamos prestes a fazer e para onde vamos

Desenvolvimento de uma Misso e Viso Estratgicas: Estabelecendo Objetivos


A elaborao de estratgia tudo sobre como atingir as metas de desempenho, superar os rivais, atingir vantagem competitiva sustentvel, reforar a posio de longo prazo no negcio da empresa, transformar em realidade a viso estratgica da gerncia para a empresa.

A estratgia geral e o planejamento gerencial de uma organizao surgem do padro de aes j iniciadas e dos planos que os gerentes tm para as mudanas. Na elaborao de uma estratgia dentre as muitas opes factveis, o gerente forja uma resposta para as mudanas do mercado, procura novas oportunidades e sintetiza as diferentes mudanas e abordagens tomadas vrias vezes em vrias partes da organizao.
A tarefa de elaborao da estratgia infindvel, envolve uma monitorao inteligente da situao para fazer os ajustes medida que se fizerem necessrios.

Nveis de Estratgia: Estratgia Corporativa


Se a organizao uma corporao de porte e diversificada, sua estratgia a posicionar em seu ambiente global, econmico, poltico e social e consistir em decises sobre quais dos tipos de negcio o grupo quer conduzir, em quais partes do mundo deseja operar, quais negcios adquirir e de quais desfazer-se, como alocar seu dinheiro entre os vrios negcios e assim por diante. A estratgia corporativa o plano do jogo gerencial geral para uma empresa diversificada. Elas orientam e conduzem a corporao em seu ambiente global, econmico, social e poltico. Consiste das mudanas feitas para estabelecer posies comerciais em diferentes indstrias e abordagens usadas para gerenciar o grupo de negcios da empresa.

Nveis de Estratgia: Estratgia de Negcios


A estratgia do negcio o plano geral de jogo para um nico negcio. Ela espelhada no padro de abordagens e mudanas elaboradas pela gerncia para produzir desempenho bem-sucedido numa linha de negcio especfica. Esta estratgia de negcios orienta o negcio em um ambiente que consiste em seus consumidores, mercados e concorrentes, mas tambm inclui a corporao da qual faz parte. Todos os setores, produo, marketing, finanas, pesquisa e desenvolvimento e outros, precisaro traduzir os objetivos do negcio em termos que tm sentido para eles e precisam determinar a melhor forma de organizar seus recursos para apoi-los. O vigor central da estratgia do negcio como formar e reforar a posio competitiva de longo prazo da empresa da empresa no mercado.

Nveis de Estratgia: Estratgia Funcional


Cada funo do negcio precisa de uma estratgia funcional que conduz suas aes no mbito do negcio. Nesta ocasio, o ambiente da funo inclui em particular o negcio em que se insere. A estratgia funcional, de abrangncia mais restrita que a estratgia de negcios, adiciona detalhes relevantes ao plano geral do negcio estabelecendo as aes, abordagens e prticas para a operao de um departamento ou funo do negcio.

O papel principal de uma estratgia funcional fornecer apoio para a estratgia geral de negcios e para a abordagem competitiva da empresa.

Nveis de Estratgia: Estratgia Operacional


As estratgias operacionais esto relacionadas com iniciativas estratgicas e abordagens mais restritas para o gerenciamento de unidades operacionais chave e para o tratamento de tarefas operacionais dirias que tenham significado estratgico. A responsabilidade principal pela estratgia operacional normalmente delegada para os gerentes da linha de frente, mas ficam sujeitas reviso e aprovao de seus chefes.

"A estratgia de uma empresa deve ser baseada naquilo que ela faz bem e deve evitar aquilo que ela no faz to bem.

Assassinos Silenciosos da Estratgia


1: Quando executivos renem-se para discutir questes estratgicas, fica evidente que as principais decises j foram definidas pela cpula da empresa. 2: Prioridades conflitantes e consequente coordenao inadequada. Quando a empresa possui estratgias que brigam pelos mesmos recursos. 3: Lder da equipe ineficaz. A situao em que os membros da equipe lder ficam restritos a seus territrios. 4: Comunicao vertical inadequada. Individualmente, os funcionrios reconhecem os problemas, mas acham que os executivos seniores no esto abertos a uma discusso sincera. 5: Inadequao das habilidades de liderana e desenvolvimento dos escales inferiores.

Eficincia Operacional x Estratgia


Eficincia operacional no estratgia.

A eficincia operacional significa exercer atividades semelhantes melhor do que os rivais. Inclui todo tipo de prticas que permitem a uma empresa utilizar da melhor forma os seus recursos. O posicionamento estratgico significa exercer atividades diferentes dos rivais ou exercer atividades semelhantes de um modo diferente. A eficincia baseada s na eficincia operacional mutuamente destrutiva.
Os gestores, aos poucos, tm deixado a eficincia operacional suplantar a estratgia, o que compromete a capacidade para investir no negcio a longo prazo.

A Estratgia Depende das Atividades nicas:


Posicionamento baseado na variedade Baseia-se na produo de vrios conjuntos de produtos ou servios. Posicionamento baseado em necessidades Consiste em servir a maioria ou a totalidade das necessidades de um segmento especfico de consumidores. Posicionamento baseado no acesso Consiste em segmentar clientes que so acessveis de maneiras diferentes.

As estratgias competitivas so:


ESTRATGIA Custo ANALISAR Concorrentes

Custo: A empresa que possui estratgia em custos, deve produzir em grande volume para minimizar gastos de todo o processo de fabricao, divulgao e distribuio do produto, tendo como principal atrativo o preo. Diferenciao: A opo de estratgia por diferenciao faz com que a empresa tenha obrigao de investir na imagem e marca a fim de realizar uma grande diferenciao do seu produto ou servio diante dos concorrentes. Para isso, a pesquisa de mercado essencial. O objetivo principal desta estratgia oferecer produtos diferenciados.
Foco: A estratgia de foco de uma empresa resumese em escolher segmentos especficos por meio da diferenciao ou dos custos.

Diferencia o

Fornece Dores / Produtos

Foco

Clientes

Caractersticas da Estratgia Competitiva


nica Difcil de imitar Superior a competio Foco no Cliente Qualidade Superior Distribuio Ampla Alto valor de marca / reputao Tcnicas de produo com baixo custo Equipe/Funcionrios de excelncia

Formas de Estratgia Competitiva


Liderana por menor custo:
mercado. Produto ou servio mais barato no

Liderana por diferenciao:


mercado.

Produtos ou servios nicos no

Foco no custo: Melhor preo em um determinado segmento.

Foco na diferenciao :
segmento.

Melhor Produto em determinado

Estratgia Competitivas Genricas

As estratgias genricas so utilizadas pelas empresas para obter um retorno sobre o investimento maior em longo prazo e superar os concorrentes em uma indstria. Existem trs estratgias genricas para enfrentar as cinco foras competitivas : liderana em custo total; diferenciao, e; enfoque.

Estratgia Competitivas Genricas: Liderana no Custo


Para que uma empresa obtenha liderana no custo, ela dever definir polticas funcionais orientadas para este objetivo. Esta estratgia tem como tema principal o custo baixo em relao aos concorrentes, mas os objetivos de qualidade, assistncia e outros, no podem ser esquecidos.

Uma posio de baixo custo possibilita a empresa obter retornos acima da mdia apesar da presena das foras competitivas. Este fator d a empresa uma defesa contra os concorrentes, pois sendo seus custos mais baixos, ela poder obter retornos depois que seus concorrentes tenham consumido seus lucros na competio.
Riscos: mudana tecnolgica que anula o investimento ou o aprendizado anteriores, aprendizado de baixo custo por novas empresas que entrem na indstria ou por seguidores, inflao em custos que estreitam a capacidade de a firma manter o diferencial.

Estratgia Competitivas Genricas: Diferenciao


A diferenciao, se alcanada, uma estratgia vivel para obter retornos acima da mdia em uma indstria porque ela cria uma posio defensvel para enfrentar as cinco foras competitivas. Atingir a diferenciao pode tornar impossvel a obteno de uma alta parcela do mercado. Tambm, a diferenciao pode no ser incompatvel com os custos relativamente baixos e com preos comparveis aos da concorrncia.

Riscos: o diferencial de custos entre os concorrentes de baixo custo e a empresa diferenciada torna-se muito grande para que a diferenciao consiga manter a lealdade merca. Os compradores sacrificam, assim, algumas das caractersticas, servios, ou imagem da empresa diferenciada em troca de grandes economias de custos;

Estratgia Competitivas Genricas: Custos


A estratgia genrica de enfoque enfocar um determinado grupo comprador, um segmento da linha de produtos, ou um mercado geogrfico. A estratgia repousa na premissa de que a empresa capaz de atender seu alvo estratgico estreito mais efetiva ou eficientemente do que os concorrentes que esto competindo de forma mais ampla. Consequentemente, a empresa atinge a diferenciao por satisfazer melhor as necessidades de seu alvo particular, ou custos mais baixos na obteno deste alvo, ou ambos. Riscos: diferencial de custos entre os concorrentes que atuam em todo o mercado e as empresas que adotaram enfoques particulares se amplia de tal modo que elimina as vantagens de custo de atender um alvo estreito ou anula a diferenciao alcanada pelo enfoque.

O Meio-Termo
As estratgicas genricas s mtodos alternativos viveis para lidar com as foras competitivas. A empresa que fica no meio-termo est em uma situao estratgica extremamente pobre. A empresa n aposio de meio-termo tem que tomar uma deciso estratgica fundamental. Ou ela adota as medidas necessrias para alcanar a liderana de custo, ou ela orienta-se para um alvo determinado (diferenciao) ou atingir alguma supremacia (diferenciao). A escolha entre estas opes est necessariamente baseada na capacidades e limitaes da empresa. Raramente uma empresa est ajustada para as trs. Deve-se escolher a estratgia mais adequada s virtudes da empresa e que seja mais difcil de ser replicada por seus concorrentes.

You might also like